sábado, 29 de junho de 2019

Fechamento Junho/2019 (+3,87%)

E aí pessoal da blogosfera, tudo na paz?

Hoje trago o fechamento de JUNHO de 2019.

Esse mês eu gastei mais do que ganhei. Depois de meses e meses sendo disciplinado, acabou acontecendo. Acabou que não aportei nada, pelo contrário, precisei resgatar da reserva de emergência.


RECEITAS x DESPESAS X APORTE

Nesse mês foram essas as minhas receitas e despesas:

PREVISTO

Receitas: 10826,01
Despesas: 8825,98
Aporte: 2000,00

(A diferença positiva está abatendo meu saldo negativo do orçamento de MAIO)

REALIZADO

Receitas: 10827,00 (+0%)
Despesas: 11467,56 (-29,93%)
Aporte: 0,00
Saldo: -640,56

(A diferença negativa foi coberta pela reserva de emergência)

Bom, sem mais delongas, vamos ao fechamento.

INVESTIMENTOS

O consolidado dos investimentos esse mês foi de R$ 8651,49referentes aos investimentos em ações que mantenho, único da carteira nesse momento.

A valorização conforme planilha do AdP foi de +3,87%.

Destaque para as ações da carteira que valorizaram bastante:

QUAL3, com 15,5%, que já soma mais de 76,74% de valorização desde que comprei em janeiro.

Aconteceu algo com a ação MNPR3 . Ela chegou a bater quase 7 reais, valorizando mais que o triplo do meu investimento. Como eu não tinha decidido o que fazer com minhas ações, a não ser segurar por 12 meses, como ensina o livro do Joel Greenblatt, eu fiquei PARALISADO. Não vendi as ações e fiquei segurando conforme a estratégia. Mas aí, lendo o livro "Os Axiomas de Zurique", lá aprendi que como nunca sabemos quando será o fim da valorização, então temos que considerar que esse fim sempre pode estar bem próximo. No livro também fala que um investimento que tenha dobrado de valor deve ser cogitada sua realização.

Portanto, decidi vender minha posição na MNPR3. Investi R$ 990 em 500 ações, com o preço de R$ 1,98 por ação. Quando fui realizar a venda, a ação já tinha caído para cerca de R$ 4,65. Como a liquidez dessa ação não é das melhores (bem ruim por sinal), consegui vender todas fazendo um preço médio de R$ 4,45, ganhando um total de R$ 1225,00 com essa operação. Em relação ao valor investido, o lucro foi de +123%. Obviamente não foi ruim, apesar do sentimento de que poderia ter ganho mais de R$ 2000,00. Mas, como diz o livro, nunca há como saber quando a valorização irá terminar. Então é melhor sair logo com o dobro do valor investido, do que correr o risco de perder mais, por ficar na ganância de querer ganhar muito

Eu poderia achar que essa ação chegaria a R$ 90,00, como um dia já valeu. E os R$ 990 que investi, virariam cerca de 45 mil reais. Mas estou satisfeito com "apenas" R$ 1225 de lucro.

O que o livro ensina sobre isso é que: nas vezes em que você se contentar com o dobro e depois de vender, a ação despencar, essas vezes superarão as vezes em que uma ou outra ação valorizar bastante após a sua realização do lucro.


Bom, por tudo isso que aconteceu com essa ação, eu deixei marcado em amarelo no balanço patrimonial.

A únicas ação da carteira com perdas é CRPG5 (-6,78% no ano). Ela deu uma ótima recuperada ao longo de junho, saindo de 23,70 para 26 reais por ação.

BALANÇO PATRIMONIAL

Para o Balanço Patrimonial eu junto tudo que for em relação a capital, deixando de fora bens móveis e imóveis. 

Pois bem, segue o balanço:



Evolução do patrimônio desde janeiro de 2018, que foi quando quitei os consignados e fiquei finalmente positivo:




A distribuição do patrimônio:




E a planilha do ADP, com as informações consolidadas somente em relação aos INVESTIMENTOS




Pode-se perceber que somente constam os valores a partir de janeiro de 2019. Isso porque, como expliquei em outros posts, após desconsiderar alguns valores como investimento, começo a contagem "do zero" a partir desse ano de 2019, somente com os ativos que não tenho planos a curto/médio prazo, quais sejam, ações.

Um forte abraço e fiquem todos com Deus, sempre.

Diário de um Poupador




IMPORTANTE


As informações nesse blog são apenas de caráter pessoal, não constituem orientações de investimentos. Se você quiser orientações desse tipo deve buscar em meios devidamente autorizados para tal. Tudo que está aqui é  o acompanhamento de minhas operações cotidianas em relação a poupar.

3 comentários:

  1. Olá Diário de um Poupador!

    Gostaria de sugerir que veja a possibilidade de estipular ordens stop para o caso de querer sair de um papel que tenha demonstrado significativa valorização, tendo em vista a possibilidade de o movimento continuar e existir a possibilidade de surfar na crista da onda...

    Forte abraço, Sou Poupador.
    Leia também sobre Planejamento Sucessório.

    ResponderExcluir
  2. Olá Diário de um Poupador!

    Gostaria de sugerir que veja a possibilidade de estipular ordens stop para o caso de querer sair de um papel que tenha demonstrado significativa valorização, tendo em vista a possibilidade de o movimento continuar e existir a possibilidade de surfar na crista da onda...

    Forte abraço, Sou Poupador.
    Leia também sobre Planejamento Sucessório.

    ResponderExcluir
  3. Imprevistos acontecem, normal algum mês ficar sem aporte e ter de se valer da RE, afinal ela existe para isso.

    Me parece que você mistura a estratégia dos seus investimentos, não definindo se é para hold ou para trade.

    Abraço e bons investimentos!

    ResponderExcluir