sábado, 2 de abril de 2022

Fechamento Março/2022

Como expliquei no último fechamento, passei a diminuir a quantidade de atividades para poder ter mais tempo para produzir mais. Daí parei de contar o orçamento, apenas controlando os investimentos. Bom, o primeiro mês foi um baque enorme, gastamos demais, e o resultado se refletiu no meu patrimônio. Além da queda na bolsa, que puxou o total para baixo, eu acabei tendo que entrar na reserva de oportunidade, e meu patrimônio caiu de R$ 101.046,79 para R$ 86.391,45.

Fiquei bem mal, e decidi retornar aos controles financeiros em planilha. Ainda não me sinto apto o suficiente para simplesmente confiar na minha habilidade de saber quanto gasto mensalmente. O fato de não controlar foi me deixando meio sem foco e ciência da minha situação. Agora é tentar recuperar

Em março fecho meu patrimônio com R$ 94.467,35, tentando me recuperar. Ainda não consegui retornar para os 100k, mas estou na luta. Esse mês entra finalmente um dinheiro da empresa de minha esposa, e assim creio que passaremos tranquilamente para fecharmos abril acima dessa marca.

Desculpem a ausência do ranking de fevereiro, estava com a cabeça atordoada no final do mês, sem saber pra onde o dinheiro tinha ido, e sem força pra voltar a registrar. Mas após dois meses e meio de descontrole, agora estou de volta.

Segue o patrimônio consolidado e separado por ativos, usando a planilha do AdP


Renda Fixa


Renda Variável - Ações

Dólares

Achei ótima o dólar estar caindo tanto, e que caia mais. Só não gostei mais porque diminuiu meu patrimônio consideravelmente. Mesmo com aportes, o valor continua caindo

CDB - PicPay - Reserva de Oportunidade

Praticamente zerei o saldo lá, pra poder fechar umas contas em fevereiro e começar março zerado. Daí gastei bastante em março também, e um valor que tinha colocado lá, novamente foi usado.

Criptomoedas

Por enquanto, só decepção.

Balanço Resumido

Balanço Completo

Estou regularizando minha carteira, pois decidi não mais aplicar os critérios pessoais à estratégia do Joel Greenblatt. Daí vou seguir exatamente como ele diz. Em desde 2019 a diferença entre um critério e outro não tem gerado diferença significativa, e também eu não gosto de ficar comprando em quantidades além de 3 papéis a cada três meses. Meus critérios incluídos na estratégia só estavam deixando meu controle diferente do que recomenda o autor. Daí decidi ser extremamente simples nessas escolhas, aplicando somente o básico que o autor ensina no seu livro, e já está ótimo. Nesse início de criação do patrimônio, preciso focar nos aportes.

Outra coisa, pretendo preparar o ranking até o dia 10, então quem estiver participando, já atualiza.

Peço que coloquem esse meu site na sua lista de blogs, pois ajuda muito na divulgação. Quem quiser, é só me avisar que acrescento na minha lista também, que gera acessos pra vocês a partir de quem entra aqui.

Por hoje é isso. Comenta aí o que achou!

Forte abraço a todos e fiquem com Deus.


Isenção de Responsabilidade

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não sou profissional de investimentos nem consultor financeiro licenciado. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. O Diário de um Poupador e seu criador não são responsáveis pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

19 comentários:

  1. Respostas
    1. Isso mesmo, Scant, esse é o segredo da consistência. Abração

      Excluir
  2. Legal, você tem uns 3,7% em criptos, parecido comigo (3,2%). Pretendo ter no máximo 5% do patrimônio nesse tipo de ativo. Imagino que você tenha uma ideia semelhante...
    Ansioso pelo ranking!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ME, isso mesmo. Na verdade, era 5% em abril, chegando a 10% naquele mês, com a primavera das criptos. Desde então, é só queda, e agora a porcentagem é só pouco mais de 3% mesmo. Valeu a visita, fica com Deus

      Excluir
  3. Fala, DP, blz?

    Muito bom esse auto conhecimento. Vc tentou não controlar no centavo e viu q não era pra vc... excelente lição. Eu quando parei de controlar no centavo, consegui mais liberdade pra focar em ganhar mais e me ajudou.

    Uma coisa que só vim a fazer esse ano foi escrever minhas metas de aplicação. E aprendi que isso está me ajudando muito!!! Curioso, ser detalhista nas aplicações e não tanto nos custos está me parecendo a melhor estratégia pra mim.

    Mas tudo é momento, hj vc viu que se der mole com os gastos, eles aparecem... normal... ou esse controle vira rotina e vc para de se incomodar com ele (vc deixou de fazê-lo acredito que por estar de incomodando) ou vc consegue gastar menos sem tanto controle.

    O tempo é o melhor professor (esse é muito filosofia de butequim mesmo, rs)

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá NFVB, muito obrigado pelo comentário. Eu controlo tudo há quase 6 anos, e no fechamento de Janeiro relatei como foi essa minha decisão de dar uma pausa. Mas em menos de três meses vi que não seria bom parar agora. Talvez mais algum tempo, quando conseguir me controlar melhor nos gastos. Metas de aplicação é top, cara, segue firme.

      Valeu pela visita, fica com Deus

      Excluir
  4. Diário de um Poupador,

    Pelo menos você fez o teste, se viu que ainda não está pronto para abandonar a planilha é de grande humildade voltar atrás e reconhecer o equívoco.

    O dólar baixo abre boas oportunidades de mandar grana para fora. Dizem que o tal ponto de equilíbrio é R$ 4,50. Será que chega lá?

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Poupador, blz meu amigo? Pois é, parceiro, foi difícil ver o patrimônio começar a derreter, aí tive que acordar pra realidade: ainda não está na hora de deixar o orçamento no automático hehe. Também acredito que o dólar vá a R$ 4,50 nas próximas semanas, embora esse ano seja uma total incógnita.

      Abração e obrigado pela visita. Fica com Deus

      Excluir
  5. Pergunta de leigo, mas, qual bolsa caiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puz, SD, realmente cara, argumentei errado, e o buraco foi mais embaixo kkkkkkk A bolsa praticamente só subiu esse ano, então meus gastos foram ainda maiores!! Olha o tamanho do problema que arrumei. Mas vamos que vamos, pretendo voltar a registrar novamente nos detalhes. Abraços e fica com Deus

      Excluir
  6. Não entendi muito bem a sua situação, mas parece que você mistura dinheiro de investimentos com dinheiro para pagar gastos mensais?

    ResponderExcluir
  7. Fala Diário! Não sei se você escreveu sobre, as doletas vc compra físico ou mantém em uma conta? Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Aprender com essas experiências faz parte.

    Agora que já retornou ao método anterior, os 100k chegarão logo!

    ResponderExcluir
  9. O importante e manter a persistência uma hora o negocio anda

    ResponderExcluir
  10. Espero que realmente melhore a bolsa estava caindo na sexta feira

    ResponderExcluir
  11. Muito bom acredito que ainda vai melhorar desistir nunca

    ResponderExcluir
  12. Voce já tem um patrimônio muito bom e esta crescendo continue assim parabéns

    ResponderExcluir
  13. Legal Gostei de ver suas aplicações e carteira muito bom parabéns.

    ResponderExcluir