quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Como Está Se Saindo a Carteira do Joel Greenblatt - Atualização Setembro/2017



Olá colegas da corrida à IF.

Segue a atualização da minha carteira simulada usando os critérios definidos pelo investidor e gestor de fundos Joel Greenblatt, no seu livro "The Little Book That Beats The Market".

Nesse mês de setembro ela não teve uma valorização assim tããão expressiva quanto ao IBOV, mas ainda assim conseguiu ser bem rentável. Sua rentabilidade considerando apenas setembro foi de 3,14% contra 4,86% do IBOV*




A ação que mais valorizou foi a VVAR11, com 37,57% apenas em setembro. Desde que comecei a carteira ela já valorizou 75,11%.

Negativamente tive a BOBR4, com -13,50% de desvalorização. Porém no acumulado já está com 47,69% positiva.


Mas...
...desde a primeira "aquisição", que foi no dia 16.06.2017 (quando iniciei o experimento) e a segunda no dia 04.08.17 (quando incluí mais 8 lotes) aí a fórmula do Joel ainda está à frente do índice.
São 20,98% contra 19,20% do IBOV.*




* Essa rentabilidade do Ibovespa considera a rentabilidade média dos dois períodos de aquisição das ações. A primeira parte a partir do dia 16/06/17 e a segunda do dia 04/08/17

Segue a carteira:


Data das cotações atuais em 04/10/2017.
As 8 primeiras adquiridas em 16.06.2017, dia do início da simulação;
As 8 últimas incluídas no dia 04.08.2017
Conforme preconiza a fórmula do livro, você precisa ir comprando lotes de ações a cada 3 meses, até formar uma carteira com no máximo 30 lotes de ações. No meu caso estou adicionando em períodos mais curtos para ter uma noção a tempo de começar a investir, previsto para 2018.


Critérios:

E quais são os critérios para compras as ações?
Bom, pra isso deixei um post dando uma geral aqui , é importante dar uma olhada nos links ao final do post para ver com detalhes todos os critérios da fórmula.

Mas, caso você queira algo mais rápido e bem resumido, there is it:

Você vai classificar as ações da bolsa com base em apenas dois índices, ROIC e EV/EBTIDA. Qualquer uma com valores negativos desses índices, tá fora. O ranking das ações mais propensas a valorizarem é feito com base na ordem desses índices, onde é feito uma média dos dois em conjunto. Ou seja, são dois rankings. O primeiro a ação que tiver maior ROIC está no topo. No segundo ranking a que tiver menor EV/EBTIDA está no topo. Depois é preciso ponderar e balancear os dois rankings, de forma que a ação que tenha ao mesmo tempo maior ROIC e menor EV/EBTIDA esteja à frente das outras. No link do post acima há um arquivo beeem didático de como fazer esses rankings.
E pra terminar, estão fora do ranking financeiras e concessionárias de serviço público.

Por hoje é só... são 03:00 da manhã e os olhos estão cansados :z

Mês que vem tem mais. Continuo acompanhando a saga dessa fórmula pra ver como se sai.

See you guys


Aquele recadinho básico pra ninguém pegar no pé:

IMPORTANTE
As informações nesse blog são apenas de caráter pessoal, não constituem orientações de investimentos. Se você quiser orientações desse tipo deve buscar em meios devidamente autorizados para tal. Tudo que está aqui é  o acompanhamento de minhas operações cotidianas em relação a poupar.

4 comentários:

  1. Olá Diário

    Está aí um livro que me trouxe muita curiosidade, algumas vezes leio e ouço que ganhar acima do índice da Bovespa é muito difícil, até pensei que isso era verdade agora depois desse post começo a duvidar.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sócrates. Olha, essa fórmula tem um histórico muito bom, mesmo aplicando aqui no Brasil. Já foram feitos dois grandes estudos com a bolsa brasileira, e em todos os cenários uma carteira com ações escolhidas por essa fórmula bateu o índice da Bovespa.

      Estou acompanhado de perto o andar da carruagem, hehe

      Um abraço

      Excluir
  2. Boa noite DP,

    Muito interessante isso, vou acompanhar essa sua carteira e tentar arrumar tempo para estudar essa teoria.

    Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pai Investidor.
      Se você já investe ou pretende investir em ações, é uma boa dar uma olhada sim no livro. Além da fórmula lucrativa, o livro tem uma leitura agradável. Fica a dica ;)

      Abraços e boa noite

      Excluir