domingo, 2 de janeiro de 2022

Filme Não Olhe para Cima - Medonho!


Faz tempo que quero falar mais sobre o que tem acontecido no mundo. Minha visão de como as coisas estão acontecendo rápido despertou em mim ardentemente o desejo de falar e avisar as pessoas do grande perigo já latente na sociedade.

Esse texto vem em resposta às constantes e cada vez mais frequentes atuações de pessoas inescrupulosas, que estão iludindo as massas, para objetivos espúrios, e tem muita gente se deixando enganar. Estamos vivendo dias onde governos e pessoas poderosas querem que acreditemos no que eles alegam ser "a verdade". E os que forem contra o "consenso científico" são taxados de negacionistas, e consequentemente tratados como pessoas inferiores. Isso tem me irritado, e acendido em mim a vontade de gritar para todo o mundo, nos moldes de como um dos protagonistas fez no filme, para alertar as pessoas.

Mas, diferente de como os atores militantes de suas agendas querem que pensemos, eu estou aqui para mostrar o que estão tentando de fato fazer!

O filme Não Olhe para Cima da empresa Netflix vem, como vários outros, sempre empurrando uma lista de ativismo para os expectadores. Não é de hoje que cada vez que assisto a alguma dessas obras eu me indigno ainda mais. Já fiz vários planos mentais de falar contra inúmeros longa metragens, mas sempre dava pra trás. Porém esse filme foi a gota d'água.

Com uma atuação boa, digna de bons atores que são, o elenco joga no ralo pensamentos, opiniões, e estudos contrários ao que desejam. Sendo mais claro, eles querem que você aceite as mudanças climáticas como as causadoras do fim da vida na terra. E não só isso (talvez um motivo maior), o filme vem para xingar, menosprezar, querer humilhar, ofender, os que não acreditam no que eles pregam, ao menos não com a intensidade do que alegam. Aqueles que acreditam que o aquecimento do planeta ocorre por outros motivos, diferentes dos gases do suposto "efeito estufa", ou então os que entendem que lixões, poluição dos mares e rios, são algo péssimo e drástico, mas não a ponto de destruir o planeta nos próximos 2 ou 3 anos, esses se sentirão plenamente ofendidos nas cenas do filme.

A pegada é o seguinte, a cada filmagem, a cada fala, eles empurram a ideia de que os contrários à agenda ambiental global atual (nossa, quantos "al's") são pessoas inferiores, que não dão a mínima para os outros seres humanos. Essas pessoas além de menosprezadas, são taxadas de ruins, más, ou, no mínimo, alienadas.

No filme, os cientistas cheios da razão são aqueles que identificaram a vinda do meteoro para a terra. Algo óbvio do meio para o final do filme, pois é claramente visível o objeto quando ele se aproxima do planeta. Mas o roteiro, mesmo após o meteoro poder ser enxergado a olho nu, considera que as pessoas ignoram completamente ao terem de seu presidente o chamado para "Não Olhar para Cima".

Vamos falar isso de uma outra forma. Imagine que fizessem um filme cujo o objetivo fosse defender a ideia de que alienígenas existem de fato, mas usando outros exemplos. A ideia é criticar e menosprezar aqueles que não acreditam nos aliens, pois os indícios de sua existência são muito fracos. Daí o roteiro seria mais ou menos assim: "Cientistas encontram uma enorme caverna subterrânea, com emissão de gases tóxicos, e esses gases estão saindo em grande quantidade e irão matar a população mundial. Os cientistas fazem registros, colhem amostras, e informam o governo. O governo não liga, e os cientistas vão à mídia para tentar alertas as pessoas. Mas a população ignora o alerta, pois alega que 'os indícios da existência dos gases são muito fracos' ". No meio do filme, várias referências às características das pessoas que não acreditam na existência dos aliens são acrescentados, para fazer a referência de que as pessoas que não acreditam que os gases são perigosos são as que não acreditam que os aliens existem, e deixam isso MUITO CLARO nas cenas. Isso tudo para que fique claro de quem eles estão falando! Essa foi a sacada do filme (para o mal).

Vamos ver algumas referências ridículas de tão claras, de que eles querem linkar os contrários à agenda ambientalista, com os 'negacionistas' do filme.

- Presidente dos EUA é uma Republicana: Além do vermelho característico das campanhas, várias placas e logos que eram uma cópia Ctrl C + Ctrl V da campanha de Donald Trump. No início do filme eles falam no candidato da oposição, contrário ao governo atual, que seria "prudente". Seu nome, Lerner. Em determinada cena, vemos uma casa com a bandeira dos EUA hasteada em frente, e na casa vizinha, uma placa falando "Lerner for President". Para quem não sabe, os republicanos criaram o costume de hastear bandeiras americanas nos seus lares, para mostrarem apoio patriótico ao governo conservador. Aqui ficou claro que uma casa defendia o candidato democrata "Lerner", e a outra defendia o governo atual, republicano (no filme), já que na casa com a bandeira não havia nenhum nome de candidato, e na casa com a placa do candidato democrata, não havia bandeira hasteada.

Nessa cena, apesar de sutil no início, já dava pra ver a pegada do filme, que iriam colocar os conservadores republicanos como pessoas despreparadas para governar. Mas o filme é tão ridículo, que tentou fazer algo sutil, e depois veio com a sutileza de um lutador de WWE bêbado numa loja de porcelana. Quando a cientista, afastada dos trabalhos pelo governo, por ser crítica demais e falar demais, tenta voltar para a casa dos pais, seus progenitores alegam que ela até pode entrar, mas não poderá ser contra as ideias do governo, pois eles apoiariam as decisões da presidente, que era basicamente deixar o cometa cair no planeta, mas em partes (sério). Nessa hora, antes de cortar a cena, atrás da protagonista, uma parte da bandeira dos EUA aparece CLARAMENTE, e quem é ligado foca somente nisso, e na cara de espanto da filha cientista, pela posição política dos pais.

O filme ainda tenta confundir o expectador, ao mostrar uma foto da presidente abraçando Bill Clinton, presidente do partido Democrata, contrário aos republicanos. Mas quem conhece bem a história, sabe que Clinton, apesar do partido ao qual pertencia, tinha MUITOS pensamentos e atitudes que coadunavam com os dos Republicanos. Em todo momento mostram uma presidente alheia a causas importantes, e unicamente preocupada com a reeleição. Ou seja, o filme queria porque queria que os expectadores atrelassem a imagem da presidente imprudente e negligente com a de Trump, não há dúvidas para isso.

- Cria-se na internet duas correntes, uma que diz para olhar para cima (e ver o meteoro), essa sendo aquela aliada aos cientistas protagonistas, e outra corrente dos que querem que as pessoas "Não Olhem para Cima", como o título do filme. Essa última foi incentivada pelo governo da presidente para que o povo não se preocupasse com a catástrofe iminente, mas sim com os benefícios que o meteoro iria trazer: mais de 100 trilhões de dólares em minérios, e iriam acabar com a fome no mundo. Tudo isso a partir de um plano de um magnata bilionário de empresas de smartphone e tecnologia, em explodir o meteoro em partes menores que seriam administráveis. Chegaram ao ponto de fazer a presidente desistir de um plano de desviar o cometa, imediatamente após o magnata dissuadi-la a aproveitar os recursos vindos nele. A corrente que diz para "olhar para cima" é a "galerinha do bem", engajada, e preocupada com o destino do planeta. Já a corrente do "não olhe para cima" são tipicamente pessoas conservadoras, de família, tradicionais, um reflexo claro do eleitorado dos republicanos.

Se não bastasse toda essa militância desenfreada, ainda quiseram, novamente, colocar a religião como algo ruim no filme. Sempre, SEMPRE, criticando os evangélicos/protestantes. A Netflix deve ter um departamento que cuida somente disso: desconstrução dos valores conservadores tradicionais. Sempre que um filme está para ser publicado, o departamento recebe o roteiro e a produção, e adapta para incluir cenas e falas para tentar minar e destruir qualquer característica dos valores eternos e de milênios, que trouxeram nossa sociedade até aqui. Vários filmes fizeram e fazem isso, e pretendo relatá-los no blog.

Em determinado ponto do longa, um rapaz típico rebelde, que fuma, se droga, e vive nos guetos com sua turma, se revela evangélico, filhos de pais que o criaram na igreja, mas que ele decidiu seguir seu próprio caminho. Esse rapaz que desistiu da religião e de qualquer dogma, fica, claro, a favor da cientista, e até tem um caso com ela. E no final do filme, é ele que está junto com a família principal, jantando, e é ele que faz a oração da janta, já que todos ali não fazem ideia do que fazer para falar com Deus. Se é que acreditam nEle.

O final, como era de se esperar de um filme assim, é a destruição mundial, por causa da negligência de uma presidente totalmente alheia às preocupações mostradas no filme e do lobby de pessoas que se preocupam muito com dinheiro, mais até do que com a sobrevivência mundial.

Não vou nem me alongar na cena tosca dos que conseguiram fugir da terra, em uma nave com cápsulas criogênicas, e chegam a um planeta habitável. Pessoas muito ricas que tiveram o direito (ou muito provavelmente compraram) de embarcar para essa jornada. Ao chegarem no destino, são devoradas por animais ali presentes.

Esse foi um breve relato de alguém INDIGNADO com o que estão tentando fazer as pessoas acreditarem, e pior, menosprezando e tentando humilhar os que são contrários aos seus pensamentos. Se eu fosse fazer um elogio ao filme, a atuação do protagonista, ganhador do Oscar, é boa sim, afinal não é porque é um militante ambientalista histérico que ele não seria um bom ator. O filme também faz uma crítica às futilidades da internet hoje em dia, mostrando que o mundo como um todo está mais preocupado com a separação da cantora teen do momento, com o rapper MC alguma coisa, do que com a possibilidade de uma catástrofe mundial. Mas não adiantou muito, logo fica claro o foco do filme em de fato perseguir os chamados 'negacionistas' conservadores. Triste. Verifique se seus filhos não estão assistindo essas atrocidades sem o consentimento de vocês, pais, responsáveis. Meu filho quando assiste algo, ele já sabe o que identificar de errado, e quase TODOS hoje tem algo assim. Ele tem 10 anos.

Forte abraço a todos e que Deus nos livre dessa corja e suas atitudes perniciosas.


PS.: Sou um defensor de cuidarmos no meio ambiente, mas sem essa conversa de impor temas polêmicos como "consenso".


9 comentários:

  1. Não gostei do filme também. Na verdade, achei péssimo. Diferente de você, não gostei da atuação nem de Di Caprio nem da Jennifer Lawrence. Ambos estavam aquém de qualquer outra produção que já fizeram. O filme é insosso, sem nunca apresentar o estilo. Aparenta ser de comédia, mas as piadas não fazem rir (vide comentários de Jonah hill, que só apareceu nesse filme pra tentar fazer uma graça, nem ele conseguiu). Quer parecer de ação, mas é tudo uma grande porcaria. O filme não têm muito nexo também, o cientista amedrontado, que não sabe se expressar com ninguém sem usar termos técnicos, vira, de uma cena pra outra, um grande orador da televisão. Bem, o filme é uma merda, além de ser longo (quase 2 horas).
    Quanto ao aspecto político, logo que o filme começa a se mostrar, já pensei naquele cientista (não vou citar nomes, mas todo mundo sabe que ele só ficou famoso por causa desses comerciais- até de urna eletrônica o cara participou) que aparece na televisão dizendo que o presidente é culpado de todas as mazelas da pandemia. Nos EUA deve ter sido parecido. Don´t look up é uma paródia do Covid, na minha opinião, com gente negando e cientistas do outro lado batendo panela. O único problema é que existe uma divergência tão grande no caso do Covid, entre os próprios cientistas, que não se assemelha em nada a fazer uma conta e provar que um asteroide cairá na terra. Achei o filme muito forçado, meio que feito só pra atingir alguém ou um grupo de pessoas.
    No fim, paradoxalmente, a única coisa boa desse filme foi o final. Até hoje nunca vi um filme em que o mundo é destruído e termina tudo na merda.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Matheus, realmente o filme é pura lacração e tentativa de rebaixar aqueles que não concordam com suas ideias.
      Abração, valeu pela visita e pelo comentário. Fica com Deus

      Excluir
  2. Nem quero ver o filme. Essas coisas hoje em dia servem só para empurrar militância goela abaixo.
    Arrisco dizer que boa parte dos cientistas de hoje nem são cientistas, são meros escritores que sabem usar jargões técnicos e que são pagos para defender agendas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Mago, o conceito de ciência vem se perdendo, pois há uma campanha de globalismo muito forte, então qualquer um que siga as ideias dessa agenda pode ser chamado de cientista.
      Abração, valeu pela visita e pelo comentário. Fica com Deus

      Excluir
  3. Achei o filme péssimo.

    É basicamente um apanhadão de clichês e não dei risada em nenhum momento do começo ao fim. Achei um roteiro bem pobre e acho que poderiam ter contado uma crítica aos negacionistas de uma forma bem melhor, ainda mais levando em conta o orçamento da Netflix.
    Acho que foi pensado pela Netflix com a intenção de ser polêmico e gerar debate nas redes sociais com o único objetivo de gerar ainda mais visualizações a partir do engajamento.
    Acho preocupante a Emergência Climática e lamentável o negacionismo de vacinas e o impacto catastrófico das ações do homem no meio ambiente, porém esse filme não acrescentou em nada no debate, pelo contrário só mostrou o que grandes corporações como a Netflix querem: dinheiro. Tudo disfarçado em um discursinho hipócrita como se eles "se importassem".

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pi, pois é, tinham orçamento pra fazer algo espetacular, e saiu isso, rssss
      Abração, valeu pela visita e pelo comentário. Fica com Deus

      Excluir
  4. Filme lacradore da merdfkix, queria o que?

    Eu assino Netflix e Amazon, mas não assisto filmes produzido pelos mesmos.
    O que mais tenho assistido no Netflix é filmes turcos e sul coreanos. Regiões do mundo onde a lacração progressistas ainda não emplacou. Assisto filmes antigos e pesquiso roteiros antes. Com tudo ainda prefiro streaming que TV a cabo pagando pra assistir propaganda lacradora. Pagar pra assistir TV a cabo fazer propaganda lbgt-mil-letras ou falar sobre masculinidade tóxica, querendo empurrar como padrão o homem afeminado, feministo, submisso. Tô fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Anon, vou ver se faço isso também, assistir só o que presta. O Brasil Paralelo lançou o BP Select, depois confere lá, só filme top, e sempre com comentários conservadores. Cara, essa agenda do globalismo, querendo enfraquecer a masculinidade no ocidente está me tirando do sério.
      Abração, valeu pela visita e pelo comentário. Fica com Deus

      Excluir
  5. Quem se sente ofendido com um filme desse tipo tem algum problema sério. Eu nao gosto de filmes cuja tema é uma bandeira política (progressista ou conservador, esquerda ou direita), mas nao me sinto ofendido de forma alguma. Isso mostra que talvez vc se encaixe em algum perfil retratado e que deve ter sido satirizado.

    ResponderExcluir