segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Extrapolou o Orçamento? O que fazer para voltar à normalidade?



Para atingir a independência financeira, o primeiro passo é gastar menos do que ganha. Aliás, não é só o primeiro passo, é o passo fundamental. Sem ele, qualquer planejamento para a IF não é e não será suficiente.

Mas existem meses em que imprevistos acontecem e o planejamento mensal vai pelo ralo. É um remédio mais caro, um conserto no carro, uma necessidade familiar, uma conta não prevista que chega inesperadamente, uma multa de trânsito, um roubo, um evento importante para ir quando não foi planejado. Essas situações são mais comuns do que se imagina, por isso é sempre bom estar preparado, financeiramente e psicologicamente, para quando acontecerem.

De tempos em tempos é preciso reformular estratégias, rever orçamentos, gastos, planejamentos, metas... pois não tem como ser totalmente previsível do que vem pela frente. Quando se trata de orçamentos, não dá pra ser inflexível.

No meu caso, nesse último mês o carro deu problema no cabeçote do motor e precisou de uma retífica. Foram 1450,00 gastos com manutenção. Fora cerca de 150,00 que gastei com transporte enquanto o carro ficou parado.

Esse dinheiro precisou sair da reserva de emergência, afinal é pra isso que ela serve.

Além disso, peguei uma tosse alérgica que durou quase duas semanas, sem conseguir sequer dormir direito. Resultado, depois de uma semana no desespero, eu tava comprando qualquer remédio, chá, mel, tudo que me indicavam eu ia comprando, doido pra ficar bom logo.

O efeito psicológico que ocorreu foi uma reação em cadeia. Passei a gastar mais do que o estipulado para outras coisas do orçamento. Talvez por um estado emocional fraco depois de meses de economia, fechando abaixo do orçamento, e, claro, da tosse ininterrupta. O fato é que extrapolei e gastei muito sem necessidade, especialmente com lazer, e comida fora de casa.

Tentei estancar a sangria, mas já era tarde, já tinha extrapolado cerca de 500 reais do orçamento, além do que gastei com o carro, e precisei entrar na reserva de emergência. Pelo menos o estrago não foi maior.

Quem já está há mais tempo nessa caminhada com certeza já deve ter passado meses assim.

Se você investe, mas não tem uma reserva de emergência, repense bastante, e tome a atitude correta para montar essa reserva o quanto antes.

Além disso, é preciso ser equilibrado nos gastos, especialmente no começo do mês. Para não ter que apertar demais o cinto no final do mês e acabar se sentindo sufocado.

Percebi que ainda vagueia dentro de mim aquele velho sentimento perigosíssimo de querer se recompensar por passar por algo difícil. Apesar de 'se recompensar' ser algo que respeita a lógica de vida, quando se trata de finanças tem-se que pisar em ovos.

Pois se esse "algo difícil" for economizar para respeitar o orçamento, a recompensa não pode ser gastar mais! É um contra senso. É a mesma coisa que seguir uma dieta durante 7 dias, e se recompensar com uma pizza, ou com um sorvete no final de semana, apenas por ser disciplinado na dieta!

E o perigo é que isso acontece inconscientemente. Da mesma forma que uma doença silenciosa, gastar mais para se recompensar por economizar começa aos poucos e só é descoberto quando já está num estado avançado.

Bom, e o que fazer caso gastemos demais e extrapolemos o orçamento inicial?

Caso você ainda esteja no meio do mês, vai  precisar rever com cuidado seus gastos anotados no seu fluxo de caixa, aquela listinha onde você registra todas as despesas do dia-a-dia.

Veja bem, se você faz exames constantemente, pode descobrir doenças antes de elas avançarem, e a tempo de poder tratar.

No caso das finanças, esses exames são o fluxo de caixa e o orçamento pessoal. Essa dupla é capaz de te dizer: "Olha, você está gastando demais. Se continuar assim, vai ficar sem dinheiro no final do mês!"

O orçamento pessoal é o laboratório que examina o sangue das suas finanças. Ele te diz se sua condição financeira está com o colesterol alto, se está com diabetes, ou se está com anemia.

Por isso a importância de se registrar todos os gastos, dos menores até os mais significativos.

No meu caso específico, da mesma forma que uma constatação de problema de saúde antecipado, vou ter que tomar atitudes financeiras saudáveis, e mudar os hábitos de consumo. Do contrário, ou vou ficar sem dinheiro pra terminar o mês, ou vou ter que ir minando a reserva de emergência.

A reserva de emergência é como se fosse um remédio pra dor de cabeça. Você pode ir tomando, tomando, e ir se segurando. Mas se não tratar a causa, uma hora esse remédio não vai ter mais serventia, e a dor vai continuar. E pior, ter feito bastante uso desse remédio sem tratar a causa, vai ter prejudicado bastante sua saúde financeira. Pois sua reserva de emergência pode acabar, e numa real necessidade, não vai ter esse recurso para recorrer.

Voltando ao orçamento, caso você não tenha e não faça um orçamento doméstico, das duas uma: ou você está gastando mais do que ganha e não está percebendo, ou você poderia estar aportando bem mais nos seus investimentos, e não se dá conta disso.

A importância de colocar suas metas e objetivos no papel é indiscutível. Há inúmeros estudos que mostram e ratificam essa importância.

Diante então dos seus registros, é preciso ver exatamente pra onde foi a maioria dos gastos. Daí em diante, estanque esse vazamento o quanto antes.

Por exemplo, se percebeu que gastou de mais comendo fora de casa, é porque, por algum motivo, você está sendo levado a essa atitude inconscientemente. Portanto, com o 'exame e diagnóstico' nas mãos, tome a decisão correta e pare com a atitude identificada, que está prejudicando suas finanças.

Agora, caso só venha a perceber que gastou demais depois do final do mês, é hora de revisar gasto por gasto para onde o dinheiro vazou e planejar o mês seguinte.

Com o orçamento do mês anterior em mãos, vá direcionando verbas para aqueles itens onde você sentiu a necessidade de fazer mais despesas que os outros. Mas sempre filtre se foram despesas realmente necessárias.

E tenha em mente que você deve respeitar o orçamento todos os dias.

Mais do que procurar investimentos com altas rentabilidades, é bem mais lucrativo se policiar para se manter dentro do planejamento mensal. Pois as suas despesas mensais são algo constante no seu dia-a-dia, com alta capacidade de minar suas finanças.

E como muitos conhecem aquela primeira regra do Warren Buffet: Nunca perca dinheiro.

CONCLUSÃO

É preciso se policiar sempre, para que as despesas diárias não atrapalhem o planejamento mensal, muito menos a caminhada até a independência financeira.

Se você não faz um fluxo de caixa e um orçamento doméstico, e percebe que sempre termina o mês negativo, usando cheque especial ou cartão de crédito, inicie o quanto antes para diagnosticar o seu problema.

Caso você tenha esse orçamento e mesmo assim esteja gastando demais, faça uma auditoria minuciosa nos seus registros e descubra para onde o dinheiro está indo.

É lembre-se de tempos em tempos rever seu orçamento, pois os dias nunca são iguais, as necessidades mudam, o psicológico muda, tudo muda. Portanto, seja flexível e se adeque, sempre mantendo-se dentro do planejado.

E por fim, não esqueça de ter sua reserva de emergência sempre a postos e abastecida, para reais necessidades, pois imprevistos sempre, sempre acontecem.

Um forte abraço do Diário.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Como Conseguir Descontos Mesmo em Locais que Não Dão - Poupando Centavos #3

E aí pessoal.

Mais um post da série Poupando Centavos.

Será que é possível conseguir um desconto "na marra"?

Veja como tenho conseguido sucessivos desses descontos e incrementado o patrimônio um pouco mais.

Quantas vezes você tentou conseguir algum desconto, ainda que pequeno, e ouviu um "não" bem firme? Quantas vezes não tentou pechinchar e teve que ouvir que os preços eram tabelados e não poderiam diminuí-lo?

Hoje quero trazer aqui uma forma de você conseguir descontos independente do local, independente da boa vontade, independente da resistência em concederem esse benefício.

Farmácias, lojas, supermercados, cafeterias, lanchonetes, restaurantes, cinemas, qualquer lugar fica suscetível a dar descontos com a técnica passada aqui no blog.

Como essa série de posts trata de poupar centavos, os descontos aqui tratados não serão expressivos por compra, mas serão valores expressivos devido à regularidade em que é possível usar essa técnica.




Esses últimos dias eu pude economizar significativamente usando a estratégia que uso do CET - Cálculo Estratégico do Troco - que você pode conferir clicando aqui.


Em síntese, segundo essa técnica que utilizo, você calcula quanto pagar em notas, pra poder receber o máximo possível do troco em moedas.


E por que isso?


Porque dá pra ganhar dinheiro com moedas! Simples.


Aqui no blog eu mantenho essa série de #Poupando Centavos dando dicas de como conseguir ganhar mais do que as moedas valem.


"E como conseguir ganhar dinheiro com dinheiro, Diário?"


Tem três formas básicas:

1- Trocando as moedas por notas e conseguindo ganhar uma porcentagem em cima (Ou desconto, que dá no mesmo)

2- Encontrando moedas diferenciadas que valem mais vendendo na Internet
(Confira aqui quais são)

3- Ou conseguindo diminuir o preço das coisas devido à ausência de troco comum dos estabelecimentos.
(Diferencia-se do item 1, pois aqui não é uma troca de moedas por notas ganhando desconto)


O post de hoje trata especificamente do ITEM 3 acima.


Bom, fui ao cinema com a senhora Diário (no dia em que todos pagam meia, óbvio), e o valor deu 15,00 reais.

Rapidamente, usando a Técnica CET, peguei 16 reais trocados na carteira para poder receber o troco de 1 real em moeda.

Quando o rapaz do caixa viu que eram 16 reais, sua primeira reação foi a mais comum, tentou me pedir um valor pra que o troco fosse em notas. Como não conseguiu, tentou outra alternativa. Ele tinha apenas uma moeda de 50 centavos, e queria que eu viesse buscar após o filme. Eu argumentei que o filme iria demorar e que o caixa poderia estar fechado, assim iria ficar sem o troco.




Minha reação (por dentro) à tentativa do caixa de me dar o troco depois

Após ele tentar conseguir com os outros caixas sem sucesso, e vendo que eu estava irredutível pra sair sem o troco, vi então a janela aberta para a possibilidade número 3 citada acima. Pedi para deixar o cinema por 14 reais e não precisar me dar troco. Seria mais simples. 

Dito e feito, o ingresso me saiu por 14 reais!

Quem conhece cinema, sabe que pechinchar ali não é uma tática bem sucedida. Principalmente por ser muitas vezes uma rede franqueada, e quando é assim, desconto é algo praticamente impossível.

MAS... diante da impossibilidade de troco, você consegue um desconto na marra.

Agora, gosto de deixar bem claro: Se você acha 1 real pouca coisa pra """"tanto"""" trabalho, lembre que de pouco em pouco é que se faz grandes patrimônios. E mais, isso acontece inúmeras vezes no dia-a-dia. Agora multiplique 1 real por inúmeras vezes, e a conta será a seguinte:

1 real   X   inúmeras vezes  =   inúmeros reais!

Outro caso onde é possível aplicar a técnica CET, que aconteceu esses dias, foi quando precisei comprar aqueles pacotes de folhas A4 numa loja do shopping. Depois de pesquisar alguns locais, eu sabia mais ou menos o preço do pacote com 100 folhas. Achei por 5,20 em uma loja de eletrônicos e escritório bem famosa.

Em vez de dar 6, ou 10 reais, por exemplo, que seria o mais 'normal', usando a técnica CET o ideal é pagar 7 reais, uma nota de 5 e uma de 2. Nesse caso o troco em moedas seria o máximo possível.

Quando a pessoa do caixa viu as notas na minha mão, totalizando 7 reais, e viu que teria que ter muitas moedas pra dar o troco, me perguntou se eu não teria 20 centavos. Minha reposta foi: "Poxa, moeda tá tão difícil, moça!"

Qual a solução dela que não tinha moedas? Exatamente! Me cobrou apenas 5 reais, me dando 0,20 centavos de desconto na marra.




Reação da pessoa do caixa ao ver que teria que dar o troco com muitas moedas


Me diga se eu teria esse desconto se eu simplesmente pedisse. Poderia ser que sim, mas a probabilidade maior é que não. Era uma loja grande, que dificilmente dá desconto, alegando que os preços são tabelados. Com essa técnica você inverte essa probabilidade, e pode ganhar um abatida no preço.

Podemos usar esse artifício a nosso favor, e ir galgando dia a dia alguns centavos, incrementando o aporte nos investimentos.

Se você ainda está cético quanto a utilidade disso tudo, vamos a uma conta que gosto de fazer aqui no blog, a do montante final de uma aplicação regular, explicada aqui.

Se você conseguir em descontos e troca de moedas cerca de 4 reais por semana, 16 por mês, e usar esse valor num investimento a 1% ao mês, em 30 anos, temos;

16 * ( ( 1,01^360  -  1 ) / 0,01 ) = 55.919,00

É o valor de um excelente carro, apenas usando uma técnica simples, que ganha pouco, porém pouco muitas vezes.

Isso se você não der de cara com moedas diferenciadas, e conseguir até 50x o valor delas, como citei no início do post.

Caso você ainda ache isso tudo muito pouco, besteira, perda de tempo, ou seja lá o que for... Estou postando meu histórico de descontos conseguidos e ganhos com moedas numa aba física do blog, lá em cima, no começo da página, pra que fique visível que a técnica, além de funcionar, é altamente rentável.



E aí, gostou? Deixe seu comentário.

Caso você tenha gostado dessa técnica, mas apenas é um visitante anônimo, deixe seu comentário, mesmo que não se identifique. Liberei os comentários para anônimos.

Isso ajuda a ter sempre boas ideias para pessoas que passam por aqui, e também me ajuda a ter boas ideias pra novos posts da série.

Pra quem estiver usando a técnica, desejo sucesso nos descontos e ganhos.

Conte aqui em baixo onde você tem conseguido faturar descontos legais.


Abraços, and see you next post...





Rolou no blog

Sabia que dá pra tomar o cafezinho de todo dia totalmente gratuito, e ainda economizar uma grana de uma Hilux SW4 com essa atitude? Clique abaixo e confira:


6 Lugares e Formas para Tomar o Cafezinho de Graça

sábado, 18 de novembro de 2017

6 Lugares e Formas para Tomar o Cafezinho de Graça


O cafezinho de todo dia é algo habitual para muita gente. Alguns mais, outros menos, mas o número de pessoas que não passa um dia sem tomar essa bebida é bem expressivo.

Seja pra aguentar um dia de trabalho, ou só pra sentir o delicioso sabor, é fato que tomar um café no ponto é algo bem natural, rotineiro e, muitas vezes, viciante.

Sou um cara que gosta muito de café, sempre tomo pelo menos um por dia. É raro passar um dia sem que eu tenha tomado pelo menos um pequeno.

Acontece que o cafezinho, se tomado em certos lugares, pode custar o olho da cara. Especialmente em shoppings e aeroportos. E como quem toma café nunca toma de forma esporádica, tá mais pra algo diário, então o gasto com esse item também será um hábito.

Hoje quero trazer aqui 6 lugares e formas onde é possível economizar com esse item, tomando o mesmo de graça. Isso mesmo, sem pagar nem um centavo.

A consequência disso é um número bem expressivo ao final do mês. E com o tempo, sabemos que é possível fazer um bom patrimônio apenas economizando centavos.
Veja ao final do post uma conta simples para ter um valor de um carro, apenas seguindo as dicas desse post.

Bem, decidi então parar de pagar pelo cafezinho. 

Não, não saio de fininho sem pagar. Também não foi preciso ninguém sair correndo atrás de mim pra que eu voltasse e pagasse.

Quando digo que não pago mais pelo café, quero dizer que hoje eu só tomo em lugares onde o mesmo é grátis, por cortesia do local, ou em locais onde eu já conheça o pessoal e saiba que sempre tem um cafezinho à espera.

"Deixa de demora, Diário! Onde você toma tanto esse café grátis?"

Vamos lá, 6 locais onde é possível economizar no cafézinho do dia-a-dia:


1 - POSTOS DE GASOLINA

Nos postos de gasolina em que abasteço, ou até naqueles melhores, onde a gasolina é cara, vou lá calibrar os pneus do carro e não saio sem um cafezinho (Ar é grátis em vários postos).

Veja qual o melhor posto no seu trajeto diário casa-trabalho-casa e passe a dar uma paradinha lá pra tomar um cafezinho. Não tenha receio de que o "café é só para clientes". Isso é fachada, porque TODOS são clientes EM POTENCIAL. Então use desse artifício e tome uma xícara totalmente grátis.


2 - LOJAS

Em lojas no centro da cidade, ou até em shoppings, em vários locais costuma sempre ter uma cafeteira à disposição dos clientes. Você pode entrar, dar uma olhada de leve nas coisas, e quando o vendedor chegar para te atender, peça o café.

Mais uma vez, você é um cliente em potencial, use isso a seu favor. Pense que se fosse pagar um cafezinho naquele shopping, não iria gastar menos do que R$ 5,00.


3 - TRABALHO

Na grande maioria das empresas, dos órgãos públicos (principalmente - servidor público toma mais café do que funcionário de lojas 24 horas), há sempre uma garrafa de café quentinho à sua disposição.

Faça bom uso do dinheiro do seu chefe e tome aquele cafezinho totalmente pago por ele. Pra quê gastar do dinheiro do seu bolso, se seu chefe tá pagando?


4 - FACULDADE / ESCOLA

Impossível não ter sempre um local nas faculdades ou nas escolas onde haja café. Seja na secretaria, ou na cantina, café é uma bebida essencial. Pode faltar água, mas não falta café. Foi buscar seu filho na escola? Vá na secretaria para tomar um cafezinho de graça  saber a situação das notas dele, claro, claro...  :D

"Você disse cantina, Diário, tá maluco? Não é pra tomar sem pagar nada?"

Calma pequeno gafanhoto. Veja se na cantina não há aqueles copinhos menores, e pergunte se não é cortesia. Geralmente eles vendem aquelas xícaras maiores. Os copinhos quase sempre é cortesia. Não custa perguntar não é.

Caso seja pago, apenas vá em outro local onde não é!



Seja esperto, sempre.


5 - SALÃO DE BELEZA

Quando for dar aquele trato na cabeleira, é bem comum ali também ter café. Então já sabe, se tá pagando pelo corte de cabelo, é natural o cafezinho sair 0800. Do contrário, procure outro cabeleireiro: um que tenha café.



6 - SUPERMERCADOS, PADARIAS, LANCHONETES

Outro lugar são nas próprias lanchonetes e padarias, onde o mesmo é vendido. Eles vendem a xícara grande. Experimente pedir só aquele "copinho cortesia", como nas faculdades/escolas. Dificilmente vão negar.

Supermercados, além de constantemente terem demostração de café, as quais você não pode perder, verifique se não tem um localzinho lá no fundo com uma garrafa de café. Também não deixe de ir no restaurante do supermercado, caso tenha, para verificar se não tem café lá também... se você é cliente (ou em potencial, nunca esqueça) o café é para você.



CONCLUSÃO

LUGAR NÃO FALTA

Obviamente, seguindo a dica desses locais, geralmente não será um café cappuccino, vaporizado, com chantili europeu, cheio de coisa dentro como canela, ervas e tal... esses aí você deixa pra tomar esporadicamente, quando quiser saciar a vontade num bom passeio de domingo à tarde. 

No dia-a-dia vá de cafezinho grátis. Seu orçamento vai agradecer.

Se bem que há locais como certas redes de supermercado, ou até algumas lojas mais chiques, em que você consegue tomar esse café gourmet grátis. Basta saber chegar, olhar preço, perguntar, mostrar interesse na pessoa que te atende, e... pedir pelo café!  :D




Agora veja o porquê de você deixar de pagar pelo café.

Vamos fazer uma conta simples:

Se eu tomar 1 cafezinho por dia, e pagar por ele 4 reais. Em um mês terei gastado 120,00.
Mesmo que tome somente em dias úteis, seriam 88 reais a menos no orçamento.

Caso queira só aquele bem simples, de 1 real, na dona da esquina, ainda assim serão 22 reais por mês, 270 reais ao final de um ano aplicando na poupança. Em 30 anos é quase 20.000 reais, na poupança!


Se você gasta em média 4 reais por dia com café, só nos dias úteis, investindo esse valor a 10% ao ano (o que não é muito difícil de conseguir) em 30 anos terá quase 180.000 reais! Uma Hilux SW4 !



Pagar pelo cafezinho todo dia tá parecendo caro agora, não?!

Mas sabemos que esse é aquele velho dilema de Poupar X Aproveitar a Vida!

Só que os defensores de pagar pelo cafezinho, alegando que se não o fizerem estarão passando a vida sem aproveitar, esquecem-se do que quis passar aqui nesse post: é possível tomar esse cafezinho de graça.

Sem gastar nada, poupando sempre, você pode tomar sempre um bom café, sem deixar de "Aproveitar a Vida", como gostam de argumentar.

Basta saber ir aos lugares certos, falar com as pessoas certas, que sempre vai ter uma xícara esperando pra ser tomada.

Não só o café, mas várias coisas é possível conseguir de graça, basta saber onde e como fazer.

Quem aí curte um cafezinho no capricho?

See ya...




terça-feira, 14 de novembro de 2017

Carteira Fórmula Joel GreenBlatt - Outubro 2017



Olá pessoal, how are you doing?!


Como posto aqui no blog, eu faço uma simulação usando os parâmetros do autor Joel Greenblatt, você pode conferir mais detalhes através desse post aqui.

Segue a atualização da minha carteira simulada pela fórmula do Joel para outubro, bastante atrasado eu sei...

Nessa tabela abaixo os preços de início e final de período (02/10 e 31/10)

E esse mês a carteira BATEU O IBOVESPA com força!



Valorização Carteira Joel Greenblatt em outubro: 4,67%
Valorização Ibov em outubro: 0,02%

Destaque para BRKM5, com 21,46% de valorização
Pior para POSI3, com -11,48%

Esse mês de novembro, no dia 07, eu incluí as ações restantes para fechar a carteira com 20 ações. Na imagem mais a baixo elas aparecem nas últimas 4 posições.

No geral, desde que iniciei os testes (19 de junho de 2017), a carteira está também bem a frente do índice:

Considerando fechamento de ontem (13.11.2017)


Valorização Carteira Joel Greenblatt até hoje: 15,20%  (Esse mês de novembro ela vem caindo bastante)
Valorização Ibov até hoje: 7,9%   *


Destaque para UNIP6, com 60,04% de valorização

Pior para FHER3, com -26,83%


Minha pretensão é encerrar essa análise durante o primeiro semestre do ano que vem, quando pretendo iniciar os investimentos em renda variável, utilizando essa fórmula.


Quem quiser saber como funciona essa fórmula, pode acessar esse post aqui.



Confira também o fechamento anterior, de setembro:


* Lembrando que, para o cálculo desse índice do Ibovespa geral com o qual faço a comparação, eu considero as três datas de aquisição de ações: 19/06/2017, 04/08/2017 e 07/11/2017, conforme a tabela acima.




Aquele recadinho básico:

IMPORTANTE
As informações nesse blog são apenas de caráter pessoal, não constituem orientações de investimentos. Se você quiser orientações desse tipo deve buscar em meios devidamente autorizados para tal. Tudo que está aqui é  o acompanhamento de minhas operações cotidianas em relação a poupar.


See ya...

sábado, 11 de novembro de 2017

Enquanto a IF Não Chega



Lendo um post do amigo da Blogosfera Senhor Bufunfa, onde ele fala sobre aproveitar o sábado, eu decidi refletir por aqui também... A gente passa a vida numa correria danada, tantas coisas pra fazer, pra resolver, tantas metas, sonhos, objetivos. E muito a gente pensa em só aproveitar quando for independente financeiramente.

Acontece que não podemos viver apenas esperando a IF chegar! Você não pode, e não deve, condicionar sua alegria, sua liberdade, a um estado futuro.

Se assim o fizermos, passaremos a vida toda vivendo pelo "Quando... então eu..."


Permita-me contar um breve relato:

Há mais de 1 ano e 6 meses moro de aluguel num apartamento simples, mas bem confortável. Quando vim morar aqui eu gostei do espaço, da varanda, da área de serviço, dos quartos confortáveis, e da cozinha que já vinha toda planejada (Essa foi a parte que a senhora Diário mais gostou, hehe).

Na época eu lembro que estava cuidando de meu pai, que estava bem doente. Eu também estava estudando bastante pra outro concurso, e ainda tinha que dar conta de manter a casa e passar tempo com a família... Eu não tinha tempo pra quase nada, não dormia direito, não tava me alimentando bem, nem fazendo os exercícios rotineiros que sempre fiz. Ou seja, foi uma época bem conturbada. 

Depois de quase 1 ano morando aqui, eu fui até a varanda do apartamento e me dei conta novamente que eu tinha uma varanda ali!

Então eu pensei, "Essa varanda precisa de alguma coisa!" Fui ao shopping e comprei uma mesinha bem legal. Coloquei na varanda e pensei: "E agora, o que eu faço?!"

Sentei na mesa, olhando a paisagem, senti uma brisa bem refrescante, e pensei: "Vou preparar um cafezinho!"

Rapaz, que sensação!

Há muuuito tempo eu não simplesmente PARAVA, e sentava pra tomar um café curtindo a paisagem da varanda do meu apartamento. Foi uma sensação incrível.

A partir daí eu passei a me perguntar: "O que será que eu estou deixando passar sem perceber, devido a tantas e tantas tarefas e afazeres?!"

Daí decidi dar mais valor às coisas pequenas da vida, aos presentes que Deus nos dá todos os dias e muitas vezes não percebemos e deixamos passar, passar várias oportunidades de nos sentir vivos.

Temos 5 sentidos, visão, olfato, audição, paladar, e tato. E se você souber usá-los adequadamente, vai poder experimentar sensações incríveis ao longo da vida, e não somente quando tiver alguns milhões de patrimônio.

Experimente isso:

- Acorde cedinho e vá caminhar no parque próximo à sua casa, ou na rua mesmo. Ouça os pássaros, o vento, o balançar das árvores. Aproveite que ainda não há carros indo e voltando do trabalho...

- Vá levar seu filho(a) na escola, e durante o trajeto pergunte a ele como tem sido as aulas...

- No trajeto para o trabalho, escute uma música que você há bastante tempo não a ouvia, e sinta um pouco de nostalgia...

- No almoço, agradeça aquela comida, e coma sentindo os sabores, sem pressa de ter que voltar correndo pro trabalho...

- Vá buscar seu filho na escola mais cedo, se possível, e leve ele pra tomar um sorvete...

- Leve sua amada para um jantar romântico... Ou, se quiser economizar, compre uma jantinha simples, mas faça uma boa recepção quando ela chegar do trabalho, ou quando você chegar em casa e vê-la lá, depois de um dia inteiro sentindo sua falta...

- Marque aquela visita a seus pais, irmãos, amigos, que há tempos você promete, e nunca vai...

- Tome um cafezinho na varanda sentido a brisa do dia...

- Pare um sábado à tarde pra ajeitar aquela torneira pingando que tanto te incomoda... ou desentupir o chuveiro... e faça disso uma terapia... vai ser bom durante, e depois com ela consertada...

- Vá à praia, escute o barulho das ondas, dos coqueiros balançando... tome uma água de coco geladinha...

- Antes de dormir sinta seus lençóis na cama, seu travesseiro confortável... Sinta como é bom dormir no conforto da sua casa... você vai dormir bem melhor...

São tantas possibilidades de coisas gostosas da vida pra se fazer, que a gente pensa que não existem, que ainda não é hora de fazer, ou que é preciso muito dinheiro pra poder curtir bem a vida. E assim a vida vai passando.

Dê um jeito, separe um tempo, mas não deixe de fazer uma dessas coisas que você sente vontade. Pois muitas vezes são essas coisas que vão te dar aquela sensação boa de que seu tempo não foi inútil.

Pergunte-se: Quantas vezes chegou o domingo à noite e você pensou: "Eita, mais uma semana se passou. E foi tão rápido que eu nem senti!"

Se você reparar, todas as dicas de atividades que eu dei não envolvem grandes quantias de dinheiro. Então você pode fazê-las bem antes de atingir a Independência Financeira.

Por isso não espere a situação melhorar, procure formas de aproveitar a vida enquanto é jovem.

Na Bíblia há um texto que diz para o jovem aproveitar enquanto é moço, pra fazer o que o faz feliz. Mas sempre com prudência, claro, lembrando que Deus nos quer fazendo o que é correto.

Por isso, pensemos bastante no nosso dia-a-dia e passemos aproveitar as coisas boas da vida mesmo enquanto não chega a Independência Financeira.

Desejo a todos um excelente Final de Semana.

Fiquem com Deus e um forte abraço.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

A Saga Para Quitar um Consignado Antes do Tempo

Olá pessoal.

Relatei aqui no blog que tenho uns consignados para quitar e poder investir com mais tranquilidade e folga. Um deles eu quitei essa semana, e não foi fácil.

Primeiro eu tive que juntar mais de 14.000 pra poder ter folga quando pedisse as contas. Quando veio o boleto, eles cobraram 14095,00.

Era um empréstimo que tinha uma parcela de 640,00 e que tava pesando muito no orçamento.

Meu saldo financeiro diminuiu, mas meu patrimônio líquido alterou pouco, conforme postei no fechamento de outubro.


"E como é que é para quitar um consignado, Diário?"


Bom, eu já passei por essa experiência algumas vezes, com bancos diferentes, e há semelhanças.

A primeira coisa que os bancos têm em comum na hora de quitar um consignado antes do tempo, é que eles dificultam essa tarefa ao máximo. Fazem de tudo pra que você não queira, e desista de quitar. Afinal, é bom, excelente na verdade, pra eles que você continue escravo dessa obrigação por longos anos.

E o pior, eles ainda incitam que você refinancie o empréstimo pra poder pegar mais dinheiro. Aí a pessoa fica ainda mais escrava, por mais tempo, e pagando mais, pra receber uma quantia irrisória. Não vale a pena em nenhum cenário refinanciar empréstimo consignado!

Bom, primeiro você tem que ligar pro banco, e aí já vai uma grana se for de capital, porque não vai ter o 0800.

Depois vem a parte mais chata: eles exigem que você mande uma carta! Isso mesmo, pra pagar os consignados os bancos voltam pra 1995 pra utilizarem correio convencional novamente! Tenha dó! E ainda exigem Sedex! Desembolsei mais de 80 reais pra poder enviar essa correspondência.

Em plena era de Internet, com tudo na palma da mão! Um simples click, uma acessada ao site, ou até aplicativo, dava pra resolver isso! Mas não... O Banco quer que você pegue um pombo, amarre uma cartinha enrolada na patinha dele e solte o bichinho em direção à agência. Quando chegar lá, o banco vai pegar o papel escrito por você, a mão e com firma reconhecida em cartório (!) diga-se de passagem (!) e vai checar nos seus enormes arquivos de gaveta, procurando seu contrato. Vai mandar um contador de 90 anos, na mão, calcular seu saldo devedor, vai verificar todas as duplicatas que você pagou as parcelas, e finalmente, vai datilografar sua conta pra pagar e mandar pra você. E como vai ser isso?

Por correio, exatamente!




Por favor Banco. A gente sabe que você não quer perder uma tetinha pra mamar. Mas também não precisa avacalhar desse jeito! Ajuda aí né!

Depois de dias esperando, eis que surge! A bendita carta com o boleto pra quitar o empréstimo e saldar essa dívida, finalmente.

Fui ao banco, paguei e pronto. Agora é esperar que não descontem mais. Porque já me aconteceu de vir descontado uma parcela depois que tinha quitado um consignado de outra vez. Quando já me preparava pra entrar na justiça, o banco me reembolsou. Menos mal. Caso não o tivesse feito, o código do consumidor (se não me engano) diz que o Banco ficaria obrigado a pagar o dobro por danos.





Fuja, corra, passe longe... dê um jeito!



Agora só falta quitar um empréstimo consignado antes do tempo, e fico livre desse mal.

Próximo fechamento virá com um déficit significativo, mas uma sensação de alívio tremenda!

Um abraço pessoal, e até.





Olha só o que rolou no blog esses dias:


Em destaque: