segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Minhas Ações SUMIRAM! O que Aconteceu!


Você sabe o que é OPA na bolsa de valores. Nesse artigo eu vou tentar explicar o que foi que aprendi, após ver ações minhas DESAPARECEREM da carteira DO NADA, e aprendi na real o que é a Oferta Pública de Aquisição de Ações.

Eu achava que já tinha visto de tudo no mercado, mas essa me pegou de surpresa. Entro na minha carteira para acompanhar os ativos, e percebo primeiro uma baixa significativa do saldo. A princípio pensei que o mercado tinha dado uma mega rebaixada durante o dia, afinal, depois daquele março, tudo é possível. Mas na verdade era outra coisa

Ao entrar pra ver os detalhes, percebi que uma das ações, a GBIO33, tinha sumido! Corri para o chat da CLEAR e até o atendente não sabia. Ele pediu algum minutos e foi verificar. Voltou falando numa tal de OPA, Oferta Pública de Aquisição de Ações. Eu não fazia ideia do que era. Ele explicou que era recompra compulsória das ações pelos acionistas majoritários (ou uma sociedade), tipo um cancelamento de negociações em bolsa. Abaixo vai um texto explicativo:

"Uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) é uma operação por meio da qual um acionista ou uma sociedade pretende comprar uma participação ou a totalidade das ações de uma empresa cotada em Bolsa.[1] O termo em inglês muito utilizado para tratar da OPA, quando a mesma busca a aquisição de controle de outra empresa, é "take over"

Realiza-se uma OPA, com objectivo principal, de adquirir o controle de uma companhia aberta, cujo capital votante esteja disseminado no mercado. Muitas vezes é usado para se fechar o capital - retirando as ações da bolsa." (Wikipedia)


Claro que eu não perdi meu dinheiro, mas foi um susto ver o saldo baixar uns 5% de um dia para o outro. Descobri que tinha recebido email da corretora explicando o que iria acontecer e quando. Mas quem hoje em dia olha TODOS os emails? Se você faz isso, parabéns! Eu olho só o que vejo importante de cara. A partir de hoje ficarei mais ligado nisso


Pois bem, para a OPA há tipo um leilão, algo como uma oferta entre duas condições. Ou você recebe imediatamente o valor da aquisição, por uma cotação menor, ou espera meses, nesse caso dois anos, para receber um valor maior. Nessa última hipótese, você recebe uma parte de cara, e cerca de 20 a 30% parcelado ao longo do período especificado. Caso não faça sua escolha, a empresa segue o que for mais vantajoso, e isso tudo fica registrado em edital específico para a OPA.

No meu caso quem não manifestasse interesse, receberia o valor menor, que ficou foi R$ 10.40 por  ação. Quem escolhesse a cotação maior, receberia cerca de 11,50 parcelado em dois anos, se não me engano


Achei foi bom não ter me manifestado. Pois ainda que recebi menos, posso reaplicar esse dinheiro, garantido uma rentabilidade melhor do que a oferecida pela companhia, já que as parcelas seriam corrigidas pela Selic, e como sabemos, está uma "beleza"!


Recebi o dinheiro em uma ou duas semanas, e já vou aportar novamente no próximo mês, quando compro o último lote de Ações pela fórmula do Joel Greenblatt


Fica ligado no blog que eu sempre divulgo essas informações por aqui


Fica com Deus e um forte abraço


Diário de um Poupador

Um comentário:

  1. É foda participar de uma OPA, ainda não tive essa experiencia e espero não ter xD

    ResponderExcluir