domingo, 16 de janeiro de 2022

Ranking da Finansfera Dezembro/2021

2021 acabou, e pra muita gente não foi tão legal quanto gostariam. A bolsa CAIU, perdeu valor, e quem investiu em ações ou perdeu dinheiro no ano passado, ou ao menos não rendeu tanto. Se saiu melhor que focou mais em renda fixa, ou mesmo em criptomoedas.

Com carteiras bem diversificadas, ou bem consolidadas, a maioria dos participantes do ranking sobreviveu bem a 2021, e finalizou o ano com um patrimônio considerável. Destaque para nosso amigo Cowboy Investidor, que assume o topo do ranking após passar os 450 mil reais de patrimônio, com uma subida de praticamente 4% em dezembro, e também devido à falta de atualização do Executivo Pobre. 2 meses sem atualizar o patrimônio me fizeram retirá-lo agora em dezembro. Caso ele volte a postar regularmente, entra de novo na lista.

Vamos, então, a mais um Ranking da Finansfera.


A Saga dos Participantes

O Cowboy seguiu seu ritmo firmes de aportes realmente significativos, e conseguiu fechar o ano acima dos 450 mil reais de patrimônio. Parabéns companheiro! Nos conte como aportar tanto assim! hehe

Recomendo a leitura do post no seu blog:

Garota de Investimento, apesar de mostrar um patrimônio robusto, inclusive aportando bem ano passado, ela acabou terminando 2021 praticamente com o mesmo valor de 2020. Isso que é patrimônio "siri", andando de lado. Mas ela segue firme é uma inspiração.

Jiraya Investidor fecha o ano com um ótimo patrimônio, e agora está estudando marketing digital, com foco em aumentar a renda. Certíssimo o Jiraya, recomendo a todos que quiserem uma renda extra, façam o mesmo do colega.

Poupador do Interior trouxe um fechamento de dezembro bastante detalhado. Isso mostra a disciplina de alguém que controla bem sua carteira de mais de 200 mil reais. Recomendo uma passada lá no blog do amigo.

40 invest passou uns perrengues no início do ano, e também iniciou uma nova aventura comprando um segundo carro, nos mesmos moldes de como fiz em 2021. Vale a pena uma passada no blog do colega pra ver as histórias.

O colega Nurrunumorrumonumo do Milhão (rsss) teve mais um mês de aporte firme, e com isso termina 2021 com mais de 200 mil reais na carteira.

Saindo do Banco acabou saindo para as compras e baixou seu patrimônio (kkkk). Após quitar umas dívidas e adquirir alguns bens, teve uma baixa logo no final do ano, vindo abaixo dos 200k.

Jovem Aportador logo após estrear no ranking, já tem um mês que não atualiza seu patrimônio. Mantive-o esse mês, pra ver se ele ainda volta a postar regularmente. Se liga aí Jovem!

Em 9º lugar no ranking, consegui fechar 2021 com mais de 100k, porém com muita dificuldade e muitos gastos. Ganhando incrivelmente bem, graças a Deus, acabei gastando muito ao longo do ano, e aqui no blog você pode acompanhar como foi essa gastança.

Soldado do Milhão termina o ano com mais de 60 mil reais, e continua sua luta contra as dívidas. Força aí SM.

Inner Burn conseguiu terminar 2021 com mais de 50k, e manteve sua disciplina em manter um blog totalmente aleatório (kkkkkkk), mas com regularidade nos fechamentos.

Nosso colega Maromba passou da conta no final do ano gastando com diversão, mas está mais que certo, temos que aproveitar mesmo. Às vezes eu me vejo diante de certas oportunidades de curtir com a família, e não me nego. Se eu conseguir curtir, viajar, comprar algumas coisas, e mesmo assim juntar, ainda que menos do que poderia, eu não vou me arrepender depois. O que eu não gosto é quando eu gasto com coisas desnecessárias, ou não faço economias que poderia tranquilamente fazer. Aí eu me incomodo. Mas se eu gastar bem e aproveitar dentro do razoável, e mesmo assim não poupar o que poderia, ou não poupar nada, estou de consciência tranquila.

Investir em Disciplina mantém sua carteira firme em renda variável, e com bom potencial de valorização.

Por fim, o Investidor Universitário, acabou a faculdade de medicina, e já entra no mercado de trabalho sobrecarregado. Sua meta para 2022 é ambiciosa, mas estamos na torcida pra dar tudo certo, afinal, o cara merece depois de tanta batalha. Siga o blog do colega para mais detalhes.

CONCLUSÃO

Espero que tenham gostado. Esse mês não pude visitar tanto os blogs dos colegas, apenas para verificar o fechamento e ler os posts de histórias, pois aí o ranking pode ficar mais legal. Mesmo assim, senti que não posso ficar falando muito por aqui, se não me desmotiva manter o ranking, afinal, demora bastante ficar lendo e escrevendo muito. Então, tentarei deixar sempre o ranking enxuto, e na medida do possível, com alguns detalhes interessantes e comentários sobre a vida de cada um dos participantes.

Peço que coloquem esse meu site na sua lista de blogs, pois ajuda muito na divulgação. Quem quiser, é só me avisar que acrescento na minha lista também, que gera acessos pra vocês a partir de quem entra aqui.

Por hoje é isso. Comenta aí o que achou!
Vejo vocês nos comentários e no próximo post

Forte abraço a todos e fiquem com Deus.

See ya...


ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não sou profissional de investimentos nem consultor financeiro licenciado. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. O Diário de um Poupador e seu criador não são responsáveis pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.














sábado, 15 de janeiro de 2022

37 Livros para Ler em 2022 e como Conseguir


Abaixo eu listo os livros que tenho como meta ler em 2022. São vários, e alguns deles em inglês, e de acordo com o número de páginas, não vai ser tão fácil assim, mas é plenamente possível.

Precisarei ler ao todo 10202 páginas só dos livros em português, que são ao todo 29. E considerando que faltam 350 dias para o final do ano, preciso ler uma média de 29,14 páginas por diaEstou no meio da leitura de 3 livros, e esses considerei à parte no cálculo, para não atrapalhar a meta dos outros. 

Esse número de páginas considera a pesquisa feita no site da Amazon, logo, estão incluídas as páginas como contracapa, prefácio, notas, apêndices, entre outros, que não fazem parte da leitura essencial. Pra mim, vale ler a introdução e o conteúdo, e alguma coisa a mais que pertença ao assunto, mas não os citados anteriormente. Eu leio o prefácio se for de alguém interessante. Dessa forma, não serão exatamente 10202 páginas, mas um pouco menos. Assim, considerando uma meta de ler 30 páginas por dia, eu creio que conseguirei cobrir os dias em que não der pra ler tanto. Pretendo ir atualizando a meta mensalmente nos fechamentos aqui no blog.

Considerando os livros em inglês, são 4 livros, com 1652 páginas ao todo. Eu pensei em uma forma de incluir na leitura anual, mas é complicado, uma vez que o levo mais tempo para ler as páginas. Então decidi deixar de fora do cômputo e a leitura se dará de forma gradual, usando a minha "dica do banheiro". Sempre que vou ao banheiro, não levo mais celular, e lá eu deixo um livro na prateleira para ir lendo nos minutos que estiver 'no trono'. Cada ida minha ao banheiro dá pra ler entre 5 e 10 páginas. Como eu vou ao banheiro ao menos 1 vez ao dia, dá pra ler esses 4 livros em inglês tranquilamente ao longo do ano.

O desafio é cumprir a leitura desses 36 livros até o final do ano. 33 livros novos, (29 em PT e 4 em EN) e 3 livros com a leitura em andamento. Se eu conseguir me superar e ler mais ainda, quem sabe não fecho com 40 livros lidos em 2022, uma média de 6 livros a cada 2 meses!

Difícil? Certamente.
Impossível? De forma alguma. Disciplina é a palavra chave.

Também tenho como objetivo fazer um rápido resumo dos livros aqui no blog, e em outras mídias, mas esse plano não será tido como meta de 2022, pois ficaria muita coisa pra fazer. Portanto deixarei para falar mais sobre os livros que eu realmente achar interessante.

Abaixo segue a lista das obras que pretendo ler até o final do ano. Ao final, uma lista dos livros que já li, e alguns objetivos que tenho para cada um, seja ler novamente, ou fazer uma resenha aqui no blog.

LIVROS NOVOS EM PORTUGUÊS

As 16 Leis do Sucesso
Autor: Napoleon Hill
Páginas: 304

Mindset
A Nova Psicologia do Sucesso
Autor: Carol S. Dweck
Páginas: 312

Fora da Curva
O Segredo dos Grandes Investidores do Brasil - E o que Você Pode Aprender com Eles
Autor: Florian Bartunek e outros
Páginas: 216

A Psicologia Financeira
Lições Atemporais sobre Fortuna, Ganância e Felicidade
Autor: Morgan Housel
Páginas: 304

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Lições Poderosas para a Transformação Pessoal
Autor: Stephen R. Covey
Páginas: 462

O Milionário Mora ao Lado
Os Surpreendentes Segredos dos Ricaços Americanos
Autor: Thomas J. Stanley e outro
Páginas: 324

Comece pelo Porquê
Como Grandes Líderes Inspiram Pessoas e Equipes a Agir
Autor: Simon Sinek
Páginas: 256

As Armas da Persusão 2.0
Autor: Robert P. Cialdini
Páginas: 656

1984
Autor: George Orwell
Páginas: 336

A Arte de Fazer Acontecer
Estratégias para Aumentar a Produtividade e Reduzir o Estresse
Autor: David Allen
Páginas: 320

O Princípio 80/20
Os Segredos para Conseguir Mais com Menos nos Negócios e na Vida
Autor: Richard Koch
Páginas: 256

A Lei do Triunfo
16 Lições Práticas para o Sucesso
Autor: Napoleon Hill
Páginas: 672

Quem Pensa Enriquece
Autor: Napoleon Hill
Páginas: 364

O Segredo dos Casais Inteligentes
Autor: Gustavo Cerbasi
Páginas: 160

Investimentos Inteligentes
Autor: Gustavo Cerbasi
Páginas: 256

A Lógica do Cisne Negro
O Impacto do Altamente Improvável
Autor: Nassim Nicholas Taleb
Páginas: 464

Arriscando a Própria Pele
Assimetrias Ocultas no Cotidiano
Autor: Nassim Nicholas Taleb
Páginas: 312

Antifrágil
Coisas que se Beneficiam com o Caos
Autor: Nassim Nicholas Taleb
Páginas: 616

O Mais Importante para o Investidor
Lições de um Gênio do Mercado Financeiro
Autor: Howard Marks
Páginas: 208

O Investidor Inteligente
O Guia Clássico para Ganhar Dinheiro na bolsa
Autor: Benjamin Granhan
Páginas: 672

Análise Fundamentalista
Como Obter uma Performance Superior e Consistente no Mercado de Ações
Autor: José Kobori
Páginas: 208

Mini Hábitos
Como Alcançar Grandes Resultados com o Mínimo de Esforço
Autor: Stephen Guise
Páginas: 152

Isso é Marketing
Para ser Visto é Preciso Aprender a Enxergar
Autor: Seth Godin
Páginas: 288

Essencialismo
A Disciplinada Busca por Menos
Autor: Greg McKeown
Páginas: 308

O Poder do Foco
O Caminho Certo para Atingir suas Metas Empresariais, PEssoais e Financeiras
Autor: Jack Canfield e outros
Páginas: 350

O Milagre da Manhã para se Tornar um Milionário
Os Segredos das Pessoas Bem Sucedidas que Vão Ajudar Você a Enriquecer
Autor: Hal Erold
Páginas: 238

Princípios
Autor: Ray Dalio
Páginas: 601

Storytelling
Autor: Carmine Gallo
Páginas: 288

Como e Quando Investir - Eis as Questões
Autor: Jean Márcio de Melo
Páginas: 299


LIVROS EM INGLÊS

Total Money Make Over
A Proven Plan for Financial Fitness
Autor: Dave Ramsey
Páginas: 256

The Millionarie Fast Lane
Crack the Code to Wealth and Live Rich for a Lifetime
Autor: M I DeMarco
Páginas: 340

Come Into My Trading Room
A Complete Guide to Trading
Autor: Alexander Elder
Páginas: 320

Tools of Titans
The Tatics, Routines, and Habits of Bilionaries, Icons, and World-ClassPerformers
Autor: Tim Ferris
Páginas: 736


LEITURA EM ANDAMENTO

12 Regras para a Vida
Um Antídoto para o Caos
Autor: Jordan B. Peterson
Páginas: 448

Iludidos pelo Acaso
A Influência da Sorte nos Mercados e na Vida
Autor: Nassin Nicholas Taleb
Páginas: 328

Gatilhos Mentais
Autor: Gustavo Ferreira
Páginas: 144

LIVROS JÁ LIDOS

O Milagre da Manhã
Autor: Hal Erold
Páginas: 196
ComentáriosJá o li duas vezes, e sempre que posso volto para ler as minhas marcações, pois o incentivo e motivação é GIGANTESCO.

Pai Rico Pai Pobre
Autor: Robert T. Kiyosaki
Páginas: 336
Ano da Leitura: 2011*
Comentário: Já faz tempo que o li, mas foi uma leitura que abriu minha mente para investir. Já até dei de presente uma cópia para cada um de meus dois irmãos. Vale a pena demais pra quem está começando. Quero ler novamente em um ano futuro, se Deus quiser.

Do Mil ao Milhão
Autor: Thiago Nigro 
Páginas: 295
Através de áudio-book 
Ano da Leitura: 2021
Comentários: Escutei em áudio book durante uma das minhas várias viagens de carro. É bom, basicamente um resumo de vários investimentos e um pouco da mentalidade de investir, com bastante explicação de juros compostos e curva de crescimento patrimonial. É um livro básico, pra quem está começando.

Rápido e Devagar
Autor: Daniel Kahneman
Páginas: 608
Ano da Leitura: 2021
Comentários: Um dos melhores livros que já li. Fala sobre a forma como nossa mente é limitada para pensar de forma estatística confiável, e os erros que cometemos em situações que deveriam ser simples, mas nossa mente nos confunde. Eu li já pensando em ler novamente e fazer uma bela explicação detalhada de vários tópicos.

Trabalhe 4 Horas por Semana
Autor: Tim Ferris
Páginas: 400
Ano da Leitura: 2021
Comentários: Nossa, essa obra do Tim Ferris mexeu comigo, pra levantar a bunda da cama e realizar as tarefas de buscar melhorar na geração de receitas. Fiquei bastante empolgado com as possibilidades. O livro traz muito assunto que deve ser entendido com o marketing digital e publicidade online, além, claro, o assunto carro chefe do livro: como produzir mais, em bem menos tempo.

Ponto de Inflexão
Autor: Flávio Augusto da Silva
Páginas: 208
Através de audio-book
Ano da Leitura: 2021
Comentários: Eu já tinha visto o Flávio Augusto em vários vídeos na internet, mas nunca quis dar atenção ao que ele falava por pensar que era "mais um coach". Essa visão errada que eu tinha se esvaiu completamente quando eu dei chance para assistir a um vídeo dele, e assim pude conhecer sua história. Saindo da humildade, para se tornar um dos bilionários brasileiros mais bem sucedidos. Sem herança, sem loteria, só no trabalho duro e dedicação. A história dele me motivou demais!

A Arte da Guerra
Autor: Sun Tzu
Páginas: 160
Através de audio-book
Ano da Leitura: 2020
Comentários: Parece inócuo ler um livro tão antigo, mas ao ficar sabendo das táticas de guerra de séculos atrás, você consegue fazer um paralelo INCRÍVEL sobre várias situações práticas da vida cotidiana, que não deixa de ser uma guerra. Detalhe, você consegue fazer essa comparação sem ninguém te explicando, somente com o texto antigo do autor.

Axiomas de Zurique
Autor: Max Gunther
Páginas: 208
Ano da Leitura: Não lembro*
Comentários: Eu sou trader e também sou investidor, e com esse livro pude aplicar alguns axiomas nas minhas estratégias, e senti que eles tinham o potencial de melhorar bastante tudo o que eu fazia nos investimentos. Pretendo ler outra vez e explicar aqui no blog.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
Autor: Dale Carnegie
Páginas: 256
Ano da Leitura: 2021
Comentários: Como explicar a ESSENCIALIDADE dessa obra?! Quando era mais jovem, na faculdade, eu li um livro de gestos corporais para persuadir as pessoas, e gostei muito. Não lembro o nome da obra, mas sei que ficou marcado em mim aqueles ensinamentos e eu passei a aplicar várias coisas. Quando li o livro do Dale Carnegie, fiquei impressionado como várias coisas simples e potentes que eu já fazia tinha sido escritas há tanto tempo! Pude aprender outras coisas e validar ainda mais o que eu já tinha visto na prática que era verdade.

Geração de Valor - Volumes 1, 2 e 3
Autor: Flávio Augusto da Silva
Páginas: 624 (208 + 208 + 208)
Ano da Leitura: 2021
Comentários: O Flávio Augusto escreveu esses 3 outros livros, e por mais que eu achei bastante "pastel de vento" na maior parte do tempo, no meio de cada um, uma pérola aparecia e saltava aos olhos. Conselhos realmente significativos. Esses 3 livros dariam um só, com 50 páginas, sem os vários desenhos e ilustrações, só com os ensinamentos mais importantes. Mas eu entendi a ideia do autor ao colocar inúmeras imagens nas obras, o impacto que elas podem causar. Vale a pena.

A Fórmula Mágica para Bater o Mercado de Ações
Autor: Joel Greenblatt
Páginas: 168 (PT); 183 (EN)
Lida também a versão em inglês
Ano da Leitura: 2016 (PT); 2021 (EN)
Comentários: Basicamente foi tão bom, que hoje sigo unicamente a sua metodologia para comprar e vender ações. E o resultado está aí nos meus fechamentos aqui no blog, mais de 2,6% ao mês, cerca de 37% ao ano, em média, nos últimos 3 anos investindo.

Arrume a sua Cama
Autor: William H. McRaven
Páginas: 128
Ano da Leitura: 2021
Comentários: O primeiro conselho é o que eu achei mais interessante, apesar de os outros terem também sua importância. Mas teve um que de fato ascendeu em mim muitas questões, sobre o risco. Vale a pena.

Trading in The Zone
Autor: Mark Douglas
Páginas: 224 (PT); 156 (EN)
Lida também a versão em inglês
Ano da Leitura: Não Lembro*
Comentários: A obra prima do trading. O que eu aprendi sobre mentalidade e operacional veio desse cara. Sem compreender o que ele ensinou, eu estaria perdendo muito dinheiro.

The Disciplined Trader
Autor: Mark Douglas
Páginas: 256
Lida a única versão, que é em inglês
Ano da Leitura: Não lembro*
Comentários: Basicamente tem os mesmos princípios ensinados no livro Trading in the Zone, porém, como esse aqui veio primeiro que aquele, há mais explicações detalhadas, e no mais recente tem um condensado mais enxuto do que ele falou e entendeu ser mais importante, além de novas reflexões.

Como se Tornar um Operador e Investidor de Sucesso
Autor: Alexander Elder
Páginas: 320
Ano da Leitura: 2011
Comenários: Faz tanto tempo que li que não lembro muito bem. Mas o que ficou marcado pra mim desse livro foi o final, quando o autor falou que conseguir render 30% ao ano com o trading já era algo bastante alto. Na época eu queria 10% ao mês... No livro ele também fala bastante da estratégia que ele usa. Algum dia quero voltar a ler novamente, agora com meu conhecimento maior, após mais de uma década, será interessante.

O Homem mais Rico da Babilônia
Autor: George S. Clason
Páginas: 160
Através de audio-book
Comentários: Um livro que eu não concordei com várias coisas, pois tenho minha crença. Mas quanto à parte da disciplina em poupar e do incentivo ao trabalho é um livro que inspira a ter bons procedimentos. Pra muita gente é um dos livros mais importantes. Tirando toda a parte mitológica do livro, na qual não acredito, o princípio de poupar, contado com histórias, torna a leitura interessante.

Os Segredos da Mente Milionária
Autor: T. Hark Ever
Páginas: 
Ano da Leitura: Não lembro
Comentário:
Faz anos que o li, e apesar de também não concordar com muitas premissas do autor, gostei de quando ele ensina sobre os arquivos mentais, e como os utilizamos na hora de tomar decisões financeiras. Ele traz uma abordagem de como reprogramar esses "arquivos".

Agora vamos dar início, pois terei muitas páginas pela frente.

Peço que coloquem esse meu site na sua lista de blogs, pois ajuda muito na divulgação. Quem quiser, é só me avisar que acrescento na minha lista também, que gera acessos pra vocês a partir de quem entra aqui.

Por hoje é isso. Comenta aí o que achou!

Forte abraço a todos e fiquem com Deus.


Isenção de Responsabilidade

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não sou profissional de investimentos nem consultor financeiro licenciado. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. O Diário de um Poupador e seu criador não são responsáveis pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

domingo, 9 de janeiro de 2022

A Mensagem mais Importante do Mundo


Bom, pretendo passar a falar mais sobre alguns assuntos e decidi que faria um roteiro antes de gravar vídeos ou fazer outros materiais. Daí decidi que meus textos também poderiam ser compartilhados aqui no blog.

Os temas serão os que eu mais gosto de abordar:
- Vida Espiritual
- Assuntos Motivacionais
- Temas de Liberdade diante do Crescente Globalismo

Se você não se identifica com algum dos temas, não tem problema. Só peço que não se doa ou fique revoltado, e acabe destilando ódio gratuito nos comentários. Há outros posts aqui no blog que talvez você goste. Mas peço que se possível, dê uma chance e abra a mente ao que eu comentar por aqui.

VIDA ESPIRITUAL

"...pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais." (Efésios 6:12)

Com o mundo ficando cada vez mais turbulento, as pessoas vão passando sempre por mais e mais necessidades. Novas tribulações assolam os habitantes desse planeta, seja no âmbito físico ou mental. A depressão tem crescido assustadoramente nas últimas décadas, e isso ocorre também entre aqueles que têm uma base espiritual. Além disso, ainda tem o sofrimento do dia-a-dia, fraquezas morais, queda diante da tentação do pecado, e falta de força pra aguentar tudo isso. Diante desse cenário, abordar essa questão de forma diferente do convencional pode ajudar.

No versículo citado, vemos que a luta, a briga, a disputa, o combate, não é simplesmente contra coisas físicas, do mundo como vemos e conhecemos, mas acontece no campo espiritual. Há forças malignas tentando a todo momento nos prejudicar. Por quê? Satanás, quando deixou o céu, castigado por Deus e banido para sempre de sua face, está destinado à perdição eterna, e sua derrota final já está prevista na Bíblia. Mas enquanto o fim dos tempos não chega, a única forma de o Diabo enfrentar Deus é fazendo sua criação o deixar triste e enganando as pessoas a permanecerem longe do Pai.

"Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra."
Apocalipse 12:7-9

Na passagem acima fica claro o castigo de Satanás, mas preste atenção para onde ele foi mandado. Sim, os inimigos do Pai estão soltos nesse mundo, causando estragos e males dos mais diversos, apenas não os visualizamos no campo físico. Como o fim dos tempos profetizado na Palavra de Deus ainda não chegou para nós, que seguimos o tempo de forma cronológica, o castigo eterno do Diabo e seus anjos, no qual passarão a eternidade no Inferno, ainda não chegou. Até lá, eles estão soltos no mundo, tentando nos afastar de Deus, ou ao menos nos fazer cometer pecados que entristeçam o Espírito Santo.

"Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo."
Apocalipse 20:1-3

"Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos."
Apocalipse 20:7-10

Há diferentes interpretações sobre esses mil anos, se já estão acontecendo, ou não. Mas para a compreensão do tema tratado aqui entendemos que Satanás está solto, tentando a todo momento prejudicar as pessoas. É o que interpreta-se do texto abaixo:

"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;"
1 Pedro 5:8

Precisamos ficar atentos, pois a todo instante, estamos suscetíveis a ataques do inimigo, e por isso precisamos estar atentos à luta que travamos, sem relaxar, vigiando, '...contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais'

Esses ataques nos causam as mais diferentes dores e tribulações, afinal, estamos no mundo, e o 'príncipe desse mundo' usa de suas habilidades para causar dor e sofrimento nas pessoas. Os que ainda não se libertaram das amarras do inimigo são usados como ferramentas dele, tanto para que continuem longe de Deus, como para que tentem prejudicar os filhos do Altíssimo.

Nesse sentido, Deus, em Sua infinita sabedoria, permitiu que Satanás operasse neste mundo dentro dos limites que Deus estabeleceu para ele. Quando a Bíblia diz que Satanás tem poder sobre o mundo, devemos nos lembrar de que Deus deu a ele domínio apenas sobre os incrédulos. Os servos verdadeiros de Cristo não estão mais sob o domínio de Satanás (Colossenses 1:13). Os incrédulos, por outro lado, estão presos "no laço do diabo" (2 Timóteo 2:26), encontram-se no "poder do maligno" (1 João 5:19) e são escravos de Satanás (Efésios 2:2).

Percebendo, então, que nossa luta é muito mais grave do que imaginamos, e dando o devido valor ao que está acontecendo, sem ignorar e pensar que é tudo culpa do governo e do 'sistema', abrimos os olhos e passamos a ter consciência do que está se passando. Nossas tribulações, dificuldades, agonias, preocupações e toda sorte de males, vêm porque ainda estamos nesse mundo, foi o que nos disse Jesus. E enquanto isso durar, estaremos suscetíveis a esses problemas.

"Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."
João 16:33

"Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra."
Salmos 34:19

Podemos contar com a ajuda de Deus nessa batalha espiritual, que tem consequências no mundo físico, como o vemos e sentimos na pele. Deus oferece sua ajuda indiscriminadamente a todos, e para aquele que a aceitar, ele dará a fé suficiente para passar por essas tribulações. Não há garantia de zero problemas aqui na terra, mas há segurança de que o auxílio poderoso do Senhor estará disponível sempre que precisarmos.

"Busquei o Senhor , e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores."
Salmos 34:4

"Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra."
Salmos 34:6,7

Zero tribulações, apenas quando estivermos com Deus na eternidade, isto é, quando esse mundo se acabar, e Cristo vier para levar os seus para junto dele. Ele prometeu e virá, mas até lá, o mundo passará por todos esses problemas, e nós estamos inseridos nele. Jesus Cristo pediu ao Pai:

"Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal."
João 17:15

Mas por quê, então, Cristo não vem logo e acaba com esse sofrimento?? A resposta está em sua palavra:

"Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento."
2 Pedro 3:9

Deus quer que as pessoas o procurem e o recebam, pois assim elas terão acesso à vida eterna ao lado dele, sem mais nenhuma tribulação ou problemas. Se o mundo acabasse agora, muitas almas seriam perdidas, pois há muita gente longe de Deus, que ainda não o recebeu em sua vida. Enquanto não se cumpre a promessa de que a mensagem será pregada até os confins da terra, o mundo caminhará com todos os seus males.

"E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim."
Mateus 24:14

E mais, tende a ficar ainda pior.

"E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores."
Mateus 24:6-8

Entenda o contexto: estamos em um mundo hostil e mau, mas há uma oferta incessante de que podemos ter uma vida futura totalmente livre de sofrimentos. Essa oferta é feita a todos, sem distinção. Os que a aceitarem e receberem a Cristo como Salvador terão a garantia de liberdade plena no Céu, e proteção e segurança de Deus aqui na terra. Os que recusam ao chamado e não abrem a porta para Ele perdem a vida plena após a morte, e são subjugados por um inimigo cruel e destruidor enquanto estiverem aqui na terra.

Não se engane, Satanás é astuto e joga pesado para que as pessoas não percebam que nesse mundo estão sob o jugo do inimigo de Deus e condenados à perdição eterna. A missão dada aos que estão do lado do Pai é justamente avisá-las, anunciar às pessoas que é possível sair desse engano e estar junto a Jesus. Esse é o chamado de Deus para o mundo, pois Jesus, quando começou seu ministério, ia pregando o seguinte:

"... O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho."
Marcos 1:15

'Arrependei-vos'. É o que Cristo anuncia. O ser humano, antes de crer na boa nova do evangelho precisa entender que está sob o jugo do mal, e isso o torna pecador afastado do Pai. Nossas ações e atitudes são direcionadas para o mal, nosso corpo é carregado da semente do pecado, desde o início dos tempos, com a queda do homem no jardim do Éden. Todos pecaram, todos estavam afastados do Pai, e o mundo caminha para o castigo eterno.

"...pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,..."
Romanos 3:23

Mas Deus não gostaria que todos continuassem afastados, e por isso, desde a queda do homem, também providenciou a solução, quando prometeu que mandaria o Salvador. Na plenitude dos tempos, Jesus veio ao mundo na forma de homem, pregou sua palavra, morreu na cruz como propiciação pelos pecados de todos, e ressuscitou para que tivéssemos a viva esperança.

"...sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,..."
Romanos 3:24

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
1 Pedro 1:3"

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?"
João 11:25,26

Se você já respondeu "sim" para a pergunta acima, sua vida eterna com o Pai está assegurada. A morte e ressurreição de Cristo pagou a dívida que tínhamos por nossos pecados. Essa salvação é gratuita para nós, mas teve um preço: o sangue de Jesus. Não há como conquistá-la por esforços próprios, apenas decidir receber Jesus na nossa vida, e Ele traz Salvação, para nós, e trará Salvação na nossa casa para aqueles que também crerem.

"Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa."
Atos 16:30-32

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
Apocalipse 3:20

Essa é a mensagem mais importante do mundo.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Como Gastei 218 mil reais - Fechamento Dez/21

Fiz meu balanço do ano de 2021, e apesar de ter sido o melhor ano em Receitas, também foi o ano em que mais gastei na minha vida! 2021 terminou, e trago aqui não só meu fechamento patrimonial do ano, mas também o balanço das Receitas e Despesas. Espero que sirva de motivação na parte dos ganhos, e exemplo de como não gastar, na parte das despesas.

O PATRIMÔNIO

A bolsa oscilou em dezembro e, apesar de o índice ibov ter fechado positivo em +2,85%, no ano a perda foi amarga, -11,93%. Com muito sufoco no final de 2021, minha carteira de renda variável (ações) conseguiu fechar positiva em quase 7%. Diante do cenário horrível da bolsa, é até um alento ótimo ver os papéis rendendo assim.

A meta de fechar o ano acima de R$ 100 mil foi alcançada! E pra isso precisei segurar as pontas no final do ano, para não extrapolar mais do que extrapolei no ano todo. Consegui conter o ímpeto de comprar uma esteira ergométrica e um ar-condicionado. Caso tivesse efetuado essas aquisições, creio que não teria conseguido passar a marca dos 100k.

Finalmente o valor depositado na conta jurídica da empresa de minha esposa pôde ser sacado, à título de Distribuição dos Lucros. Com isso, eu pude aportar bastante esse mês.

Vamos a um resumo do que aconteceu, iniciando pelo fechamento do balanço de dezembro, seguido das explicações necessárias.


RENDA FIXA - Tesouro Direto

Aporte: R$ 10.753,21
Retirada: Sem
Rentabilidade: +0,61%
Acumulado no ano: +4,01%
Diferença do mês anterior: +71,33%

Aportei tudo em Selic mesmo, pois em 2021 quero dar uma reforçada na renda fixa, pra recompor essa parte do patrimônio.

Subida de R$ 15.298,14 para R$ 26.211,16, ou seja, +71,33%Como tivemos aumento na taxa Selic para 9,25% ao ano, isso influenciou a subida. Meu título IPCA+ voltou a ficar positivo, está oscilando bastante esse ano. Não tenho planos para me desfazer dele antes do vencimento.



RENDA VARIÁVEL - Ações

Aporte: Sem
Retirada: Sem
Rentabilidade: +7,80%
Acumulado no ano: +6,88% - Retorno ao Positivo
Diferença do mês anterior: +7,80%

Nesse mês de dezembro não houve nem novas ações, nem vendas das já adquiridas, conforme a fórmula que sigo, do autor Joel Greenblatt.

A carteira nesse mês teve uma alta de +7,80%. Destaque bastante positivo para ETER3 ( +41,90% ) e PFRM3 ( +22,92% ). Somente a MRFG3 teve um destaque negativo, mas nem tanto em comparação a outros papéis esse ano (-6,36%).

Com essa alta, a carteira, que chegou a ficar negativa em novembro após um ano rendendo acima de zero (-0,85%), retornou para a região positiva. Nesses 12 meses a alta foi de +6,88%.

!!! A rentabilidade histórica da carteira está ótima (+156,50%), e a média mensal total ao longo desses 3 anos investindo está em +2,65% ao mês !!!



DÓLARES - $$$

Aporte: +R$ 2266,99
Retirada: Sem
Rentabilidade: -0,81%
Acumulado no ano: +7,50%
Diferença do mês anterior: +7,99%

Houve ganhos com comissão na empresa que recebe indicações nossas no exterior, e o total contabilizado foi de U$ 407.00, e com o dólar a R$ 5,57, rendeu um aporte direto na conta no valor de  R$ 2266,99. Valor integralmente deixado na corretora, ou seja, aportado.

A leve baixa do dólar desvalorizou um pouco a carteira, pois a moeda americana encerrou dezembro com desvalorização de aproximadamente -0,89%.

Saldo em dólares total em conta: US$ 4951.72
Dólar a R$ 5,57
Em reais: R$ 27.595,28


CRIPTOMOEDAS

Aporte: Sem
Retirada: Sem
Rentabilidade: -18,89%
Acumulado no ano: +7,60%
Diferença do mês anterior: -18,89%

Nada de compras de criptos, apesar de a vontade ser de adquirir mais Bitcoin. Minha expectativa é que o BTC chegue a U$ 100k, ainda que demore alguns anos. Se isso acontecer, e eu comprar a 40k dólar, então a valorização seria acima de 100%.

Nenhuma moeda da carteira valorizou no período. Destaque negativo para NPXS - PUNDIX (-28,18%). E pensar que essa carteira já chegou a valer mais de R$ 10 mil reais...



RESERVA DE OPORTUNIDADE - CDB PicPay

Aporte: R$ 10.552,28
Retirada: Sem
Rentabilidade: +0,42%
Acumulado no ano: +6,6%
Diferença do mês anterior: +477,24%

Finalmente o valor depositado na conta jurídica da empresa de minha esposa pôde ser sacado, à título de Distribuição dos Lucros. Com isso, eu pude aportar aqui pra recompor essa reserva.


CORRETORAS

Finalizando com um saldo de R$ 330,96. Entrou uma renda passiva referente a Dividendos  Juros sobre Capital Próprio, relatados mais à frente.

Aqui eu somo o pouco que ficou na corretora Clear que uso, outra parte na corretora de criptomoedas, aos quais eu somo com os poucos ganhos de indicação que ainda pingam por lá.

CONSOLIDADO


Em 2021, conforme imagem, a rentabilidade geral foi de +3,66%. Mas sinceramente, eu não entendi, e olha que já revisei o sistema de cotas da planilha várias vezes. Se você olhar, a carteira de renda fixa, de renda variável, e até a reserva em dólar, todas valorizaram acima desse número, mas pelo sistema de cotas, a rentabilidade não chegou nem a 5%. Eu acabei entendendo que muito provavelmente não há erros aqui, e que esse número no consolidado deve-se ao desenvolvimento dos aportes e desaportes ao longo do ano. Em 2022, pretendo apenas aportar, sem retiradas, e assim vamos ver como será a rentabilidade do consolidado.

RENDA PASSIVA

Como mencionei, entrou uma renda passiva referente a Dividendos e  Juros sobre Capital Próprio:

MRFG3 - Dividendos de R$ 187,53
PFRM3 - JCSP de R$ 69,00
ETER3 - JCSP de R$ 32,44
CRPG5** - JCSP de R$ 0,35

Ao todo minha renda passiva no ano está no total de R$ 2255,34, ou +7,07% do valor total investido em ações

Atenção às Ações que pagam bons dividendos. Não é recomendação, apenas a título de curiosidade. As que estão em AZUL foram as que me pagaram mais em renda passiva.

Janeiro/21
BEEF3 - JCSP de R$ 5,45
RAPT4 - JCSP de R$ 29,39
- CRPG5 - JCSP de R$ 0,32
- JSLG3 - JSCP de R$ 8,96
SMLS3 - JSCP de R$ 36,93
Total: R$ 81,05

Abril/21
SMLS3 - Dividendos de R$ 402,70
BEEF3 - Dividendos de R$ 109,47
- TGMA3 - Dividendos de R$ 14,26
- TGMA3 - JSCP de R$ 4,04
MRFG3 - Dividendos de R$ 30,58
RAPT4 - Dividendos de R$ 84,07
Total: R$ 645,12

Maio/21
JBSS3 - Dividendos de R$ 86,41
WSON33 - Dividendos de R$ 191,29
- ENAT3 - Dividendos de R$ 33,92
- JSLG3 - Dividendos de R$ 15,06
Total: R$ 326,68

Junho/21
- CRPG5 - Dividendos de R$ 0,18
- CRPG5 - JSCP de R$ 0,16
Total: R$ 0,34

Julho/21
- CRPG5 - Dividendos de R$ 0,85
Total: R$ 0,85

Agosto/21
JBSS3 - Dividendos de R$ 85,11
GOAU4 - Dividendos de R$ 76,72
Total: R$ 161,83

Setembro/21
MRFG3 - Dividendos de R$ 210,04
Total: R$ 210,04

Outubro/21
- CRPG5 - Dividendos de R$ 0,86
Total: R$ 0,86

Novembro/21
GOAU4 - Dividendos de R$ 416,48
GOAU4 - JCSP de R$ 53,57
Total: R$ 470,05

Dezembro/21
PFRM3 - JCSP de R$ 69,00
MRFG3 - Dividendos de R$ 187,53
- ETER3 - JCSP de R$ 32,44
- CRPG5** - JCSP de R$ 0,35
Total: R$ 289,32

Ranking das Maiores Rendas Passivas

1 - SMLS3 - R$ 439,63 - 29,46%*
2 - MFRG3 - R$ 428,15 - 20,17%
3 - GOAU4 - R$ 546,77 - 14,18%
4 - JBSS3 - R$ 171,52 - 9,88%
5 - BEEF3 - R$ 114,92 - 6,74%
6 - WSON33 - R$ 191,29 - 7,36%
7 - RAPT4 - R$ 113,46 - 4,60%

* Essa rentabilidade da renda passiva é calculada aqui em cima do valor investido em cada ação

RECEITAS E DESPESAS - Aqui o Bicho Pega!

Entradas

- Receitas Ordinárias (regular): R$ 15.106,37
- Receitas Online: R$ 15.698,24
Total de Entradas: R$ 30.804,61

Detalhamento:
- Cursos Online: R$ 1.349,70
- Comissão de Afiliado: R$ 2.266,99
- Aulas Online: R$ 12.081,55

Saídas

- Despesas do Orçamento Familiar: R$ 21.346,08
- Despesas do Negócio: R$ 1209,20
Total de Despesas: R$ 22.555,28
- Aporte 1 em dólar: R$ 2266,99
- Aporte 2 em em CDB e Selic: R$ 5.982,34*
- Aporte Total: R$ 8.249,33 (26,78% das entradas)
Total de Saídas: R$ 30.804,61

*A diferença se deve ao fato de que grande parte do aporte descrito mais acima era dinheiro parado na conta jurídica

Essas são as despesas do negócio online:

- Pacote Microsoft Office, para mais 12 meses: R$ 449,00
- Antivírus Norton, para mais 12 meses: R$ 279,00
- Despesas com hotel em viagens, para poder gravar o conteúdo enquanto estivesse fora: R$ 168,20
- Contador: R$ 200,00
- MEI: R$ 61,00
- Outros: R$ 52,00
Total de R$ 1209,20

No orçamento familiar gastamos bem mais do que o planejado, e novamente extrapolamos demais. Quando eu somo meus gastos regulares, aqueles que são feitos todos os meses, o planejado era gastar R$ 9504,26, mas esse mês gastamos um total de R$ 11.954,12, 25,77% a maisMês passado gastamos cerca de 25,55% a mais do que o planejado, isso mostra uma piora no meu auto controle, que ainda precisa melhorar muito. O ideal, como manda o figurino, é não gastar mais do que o planejado.

Além desses valores, também ajudamos nossos familiares, e outros projetos, no qual planejamos utilizar R$ 1800,00, mas em outubro usamos R$ 2195,21. Assim, as despesas regulares, acrescentando os auxílios, ficaram assim:

- Planejado: R$ 11.304,26
- Realizado: R$ 14.149,33
Diferença: R$ 2845,07, ou 25,17% a mais !!!

Aqui já dá pra perceber como meti o pé na jaca esse mês,  de novo. Eu me esforço para que meus ganhos regulares cubram essas despesas, claro. E mesmo que não aporte nada de minhas receitas normais (o que é errado), pelo menos quero sempre ficar dentro do orçado. Mas eu pisei na bola demais! Meus ganhos regulares são de R$ 12.253,79, e ultrapassei R$ 1895,54 só com despesas que ocorrem todos os meses.

Sabe o que isso significa? Se não tivéssemos outras receitas, eu teria que retirar dos investimentos, ou pior, em caso de não ter reserva, entrar no espiral de dívidas novamente do cartão de crédito, e por fim dos consignados. Eu tremo só de escrever.

E não foi só isso... afinal, é dezembro, e nesse período alguns gastos são feitos, e como não uso cartão de crédito, fica tudo consolidado no mês (até uso cartão, mas no orçamento as despesas são consideradas pelo regime de competência, ou seja, entra pelo valor total).

Nesse mês gastamos um total de R$ 12.257,08 em despesas não regulares, como:

- Advogados: R$ 5500,00

Uma causa de anos que finalmente pudemos entrar na justiça

- Coisas de Casa: R$ 538,50

- Extra nas minhas viagens a trabalho: R$ 115,79

Estou indo de carro, em vez de ônibus, e a gasolina não está ajudando - eu também acabei gastando muito com alimentação no trabalho, e isso pesou demais nas despesas. Consegui para 2022 um mudança de local de trabalho, e poderei ficar bem mais perto de casa, o que vai economizar MUITO.

- Faculdade da esposa: R$ 183,45

Como é de 2 anos, não coloco como regular, pois a expectativa é acabar logo

- Suplementos: R$ 460,00

- Manutenção do carro: R$ 1556,00

O segundo carro, comprado esse ano, já apresentou um problema na parte do sistema da injeção eletrônica.

- Telefone Atrasado: R$ 111,33

- 13º da esposa: R$ 993,35

- 13º em auxílio a familiares: R$ 900,00

- Oferta de final de ano: R$ 500,00

- Presentes: R$ 634,56

- Viagem de Férias: R$ 764,10

OBS: Depois de 1 ano praticamente, gastando muito com tratamento para emagrecer, em dezembro não gastei um centavo. Agora vai ser 'na vera'.

Esses gastos além dos ordinários ultrapassaram em muito o que recebo regularmente. Se nas despesas regulares eu já ultrapassei praticamente 3000 reais, esses 12 mil em despesas não recorrentes furaram forte meu orçamento.

Talvez você se pergunte, se estou ganhando tanto dinheiro, afinal esse mês foram R$ 30 mil só de receitas, por que ficar preocupado com essas despesas? Talvez você não saiba, mas renda extra é exatamente o que o nome diz: EXTRA!! Uma hora pode deixar de entrar essa grana, e o grande perigo é termos nos ACOSTUMADO com essa média de gastos! É um cenário terrível, e preciso me controlar para ficar dentro de minhas receitas regulares. Eu sei que preciso também usufruir dos nossos ganhos das receitas online, mas tem que ser controlado, e definitivamente essas receitas extras não podem, não devem ser usadas pra cobrir gastos regulares.

Veja aqui minha história vendendo perfumes, no fechamento de novembro/21, como usar a renda extra como regular pode ser catastrófico.

Conclusões sobre essas despesas

- Viajar é bom, e de tempos em tempos eu e minha família passamos uns dias na praia. Como eu gosto de curtir bem, geralmente gasto muito, pois não sou de viajar e ficar economizando. Obviamente eu não torro dinheiro, mas não gosto de ficar nos melindres, tipo comendo pão e queijo em todas as refeições. Se quero descansar, quero curtir, afinal, é pra isso que a gente trabalha. Sempre comemos bem, dormimos muito confortavelmente, ficamos sempre em bons lugares, e gastamos em passeios legais. Geralmente eu gasto entre R$ 1500 e R$ 5000 numa viagem de no máximo 1 semana. Sempre para praias perto de nossa cidade, coisa de 200 a 400 km.

- Carro gasta bastante, e se não fosse os meus serem bem simples e populares, seria muito mais dispendioso. É um conforto que não abro mão, por isso tentei fazer escolhas menos danosas para o orçamento.

- Ajudar os outros é importantíssimo, e eu me sinto feliz em poder fazê-lo. Só preciso lembrar sempre de que as pessoas podem se acostumar demais, e relaxar, então é sempre bom manter o controle e os avisos constantes para que aqueles a quem ajudamos regularmente se mantenham na linha.

- Final de ano não tem como fugir, algum presente a gente acaba dando. A diferença aqui é que eu não presenteio todo mundo, somente familiares mais chegados, e sempre com algo que eles precisam. É como se fosse parte de um auxílio.

COMO RAIOS EU GASTEI MAIS DE 200 MIL REAIS EM UM ANO

Pois é, meus amigos, eu fiz meu fechamento de receitas e despesas anual e não foi tão interessante quanto poderia. Ganhamos muito aqui em casa, graças a Deus, mas eu acabei gastando demais também.

Total de Receitas Regulares no Ano: R$ 161.055,31
Total de Receitas Extras no Ano: 151.312,08
Total Geral: R$ +312.367,39

Total de Despesas do Orçamento no Ano: R$ 218.507,61
Total de Despesas do Negócio Online: R$ 30.001,82
Total Geral: R$ -248.509,43

Diferença Positiva: R$ 63.857,96

No final de 2020 eu terminei o ano com R$ 66.200,54 investidos, e em 2021 finalizei com R$ 103.486,36, um aumento patrimonial de R$ 37.285,82, ou +56,32%.

Por que a diferença entre esse valor e o saldo positivo?? Porque tive a compra do segundo carro esse ano, e esse valor eu não quis incluir no orçamento, pois além de gerar uma discrepância grande na média mensal, o carro, apesar de todos os gastos, é um bem, e pode ser vendido. Mesmo não o considerando no meu patrimônio, preferi deixá-lo nesse ""limbo"" orçamentário, nem nas despesas regulares, nem na composição do patrimônio.

Fazendo meus levantamentos, a saída mais pesada em 2021 foram os auxílios, que representaram 13,58% do total, com um valor de R$ 29.667,91. Em segundo lugar vieram os gastos com mercado e alimentação no geral, R$ 24.687,12 (sem considerar as saídas para lazer). Em terceiro, moradia, com R$ 16.653,26; aqui entram aluguel, condomínio e gás, que vêm junto do boleto do condomínio. Ainda na sequência de gastos altos, em quarto lugar aparecem as despesas com as minhas viagens à trabalho. Como mencionado, a expectativa para 2022 é que esse valor caia drasticamente com a mudança de cidade.

Eu até preparei o detalhamento para postar aqui, mas sinceramente, além de querer evitar ainda mais exposição, eu me senti envergonhado comigo mesmo, por ter gastado muito mais do que deveria. Mas bem, nada está perdido, na verdade, fiquei feliz de não ter gastado ainda mais, e pude ver o capital ultrapassar os R$ 100 mil.

Apesar de ter passado o ano todo gastando muito, no finalzinho de 2021 fui muito forte em não ter cedido à tentação de comprar uma esteira ergométrica na Polishop, mais de 5 mil reais, e um ar-condicionado, mais de 2 mil reais, além do valor da instalação, e principalmente, do aumento da conta de energia. Agora é trabalhar forte pra economizar.

Esse ano uma despesa grande vem aí: o silicone e a lipo escultura da esposa. Pois é meus amigos, quanto mais se ganha, mais se gasta! Cuidado. Detalharei mais sobre esse fato nos próximos posts. Acompanha aí.

RANKING DA FINANSFERA

Pra quem ainda não viu, estou atualizando o ranking da blogosfera de finanças, e o ranking de Dezembro pretendo liberar até o dia 10, que é o prazo máximo para os participantes divulgarem seus patrimônios e entrarem na lista.

Sempre recebo pedidos de participação, o que é ótimo, e quero deixar o ranking bem robusto. Caso você não tenha entrado a tempo, é só se manter divulgando seu patrimônio e aguardar.

NOVIDADES - VIDA PESSOAL

Vejo sempre os colegas postando algumas coisas relacionadas ao dia-a-dia, e achei que seria interessante compartilhar algo sobre isso aqui.

Exercícios Físicos

Tenho entre 30 e 35 anos, e cheguei a pesar 96 kg, com 1,65 m de altura. Apesar do excesso de peso, eu tenho cerca de 40% de massa muscular, conforme minha última consulta com a nutricionista. Isso é fruto de um período forte de musculação quando tinha entre 15 e 22 anos.

Entre os 22 e os 25 anos eu era recém casado, e engordei 20 kg. Entre os 25 e os 28 anos, perdi os quilos em excesso e voltei a ser fitness. Daí meu pai faleceu, e desde então tenho tido dificuldades em recuperar a disciplina. Não quero vincular uma coisa a outra, mas refletindo bastante sobre isso, em conversas também com minha psicóloga, alguns acontecimentos me indicam que existe relação. Mas estou aos poucos mudando o mau hábito adquirido após o ocorrido.

Bom, de 2016 pra frente engordei os 20 kg novamente, e até mais, chegando a praticamente 30 kg a mais! Depois de muitas tentativas para voltar à rotina dos exercícios aeróbicos e emagrecer, todas sem sucesso, decidi ir para a academia fazer musculação, como na época que desenvolvi bem minha massa muscular. Também faço aeróbio, mas tento pegar mais pesado nos exercícios de hipertrofia. O resultado é que já faz quase 3 semanas que tenho ido treinar de forma disciplinada.

Pretendo seguir nessa pegada, e quando estiver habituado com a rotina de exercícios, passarei um tempo, 1 ou 2 meses, em exercícios para emagrecimento. Decidi fazer assim, pois eu tenho MUITA motivação para malhar pesado e ver os músculos crescendo, então decidi usar isso a meu favor, mesmo que nos primeiros meses eu fique parecendo um levantador de pesos olímpico, gordo, mas bem forte kkkkkkkkk

Livros e Educação

Tive dificuldades em dezembro para voltar à rotina de leitura diária. Minha estratégia de ler durante o uso do banheiro tem sido eficiente, mas preciso de mais. Para 2022 pretendo retornar à rotina ensinada no livro "O Milagre da Manhã".

Em 2021 eu li os seguintes livros:

- Rápido e Devagar - Duas Formas de Pensar - Daniel Kahneman

- Geração de Valor - os 3 livros do Flávio Augusto

- The Little Book that Beats the Market - Joel Greenblatt (li em inglês, pois já tinha lido a versão em português)

- Do Mil ao Milhão - Sem Cortar o Cafezinho - Thiago Nigro (áudio book)

- Arrume a sua Cama - Willian H. McRaven

- Sun Tzu, a Arte da Guerra (não lembro se foi 2020 ou 2021 rsss) (áudio book)

- O Milagre da Manhã (li outra vez)

- Trabalhe 4 Horas por Semana - Tim Ferris

Estou agora lendo:
- 12 Regras para a Vida - Um Antídoto para o Caos - Jordan B. Peterson
- Iludidos pelo AcasoNassin Nicholas Taleb


Peço que coloquem esse meu site na sua lista de blogs, pois ajuda muito na divulgação. Quem quiser, é só me avisar que acrescento na minha lista também, que gera acessos pra vocês a partir de quem entra aqui.

Por hoje é isso. Comenta aí o que achou!

Forte abraço a todos e fiquem com Deus.


Isenção de Responsabilidade

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não sou profissional de investimentos nem consultor financeiro licenciado. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. O Diário de um Poupador e seu criador não são responsáveis pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.