sábado, 30 de setembro de 2017

METAS #1 - Inglês



Quero compartilhar algumas metas que tenho, não financeiras. E acompanhar ao longo dessa caminhada.

INGLÊS

Como é bastante difundido na blogosfera, estudar outro idioma é algo bastante importante, especialmente se for pra conseguir melhorar a renda. Eu particularmente sempre gostei de aprender inglês. Eu pensava algum dia viajar pros Estados Unidos e poder me comunicar bem, mas nunca avancei muito. Eu tinha apenas o que aprendi no colégio e o que eu sempre escuto em filmes e seriados, os quais procuro sempre assistir em inglês.

Mas de um tempo pra cá eu criei o desejo de morar fora quando atingir a independência. Principalmente quando um grupo de missionários veio pro meu estado abrir uma igreja, e eu fui ajudar. Pude me comunicar de alguma forma com o pouco de inglês que tinha, mas tive alguma dificuldade. A partir daí eu quis muito ficar fluente na língua. Desde então venho buscando formas de incrementar meu inglês pra poder atingir esse objetivo.

Nesse post vou abordar as técnicas que estou usando nesse propósito.

Comecei com o aplicativo Duolingo, que é muito bom por sinal. Terminei o curso de inglês, fiz todas as lições, e todo dia pratico um pouco mais. Já estou praticamente em 70% de fluência. Exatamente o que os testes que faço afirmam, nível intermediário pra avançado. Mas o aplicativo não é suficiente pra te deixar fluente, na verdade passa muito longe disso. Ele é excelente pra dar uma base e principalmente motivar a pessoa a buscar outras fontes de estudo.

Daí parti pra vídeos no YouTube. Encontrei o canal "Você Aprende Agora" e gostei. Mas aí passei a preferir que um nativo passasse as informações da língua, e nesse canal é um falante de português que ensina, apesar de ele ser muito bom, principalmente pra quem tá começando.

Hoje estou acompanhando dois canais, "SmallAdvantages" e "Ask Jackie", mas eles só dão dicas, muitas por sinal, não ensinam um curso em si.
Recomendo.

Mas ainda assim precisava de algo mais. Lendo o livro do Mairo Vergara, aquele bem famoso que vive pulando em propagandas na Internet a fora, o famoso GUIA DEFINITIVO PRA APRENDER INGLÊS (Acho que é assim), eu vi uma dica muito boa. Quem diria que aquela propaganda que eu sempre ignorava e achava que era só mais um iria me dar uma dica interessante. A dica pra melhorar o inglês e ficar fluente, pelo menos em conversação, é simplesmente assistir seriados.

"Ah, mas isso eu já faço e não sou fluente em inglês!"
Você pode pensar.

Aí que tá. Tem que fazer de uma forma diferente.
A Estratégia é seguinte:
- Escolher um seriado com inglês fácil
- Assistir um capítulo com legenda em português
- Assistir o mesmo capítulo com legenda em inglês até entender tudo que foi falado e fazer a associação com o que tá na legenda.
- Assistir a terceira vez agora SEM legenda nenhuma
- Fazer isso até o final do seriado

A série que escolhi pra começar foi Friends. Por gostar, por ser divertido, por ter inglês fácil, e por eu já ter assistido e ter vontade de assistir de novo, mas nunca começava. Agora tenho a oportunidade.
Outras duas séries que gosto e pretendo fazer são Como Conheci sua Mãe, e Dois Homens e Meio.

Já comecei com Friends. Tá sendo difícil no começo, mas espero deslanchar logo e pegar o jeito da coisa.


Outro método muito bom que pretendo utilizar é o que o Investidor Inglês indicou no seu blog, você pode acessar clicando aqui. A parte que fala sobre o método diz que você deve ouvir um áudio em inglês sem a transcrição. Depois vai ouvir acompanhando com a transcrição em inglês. Depois novamente sem a transcrição, mas agora anotando tudo que ouvir, o que conseguir entender. E depois traduzir as frases pra fixar bem.

Esse método tem um princípio muito bom que é o listening, que é ficar craque em entender o que é dito a você.

Nesse mesmo link do Investidor Inglês também há uma excelente dica pra usar o Google tradutor como método pra aprender a falar melhor o inglês. Isso eu até fazia, mas sem estratégia, sem regularidade, sem método. Agora, com a meta, pretendo me disciplinar a ficar fluente na língua.

Vou registrando aqui meu avanço nessa meta de ficar fluente em inglês ATÉ FINAL DE 2018.

Afinal, meta só é meta se tiver prazo.

E vocês, têm alguma dica pra incrementar o inglês?
Estarei muito grato por qualquer ajuda.

Abraços e fiquem com Deus.

12 comentários:

  1. Suas dicas são muito boas me inscrever nos canais do youtube que está em seu post eu também preciso aprender inglês hoje o idioma é essencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Sócrates, é muito importante em inúmeras áreas. Eu tô nessa luta. Mas se Deus quiser consigo essa meta pra final de 2018. Vamo buscar então essa tão falada fluência ;)

      Os canais são muito bons mesmo, estou acompanhando como dicas pra incrementar.

      Um abraço

      Excluir
  2. Poupador, acho que é meio complicado ser fluente sem morar fora. É necessário vivenciar a língua 24 hrs por dia.

    Procure tb algum curso cm conversação em grupo. Seu ingles vai melhorar infinito.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Aportador Frugal, blz.
      Eu sempre pensei isso, fluência mesmo só morando fora. Mas descobri que dá pra chegar bem próximo fazendo isso que você disse, exposição à língua, vivenciar. O máximo que conseguir. E dá pra fazer algo parecido por aqui mesmo. Aí quando for morar fora, só faz alguns muitos ajustes e fica fluente de vez.

      Quanto ao grupo de conversação, eu tenho procurado um pela Internet e não encontro facilmente. Já um curso com esse recurso eu teria que desembolsar uma grana, e tô querendo atingir essa meta sem gastar quase nada, além do tempo claro.

      Obrigado pela dica

      Um abraço e fica com Deus

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Thor, vamos sim aprender essa língua tão utilizada no mundo todo. Com certeza será um diferencial.

      Um abraço e obrigado pela visita

      Excluir
  4. Boa noite,

    gostei muito das dicas, realmente ficar fluente é complicado sem vivenciar a língua, mas dá para ter o suficiente para seus objetivos, vou colocar como meta também, meu inglês está bem enferrujado hehe

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Fala Pai Investidor
    Coloca sim. É muito satisfatório ver a si mesmo se comunicando com nativos em inglês. Fora que pode te render excelentes oportunidades.

    Vamos buscar essa meta hehe :D

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Muito bem DP,

    Atualmente estou estudando inglês e espanhol. Estou pagando um professor de espanhol e depois vou pagar um de inglês. Contratei pelo italki. Só assim para falar com um estrangeiro. Esse negócio de encontrar grupos e gente de fora para conversar é difícil demais. Melhor pagar mesmo.

    Bons estudos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Cowboy.

      Pois é cara, eu fiquei tentado a pagar também pelo iTalki, mas achei caro, principalmente por ser em dólar. Uma sessão é até razoável, mas pra ficar pagando sempre, aí pesa no bolso rsrs
      Estava pensando em pagar uma vez só pra ver como é. Ainda mais agora que você recomendou.

      Obrigado e um abraço

      Excluir
    2. Faça um teste lá. Tem uns professores que cobram uns 10 dolares por aula. Faça uma duas por mês. Eu estou fazendo 4 aulas por mês.

      Abraços.

      Excluir
    3. Vou lá sim, fazer pelo menos um teste. Fiquei bem curioso :D

      Valeu mesmo Cowboy
      Abraços

      Excluir