quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Comprando o Segundo Carro

Vamos ver até que ponto é válido comprar um segundo carro e arcar com as despesas que vêm junto, além, claro, de gastar com a aquisição. Vale a pena pagar dois IPVAs? E o gasto com combustível? Não é melhor ficar de Uber? 

Pois bem, compramos outro veículo e agora temos 2 automóveis em casa. A necessidade surgiu quando passei a viajar a trabalho com o carro que tínhamos devido à pandemia. Minha esposa ficava então de 3 a 4 dias sem poder sair de casa direito. Levar o filho pra escola, fazer mercado, resolver pendências, não dava pra favor sem ser a pé, ônibus, ou Uber. A questão é: não gosto de ver minha esposa e filho saindo de casa por esses meios. Violência, sequestro, assalto, entre outras atrocidades das cidades movimentadas me levaram a adotar essa prática há quase uma década. 

Decisão tomada passei a procurar bons carros a preço satisfatório. Após a pandemia pensei que iria ser fácil encontrar boas pechinchas,  mas foi o contrário. Após busca intensa e que levou meses de paciência até aparecer realmente uma boa oportunidade de comprar um carro bom e barato que valesse a pena, encontrei um 2006 extremamente conservado por 22 mil reais, 1.8, completo. Compra feita À VISTA. Investimentos desfalcados. Nosso outro carro é ótimo também e nos custou 14.500. Com essa aquisição, nosso patrimônio líquido deve cair de 110 mil para 85 mil, já que tivemos despesas com algumas coisas na aquisição, tipo itens de conforto adquiridos e alguma pouca manutenção. 

Temos 2 carros que somados custam menos que um popular básico a partir de 2015.

IPVA bem barato. Consumo vai aumentar um pouco, mas dentro da normalidade. Seguro também aumentará, mas devido ao valor do automóvel não é caro. Gastos com lava jato e manutenção também aparecerão. Pretendo trazer aqui esses gastos durante os fechamentos. 

E aí, o que você acha da ideia? 


Forte abraço e fiquem com Deus

4 comentários:

  1. Olá, DdP.

    Se vocês acharam que seria necessário, logo fez uma boa aquisição. O ruim é que veio em um momento que está tudo caro.
    Dinheiro é para gastar com o que necessitamos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. O carro é uma das coisas mais demonizadas pelo movimento FIRE na internet, mas acho que é mais um dos pontos onde o pessoal tem uma visão radicalizada.
    Do que adianta você se privar de ter um veículo (ou 2 deles) para economizar uns trocados durante o ano e deixar você ou sua família expostas a limitações e riscos?

    Acredito que é preciso ser prudente na escolha do veículo e buscar carros confiáveis, econômicos e com boa revenda.

    O problema é que o brasileiro médio gosta é de um carrão, só ver a vibe que foi construída em Mercedes, Volvo e BMW já com uma década ou mais de uso e que a Classe B desse país está comprando cada vez mais, e olha que esses são os piores carros: beberrões, depreciam muito rápido e tem uma manutenção caríssima. Mas o povo não tá nem aí, pagam só para andar por aí com a logo no para-choque, parece Iphone.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  3. E aí Diário!

    Eu já pensei diversas vezes em vender o meu carro (2009) e tentei até convencer o pessoal da minha ideia (sobre os custos, a facilidade de UBER etc etc), mas no final das contas não fiz.

    Cada caso é um caso, e no seu você pesou na balança e viu que precisava; não tomou uma atitude irracional (burra) de comprar carro 0km ou comprar por comprar.

    Como eu disse, cada um tem um pensamento e um caso, então aproveite o seu novo bem.

    Abs!

    Papai dos Investimentos
    https://papaidosinvestimentos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Fala Diário! Carro é bão mas é paia. Vc fez bem dentro de sua necessidade. Não sou aqueles que fica destilando que "carro é passivo, só gastos". Tudo tem seus gastos, e se vc tem necessidade, siga em frente. Um abraço!

    ResponderExcluir