segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Minhas Ações SUMIRAM! O que Aconteceu!


Você sabe o que é OPA na bolsa de valores. Nesse artigo eu vou tentar explicar o que foi que aprendi, após ver ações minhas DESAPARECEREM da carteira DO NADA, e aprendi na real o que é a Oferta Pública de Aquisição de Ações.

Eu achava que já tinha visto de tudo no mercado, mas essa me pegou de surpresa. Entro na minha carteira para acompanhar os ativos, e percebo primeiro uma baixa significativa do saldo. A princípio pensei que o mercado tinha dado uma mega rebaixada durante o dia, afinal, depois daquele março, tudo é possível. Mas na verdade era outra coisa

Ao entrar pra ver os detalhes, percebi que uma das ações, a GBIO33, tinha sumido! Corri para o chat da CLEAR e até o atendente não sabia. Ele pediu algum minutos e foi verificar. Voltou falando numa tal de OPA, Oferta Pública de Aquisição de Ações. Eu não fazia ideia do que era. Ele explicou que era recompra compulsória das ações pelos acionistas majoritários (ou uma sociedade), tipo um cancelamento de negociações em bolsa. Abaixo vai um texto explicativo:

"Uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) é uma operação por meio da qual um acionista ou uma sociedade pretende comprar uma participação ou a totalidade das ações de uma empresa cotada em Bolsa.[1] O termo em inglês muito utilizado para tratar da OPA, quando a mesma busca a aquisição de controle de outra empresa, é "take over"

Realiza-se uma OPA, com objectivo principal, de adquirir o controle de uma companhia aberta, cujo capital votante esteja disseminado no mercado. Muitas vezes é usado para se fechar o capital - retirando as ações da bolsa." (Wikipedia)


Claro que eu não perdi meu dinheiro, mas foi um susto ver o saldo baixar uns 5% de um dia para o outro. Descobri que tinha recebido email da corretora explicando o que iria acontecer e quando. Mas quem hoje em dia olha TODOS os emails? Se você faz isso, parabéns! Eu olho só o que vejo importante de cara. A partir de hoje ficarei mais ligado nisso


Pois bem, para a OPA há tipo um leilão, algo como uma oferta entre duas condições. Ou você recebe imediatamente o valor da aquisição, por uma cotação menor, ou espera meses, nesse caso dois anos, para receber um valor maior. Nessa última hipótese, você recebe uma parte de cara, e cerca de 20 a 30% parcelado ao longo do período especificado. Caso não faça sua escolha, a empresa segue o que for mais vantajoso, e isso tudo fica registrado em edital específico para a OPA.

No meu caso quem não manifestasse interesse, receberia o valor menor, que ficou foi R$ 10.40 por  ação. Quem escolhesse a cotação maior, receberia cerca de 11,50 parcelado em dois anos, se não me engano


Achei foi bom não ter me manifestado. Pois ainda que recebi menos, posso reaplicar esse dinheiro, garantido uma rentabilidade melhor do que a oferecida pela companhia, já que as parcelas seriam corrigidas pela Selic, e como sabemos, está uma "beleza"!


Recebi o dinheiro em uma ou duas semanas, e já vou aportar novamente no próximo mês, quando compro o último lote de Ações pela fórmula do Joel Greenblatt


Fica ligado no blog que eu sempre divulgo essas informações por aqui


Fica com Deus e um forte abraço


Diário de um Poupador

12 comentários:

  1. É foda participar de uma OPA, ainda não tive essa experiencia e espero não ter xD

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Que susto hein, pra mim sumiram as ações estes dias também, mas foi porque alguém tinha alugado elas, já voltaram pra carteira agora.

    Essa empresa eu vi a primeira vez em um grupo de whatsapp, um cara mandou no grupo do bairro, acho que por engano, e eu fui pesquisar sobre ela hehe mas na época achei meio arriscada pro longo prazo e não investi nela.

    OPA também nunca participei, eu acho que as melhores empresas pequenas, isso acaba acontecendo, chega um investidor muito grande e compra ela, fechando o capital.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Tipo, você é obrigado a vender as suas ações?

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo post, Poupador! Belo ensinamento.

    ResponderExcluir
  5. No meu caso TODAS AS AÇÕES sumiram, da corretora RICO não sei mais oque fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara tô com esse mesmo problema, entrei hoje e todas minhas ações sumiram, só ficou o valor da renda fixa, se vc vê essa mensagem e tiver resolvido me chama no Wpp (86) 981008695

      Excluir
    2. Aconteceu o mesmo comigo, qual foi o resultado do que ocorreu com você?

      Excluir
  6. Valeu pela explicação muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. As minhas também sumiram da rnew12

    ResponderExcluir
  8. No meu caso sumiu um lote da bsev3 que comprei no dia 14/05/21.pense na experiência mais horrível.espero recuperar logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos no mesmo barco e estou aguardando pra ver se recupero meu dinheiro

      Excluir
  9. Bom comigo sobrou 1 ação da Light na época eu tinha quase 2000mil ações foi na época do corte dos zeros alquem pode me esplicar se isso está correto e se têm como reaver os Valores

    ResponderExcluir