- Receitas Ordinárias (regular): R$ 12.251,76
- Receitas Online: R$ 12.244,72
Total de Entradas: R$ 24.496,48
Dessas receitas online apenas R$ 4104,05 entraram no caixa, ficando o restante, R$ 8140,67 para entrar em novembro.
Detalhamento:
- Cursos Online: R$ 194,40
- Comissão de Afiliado: R$ 3909,65
- Aulas Online: R$ 8140,67
Saídas
- Despesas do Orçamento Familiar: R$ 15.466,77
- Despesas do Negócio: R$ 3148,04
Total de Despesas: R$ 18.614,81
- Aporte: R$ 5241,40 (21,39% das entradas)
Total de Saídas: R$ 23.856,21
Nesse mês de outubro foi preciso pagar algumas despesas extras do negócio online, como a licença do programa Adobe Premium de edição de vídeos para mais 12 meses (R$ 1032,00); domínio do segundo site, o site principal, por mais 2 anos (R$ 468,00); despesas com hotel em viagens, para poder gravar o conteúdo enquanto estivesse fora (R$ 365,00); aulas de Inglês para melhorar a comunicação com a empresa estrangeira que paga as aulas online (R$ 1022,04); além das despesas de sempre, como contador, MEI, etc (R$ 261,00). Total de R$ 3148,04.
No orçamento familiar ainda gastamos mais do que o planejado, porém esse mês foi bem menos. Quando eu somo meus gastos regulares, aqueles que são feitos todos os meses, o planejado era gastar R$ 9347,75, mas esse mês gastamos um total de R$ 9979,60, 6,76% a mais. Mês passado gastamos quase 25% a mais do que o planejado, isso mostra uma evolução, que ainda precisa melhorar, claro. O ideal, como manda o figurino, é não gastar mais do que o planejado.
Além desses valores, também ajudamos nossos familiares, e outros projetos, no qual planejamos utilizar R$ 1800,00, mas em outubro usamos 1970,87. Assim, as despesas regulares, acrescentando os auxílios, ficou assim:
- Planejado: R$ 11.170,92
- Realizado: R$ 11.950,47
Diferença: R$ 779,55, ou 6,98% a mais
Porém não foi só isso...
Nesse mês gastamos um total de R$ 3.516,30 em despesas não regulares, como:
- Tratamento para emagrecer, com nutrólogo (esposa): R$ 868,00 (Espero que seja o último mês)
- Meu óculos tele um dano: R$ 440,00
- Lava jato completo do carro (forro): R$ 150,00
- Reforço do filho: R$ 400,00
- Dentista do filho: R$ 120,00
- Renovação da CNH: R$ 185,20
- Pagamento de 2 diárias na praia (iremos em novembro): R$ 730,35
- Extra nas minhas viagens a trabalho: R$ 622,75 (Estou indo de carro, em vez de ônibus, e a gasolina não está ajudando)
Conclusões sobre essas despesas
- Cuidado com coisas básicas e indispensáveis hoje em dia, pois se danificar, tem que repor urgente. Tipo óculos de grau, celular smartphone, etc.
- Agora a CNH é 10 anos de validade, o que torna menos frequente as visitas ao Detran.
- Viajar é bom, e de tempos em tempos eu e minha família passamos uns dias na praia. Como eu gosto de curtir bem, geralmente gasto muito, pois não sou de viajar e ficar economizando. Obviamente eu não torro dinheiro, mas não gosto de ficar nos melindres, tipo comendo pão e queijo em todas as refeições. Se quero descansar, quero curtir, afinal, é pra isso que a gente trabalha. Sempre comemos bem, dormimos muito confortavelmente, ficamos sempre em bons lugares, e gastamos em passeios legais. Geralmente eu gasto entre R$ 1500 e R$ 5000 numa viagem de no máximo 1 semana. Sempre para praias perto de nossa cidade, coisa de 200 a 400 km.
- Comer muito engorda, e pra emagrecer sofre-se muito depois! Sofre no bolso, galera!
- Filhos são presentes de Deus, e é preciso entender que muitas despesas são necessárias para que fiquem sempre bem. Queremos sempre dar o melhor, e se houver condição, é natural desembolsar uma grana. O segredo é ter controle.
- Carro gasta bastante, e se não fosse os meus serem bem simples e populares, seria muito mais dispendioso. É um conforto que não abro mão, por isso tentei fazer escolhas menos danosas para o orçamento.
Esses gastos além dos ordinários, foram cobertos por uma parte que ainda sobrou do orçamento, pois como se pode ver, recebemos R$ 12.251,76 regulares, e gastamos nas despesas planejadas o valor de R$ 11.950,47. O restante eu tive que ajustar para cobrir, que aqui eu considero que foram cobertos pelos ganhos do negócio online.
O mês foi difícil para os ativos brasileiros, e você é mais um blogueiro que se beneficiou da exposição a ativos dolarizados. O bom balanceamento segura a nossa carteira na hora das dificuldades.
ResponderExcluirÉ bom que sua empresa seja acompanhada por um bom profissional contábil. Infelizmente a maioria se limita a simples retirada de guias para pagamento e ter uma consultoria contábil deveria ser o principal motivo para pagar um contador.
A separação da empresa e da família é importante, claro, se tratando de um negócio que acontece em casa é compreensível que a empresa arque com alguns custos, mas é sempre importante definir regras claras de até onde a empresa pode ser usada para bancar a família. É bom sinal ver que isso está bem delimitado por vocês.
Concordo com sua opinião sobre a importância de gastar com sabedoria, ser pão-duro não é sinal de esperteza financeira, o ideal é ser coerente na hora de gastar. Também concordo que se for para viajar e ficar fazendo conta de miudeza é melhor ficar em casa.
Desejo um bom novembro!
Abraços,
Pi.
Muito obrigado pelo comentário, PI, gostei da sua perspicácia, comentário de alto nível.
ExcluirSim, separamos bem o que é da casa/família, e o que é da empresa. Apesar de todos os meses fazermos uso dos lucros da empresa, para aportar nos investimentos e para cobrir gastos da casa, ainda assim é tudo muito bem controlado. Tipo, eu mantenho duas planilhas de orçamento/fluxo de caixa, uma para empresa e outra para o orçamento doméstico. Somente quando finaliza o mês, no fechamento mensal, é que eu dou baixa na parte dos lucros da empresa (Receita menos custos) que será para cobrir os gastos a mais do orçamento. O restante dos lucros da empresa eu faço os aportes. Isso, claro, se já tiverem sido recebidos de fato.
Por exemplo, digamos que meu orçamento previu gastar 11 mil durante o mês, mas eu gastei 12 mil, então preciso de 1000 reais para cobrir o déficit. Se a empresa gerou um lucro líquido (após os custos e impostos) no valor de 8000 reais, então 1000 reais eu retiro do orçamento da empresa e registro na planilha como "Distribuição de Lucros". Os 7 mil restantes iriam para os aportes, se já tiverem sido recebidos.
Dessa forma, eu deixo bem separado o que é de casa, e o que é da empresa, e ao mesmo tempo usufruímos dos resultados. Depois que estudei contabilidade para concursos, e entendi o princípio da "Entidade", e também por saber que muitas empresas fecham as portas por descontrole de custos e falta de capital de giro, além de misturar as despesas familiares com as da empresa, por isso tudo eu mantenho tudo bem detalhado e sob controle no orçamento. Só me falta mais AUTO controle nos gastos rsrs
Abraços e fica com Deus
A culpa no Brasil pelo fracasso dos negócios é sempre jogado nas costas do governo, sem dúvidas a burocracia envolvida no recolhimento de impostos, taxas, licenças e etc. é muito grande, mas não considero que sozinha seja o responsável por destruir os negócios.
ExcluirAs pequenas e jovens empresas quebram pela mistura entre o que é gasto pessoal e o que é gasto da empresa e pela falta de capital de giro suficiente, quem consegue solucionar esses dois problemas consegue prosperar muito mais fácil.
É muito positivo ver que você tem essa visão sobre a gestão do negócio.
Abraços,
Pi