sábado, 1 de dezembro de 2018

Fechamento Novembro/2018 - Por que é tão difícil poupar?

E aí pessoal da blogosfera, tudo na paz?

Hoje trago o fechamento de novembro desse ano de 2018.

Em novembro era para ter aportado 900 reais na reserva de emergência, porém no decorrer do mês eu fui gastando... gastando... gastando... e acabei praticamente sem esse dinheiro!

TUDO PORQUE NÃO SEGUI A REGRA DO "PAGUE-SE PRIMEIRO!"

Pelo menos eu não extrapolei as receitas, mas foi POR POUQUÍSSIMO. Ou seja, esse mês eu fiquei no zero a zero, e isso me incomoda muito!

"Mas por que, Diário?

Porque tenho capacidade para aportar bem, graças a Deus, mas eu não estou conseguindo. O jeito vai ser de fato seguir à risca a regra do Pague-se Primeiro!!!

RECEITAS x DESPESAS

Nesse mês de novembro de 2018 foram essas as minhas receitas e despesas:

PREVISTO

RECEITAS: 9951,82
RESTANTE OUTUBRO: 472,21
DESPESAS: 9147,16
SALDO: 1205,12 (11,56%)  /  804,66 (8,08%) (considerando apenas as receitas principais)


REALIZADO

RECEITAS: 9.981,96 (um pouco a mais devido a pequenos extras: 27,75 de moedas guardadas, 2,28 de extras, e 0,11 juros poupança)
RESTANTE DE OUTUBRO: 472,21
DESPESAS: 9.968,71 (-8,98%)
SALDO RESTANTE: 485,46 (40,28% do previsto / 4,64% do total das receitas)

Se considerar somente as receitas, a sobra de caixa seria R$ 13,25! Por isso que eu disse que por muito pouco eu fiquei no zero a zero!

Esse saldo restante, somado ao restante de outubro (472,21), irá para o orçamento de dezembro, somado às receitas do próximo mês, totalizando 
485,46.

ONDE ESTÁ O PROBLEMA?

Meu ponto fraco nos gastos tem sido o item "LAZER". Tenho gastado bastante em saídas para comer fora, como pizza com amigos, jantar com a esposa, café da manhã no restaurante, lanchinhos nas minhas viagens a trabalho, visita de amigos em casa, comprando comida para lancharmos. O resultado disso, além de gastar horrores, foi o ganho de peso. Estou com quase 90kg e tenho 1,65m de altura. Antes que você me ache um tremendo gordinho, informo que bastante desse peso é massa muscular. Sim, treino há cerca de 13 anos. Porém sou um fortinho, cheinho kkkkk.

Bom, mas porque estou passando essa fase? Eu tenho refletido bastante. Talvez o fato de eu ter me mudado recentemente, como relatei aqui no blog, e para um lugar bastante confortável, eu esteja meio que querendo curtir a vida. O problema disso é fazer sem controle. Não que eu não controle meus gastos, pois anoto e registro tudo nos mínimos detalhes, há mais de dois anos. O problema então não é controlar, mas "manter sob controle", o que é algo diferente. Gastar mais que o planejado para determinado item no orçamento é não manter as despesas sob controle, e preciso mudar isso com urgência.

Bom, sem mais delongas, vamos ao fechamento.

INVESTIMENTOS

O consolidado dos investimentos em novembro foi de R$ 2041,94, referentes unicamente ao investimento em dólares, único na minha carteira no momento.

Como terminei outubro com R$ 1938,12, tive uma valorização de +5,35%. Isso foi devido tanto ao resultado positivo da valorização do dólar, que saiu de 3,72 para R$ 3,86 (+3,76%), como também do resultado positivo nos trades, dos quais saí de um capital de U$ 521.00 para U$ 529.00, valorização portanto de +1,53%.

Pois bem, segue o balanço de NOVEMBRO:





Evolução do patrimônio desde janeiro, que foi quando quitei os consignados e fiquei finalmente positivo:





A baixa EM AGOSTO foi devido ao desaporte para incrementar a reserva de emergência.


A distribuição dos investimentos:







EVOLUÇÃO PATRIMONIAL DO INVESTIMENTO EM DÓLARES



GRÁFICO COM AS RENTABILIDADES NO FOREX



GRÁFICO COM A RENTABILIDADE ACUMULADA NO FOREX




MINHA PLANILHA COM A RENTABILIDADE GERAL


Aqui pode-se ver que a rentabilidade mensal em novembro foi de +5,36%, e a rentabilidade ANUAL está em +3,88%. Isso porque o total aportado foi de R$ 1965,76 e o valor atual dos investimentos está em R$ 2041,94, gerando uma diferença positiva de R$ 76,18. (Desconsiderar as informações de dezembro)

E a planilha do ADP, com as informações consolidadas:




INTERESSANTE

Eu tenho calculado minha rentabilidade geral através de uma planilha própria, independente da do AdP, a que foi postada logo acima da do AdP, e tenho tido percentuais diferentes de rentabilidade. O cálculo que eu uso é mais simples: eu considero todo o valor aportado, e com ele calculo o valor ganho.

Por exemplo, em 2018 eu aportei ao todo, considerando, os desaportes, um valor líquido de R$ 1965,76, e estou com 
R$ 2041,94 valor que finalizei novembro. Então estou com um ganho líquida de R$ 76,18 ao longo do ano. Em percentual fica:

R$ 76,18 / 1965,76 = +3,88%

E não os +17,11% que a planilha calcula.

Se alguém souber o que é isso, eu agradeço.



METAS A PARTIR DE DEZEMBRO 2018

O que eu tenho planejado para os próximos meses e para 2019 é o seguinte cenário:







Essa tabela significa o seguinte:


Em dezembro de 2018 estou pretendendo aportar 2000 reais em dólares para fechar 4000 reais, aproximadamente 1000 dólares, e ficar com esse valor durante todo o ano de 2019.


Em janeiro de 2019 pretendo aportar 3000 reais em AÇÕES NO BRASIL utilizando a fórmula utilizada pelo Joel Greenblatt, no seu livro "The book that beats the market", sobre a qual fiz um estudo aqui no ano passado.


Essa compra será de 1000 reais para cada uma das 3 melhores ações, as mais bem colocadas no ranking, a ser elaborado no dia da aquisição. Esse será o primeiro lote de quatro lotes ao todo no ano.


Em fevereiro, março e abril de 2019 eu vou juntando 1000 reais por mês, e em abril, com 3000 reais acumulados, eu pretendo adquirir o segundo lote de mais 3 ações conforme a estratégia citada acima.


Em maio, junho e julho de 2019 eu vou juntando 1000 reais por mês, e em julho, com 3000 reais acumulados, eu pretendo adquirir o terceiro lote de mais 3 ações conforme a estratégia citada acima.


Em agosto, setembro e outubro de 2019 eu vou juntando 1000 reais por mês, e em outubro, com 3000 reais acumulados, eu pretendo adquirir o quarto e último lote do ano, com mais 3 ações conforme a estratégia citada acima.


Dessa forma, ao final do ano, pretendo ter aportado ao todo 4000 reais em dólares para os trades, 12.000 reais em ações, e guardado mais 2000 reais aguardando chegar janeiro de 2020 para a renovação do primeiro lote de ações adquiridos em janeiro de 2019. Portanto, ao final de 2019, minha pretensão é ter R$ 18.000,00, se Deus quiser. Isso fora a reserva de emergência, que pretendo encerrar o ano com 5000,00, e ano que vem tentar elevá-la para 10.000 reais.



Um forte abraço e fiquem todos com Deus, sempre.




Diário de um Poupador

18 comentários:

  1. Amigo, sobre o percentual da planilha, são cálculos diferentes. Você está calculando na sua planilha o percentual ganho de juros sobre todo o valor aplicado, ok. A planilha do ADP calcula o percentual ganho mensalmente, considerando o saldo de cada mês, ou seja, gerando pesos diferentes para rentabilidade de cada mês, considerando o montante total de saldo. Seria isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonas. Olha não sei se é isso, o que sei é que a planilha do AdP gera os valores de rentabilidade com base em "cotas", mas o cálculo que o colega usou eu não sei exatamente qual é. Depois vou ver se vou lá no blog dele novamente ler as especificações e explicações que ele deu. Lembro que eu li tudinho e tinha até entendido, mas faz tanto tempo que esqueci. Lembro que pensei que não seria diferente do cálculo normal, mas hoje vejo que estava enganado.

      De qualquer forma, obrigado pela visita e pelo comentário, fica com Deus.

      Excluir
  2. Primeiramente parabéns pelo blog,vou add no roll.

    Cara, na minha opinião o principal fator é o inflação e falta de controle financeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado.

      Olha, eu tenho controlado bem minhas finanças, mas não tenho mantido elas sob controle, se é que me entendeu.

      Tipo, eu registro tudo e em detalhes, minuciosos até, mas na hora de me manter sob controle pra não gastar em algo que não devo, eu tenho falhado.

      Obrigado pela visita e pelo comentário, fica com Deus.

      Excluir
  3. Olá DdP,

    Agora que você já pagou o consignado já vai dar para você aportar mais.
    Eu não tenho dificuldade para poupar. Quando o dinheiro cai na minha conta eu já transfiro o que determino para a corretora e não gasto nada a mais. Faça isso que você irá bater as metas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo fazer isso mesmo cowboy. Agora em dezembro está previsto aportar 3.900,00, por causa do décimo terceiro, segunda parcela, e quero fazer isso logo, assim que receber o salário na segunda-feira, pra não correr o risco de acontecer isso novamente que ocorreu esse mês de novembro. Obrigado pelo incentivo, espero postar o fechamento de dezembro comemorando ter batido a meta, se Deus quiser.

      Abração e fica com Deus.

      Excluir
  4. Mano vc ganha 9k e não conseguindo aportar , tem algum post explicando isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SM, tudo na paz?

      Rapaz, o motivo é gastar muito, orçamento cheio de coisa. Quero trazer os detalhes nos próximos posts.

      Abração e fica com Deus.

      Excluir
  5. Olá Viajante Investidor.

    Sim, eu faço isso, detalho tudo, minuciosamente, há mais de dois anos. Falta agora me controlar pra não gastar fora do estipulado.

    Justamente por anotar tudo, eu sei exatamente onde está sendo meu ponto fraco: lazer, comer fora, lanchar, pizza com amigos, jantar com a esposa, essas coisas. Mas se Deus quiser vou me policiar mais.

    Obrigado pela visita e pelo comentário. Um grande abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Fala DP!

    Negócio é manter sempre o foco. E ir se disciplinando.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou precisando melhor na disciplina, mas vou conseguir em nome de Jesus!

      Valeu parceiro, fica na paz

      Excluir
  7. Diário, no início da caminhada o foco deve estar nos aportes. Se preocupe menos com a rentabilidade e mais com a constância nos aportes. Depois de um certo tempo você verá que isso faz a diferença. O tal do pague-se primeiro funciona mesmo. Se deixar na conta, nunca sobra. Me pago primeiro, nem que ao final do mês fico com a conta no negativo.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário e pela visita SI.

      Vou me esforçar sempre pra criar o hábito do pague-se primeiro.

      Sim, rentabilidade agora não pode ser o foco.

      Abração e fica com Deus.

      Excluir
  8. Guarda dinheiro realmente é um negócio complicado. Eu só comecei guardar depois que me casei. Hj uso o salário da esposa para pagar as contas e o que eu recebo vai tudo para as corretoras. De vez em quando tiro um pouco para viajar ou comprar um carro mas via de regra é tudo investido.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que privilégio Uó, que bom mesmo. Um dia quero estar nesse patamar hehehehehe

      Abração e fica com Deus.

      Excluir
  9. Prezado Poupador, diante da situação inadmissível de ter gasto o dinheiro que era pra ir para a reserva de emergência, sugiro que Vossa Senhoria imediatamente corra pra ler o Sou Poupador.

    Por fim, agradeço por fazer constar no Seu BlogRoll o SP, e desejo boas-vindas ao Blogroll do SP.

    =)
    forte abraço, TMJ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz xará, hehehehe

      Está adicionado sim. Abraços e fica com Deus.

      Excluir
  10. olá

    solicito parceria

    já adicionei seu link

    se puder adicionar o meu, agradeço
    https://scantsa.blogspot.com/

    abs!

    ResponderExcluir