terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Manual do Iniciante na Blogosfera



Imagine as seguintes cenas:



Cenário 1: Alguém com alguns milhares de reais, todos na poupança, escuta alguém falar sobre tesouro direto. Daí joga no Google "Como investir no tesouro", lê um monte de sites, todos dando as mesmas orientações. Daí em algum lugar lê que existe a renda variável, ações, fundos de investimento imobiliário, e vai atrás do Google novamente. Numa dessas pesquisas, lê o site de algum dos colegas da blogosfera, acha interessante, e dá de cara com o famoso "blogroll".


Daí começa a navegar entre um blog e outro, uma postagem e outra, e fica cada vez mais interessante ver a realidade de pessoas como ela, mas que têm um conhecimento sobre investimentos, que já fizeram seu dinheiro render bem mais do que a poupança.


Esse internauta poupador descobre que pode interagir com os blogueiros por meio dos comentários, aí ele faz uma das 3 opções a seguir:

1 - Faz uma conta no Google e começa a participar ativamente das discussões da blogosfera de finanças, mas sem um blog;
2- Cria um blog e começa registrar o desenvolvimento do patrimônio;
3 - Ou apenas fica anônimo, comentando, ou apenas olhando o desenrolar dos blogs.


Cenário 2: Alguém que não consegue poupar nem o dinheiro do passeio do fim de semana, vive um cenário de aperto de contas, esteja com dívidas ou não, procura no Google como poupar mais, e dá de cara com algum blog da blogosfera, com excelentes dicas de como parar de ser um gastador e fazer o dinheiro render.


E da mesma forma que o anterior, passar a ser um visitante assíduo dos blogs que temos por aqui.


Se identificou com algum?



Se você é iniciante nessa comunidade (se já passou por isso vai lembrar), já deve ter dado de cara com termos amplamente utilizados por aqui como: Blogroll, independência financeira, aporte, renda variável, planilha do AdP, entre outros. Se  ficou meio 'boiando' e até agora não sabe alguns, ou muitos, desses termos, esse post é pra você.

É preciso saber alguns termos e significados importantes para poder entender tudo que se passa por aqui.


Eu gostaria de ter visto um post desse quando cheguei, na verdade não sei nem se há algum assim. De qualquer forma, deixo minha contribuição para todos aqueles que se familiarizaram com a blogosfera, e são (ou querem ser) frequentadores assíduos, seja com um blog, seja comentando, ou apenas como anônimo expectador.



- Independência Financeira: Termo utilizado para caracterizar um estado financeiro onde o patrimônio aplicado gera rendimentos, mensais ou anuais, capazes de suprir suas despesas, de maneira que trabalhar não seja algo necessário para você pagar suas contas.


- Aportar: É o ato de aplicar uma parte do dinheiro que você ganha em algum investimento. Seja apenas deixando na poupança, ou enviando para corretora e efetuando a compra de algum ativo: Títulos do tesouro, ações de alguma empresa, etc.


- Ativo: É um bem que gera rendimentos, gera renda de forma constante. Exemplos são os títulos e as ações citadas anteriormente. A preferência é o investidor adquirir ativos.


- Passivo: É o bem que consome renda, e de forma constante. A preferência é o investidor se livrar de passivos.


- Renda passiva: São os rendimentos oriundos dos ativos, que aumentam o patrimônio, e com o passar do tempo, geram o fator exponencial dos juros compostos nos investimentos. Não confunda com passivos! Renda passiva advém dos ativos.


- Renda Variável: Apesar de conter "Renda" no nome, geralmente esse termo trata de ativos que possuem uma variação em seu valor, geralmente uma variação constante e considerável. As ações são um bom exemplo, pois seu preço varia diariamente, a cada minuto, na verdade, é negociada com um novo preço. A renda que o investidor conseguirá com esses ativos será também variável. Diferente dos títulos do tesouro, ou mesmo da poupança, onde as variações são ínfimas, tornando esses últimos na chamada "Renda Fixa"


- Controle Patrimonial: É o ato de registrar habitualmente a evolução do patrimônio, de maneira objetiva e detalhada, separando os investimentos


- Alocação de Ativos: É o ato de dividir os investimentos de forma a otimizar a relação de risco X recompensa. Sempre levando em consideração o valor que o investidor tem, seus objetivos e metas, e o prazo escolhido por ele. O termo Diversificação é fortemente relacionado com Alocação de Ativos


- Diversificação: É o ato de aplicar o dinheiro em diferentes ativos, visando minimizar o risco da carteira.


- Planilha do AdP: É uma planilha extremamente útil para controle do avanço patrimonial, largamente utilizada pelos participantes da blogosfera. Ela consegue separar os investimentos pelo tipo, e consolidar todos no final. Além de calcular acertadamente as cotas e a variação dos investimentos de forma independente do aporte. Você a encontra clicando aqui, no site do colega Além da Poupança.


- Blogroll: É uma lista com os blogs parceiros de determinado site. Geralmente fica nas laterais de um blog. Nele você consegue navegar pelos blogs dos colegas que fazem parte da comunidade e regularmente postam novidades e assuntos que rendem boas discussões.


- Siglas nos nomes: É a forma como um participante costuma chamar o seu colega nos comentários, ou então o mencionando em alguma postagem. Isso ocorre pelo fato de o nome do blogueiro (que geralmente é o nome do blog também) ser extenso, e para não ficar escrevendo toda vez, coloca-se apenas as iniciais: Exemplos são: Além da Poupança (AdP), Viver de Construção (VdC), Valores Reais (VR), Viagem Lenda (VL), Investidos Inglês (II), Senhor Bufunfa (SB), Buscando Primeiro Milhão (BPM), A Virada do Jogo (AVJ), Dinheiro Investimento e Lazer (DIL), ou mesmo Diário de um Poupador (DduP, mas pode me chamar de "Diário" mesmo :D)


- Rankings: Alguns colegas elaboram listas em ordem decrescente de valor de Patrimônio, e de Renda Passiva. Neles é possível ver qual dos participantes tem tido um resultado melhor. Importante observar que muitos blogs da blogosfera não fazem parte desses rankings, seja pelo fato de terem vagas limitadas (o blogueiro também tem vida social, impossível olhar 200 blogs e fazer ranking), seja por livre e espontânea vontade do blogueiro não fazer parte, ou mesmo não divulgar sua carteira.





Algumas observações:


- Não sou nenhum expert em finanças, muito menos sou um blog experiente nessa comunidade. Aqui está apenas uma pequena contribuição do que aprendi nesse tempo navegando por aqui.


Portanto, caso eu tenha errado em alguma definição, ou tenha cometido algum equívoco, peço desculpas desde já, e agradeceria se me corrigissem nos comentários para que possa atualizar esse Manual da Blogosfera.


Caso você tenha alguma ideia, de algum termo que possa fazer parte dessa lista, ficaria muito feliz se você deixasse sua contribuição por aqui, para que possa ir incrementando aos poucos.


Esse manual irá ficar num local de destaque no blog, para que os iniciantes possam tirar alguma dúvida. Por isso qualquer contribuição será de grande ajuda para os colegas novatos, e quem sabe até algum veterano.



Deixo um forte abraço e fiquem com Deus.



Diário




quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Memes da Matrix #4 - Oferta de Empréstimo na Blogosfera


Olá colegas, como estão?

Hoje entrei no Blogger para conferir as novidades, comentários novos, estatísticas, etc, e acabo me deparando com a seguinte mensagem deixada para mim:


Pra quem não tá conseguindo ler, abaixo segue a descrição dessa pérola:

TESTIMONIO SOBRE COMO EU OBTIVE MEU PRÊMERO PARA PAGAR MEUS BILLS

Meu nome é Lukas Holloway. Eu moro nos Estados Unidos da Califórnia e hoje sou um homem muito feliz. Eu disse a mim mesmo que qualquer emprestador de empréstimo que pudesse mudar a minha vida e a da minha família, vou encaminhar qualquer pessoa que esteja à procura de empréstimo para eles. Eles deram felicidade e minha família, eu precisava de um empréstimo de US $ 250,000.00 para começar minha vida como viúvo com 2 filhos. Eu quis dizer essa empresa honesta e credora de empréstimo de DEUS em linha que me ajudou com um empréstimo de $ 250,000.00 dólares americanos, eles são de fato DEUS temendo People, uma empresa de empréstimo respeitável.

Estou muito feliz por ter obtido empréstimo da MARVIN INVESTMENTS LIMITED hoje.
Se você precisar de empréstimo e você tem 100% de certeza de pagar o empréstimo, entre em contato com eles e diga-lhes que o Sr. Lukas Holloway dirigiu-se a eles.
contato via E_mail: (Omitido)


Você pode conferir a pérola originalmente clicando aqui.

Se você é um frequentador assíduo da blogosfera, sabe o quanto empréstimos e dívidas não são nada saudáveis para um orçamento. E mais, se você conhece minha história, sabe o quanto eu tenho uma grande raiva por empréstimos, depois de tudo que eu já sofri com esse mal!

Pois bem, daí me aparece essa figura, me oferecendo uma empresa que concede empréstimos!

E o que dizer dessa tradução fajuta no Google?!

Sem falar nessas pérolas:

"TESTIMONIO"
"PRÊMERO"
"emprestador de empréstimo"

Mas foi até bom, pois estava meio sem idéias para postar!

Por hoje é só colegas...

Ótima semana a todos.

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Fechamento Janeiro/2018 - Primeiro no Azul

Olá colegas.

Meio atrasado, mas segue meu fechamento para esse mês de janeiro que terminou, e com o detalhe de ter sido meu primeiro fechamento no azul, tanto que começo de fato usar a planilha do ADP, pois já que ela não contabiliza dívidas, não a estava usando antes.

Esse mês de janeiro consegui finalmente quitar meu último empréstimo consignado, e para isso raspei o tacho, fiquei praticamente sem dinheiro, e janeiro terminou um mês muuuito apertado. Mas precisei fazer esse esforço, pois queria muito me ver livre de dívidas no contra-cheque. E agora, com ele limpinho (depois de quase 7 anos) posso fazer o planejamento de aportes de forma mais consistente.

Segue portanto a planilha, simples, humilde, chegando devagarzinho no meio de tantas planilhas recheadas blogosfera à fora.




Segue gráfico com a evolução do patrimônio, mostrando o primeiro mês positivo!



Aqui o Balanço Patrimonial, agora apenas com ativos: (Adeus passivos!)



E o gráfico com a composição do patrimônio:



Bom, esse mês, apesar de pouco, foi uma realização ver o saldo do patrimônio positivo, sem consignados a pagar!

A previsão para fevereiro e março é que eu mantenha esse valor pois pretendo montar uma reserva de emergência, a qual optei por não incluir nos investimentos, já que será uma reserva simples, incluída no orçamento, como se fosse um cheque especial, para imprevistos mais "comuns", como manutenção no carro, remédios mais caros não previstos no orçamento, ou também caso eu extrapole o planejamento do mês, e aí, para não acabar tendo que pedir emprestado a conhecidos, prefiro ter essa reservazinha de prontidão. Minha pretensão é deixá-la com uns R$ 5.000,00. Esse mês ela já está com cerca de R$ 1000,00, deixados na poupança mesmo.


Portanto, tudo muito simples, humilde, mas com uma sensação de dever cumprido gigantesca!

___________________________________________________________

ACOMPANHAMENTO DAS METAS

Minhas metas estabelecidas para 2018 se encontram aqui, que foi o post onde eu descrevi como podemos fazer para estabelecer metas de uma forma que seja possível e viável alcançá-las, evitando muita frustração depois.

E agora inicio o primeiro registro de acompanhamento delas aqui no blog. Vamos ver como me saí.


INGLÊS

- Duolingo: Meta: atingir o nível máximo, 25, com 30.000 XP no ano, média de 65 XP por dia
  - - Estou com 9773 XP, faltando 20227 para os 30 mil, portanto uma média de 60,56 XP por dia. Logo, estou indo bem com minha meta. O aplicativo já diz que sou 77% fluente na língua.

- Assistir, traduzir e entender um episódio de série em inglês por semana: 4 por mês, 48 no ano
  - - Infelizmente, deixei a desejar, e não consegui fazer isso com nenhum episódio. Agora em fevereiro, com as férias terminadas, poderei fazer com mais tranquilidade.


SAÚDE

- Me exercitar na academia um total de 144 dias no ano, 12 dias por mês, 3 por semana
  - - Em janeiro fui apenas 6 vezes para a academia, o que é metade da meta. A viagem nas férias deu uma contribuída para esse meu relapso. As coisas tendem a se regularizar agora em fevereiro.

- Perder 10 kg, alcançando ficar abaixo de 70 kg
  - - Comecei essa meta com 79 kg, com a viagem à fortaleza, fui para 81 kg!!!
Mas, consegui terminar o mês de janeiro com os mesmo 79 kg que comecei. Não digo que foi uma vitória, mas já perdi os 2kg que ganhei nas férias.


FINANCEIRO

- Quitar o último  empréstimo consignado restante em janeiro
  - - CONSEGUI!!!

- Aportar no geral R$ 20.000,00 no ano, 2.000 por mês a partir de março/2018
  - - Essa meta somente se inicia em março

- Montar uma reserva de emergência de 5.000 reais até o final do ano
  - - Já tenho R$ 1000,00 dessa reserva

RECEITAS PREVISTAS

- R$ 122.000,00 (Salário, 13¤, Férias, Últimas parcelas a receber por venda de carro)
  - - Recebido até agora aproximadamente R$ 9753,00

- DESPESAS PREVISTAS

  - - R$ 97.000,00 (Despesas mensais: 7.000,00 / Viagens / Investimento em negócio para renda extra  / Alguns móveis previsto para serem trocados  /  Vacinas anuais  /  Ajuda a família)
  - - Gasto até agora: R$ 13.111,00
  - - Porém apenas R$ 6.583,00 fora referente às minhas despesas mensais, o restante foi a viagem e manutenção do carro.

APORTE ANUAL PREVISTO

- R$ 25.000,00
  - - R$ 1.000,00 na reserva de emergência



Um abraço a todos e fiquem com Deus.

:D

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Ganhando dinheiro com o cheiro ruim de sovaco alheio! - Memes da Matrix #3



Dando sequência à série "Memes da Matrix", segue essa verdadeira pérola.

Cada vez mais o brasileiro se supera!

Agora você pode vender sprayzada no carnaval e faturar uma boa grana, afinal, o que vai ter de gente suada nos blocos não é brincadeira.

Levando em consideração essa ideia, nesse carnaval você pode vender também remédio pra infecção intestinal na frente daquele cachorro quente podrão da avenida, ou quem sabe pílula do arrependimento do dia seguinte nos pontos de ônibus mais próximos dos locais de desfile de blocos de carnaval.

Ou ainda, de manhã bem cedo, depois de uma noite de farra do carnaval, em vez de gritar "Ó o gás!", você grita ainda mais alto: "Ó o ENGOV!" pra lembrar quem tiver de ressaca.

Esse brasileiro, e o do milho do post anterior, mostrou que não há limites para o empreendedorismo!

Basta identificar uma necessidade, e o capitalismo já chega dando voadora.


Projeto de Renda Extra + Maquininha de Cartão

Quem não quer ter uma renda extra, de preferência que seja fácil? Já que tem tanta gente tentando, até esse cara do desodorante e o tio do milho com fio dental, eu não quero ficar de fora.

Esse ano quero implementar alguma receita que venha de vendas na internet, ou vendas pessoalmente, pela Olx. Como a senhora Diário começou vender umas semi-jóias, ela quis trabalhar com cartão de crédito, para não precisar vender fiado. Adquirimos então a maquininha do mercado pago, pagamos 68,80 com um desconto de 50 reais (ela custa 118,80). Ela é bem fácil de usar, basta pareá-la via Bluetooth com o Smartphone e voilá, já podemos receber vendas no cartão de crédito e débito.

E o melhor, quem compra a maquininha pode indicá-la a qualquer pessoa, amigo, família, que também queira trabalhar com cartão de crédito, e com essa indicação pode ganhar 50 reais de bônus. Esse dinheiro entra na sua conta do mercado pago, e você pode retirar para seu banco sem nenhuma taxa, ou pode usar junto com todo o saldo que entra de suas vendas, com o cartão de débito que você pode solicitar do Mercado Pago.

Eu coloquei o link da maquineta aqui no blog, no canto superior direito, ao lado da primeira postagem. Quem desejar trabalhar com carão de crédito é uma ótima opção. E se você conhece alguém que também tem esse desejo, pode indicar o link para essa pessoa e ganhar 50 reais de bônus.

Vou atualizando aqui no blog esse meu projeto de renda extra com vendas na internet e pessoalmente.



Fico por aqui, um grande abraço colegas

:D