segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Coworking Vs Home Office - O que é Melhor



Diante do grande aumento de atividades em home office na pandemia o mundo se redescobriu. O que já era uma tendência praticamente virou obrigatório para a maioria das pessoas. Infelizmente, junto com o trabalho remoto apareceram também as dificuldades de se fazer as coisas em casa. Muitos empecilhos e distrações têm o poder de diminuir a produção de um trabalhador até mesmo dedicado. Diante disso, será que vale a pena pagar por um Coworking?

Minha experiência relatada aqui pode ajudar, e não quero bater o martelo, pois grande parte da decisão caberá à experiência e particularidade de cada um. Para quem já me acompanha há mais tempo sabe que minha esposa tem um negócio online, no qual eu a auxilio. Passamos algumas horas no computador para poder administrar as tarefas diárias. Acontece que não temos escritório, e tudo é feito em casa. O problema ficou claro como água quando reparamos que há MESES não estávamos produzindo conteúdos novos de qualidade, e os que conseguimos fazer eram apenas os regulares, feitos sempre em cima da hora, devido à procrastinação, e que só eram concluídos por serem cruciais. Os outros projetos que temos estão todos estagnados por preguiça. Sim, nos acomodamos a uma oportunidade que chegou até nós, muito boa por sinal, e paramos outras atividades que tínhamos como potencializadoras de sucesso no negócio.

Enquanto pensávamos e organizávamos mais cursos online, mais materiais no canal do Youtube, e até mesmo livros a serem escritos, veio essa oportunidade de uma empresa no exterior que nos paga para gerar conteúdo para seus clientes. E como o pagamento é muito bom, até mais que meu salário regular, decidimos fazer essa atividade, e acabamos deixando as outras de lado, fazendo só o mínimo do mínimo. Resultado: paramos de vender cursos online, e essa renda secou faz uns 3 meses. Acontece que esse novo ganho pode parar a qualquer momento, não é algo certo, apesar de ser um projeto de longo prazo, segundo a empresa. O contrato foi de 6 meses e se encerra creio que no final do ano, mas como disse, iremos prosseguir, porém sem saber como e quando vai acabar.

E o Coworking

Enquanto estava no salão cortando meu cabelo, conversei com um advogado que alugava uma sala no prédio comercial onde está localizado o salão, e pagava por pacote de horas. Fui ver o local e gostei. Mostrei pra minha esposa e achamos excelente. Sabíamos que ali estaríamos para trabalhar, e não procrastinar. Fizemos um pacote inicial simples de 12 horas só pra sentir, pagamos 270 reais, e fomos 3 dias, sempre pela manhã.

Gostamos demais, produzimos conteúdos novos, novos vídeos, organizamos as planilhas dos visitantes do site, e entramos em contato com possíveis clientes. Não fechamos nenhuma venda, mas esses 3 dias nos mostraram que poderíamos produzir muito caso ficássemos trabalhando ali.

Vantagens

O ambiente é bastante profissional, todo planejado, com mesas de madeira em MDF muito boas, climatizado, internet, e até secretária à disposição para administração de papéis, contas e encomendas, e o que eu mais gostei, ela leva cafezinho e água para você quantas vezes você quiser. Fica bem no centro da cidade, a 10 minutos de carro da nossa casa. O ambiente é muito profissional, e os vídeos do canal ficaram excelentes! A motivação ali é enorme e você não quer fazer outra coisa a não ser produzir conteúdo.

Problemas

Acontece que o pacote que necessitamos é de 50 horas mensais, e isso ficaria aproximadamente R$ 1000 por mês. Esse valor ainda é consideravelmente alto para nossos ganhos, e já temos uma despesa de aluguel do nosso apartamento, então estaríamos com mais uma despesa, e um gasto alto. Esses R$ 1000 seriam para 12 dias de 4 horas por dia, já que não iríamos diariamente, uma vez que temos outros compromissos regulares. Mas já seriam 12 dias ótimos e bem produtivos.

Outra desvantagem é que além desse custo ainda arcaríamos com estacionamento no prédio, pois achar vaga próximo é um trabalho quase impossível. Ainda há que se pensar na gasolina, embora como temos que sair para levar nosso filho para escola e buscá-lo, a diferença seria pouca.

O que Decidimos

Primeiramente cheguei a pensar em montar um belo escritório na nossa casa, nos moldes do coworking que fomos, porque quando pensei em gastar 12 mil reais por ano ali, refleti se não seria melhor adquirir os itens para nós mesmos com esse valor e teríamos algo profissional no nosso apartamento. Mas... eu queria algo ainda melhor e mais econômico! Como ficamos os 3 dias trabalhando bastante, eu pensei, "Por que raios não podemos fazer isso em casa?!"

Então decidimos fazer uma experiência: iríamos seguir a rotina de acordar cedo, se arrumar com roupas profissionais, levar nosso filho para escola, e em vez de irmos para o coworking, faríamos na nossa casa, na mesa de jantar, devidamente bem vestidos, e seguindo as mesmas coisas que faríamos lá no escritório, sem esses custos e sem o deslocamento.

Ilusão? Não sei, mas temos que tentar antes de assumirmos um contrato de meses sem saber se poderíamos arcar, pois vai que paramos de receber da empresa que nos contratou, ou ainda, se mesmo trabalhando não vendermos nada, já que não é garantia. Então, decidimos fazer esse teste na nossa casa, exatamente como se estivéssemos lá nos dias que programaríamos. Tipo, sentar no ambiente da nossa casa escolhido, um de frente para o outro e começarmos a trabalhar, e fazer só isso. Sabendo que qualquer parada para fazer qualquer outra coisa, estaríamos fugindo do nosso propósito ali naquele momento. Nada de querer adiantar almoço, nada querer organizar a casa, nada de ficar vendo vídeos no YouTube ou assistindo filmes e séries nesse horário, nada de procrastinação!

Pretendo atualizar mais dessa jornada aqui no blog.


CONCLUSÃO

Como ainda estamos em processo, falta algum tempo para decidirmos de fato o que fazer, mas de cara entendemos como muito custoso para nosso ramo, uma vez que podemos facilmente fazer isso em casa. Inclusive, como você deve ter inferido, nosso único filho está na escola no horário que planejamos para trabalhar. Então já é um fator de concentração.

Acompanhe o blog para mais detalhes dessa saga.

Já viu o ranking dos patrimônios da Blogosfera de finanças que estou atualizando? Não? Clique aqui e faça parte também.

Peço que coloquem esse meu site na sua lista de blogs, pois ajuda muito na divulgação. Quem quiser, é só me avisar que acrescento na minha lista também, que gera acessos pra vocês a partir de quem entra aqui.

Por hoje é isso. Comenta aí o que achou!
Vejo vocês nos comentários e no próximo post

Forte abraço a todos e fiquem com Deus.

See ya...


ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não sou profissional de investimentos nem consultor financeiro licenciado. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. O Diário de um Poupador e seu criador não são responsáveis pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Análise Gráfica IBOV e Bitcoin - Enquanto um despenca, o outro sobe!

Boa meus amigos, como será que anda o IBOV essas semanas. Será que continua caindo? Minha expectativa é que sim, pois a tendência no gráfico é de queda, inclusive com alvos nada agradáveis. Já o Bitcoin, apesar da queda dos últimos dias, se mostra em região favorável a uma nova onda de alta.

Vamos ver nas imagens:


O índice brasileiro vem dando show, mas não é de valorização não, mas sim de análise técnica, mas especificamente análise gráfica. A cada queda, uma retração extremamente proporcional à mais recente toma lugar, e logo em seguida, como numa onda quase que calculada antecipadamente, o preço do ibov faz mais um movimento de baixa, indo buscar níveis anteriores. Nunca vi o índice tão preciso respeitando os níveis.

Nessa pegada, enquanto não entrar mais compradores do que vendedores, e enquanto não houver mais otimismo com o Brasil, a tendência é ir baixando até níveis bem baixos como os que mostro na imagem a seguir.


Sim, a perspectiva não é nada boa. Eu particularmente projeto o IBOV em 100 mil pontos nos próximos dias ou na próxima semana. Para o final do ano e início de janeiro, se a situação não melhorar pro nosso lado, os próximos alvos podem ser 93k e 88k. Eu quero que antes disso essa tendência de baixa acabe, claro, já que isso não é bom pra meus papéis. Se eu fizesse trading na bolsa, o que não faço (meu mercado é outro), eu estaria procurando oportunidades de venda. Mas... como não é uma ciência exata, e como a incerteza impera no mercado, isso não é previsão nem recomendação para ninguém investir seu dinheiro. Apenas minha opinião de acordo com um estudo que já faço há mais de 10 anos em gráficos.

Eis algumas análises que fiz durante essa queda.




O Bitcoin, por outro lado, apesar da queda recente, reparem bem nas regiões de suporte que ele se encontra.



CONCLUSÃO

As expectativas são de baixa pra o IBOV e de alta pra o Bitcoin, quem sabe indo buscar 100k finalmente. De qualquer forma, sempre tomem suas próprias decisões. E vamos acompanhando aqui o andamento desses possíveis movimentos.

Já viu o ranking dos patrimônios da Blogosfera de finanças que estou atualizando? Não? Clique aqui e faça parte também.

Peço que coloquem esse meu site na sua lista de blogs, pois ajuda muito na divulgação. Quem quiser, é só me avisar que acrescento na minha lista também, que gera acessos pra vocês a partir de quem entra aqui.

Por hoje é isso. Comenta aí o que achou!
Vejo vocês nos comentários e no próximo post

Forte abraço a todos e fiquem com Deus.

See ya...


ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não sou profissional de investimentos nem consultor financeiro licenciado. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. O Diário de um Poupador e seu criador não são responsáveis pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

sábado, 13 de novembro de 2021

Atualização Ranking Outubro/21 - Novos Integrantes

Faaala meus amigos, fiquei muito empolgado com a ideia de ser o anfitrião do ranking da Finansfera. Como avisei no post anterior, devido à ausência de alguém que esteja à frente desse trabalho, e devido à minha regularidade nas postagens, decidi trazer pra mim a responsabilidade e passar a unir a galera novamente em torno de um objetivo que incentive todos os participantes, e também os demais que acompanham anonimamente, mas se sentem amplamente motivados por verem que sim, é possível poupar, aportar, investir regularmente, e atingir a independência financeira.

Muitas histórias aqui contadas certamente vão gerar motivação, pois como eu me senti motivado, quero que outros também passem por esse processo, deixando de lado uma vida de gastança, e passando a serem investidores rumo à liberdade nas finanças.

No último post recebi algumas solicitações para participar do ranking, e isso também me animou, pois tomei a liberdade de reiniciar esse projeto, sem saber se teria uma boa adesão. Então abaixo segue o ranking atualizado dos sites participantes.



A partir de agora, irei lançar mensalmente esse post de atualização, e se alguém quiser participar do próximo, novembro/21, me avise nos comentários para que eu adicione seu site ao meu blogroll, e passe a acompanhar seus fechamentos mensais. Obviamente haverá um limite de participantes, pois acompanhar muita gente dá mais trabalho. Por isso, atente para as regras ao solicitar sua entrada nesse projeto:

- Precisa postar o fechamento até no máximo o dia 10 do mês
- Precisa postar mensalmente
- Se a contabilização do patrimônio incluir bens como imóveis ou veículos, será considerado só o patrimônio mais líquido, como investimentos em renda fixa e variável

A disciplina nas postagens é importante, da mesma forma que os aportes. Isso mostra comprometimento com os objetivos traçados, e certamente, esse pequeno hábito, o ajudará em vários outros bons hábitos na sua vida. Acredite.

Desde 2017 eu trago meus fechamentos, e o único período que fiquei sem atualizar foi durante alguns poucos meses na pandemia. Desde o ano passo tenho sido regular nas postagens de fechamento, apesar de não postar muito sobre outros assuntos, o que pretendo mudar rapidamente e trazer conteúdo mais frequente por aqui.

Sobre os rankings já elaborados aqui na blogosfera de finanças, eu sempre via que o pessoal fazia um resumo do histórico dos participantes durante o mês em questão. É uma boa, mas acredito que isso dará um trabalho muito grande, e não quero nada que possa me desmotivar a continuar esse projeto. Mas também não quero apenas postar uma tabela "seca". Pretendo escrever sempre algumas palavras e relatos, mas nunca um textão gigantesco sobre os participantes.

A SAGA DE OUTUBRO NA FINANSFERA

Vamos então a um breve relato dos acontecimentos por aqui no mês de outubro.

É sabido que o mês 10 de 2021 foi tenso para quem investe em renda variável, sendo bem favorável pra quem tem criptomoedas na carteira, especialmente Bitcoins (haja teto pra quebrar). Com isso, tivemos várias baixas nos patrimônios dos integrantes do ranking. Ainda assim, pela capacidade de aporte, a galera se saiu bem, no meu ver.

Tivemos o Executivo Pobre, que de pobre não tem nada, viajando pela terra do tio Sam em meses anteriores, e tentando encontrar o Coyote e o papa léguas nos grand cânions dos EUA. Essa viagem parece ter prejudicado o aporte do primeiro colocado no ranking, mas como em outubro ele estava de volta e com tudo, ele veio pra arrasar, aportando mais de 30 mil reais em sua carteira, praticamente toda nos states. Passando por problemas pessoais, inclusive de saúde em familiares, podemos ter o retorno do Executivo Pobre ao Brasil. Melhoras aí, meu amigo. Que Deus abençoe vocês.

O Cowboy é companheiro de longas datas nessa Finansfera, e posta regularmente seus fechamentos, o que é ótimo. Acompanho seu crescimento há anos, e é bastante motivador! O que eu gosto lá é que ele sempre atualiza alguns hobbies, e isso é o diferencial, pra mostrar pra todos que não estamos aqui por dinheiro, mas sim por qualidade de vida para nós e nossos próximos. Logo, é importante manter-se ativo fazendo o que gosta, se não, não haverá propósito apenas em guardar dinheiro (nunca há!). Quanto ao capital, nosso amigo também vem sofrendo com as sucessivas baixas no Ibov. Se nosso índice reagir, ele e tantos outros passam a se sair melhor esse ano. Ainda estamos na expectativa de termos um ano positivo.

Integrante já de alguns anos aqui da comunidade, e uma postadora assídua, a Garota de Investimento tem se saído bem nos aportes e acúmulo de patrimônio. Apesar de não conhecer muito bem a nossa colega, sei de sua disciplina, e acompanho seus fechamentos há algum tempo. Além, claro, de ser uma presença feminina no meio de tanto macho. Continue conosco, GI. Mas... em relação ao patrimônio, mais uma que sofreu com a calamitosa situação do ibov esse mês.

Bem firme em suas postagens, com bastantes comentários políticos, o Poupador do Interior vem com um patrimônio robusto, capaz de permanecer à frente no ranking por um longo tempo, já que sua disciplina é forte, e um exemplo a ser seguido por quem quer alcançar um patrimônio de 200k! Apesar de não concordar com tudo o que ele diz, gosto da frase de Voltaire: "defenderei até o fim seu direito de dizê-lo!". Pois infelizmente estamos vivendo um cerceamento das liberdades individuais no Brasil. Me diga sua opinião, e concordando ou não, te defenderei caso queiram tirar sua liberdade de expressá-la. Sem essa liberdade de expressão, não poderemos nunca ter a liberdade de poupar, aportar, e investir livremente, sem as amarras do Estado.

O Nurrumo do Milhão eu acabei de conhecer, então não posso tecer muito sobre ele, a não ser seu ótimo capital acima de 200 mil reais, e do fato de ele ser um dos poucos com um aumento patrimonial nesse mês horrível pra nossa B3.

Recém chegado na nossa comunidade, o Saindo do Banco parece vir com uma promissora promessa de sua caminhada até a saída de seu local de trabalho. Essa história me lembra o IRF365, ou algo assim, um blog de um piloto de avião que contava os dias até sua liberdade da vida de conhecer o mundo, viajando diariamente e ficando nos mais variados hotéis. Parece brincadeira, mas é verdade, ele queria liberdade da liberdade, kkkkk. Sucesso aí SB, estamos na torcida. Passem no blog dele pra dar uma força nesse início de caminhada.

Não preciso detalhar muito dobre o Diário de um Poupador, pois o que quiserem saber de mim, tem aqui no blog, hehe. Mas vamos dizer que eu fui um gastador nato, e agora estou imbuído da incrível tarefa de ser um poupador, e vencer as difíceis amarras da vida de gastança. Aos trancos e barrancos, ganhando muito bem, graças a Deus, busco minha liberdade de meu emprego público antes do tempo. Vamos ver aonde consigo chegar. Em outubro minha carteira de ações sofreu uma baixa bem ruim, mas o consolidado segurou razoavelmente bem devido à alta do dólar e aos aportes firmes que tenho me esforçado pra fazer.

Em seguida temos nosso amigo endinheirado, mas endividado, Soldado do Milhão. Brincadeiras à parte, tem sido uma luta digna que nosso amigo tem passado, para juntar capital e quitar seus débitos. Força parceiro, tamo junto.

Acabei de conhecer o Inner Burn, e não posso falar praticamente nada. Apenas verifiquei que seu patrimônio é composto unicamente por ações, e isso é all in em renda variável, e com isso passou maus bocados também em outubro. Será interessante ver sua saga. Aliás, que site mais estranho... nunca tinha visto blog dessa maneira. Parece que ao clicar dá uma mensagem de erro, mas é só o nome do site mesmo, rssss. Gostei do versículo Bíblico, meu amigo. Enfim, força aí parceiro.

Meu amigo Maromba é um exemplo de disciplina. Desde 2017 atualiza sua tabela, e divulga tudo no seu blog, além de dicas muito boas de musculação, esporte que pratiquei muito até há uns 10 anos (quando casei kkkk), e agora tento voltar às origens e ser fortão novamente. Com uma carteira bem diversificada em renda variável, nosso amigo fisiculturista teve um desempenho próximo a todos os colegas, negativo com a queda recente da B3.

Por fim, nosso colega Investir em Disciplina segue motivado, e com uma leve baixa na carteira, ele destoa positivamente da maioria, que teve perdas acima de 2%. O que foi interessante é que ele conseguiu um resultado praticamente no zero a zero, estando com sua carteira praticamente toda entre FIIs e Ações. Excelente escolha de papéis, meu amigo. Nos ensina essa técnica, hehe. Sucesso aí eu irmão.

CONCLUSÃO

Turma, espero que tenham gostado. Me digam nos comentários o que acharam dessa forma de divulgar o ranking. Qualquer sugestão é HIPER MEGA bem vinda, pois apesar de estar por aqui postando regularmente desde 2017, eu sou iniciante nessa coisa de ranking e comunidade de anonimato, kkkkkk

Peço que coloquem esse meu site na sua lista de blogs, pois ajuda muito na divulgação. Quem quiser, é só me avisar que acrescento na minha lista também, que gera acessos pra vocês a partir de quem entra aqui.

Por hoje é isso. Comenta aí o que achou!
Vejo vocês nos comentários e no próximo post

Forte abraço a todos e fiquem com Deus.

See ya...


ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não sou profissional de investimentos nem consultor financeiro licenciado. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. O Diário de um Poupador e seu criador não são responsáveis pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

sábado, 6 de novembro de 2021

Novo Ranking dos Patrimônios da Finansfera

Olá meus amigos, estava pensando aqui e vi que há um bom tempo não temos ninguém atualizando um ranking dos patrimônios dos colegas da Finansfera por aqui. Na verdade, não sei se alguém está fazendo, pois não conheço todos os blogs, e não vi o ranking em outro lugar. Então, primeiro me digam nos comentários se sabem de alguém que está fazendo e o link pra eu poder acessar.

Darei uma olhada e se eu gostar, deixo esse assunto quieto. Mas se não for tão legal, ou a pessoa falhar em atualizar, então quero fazer um trabalho interessante aqui. O que acham da ideia?

Obviamente, preciso de autorização dos integrantes do ranking para poder divulgar, mas a princípio, irei pegar os dados de alguns que já conheço bem para montar um ranking simples aqui a título de curiosidade daqueles que ainda não sabem do que estou falando.

Quando cheguei aqui na blogosfera de finanças, em meados de 2017, ou seja, há mais de 4 anos, eu não cheguei a pegar o probetão, o blog mais conhecido da sua época, com muitas discussões e polêmicas. Eu soube que era o pobretão que fazia essa ranking, e a galera gostava muito. Quando cheguei era outra pessoa que estava encarregada dessa tarefa, mas eu não lembro quem, só sei que foi passando de mão em mão. Uns desistiam e passavam a bola pra frente, outros simplesmente paravam de fazer. Quem sabe agora, eu que já estou aqui há todo esse tempo, não posso contribuir com algo.

O intuito é sempre MOTIVACIONAL, não é gerar brigas, inveja, ou qualquer sentimento ruim. Vendo a galera aumentar seu patrimônio regularmente, em um local que consolide tudo, isso certamente vai gerar em muitos aquela vontade de fazer parte de uma turma, de um ranking, de um grupo de pessoas com um objetivo, o de atingir a independência financeira.

Pois bem, eis um exemplo de ranking simples que preparei para vocês terem uma ideia. Lembrando que ainda não pedi autorização aos que aqui estão, mas como são blogs que eu já sigo há bastante tempo e já os conheço, creio que não irão se importar. Se se importarem, basta me avisar que apago e paro de atualizar com essas informações.

Ah, quem quiser participar e não estiver na lista, deixa nos comentários aí abaixo que pretendo fazer tudo certinho. E outra, eu lembro que tinha umas regras, como as que seguem abaixo:
- Precisa postar o fechamento até no máximo o dia 10 do mês
- Não pode ficar um mês sem postar
- Se a contabilização do patrimônio incluir bens como imóveis ou veículos, será considerado só o patrimônio mais líquido, com investimentos em renda fixa e variável

Pois se não fica sem organização. Então, se quiser participar, peço que seja regular nas suas postagens, e claro, me avise nos comentários pra eu poder colocar o link para seu blog, e também na minha blogroll.

RANKING (Interino) DOS PATRIMÔNIOS DA FINANSFERA




Esses acima são os que estão na minha blogroll, e portanto são os que eu acompanho. Também foram os que atualizaram seus fechamentos em Outubro/2021. Tem vários outros blogs que sigo, mas ou eles não atualizaram, ou então eles não colocam os valores, apenas as proporções das divisões do patrimônio e a rentabilidade. Nesse caso não dá pra colocar no ranking.

Novamente, quem quiser participar, basta me solicitar nos comentários, atualizar seu patrimônio de outubro, e eu já atualizo o ranking.

Peço que coloquem esse meu site na sua lista de blogs, pois ajuda muito na divulgação. Quem quiser, é só me avisar que acrescento na minha lista também, que gera acessos pra vocês a partir de quem entra aqui.

Por hoje é isso. Comenta aí o que achou!

Forte abraço a todos e fiquem com Deus.



ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não sou profissional de investimentos nem consultor financeiro licenciado. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. O Diário de um Poupador e seu criador não são responsáveis pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.