- Receitas Ordinárias (regular): R$ 12.251,76
- Receitas Online: R$ 18.476,18
Total de Entradas: R$ 30.727,94
Detalhamento:
- Cursos Online: R$ 194,40
- Comissão de Afiliado: R$ 3923,60
- Aulas Onlie: R$ 13.648,45
- AdSense: R$ 709,73
Saídas
- Despesas do Orçamento Familiar: R$ 18.209,48
- Despesas do Negócio: R$ 964,90
Total de Despesas: R$ 19.174,38
- Aporte 1 em dólar: R$ 3923,60
- Aporte 2 deixado na conta jurídica: R$ 7629,96
- Aporte Total: R$ 11.553,56 (37,60% das entradas)
Total de Saídas: R$ 30.727,94
Nesse mês foi preciso pagar algumas despesas extras do negócio online:
- Licença do site de edição de fotos online CANVA, para mais 12 meses: R$ 289,90
- Despesas com hotel em viagens, para poder gravar o conteúdo enquanto estivesse fora: R$ 130,00
- Contador: R$ 200,00
- MEI: R$ 61,00
Total de R$ 964,90
No orçamento familiar gastamos muito mais do que o planejado, e esse mês extrapolamos demais. Quando eu somo meus gastos regulares, aqueles que são feitos todos os meses, o planejado era gastar R$ 9046,71, mas esse mês gastamos um total de R$ 11.358,74, 25,55% a mais. Mês passado gastamos cerca de 6% a mais do que o planejado, isso mostra uma piora no meu auto controle, que ainda precisa melhorar muito. O ideal, como manda o figurino, é não gastar mais do que o planejado.
Além desses valores, também ajudamos nossos familiares, e outros projetos, no qual planejamos utilizar R$ 1800,00, mas em outubro usamos 2115,87. Assim, as despesas regulares, acrescentando os auxílios, ficou assim:
- Planejado: R$ 10.846,71
- Realizado: R$ 13.474,61
Diferença: R$ 2627,90, ou 24,22% a mais !!!
Aqui já dá pra perceber como meti o pé na jaca esse mês. Eu me esforço para que meus ganhos regulares cubram essas despesas, claro. E mesmo que não aporte nada de minhas receitas normais (o que é errado), pelo menos quero sempre ficar dentro do orçado. Mas eu pisei na bola demais! Meus ganhos regulares são de R$ 12.251,76, e ultrapassei R$ 1222,85
Sabe o que isso significa? Se não tivéssemos outras receitas, eu teria que retirar dos investimentos, ou pior, em caso de não ter reserva, entrar no espiral de dívidas novamente do cartão de crédito, e por fim dos consignados. Eu tremo só de escrever.
E não foi só isso...
Nesse mês gastamos um total de R$ 4734,87 em despesas não regulares, como:
- Tratamento para emagrecer, com nutrólogo (esposa): R$ 710,00 (Será o último mês, pois não dá mais pra segurar, ficou pesado demais. Está decidido)
- Consultas com oftalmologista*: R$ 300,00
- Lentes e armações dos óculos: R$ 340,00
- Gastos em passeio à praia no início do mês: R$ 622,90
- Itens para a casa: R$ 89,90
- Extra nas minhas viagens a trabalho: R$ 1173,07 (Estou indo de carro, em vez de ônibus, e a gasolina não está ajudando - eu também acabei gastando muito com alimentação no trabalho, e isso pesou demais nas despesas)
- Um celular novo Samsung A32**: R$ 1499,00
* Apesar de termos plano de saúde, minha esposa e meu filho preferem ir em um médico conhecido, que não atende pelo plano.
** Aqui uma curiosidade. Eu tinha um celular novo Xiaomi Redmi Note e minha esposa decidiu comprar o Samsung A32 pra ela. Como ela administra o dinheiro dela, que tiramos do orçamento, ela quis comprar parcelado em 10x de R$ 149,90, mesmo sabendo que à vista teria um desconto de 10%. Eu tentei convencê-la a juntar e comprar à vista, como sempre, mas ela queria muito comprar, e aí não tem o que fazer, deixei ela decidir. Daí eu não gostei do meu Xiaomi, só por causa do teclado que não tinha o 3x4. Com isso, minha esposa viu minha agonia e decidiu que para eu ficar de boa, nós poderíamos trocar de celular! Bom, a princípio, eu fiquei feliz, pois teria meu teclado 3x4 novamente, já bastante acostumado de outros Samsungs que tive. Mas só percebi a burrada financeira depois. Eu assumi as parcelas, ou seja, eu iria pagar o celular, e iria pagar mais caro do que à vista! Perdi R$ 150,00 fácil fácil kkkkkkk
Conclusões sobre essas despesas
- Cuidado com coisas básicas e indispensáveis hoje em dia, pois se danificar, tem que repor urgente. Tipo óculos de grau, celular smartphone, etc.
- Viajar é bom, e de tempos em tempos eu e minha família passamos uns dias na praia. Como eu gosto de curtir bem, geralmente gasto muito, pois não sou de viajar e ficar economizando. Obviamente eu não torro dinheiro, mas não gosto de ficar nos melindres, tipo comendo pão e queijo em todas as refeições. Se quero descansar, quero curtir, afinal, é pra isso que a gente trabalha. Sempre comemos bem, dormimos muito confortavelmente, ficamos sempre em bons lugares, e gastamos em passeios legais. Geralmente eu gasto entre R$ 1500 e R$ 5000 numa viagem de no máximo 1 semana. Sempre para praias perto de nossa cidade, coisa de 200 a 400 km.
- Comer muito engorda, e pra emagrecer sofre-se muito depois! Sofre no bolso, galera!
- Filhos são presentes de Deus, e é preciso entender que muitas despesas são necessárias para que fiquem sempre bem. Queremos sempre dar o melhor, e se houver condição, é natural desembolsar uma grana. O segredo é ter controle.
- Carro gasta bastante, e se não fosse os meus serem bem simples e populares, seria muito mais dispendioso. É um conforto que não abro mão, por isso tentei fazer escolhas menos danosas para o orçamento.
Esses gastos além dos ordinários ultrapassaram em muito o que recebo regularmente. Se nas despesas regulares eu já passei mais de 1000 reais, esses quase 5 mil em despesas não recorrentes furaram forte meu orçamento.
Talvez você se pergunte, se estou ganhando tanto dinheiro, afinal esse mês foram R$ 30 mil só de receitas, por que ficar preocupado com essas despesas? Talvez você não saiba, mas renda extra é exatamente o que o nome diz: EXTRA!! Uma hora pode deixar de entrar essa grana, e o grande perigo é termos nos ACOSTUMADO com essa média de gastos! É um cenário terrível, e preciso me controlar para ficar dentro de minhas receitas regulares. Eu sei que preciso também usufruir dos nossos ganhos das receitas online, mas tem que ser controlado, e definitivamente essas receitas extras não podem, não devem ser usadas pra cobrir gastos regulares.
UMA HISTÓRIA - Vendendo Perfumes
Há alguns bons anos, eu e minha esposa tentamos ganhar um dinheiro extra vendendo perfumes. Nos primeiros meses a média de lucro era de R$ 1000. Depois aumentou para R$ 2000 e logo no quarto ou quinto mês já estávamos numa média de R$ 3000 ou mais. Na época ganhávamos cerca de R$ 4000 de receitas regulares, e como meu pai estava mal de saúde, quase R$ 1000 reais iam para ajudar as despesas da cada de meus pais. Vivíamos com cerca de R$ 3000 e fomos buscar essa renda extra. Somando tudo, nos melhores meses, vivemos com um total de R$ 6000, o que era ótimo para o ano em questão.
Para a concretização dessas vendas entramos em um Marketing Multinível, pegávamos os perfumes de 50ml a R$ 30 e vendíamos a R$ 60. Posteriormente uma nova linha custava R$ 40 para os revendedores, e passávamos no mercado por R$ 80. Eram 100% de lucro. Para evitar calotes, sempre oferecíamos os produtos com data de entrega, e no dia escolhido nós levávamos o perfume e já cobrávamos o valor total. Não tinha essa de entregar e receber em 30 dias, como é nas empresas Natura, Avon e similares.
O cliente escolhia o produto, e também escolhia a melhor data, geralmente dia 5 ou dia 10. Na data escolhida, ligávamos para os cliente perguntando se já poderíamos levar a mercadoria. Para perguntar se já estavam com o dinheiro em mãos, sem parecer que estávamos cobrando, a dica era perguntar da seguinte forma: "Vai precisar de troco?". Era nessa hora que algumas das situações abaixo aconteciam.
- Na melhor das hipóteses, diziam que estavam com o dinheiro em mãos e poderíamos levar. Apenas uns 10 a 20% dos clientes se encaixavam aqui.
- A grande maioria pedia para entregar em outra data, pois supostamente teriam gastado o dinheiro, ou feito outros compromissos e esquecido do perfume comprado. Uma boa parte pagava no mesmo mês, e uma parte menor ficava adiando bastante, sempre passando uma nova data, até não ter mais cara pra atrasar e finalmente receber o produto, ou...
- Cerca de 10% dos clientes não recebiam o produto, e por conseguinte não pagavam. Era uma venda perdida. Mas não era mercadoria perdida. Como só entregávamos o perfume mediante pagamento, não tínhamos perdas, pois poderíamos vender novamente para outro cliente. Esses cliente ou adiavam até não atender mais nossas ligações, ou simplesmente desistiam da compra.
Financeiramente foi ótimo, mas o problema apareceu após decidirmos viajar para ficar uns dias com os familiares, e nesse período não vendemos nada. Quando retornamos, não tínhamos muitos perfumes a entregar e assim passamos um mês sem renda para cobrir nossas despesas. Tentamos voltar a energia e motivação de antes, mas estava difícil. E teve um agravante... Com o tempo, nos acostumamos com esses valores extras e fizemos despesas como financiar um carro, fazer viagens para visitar a família, de avião, alugamos carro nessas viagens e assim fomos considerando a receita extra como normal. Esse foi meu grande erro.
Quando as vendas extras baixaram, e passaram a ficar em torno de R$ 1000 novamente, eu precisei recorrer forte ao cartão de crédito e ao cheque especial para cobrir as despesas que tornei regulares de forma equivocada. Isso gerava desânimo, e assim, em vez de buscar vendermos mais, fomos ficando cansados e sobrecarregados com essa atividade, e a receita extra indo quase a zero. O fim vocês já sabem, entrei numa crise financeira, precisei vender o carro, fazer novos consignados, novas dívidas, mudei pra uma casa bastante humilde, e tive que refazer minha vida novamente. Após 5 anos capengando, em 2017 a situação melhorou e passei a vislumbrar a possibilidade de investir novamente. Assim, criei o blog e passei a contar minha saga para a independência financeira.
RANKING DA FINANSFERA
Pra quem ainda não viu, estou atualizando o ranking da blogosfera de finanças, e o ranking de Novembro pretendo liberar até o dia 10, que é o prazo máximo para os participantes divulgarem seus patrimônios e entrarem na lista.
Recebi pedidos de participação no último ranking, e irei considerar de acordo com as regras. É só aguardar.
Peço que coloquem esse meu site na sua lista de blogs, pois ajuda muito na divulgação. Quem quiser, é só me avisar que acrescento na minha lista também, que gera acessos pra vocês a partir de quem entra aqui.
Por hoje é isso. Comenta aí o que achou!
Forte abraço a todos e fiquem com Deus.
ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não sou profissional de investimentos nem consultor financeiro licenciado. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. O Diário de um Poupador e seu criador não são responsáveis pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.
Muito bacana o seu relato.
ResponderExcluirÉ interessante que você vive uma jornada de transformação financeira, o seu relato dos perfumes mostra que você aparentemente tinha dificuldades na relação com o dinheiro, faltava planejamento da gestão de caixa e havia falsas ilusões sobre a segurança das fontes de renda.
Apesar de que hoje você relata a dificuldade em reduzir o seu custo de vida, é muito bacana que você já reconheça isso como prioridade enquanto vive um bom momento financeiro e está trabalhando para racionalizar os gastos.
A grande maioria dos brasileiros já passou (ou vai passar) em menor ou maior grau por situações parecidas com a sua, o problema é que depois de uma boa temporada de receitas a maioria dispara o custo de vida e no primeiro problema com o fluxo de caixa tudo começa a desmoronar, quando menos se pensa já estão atolados no cheque especial e no rotativo do cartão e o pior de tudo: terceirizando a culpa para outras pessoas, seja a empresa que trabalha, um carro quebrado, o banco e assim segue se enganando.
A coisa mais difícil é reconhecer os próprios erros e ter iniciativa de mudar.
Abraços,
Pi
Parabéns pela trajetória, Poupador!
ResponderExcluirE também fico feliz do retorno do ranking, que de certa forma, une a finansfera.
Seguirei te acompanhando tb.
abs
P.I.