sábado, 4 de janeiro de 2020

E as Metas Hein? Cumprir em 2020 as Metas de 2019, Não Alcançadas em 2018, Planejadas em 2017


Eis que o final do ano chega, você se vê cheio de vontades para o próximo ano, aí lembra que não cumpriu nada planejado no ano que finda. Aliás, será que ainda lembra do que definiu como meta?


Passeando pela blogosfera me deparei com um post de um colega, o qual dizia que não as estabelecia para evitar a frustração. Particularmente não concordo. Precisamos ter algo pra buscar, ainda que não seja "projeções de fim de ano". E mesmo sem colocar metas para 2020, certamente desejamos algo. Mas, para alcançar, é preciso seguir um caminho.


Algumas pessoas já estão no automático, e por isso não se dão ao trabalho de estabelecer objetivos, especialmente de final de ano. Dá aquela impressão que se falar que vai fazer, não faz. Mas se deixar quieto, e seguir devagarzinho, acredita-se que é até mais fácil. Tipo, alguém que tenha um financiamento de sua casa e já vem pagando regularmente há alguns anos, essa pessoa dificilmente pensará em colocar como 'meta' pagar mais um ano certinho. Não que não queira pagar, apenas não quis colocar o título de "objetivo a conquistar" em algo corriqueiro, que já está no piloto automático. Ok, se fossemos colocar meta em tudo, isso perderia a graça mesmo.


Mas vamos pensar naqueles objetivos mais difíceis, e que justamente por ter essa característica, fazem as pessoas darem um título de mais peso. Vamos aos mais comuns: perder peso, ler mais livros, passar num concurso, aportar uma certa quantia nos investimentos, gerar uma renda extra, ajudar alguém, fazer um novo curso, comprar um carro, trocar de carro, mudar de casa, entre outros. O fato de marcar tais desejos com o título de "meta", necessariamente já implica que haverá o item inerente a essa característica, o PRAZO.


Meta sem PRAZO é no máximo um forte desejo, não chega nem a ser objetivo. E como seres humanos que somos, ainda mais brasileiros, está no nosso sangue deixar tudo pra última hora. Há exceções claro. Porém a gigantesca maioria deixa para escovar os dentes minutos antes de sair, só entrega a declaração de imposto de renda nos últimos dias, só quer estudar para as provas na última semana, senão no mesmo dia! Está no nosso DNA, infelizmente.


Agindo assim em várias áreas de nossa vida, quando planejamos atingir um patamar, e essa conquista TERÁ que ser feita dentro do escopo de um ano, aí o bicho pega. Nosso genes procrastinadores entram em ação, e parece que eles dão clonazepam aos nossos músculos a cada dia que pensamos na meta. Durante o mês de janeiro, as doses de "tarja preta" são intensas, e em fevereiro, os neurônios responsáveis por receber os estímulos do cérebro, e mandar os comandos aos nossos membros já estão praticamente em coma. Resultado, não damos um passo mais em direção ao objetivo.


Em março, nem lembramos mais o que queríamos fazer. Fica só o desejo, mas já perdeu o status de meta há tempos!


Particularmente eu, como muitos outros, sou um procrastinador de carteirinha. Várias coisas na minha vida eu acabo deixando para o último minuto da última hora! Além disso, todos os anos estabeleço metas, mas muitas vezes não cumpro, ao menos não 100%. Em 2019 não foi diferente. Vamos dar uma rápida olhada no que planejei, e no resultado.


SAÚDE - Me exercitar na academia um total de 144 dias no ano, 12 dias por mês, 3 por semana.


Faltei miseravelmente!


- Perder 12kg, alcançando ficar abaixo de 75kg.


Finalizei o ano 1 quilo mais gordinho.


Justificativa? Poderia dar várias. Mas todas poderiam ser realmente explicadas por não ter dado o devido valor à saúde e aparência. Simples.


FINANCEIRO - Aportar no geral R$ 18.000,00, Ficando com um patrimônio investido no valor de 20.000,00.


Investimentos finalizaram com R$ 23.500,00 mil aproximadamente.


- Elevar a reserva de emergência de 6.000 reais para 10.000,00;


Finalizada com pouco mais de 9000 reais.


Cumpri tudo? Não! Cheguei perto? Em algumas.


Desistir, jamais.


E diferente de Star Wars, a saga continua. Por isso o título do artigo é o que você leu. Apesar de não ter alcançado tudo que planejei, não dá pra desistir e jogar a toalha. Resultados, ainda que parciais, ainda são resultados. Não estamos na China, em que só vale se você for o primeiro. Quando se trata de metas, é melhor tê-las e fracassar tentando alcançá-las, atingindo algum nível do objetivo, do que não colocar nenhuma e seguir como o Zeca pagodinho, deixando a vida levar.


Para continuar na luta, eu gosto de seguir os princípios que mostrarei a seguir. São boas dicas, segue quem quiser. Eu pretendo usar esses conselhos, e me esforçarei para alcançar as metas para 2020, às quais você poderá conferir ao final do post.



Veja aqui alguns conselhos pra que as metas tenham mais chances de serem cumpridas.



ANOTAR TUDO

Se alguém quer tanto algo para 2020 precisa primeiramente colocar suas metas NO PAPEL. Não adianta planejar algo e deixar aquela informação só na mente. Vai ser esquecida, jogada no limbo, e vai ficar apenas como um pensamento.


As pessoas mais bem sucedidas colocam tudo no papel, há pesquisas comprovando esse fato. Quando deixamos tudo na seara do imaginário, nossas ações vão tomando a forma do que estiver mais recente no cérebro. Caso a meta não seja devidamente registrada, ela vai ficando para trás na lista de coisas que pensamos diariamente, e perdendo espaço para outras mais recentes. Estas últimas é que vão direcionar a grande parte de nossas ações.


Por isso precisamos registrar tudo que pretendemos num papel, onde possamos sempre voltar a ele e verificar o que tínhamos planejado. Trazendo aquela informação para o topo da fila nos pensamentos.


O que mais passamos tempo pensando, buscando, é isso que nossas ações tendem a fazer mais. Por exemplo alguém que sempre lê sobre educação alimentar, dieta, treino, perda de peso, vida saudável, vai ter muito mais chances de alcançar um corpo saudável do que alguém que deseja isso, mas passa o dia vendo Master Chefe, ou vai à copa do trabalho a cada 30 minutos, ou ainda almoça em frente ao Mcdonalds todos os dias.


Alguém que passa tempo lendo sobre investimentos, poupança, vida frugal, está mais disposto a alcançar a independência financeira do que alguém que passe muito tempo vendo sites de compra na Internet, assistindo comerciais de televisão, conversando sobre o último lançamento da Apple.


Por essas e outras, se temos metas para 2019, registremos tudo NO PAPEL, e olhemos para ele constantemente.



METAS ALCANÇÁVEIS SÃO MAIS FÁCEIS DE SEREM REALIZADAS

O próprio título é autoexplicativo. Se alguém quiser perder 50 quilos em 2020, não precisa planejar dieta!  Tem que procurar orçamentos de cirurgia bariátrica. Perder 50 quilos em um ano é algo inimaginável apenas com dieta e treino. Colocar 20, talvez 25 quilos em um ano, já é bastante.


Se alguém quiser ser independente financeiramente em 2020, mas ainda tem dívidas a pagar, tem que mudar primeiro essa meta para gastar menos do que ganha, depois quitar as dívidas, depois iniciar poupança, depois investir, e aí sim, pensar na independência financeira.


Isso também vale para metas surreais, como ganhar na loteria. Não tem como prever isso, por isso não se pode por como meta.


DIVIDIR A META MAIOR EM METAS MENSAIS




Dividir os 25 quilos em 2 quilos por mês. Dividir a meta de poupar 30 mil reais em 2500 por mês. Ir medindo o quanto falta para atingir a meta maior. Assim fica mais fácil mensurar o desenvolvimento, e o risco de desmotivar cai drasticamente.

Isso acontece porque você vai tendo "pequenas" vitórias ao longo do caminho. e como disse no início, ainda que não chegue à etapa final dos objetivos, você terá alcançado algo. Veja meu exemplo, queria ter alcançado uma reserva de emergência de 10 mil reais no final de 2019, mas alcancei menos, 9000 mil.


Fiquei bastante satisfeito, apesar de não ter alcançado 100% da meta. Devemos ir medindo constantemente, para termos a noção de que estamos no caminho do que queremos, como você verá me mais detalhes adiante.



CONTAR PARA ALGUÉM A META, E IR ATUALIZANDO-O DO PROGRESSO

Apesar de ultimamente ter se difundido a ideia de que fazer as coisas em silêncio é melhor, entendo que compartilhar nossas metas com alguém é um fator bastante favorável para que a alcancemos, pois estaremos nos sentindo motivados para cumpri-la.


Estudos indicam que pessoas que anunciam suas metas para seus amigos, familiares ou publicamente tem 10 vezes mais chances de alcançá-las. 


E caso essa pessoa não acredite na nossa capacidade, usemos isso como combustível para conseguir. As metas mais gostosas de saborear são aquelas em que nos disseram que era muito difícil!


Eu usei MUITAS afirmações negativas como gás para alcançar o cargo público que ocupo hoje. Foram milhares de horas de estudo até passar na prova, nos outros testes, e estar onde estou.



REVISAR AS METAS MENSALMENTE

Não é para anotarmos tudo num papel e deixá-lo esquecido na gaveta. Temos que propor um meio de revisar tudo mensalmente. Se alguém tem um blog, pode criar o hábito de publicar um review mensalmente, e ir atualizando sempre, conforme avança em direção à realização da meta. Isso é um fator motivador imenso.


Não tem blog? Faça um! Nem que seja somente para isso. Afinal, se queremos tanto algo, não vale a pena "perder" alguns minutos por mês para divulgar e controlar o desempenho? Aliás, com isso também já cumprimos a dica anterior, de contar para alguém as nossas metas, afinal, com um blog público muita gente vai estar de olho.


Quem sabe não aparece algum hater pra dizer que não vamos conseguir, e isso já nos dá mais gás pra perseguir o objetivo.


CONCLUSÃO


Se queremos muito algo para o próximo ano, temos que fazer por onde. Não adianta ficar com o objetivo somente na esfera do mero desejo. Temos que correr atrás! Quando formos planejar as metas para 2021, é a hora de verificar como ficaram as de 2020. Deseje, planeje, anote, acompanhe, divulgue, revise.


Tenha isso sempre em mente:


>> Meta sem definição, sem subdivisão, sem alcançabilidade, que fica só no pensamento sem ir pro papel, é só desejo, vontade, que todo mundo tem, e a grande maioria não conquista. Quem se destaca mesmo são os que conseguem sistematizar tudo que tem vontade, sem colocar os pés pelas mãos, e fazendo tudo passo a passo, aí dá certo!





MINHAS METAS PARA 2020


Já que esse blog é um "Diário", seguem minhas metas para o próximo ano.


SAÚDE


- Perder 12kg, alcançando ficar abaixo de 75kg

Para isso, será buscado 1kg por mês a partir de Janeiro até Dezembro)

AGORA VAI!!!


- Visitar o Cardiologista e refazer o check-up geral do coração

Estou adiando há uns 3 anos

FINANCEIRO


- Aportar no geral R$ 24.000,00 no ano

Sendo R$ 6000 em Janeiro, R$ 6000 em Abril, R$ 6000 em Julho, e R$ 6000 em Outubro. Tudo em ações, conforme a estratégia que utilizo. Ficando com um patrimônio investido no valor de R$ 35.000,00. O que vier de rentabilidade, é lucro.

- Elevar a reserva de emergência de 9.000 reais para 20.000,00


- Não gastar mais do que o planejado no orçamento de cada mês

Essa creio que será uma das mais difíceis, mas eu sei que é possível se eu m esforçar BASTANTE.

Caso pense em mais alguma, atualizo tudo por aqui. Pretendo acompanhar mensalmente.


CONCLUSÃO


Saibamos que precisamos de metas se quisermos alcançar grande objetivos, altos patamares na nossa vida. Se quisermos ficar na mesma, sem mudar nada, basta continuar fazendo o mesmo que viemos fazendo todos os anos, seguidamente, continuamente. Mas para mudar, obviamente, é preciso mudar atitudes, criar novos bons hábitos, e assim progredir.


Desejo a todos um excelente ano, e que Deus abençoe a cada um sempre.






Diário de um Poupador




IMPORTANTE

As informações nesse blog são apenas de caráter pessoal, não constituem orientações de investimentos. Se você quiser orientações desse tipo deve buscar em meios devidamente autorizados para tal. Tudo que está aqui é  o acompanhamento de minhas operações cotidianas em relação a poupar.

6 comentários:

  1. Belo post. Vai me ajudar a, finalmente, escrever minhas metas de 2020.
    De hoje não passa.
    Só agora percebi que seu blog não estava na minha blogroll. Acabei de adicionar!
    Feliz 2020 pra você e sua família!!
    Abraços, Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
  2. Sempre gosto de colocar minhas metas no papel, uma delas do ano passado foi a troca do carro que esta mais ao meu alcance, outra que era arrumar uma namorada não foi cumprida, más não éstá só no meu alcance rs...abraço e bom 2020.

    ResponderExcluir
  3. Metas e objetivos são essenciais na vida. Mesmo que não se consiga cumpri-las, se faz necessário tê-las, para se ter ao menos um norte.

    Lendo o titulo do post lembrei das minhas metas de perda de peso. hahaha tenso viu. Dos 3 quilos que eu precisava perder, agora só faltam 6. hahaha

    Grande texto. O post ficou excelente. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Me identifiquei no inicio do post kkkk. Confesso que não sou fã de metas porém admiro que segue à risca as metas durante um ano inteiro. Desejo sucesso e que tudo corra da melhor forma possível em 2020, Poupador :)

    ResponderExcluir
  5. pessoal deem uma olhada no meu blog.
    feliz 2020
    https://medicoinvestidor2020.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá DuP!

    É bom saber que não estou sozinho, assim fico "menos preocupado"! hahaha #desculpaQueNaoCola
    Essa parte diz tudo: "Apesar de não ter alcançado tudo que planejei, não dá pra desistir e jogar a toalha. Resultados, ainda que parciais, ainda são resultados."

    Penso sempre o seguinte: fazer algo é melhor do que não fazer nada.

    Obrigado por compartilhar.

    Abs!

    Papai dos Investimentos
    papaidosinvestimentos.wordpress.com/

    ResponderExcluir