sábado, 14 de dezembro de 2019

As Ações em que Ganhei Bastante em 2019


Final do ano chegando, muita expectativa com essa grande alta da bolsa brasileira, e nós da blogosfera de finanças estamos como? Eu estou só esperando terminar o ano pra elaborar meu primeiro fechamento anual da carteira de ações.

2019 foi meu primeiro ano como investidor oficial em renda variável, de fato sabendo o que estou fazendo hehe

Eu já cheguei a investir em ações, mas só tinha me dado mal. Hoje, após várias leituras e conhecimento adquirido, optei por uma abordagem simples, porém bastante lógica. E em 2019 deu mais do que certo.

Claro, não vou ignorar o fato de que a bolsa como um todo deu uma super valorização esse ano. Eu seria ingênuo acreditar que TODOS os anos eu teria lucros, longe disso. Entendi que peguei um excelente ano na Bovespa, justo no meu primeiro investindo em ações.

Mas também entendo que mesmo passando por anos ruins, investindo em empresas com bons fundamentos, a expectativa de resultado no longo prazo é excelente.

Pois bem, esse ano, entre ganhos e perdas normais, dei quatro tiros certeiros:

QUAL3: Comprei a 13,11 / Vendi a 27,00
MNPR3: Comprei a 1,98 / Vendi a 4,65
RPMG3: Comprei a 2,60 / Vendi a 7,15
POSI3: Comprei a 3,49 / Vendi a 7,00

Bom, como ganhei mais do que o dobro em cada uma, não posso lamentar se algumas chegaram a valorizar mais. É como diz no livro Axiomas de Zurique, o topo da montanha sempre pode estar bem próximo, então é melhor sair quando já estiver com um bom lucro.

Hoje, o preço de cada ação está em:

QUAL3: 34,30
MNPR3: 5,70
RPMG3: 4,83
POSI3: 11,20

Ou seja, apenas a RPMG3 caiu abaixo do que vendi. Poderia estar lucrando mais se tivesse deixado rolar. Mas como não tem como saber o futuro, estou satisfeito.

A ESTRATÉGIA

Pra quem não sabe, eu uso unicamente a estratégia ensinada no livro do Joel Greenblatt, amplamente discutida aqui na blogosfera, e bastante explicada aqui no blog.

Mas fiz nesse ano uma pequena alteração. No lugar de segurar todas as ações por um ano exato, eu decidi que quando a ação duplicasse de valor, eu simplesmente venderia. As restantes, com lucros ou prejuízos, seriam vendidas somente após 12 meses.

Para o ano que vem, pretendo repetir esse padrão. Só que se você reparou, se eu tivesse segurado as ações que vendi, em 75% delas eu estaria ganhando mais. Porém não há como prever isso.

Caso nos próximos anos ficar constatado que se eu tivesse segurado as ações teria ganhado mais na maioria, então é hora de rever a estratégia. E talvez retornar ao plano inicial, o de manter cada ativo na carteira pelo período exato de um ano, como recomenda o Greenblatt.

E você, aproveitou essa alta da Bovespa? Comenta aí

Um forte abraço e fiquem todos com Deus, sempre.

Diário de um Poupador

IMPORTANTE

As informações nesse blog são apenas de caráter pessoal, não constituem orientações de investimentos. Se você quiser orientações desse tipo deve buscar em meios devidamente autorizados para tal. Tudo que está aqui é  o acompanhamento de minhas operações cotidianas em relação a poupar.

4 comentários:

  1. Muito bom.
    Mas pra gente ter uma noção melhor, e as piores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anôn. Basta olhar meus fechamentos, eu mostro tudo em detalhes, os ganhos, e as perdas também, tudo mensalmente. Esse ano passado divulguei de janeiro a dezembro. Só conferir

      Valeu pela visita. Abraços e fica com Deus

      Excluir