domingo, 8 de outubro de 2017

Pagar 10% e Couvert no Restaurante - Sinal de Alerta Ligado

Imagem aleatória da internet

Nesse fim de semana fui com a senhora Diário pra um jantar num restaurante chique da cidade. Às vezes é preciso fazer algo fora da rotina, não é?

Bom, eu já fui sabendo que não ia gastar pouco, mas também não queria sair de lá com um financiamento tipo 'lagosta leasing', ou 'camarão consignado'.

Assim que cheguei se apresenta um rapaz todo na beca nos recebendo e nos encaminhando numa mesa pra dois. Nos passou o menu e fui escolher. Pra não dar na vista, nem falei de preço pra esposa. Claro, vamos pagar de Dom Ruam de vez em quando  :P

Escolhi o filé mais fino da casa, pedi, e aí prestei atenção no preço. Quando o cara de smoking (nem tanto) perguntou: "Como gostaria do seu filé, senhor?", Eu quase repondo:  "Em 12 vezes por favor!" :O

Bom, enquanto não chegava o prato principal, passei a reparar no local (de leve, pra não passar a imagem errada). Tudo muito chique, limpinho, bem organizado, típico de um lugar onde querem receber bem aqueles que desembolsam fortunas ali pra comer algo diferenciado (será?). Iluminação estilo restaurante novaiorquino, decoração Estados Unidos anos 80, e banda tocando ao fundo.

De repente, um menino de uns 8 anos começa cantar! E cantou um bom tempo! Talvez alguma família expressiva ali no local pediu para deixarem ele fazer uma declaração pra alguém da família em forma de música... que lindo... sqn.
Pensava na hora: "Só espero não ter que pagar couvert pra isso!"

Cada item que ia chegando na mesa eu mentalmente ia calculando o preço total, tipo um Júlios de "Todo mundo odeia o Cris".

Terminado o jantar, tentei chamar o garçom pra pedir a conta, mas ninguém vinha, e eu não iria gritar, ou bater com o talher na taça que estava na mesa. Estranho, pois quando cheguei o garçom vinha várias e várias vezes, para perguntar o pedido, pra servir a comida, pra perguntar se iria querer mais alguma coisa, inclusive pra perguntar se estava indo tudo bem. Aí, na hora que terminamos, e já estávamos satisfeitos, prontos pra pedir a conta, simplesmente não passa mais ninguém na mesa, até os olhares pareciam ser estrategicamente evitados. Por que seria? Afinal, se eu quisesse mais alguma comida, eu precisava pedir, oras!

Pois bem, depois de alguns minutos cansado de ser ignorado, eu me levantei e fui até o balcão lááá no fundo do restaurante, e solicitei encarecidamente a conta. Após um breve momento, chega o garçom com a dita cuja. Olhei o preço e achei meio salgado pra um jantar simples, por assim dizer (não pedi nenhuma lagosta pescada nas ilhas Fiji por moradores nativos do local, e trazida viva num voo de cruzeiro direto para o Brasil, onde ela era rigidamente alimentada com caviar fino do Irã).

A conta veio R$ 140,00. Aí eu, como bom consumidor consciente, fui olhar a discriminação do consumo nos detalhes (a senhora Diário estava longe, lá na mesa, e eu resolvendo no balcão, o que me deu uma certa tranquilidade em poder fazer isso). Ao olhar bem o consumo vi o famigerado 10% sendo cobrado no valor de cerca de R$ 12,00. Muito bem, disse pro garçom: "Será sem a taxa senhor." Após aquele olhar de "Sério, cara?", ele calculou então o valor a pagar de R$ 128,00. Foi quando eu olhei mais atentamente pra lista do consumo e vi um tal de COUVERT a R$ 10,00.

Mas o problema não foi nem esse, acontece que o restaurante, na cara de pau, colocou isso na lista de consumo ANTES dos 10%! Ou seja, o valor do adicional foi calculado incluindo a música. Agora imaginem seu eu ia pagar R$ 11,00 pra escutar um menininho fazendo uma homenagem pra alguém (nada contra). Por favor né restaurante, ajuda eu!

Bom, respeitosamente eu disse: "Olha, vai ser sem o couvert também tá." Podem imaginar a cara do garçom a essa altura. Mas beleza. Ele foi lá, recalculou e colocou na maquininha do cartão pra eu pagar R$ 130,00, INCLUINDO A PORCARIA DOS 10%! Eu, calmamente, com toda paciência do mundo disse: "Não meu amigo, é pra tirar o couvert, e também os 10%. Essa conta é pra ser R$ 118,00". Bom, eu já nem olhava mais as expressões do garçom, pra não ter um estresse desnecessário.

Maquininha com R$ 118,00 pronta, DÉBITO passado, conta paga. Um obrigado e até...
...não sei quando!

Fica aí o alerta pra vocês sempre olharem a discriminação das contas desses restaurantes, que se aproveitam da situação, muitas vezes de a pessoa estar acompanhada e não querer passar vergonha, e acabar aceitando tudo que for imposto "guela à baixo". Apenas vendo o prejuízo no saldo bancário depois. Quer impressionar alguém, quer levar alguém num lugar chique de vez em quando, é muito bom, eu recomendo. Só não suporto certos abusos, malandragens, esquemas pra tirar dinheiro dos mais desavisados.

Mas pior que isso é bem comum. Cabe a cada um policiar bem seu orçamento e suas despesas, não importa em que restaurante 1ª linha forem, fiquemos atentos.

PS: Eu acho importante sim os 10% dos garçons, o que eu não concordo é o que a maioria dos restaurantes fazem, que é não repassar para eles esse valor arrecadado. E a conta é simples: um restaurante desse tipo recebe em torno de uns 30 a 40 consumos/dia, e o dobro nos fins de semana. Cada conta facilmente ultrapassa os 200 reais. Isso dá entre 20.000 e 30.000 reais de taxa de 10%. Se um restaurante desses mantiver cerca de 15 funcionários, me pergunto se eles recebem cada um 2000 reais a mais no salário. Difícil.

Quanto ao Couvert, nada contra também, é o trabalho deles. Mas se eu não quiser ouvir música enquanto como, ou se nem prestar atenção, porque devo pagar?
E mais uma vez, o que garante que o valor pago será repassado na sua integralidade?

Ainda bem que não são obrigatórios. O chato é pagar de cliente ruim por não querer pagar essas coisas, e querer desembolsar só pelo que foi de fato consumido.

Fiquemos de olho.

Um abraço e fiquem com Deus.

See you guys...

10 comentários:

  1. Quando o atendimento é bom eu até pago o adicional de bom grado, mas geralmente o atendimento é péssimo, e na hora de fechar a conta some todo mundo.

    Uma nova lei está tentando disciplinas os estabelecimentos...

    http://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2017/05/entenda-nova-lei-da-gorjeta-aprovada-em-2017.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí uó.

      Pois é, tem locais que eu pago sem problema nenhum, mas aí sei a procedência do local, os donos, e quando o preço é sem abuso claro.
      Vamos acompanhar o que que sai dessa lei aí.

      Obrigado pela visita, volte sempre.

      Abraços e fica com Deus.

      Excluir
  2. Olá Diário

    Eu morri de rir aqui, muito bom o post

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sócrates.

      Sempre que eu passava por uma dessas eu ficava com vontade de postar e narrar o ocorrido. E com o blog estou realizando essa vontade hehe

      Valeu colega. Um abração

      Excluir
  3. Olá poupador, uma forma de driblar essa safadeza dos restaurantes é dar os 10% em dinheiro direto pro garçom. Duvido muito que eles repassem esse dinheiro integral para eles.

    Te mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Aportador Frugal. Cara, exatamente isso. Quando é possível, eu dou diretamente ao garçom. Excelente estratégia.

      É realmente improvável que repassem, dependendo do estabelecimento, eles ganham muito com esses 10%. Duvido quererem repassar para os garçons, duvido. Acaba que o que era pra ser gorjeta, vira salário. Então a gente paga pela comida, e paga o salário do garçom. Ah, faça mil favores.

      Obrigado pelo comentário e pela visita.

      Forte abraço

      Excluir
  4. Gostei do Pão Durismo! É isso aí abraçO!

    ResponderExcluir
  5. Nunca fui de frequentar lugares muito caro não, quando tinha a senhora Beto Fiscal gostávamos de ir nesses bares com som ao vivo de rock e mpb, pagava o couvert de boa, pois gostava do som. Quanto a gorjeta do garçom acho uma coisa meio estranho, pois o cara ganha o salário dele já, é tipo o jogador de futebol querer um extra para ganhar a partida de futebol, más fazer o que não é mesmo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Beto, se eu gostar da música eu terei o maior prazer em pagar o serviço do cantor (obviamente se eu ver que o valor é razoável e vai ser passado inteiro pra ele).

      Essa da gorjeta sempre vai gerar uma polêmica. Uns dão, outros não. Espero que continue opcional.

      Seria bom se fosse opcional de verdade, ou seja, você que dissesse que quer pagar, e não do jeito que é, já vindo o valor na conta e você ter que passar por cliente chato e dizer que não vai querer pagar.
      Assim seria bem melhor.

      Valeu a visita e fica com Deus.

      Excluir