quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Análise Gráfica IBOV e Bitcoin - Enquanto um despenca, o outro sobe!

Boa meus amigos, como será que anda o IBOV essas semanas. Será que continua caindo? Minha expectativa é que sim, pois a tendência no gráfico é de queda, inclusive com alvos nada agradáveis. Já o Bitcoin, apesar da queda dos últimos dias, se mostra em região favorável a uma nova onda de alta.

Vamos ver nas imagens:


O índice brasileiro vem dando show, mas não é de valorização não, mas sim de análise técnica, mas especificamente análise gráfica. A cada queda, uma retração extremamente proporcional à mais recente toma lugar, e logo em seguida, como numa onda quase que calculada antecipadamente, o preço do ibov faz mais um movimento de baixa, indo buscar níveis anteriores. Nunca vi o índice tão preciso respeitando os níveis.

Nessa pegada, enquanto não entrar mais compradores do que vendedores, e enquanto não houver mais otimismo com o Brasil, a tendência é ir baixando até níveis bem baixos como os que mostro na imagem a seguir.


Sim, a perspectiva não é nada boa. Eu particularmente projeto o IBOV em 100 mil pontos nos próximos dias ou na próxima semana. Para o final do ano e início de janeiro, se a situação não melhorar pro nosso lado, os próximos alvos podem ser 93k e 88k. Eu quero que antes disso essa tendência de baixa acabe, claro, já que isso não é bom pra meus papéis. Se eu fizesse trading na bolsa, o que não faço (meu mercado é outro), eu estaria procurando oportunidades de venda. Mas... como não é uma ciência exata, e como a incerteza impera no mercado, isso não é previsão nem recomendação para ninguém investir seu dinheiro. Apenas minha opinião de acordo com um estudo que já faço há mais de 10 anos em gráficos.

Eis algumas análises que fiz durante essa queda.




O Bitcoin, por outro lado, apesar da queda recente, reparem bem nas regiões de suporte que ele se encontra.



CONCLUSÃO

As expectativas são de baixa pra o IBOV e de alta pra o Bitcoin, quem sabe indo buscar 100k finalmente. De qualquer forma, sempre tomem suas próprias decisões. E vamos acompanhando aqui o andamento desses possíveis movimentos.

Já viu o ranking dos patrimônios da Blogosfera de finanças que estou atualizando? Não? Clique aqui e faça parte também.

Peço que coloquem esse meu site na sua lista de blogs, pois ajuda muito na divulgação. Quem quiser, é só me avisar que acrescento na minha lista também, que gera acessos pra vocês a partir de quem entra aqui.

Por hoje é isso. Comenta aí o que achou!
Vejo vocês nos comentários e no próximo post

Forte abraço a todos e fiquem com Deus.

See ya...


ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não sou profissional de investimentos nem consultor financeiro licenciado. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. O Diário de um Poupador e seu criador não são responsáveis pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Um comentário:

  1. Análise muito interessante.

    A Bolsa está literalmente minguando, o que resta é buscar boas empresas que estão com o preço descontado.

    Imagino que o cenário para 2022 será de muita cautela, eu acho que pelo menos até meados de Abril o cenário será dominado pela pergunta: até onde a Selic vai? E depois começa a pegar fogo o assunto eleição.

    O ano será de tensão e merece cuidado, e isso sem falar dos potenciais riscos externos.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir