sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Fechamento JAN/2020 ( -0,88% )

E aí pessoal da blogosfera.

Hoje trago o fechamento de JANEIRO de 2020. Aqui você pode acompanhar:
- Minhas Receitas X Despesas do mês
- Meus aportes
- Ganhos/perdas com os investimentos
- Renda Passiva


Observação

Repare aqui que eu não venho gastando mais do que ganho, pois eu sigo a regra de gastar MENOS do que se ganha! O que tem acontecido é que tenho gastado mais do que o planejado. Por exemplo, se em determinado mês eu planejo receber R$ 10.000 do meu salário líquido, e já deixo pré-definido que irei aportar 2000 reais, significa que planejei gastar somente 8000 reais naquele mês. Daí acontece muito de gastar por exemplo 9000, isto é, 1000 reais a mais que o valor que planejei inicialmente, e com isso o aporte fica prejudicado. Em suma, até agora eu venho mantendo a regra básica de gastar menos do que eu ganho mensalmente. E isso é CRUCIAL.

Vamos então ao fechamento de Janeiro/2020.

Primeiro o quadro das receitas e despesas, previstas e realizadas.


Gastei mais do que o planejado, cerca de -12,35%.
Valor deixado de economizar: R$ 2256,85

O maior ralo mais uma vez foi o Lazer, Gastos Extras (Não previstos). Alimentação também pesou. Manutenção do carro, gastos extras na viagem à praia, aulas de Inglês online, e nas viagens à trabalho.

Lazer
Previsto/Realizado: R$ 600,00 / 963,80 (-60,63%)

Extras
Previsto/Realizado: R$ 600,00 / 1079,68 (-79,94%)

POR QUE OS GASTOS FORAM TÃO ALTOS EM JANEIRO?

Como todos sabem, janeiro é aquele mês em que vêm todas as contas juntas. IPTU, Matrícula de filho na escola, material escolar, compras feitas em dezembro, e viagem de férias. E se não bastasse isso tudo, eu decidi atualizar algumas compras importantes que estava segurando há anos.

Troquei a geladeira. Vendi a minha antiga por 140 reais (pra você ver como estava o estado dela!), e comprei uma top por 2850,00 na internet. Comprei uma TV de 55", 4K, Ultra HD, já que a minha TV antiga já tinha quase 9 anos! E vou te falar, a qualidade é incrivelmente diferente. Pelo menos em relação à minha TV anterior, de LCD, 32", sem nenhum desses tantos atrativos de hoje. Sério, vários e vários filmes que eu já tinha assistido, parecem filmes totalmente novos nessa TV!

Mesmo com todas essas despesas, ainda consegui fazer um bom aporte. Como você confere a seguir.

APORTES

Em janeiro o aporte de R$ 6058,47 foi todo em ações, conforme relatei aqui.

PATRIMÔNIO COMPLETO

Somando tudo que tenho no patrimônio, o valor total no final de dezembro foi de R$ 41763,64, um valor cerca de +17,14% a mais do que o final do mês anterior. Essa excelente alta foi devido ao 13º adiantado de 2020, às férias (1/3 salário).

Segue meu Balanço patrimonial completo, e logo abaixo uma versão resumida desse monte de informações aí.




As ações em amarelo foram vendidas agora em Janeiro, conforme tenho planejado, de acordo com os ensinamentos do livro do Joel Greenblatt, e também com os critérios que adicionei.

Além de ter me desfeito de UNIP6 e CRPG5, as ações da TEND3 duplicaram de valor, e eu decidi vendê-las. Retorno de 100%.

EXPLICAÇÕES SOBRE O PATRIMÔNIO

Caso você ainda não saiba, eu somente considero como "investimento" os valores em ações. O que está em Títulos Selic eu trato como reserva de emergência. Os dólares ainda não entraram na minha categoria de investimento devido a inconstâncias em sua alteração, mas pretendo em breve tornar esses ganhos mais regulares, e poder estudar uma forma de incluir como investimento.

O valor em Bancos Virtuais são depósitos que mantenho no mercado pago e no PayPal. Já em Corretoras, é o que está parado nas duas corretoras brasileiras que utilizo.

E finalmente, esses Valores a Receber significam SAQUES da reserva de emergência, que acabei trazendo para meu orçamento para que eu pudesse ter liquidez imediata. Ou seja, fiz um empréstimo à minha reserva de emergência, e estou me comprometendo a pagá-la.

Minha carteira conta com 12 ações.

INVESTIMENTOS

O consolidado dos investimentos esse mês, foi de R$ 18349,73, uma aumento de +46,29% em relação ao valor encerrado no mês anterior.

Destaque positivo para as ações da carteira que valorizaram:
TEND3: 11,46%
MRFG3: 10,14%
LEVE3: 7,99%

O destaque negativo do mês foi:
CIEL3: -15,53%

A bolsa fechou JANEIRO com QUEDA de -1,74%, e o acumulado em 2020 está em -1,74%. Portanto, como minha rentabilidade esse ano está em -0,88%, está caminhando sem muitos problemas. Na planilha do AdP está dando -1,36%, porém eu creio que está errado, já que essa planilha não considera as vendas que efetuei das ações e suas respectivas variações dentro de um mesmo mês. Na minha planilha principal eu levo isso em consideração.

Esses números da minha carteira você pode visualizar na planilha do AdP abaixo, com as informações consolidadas somente em relação aos INVESTIMENTOS.



Pode-se perceber que somente constam os valores a partir de janeiro de 2019. Isso porque, como expliquei em outros posts, após desconsiderar alguns valores como investimento, comecei a contagem "do zero" a partir do ano de 2019, somente com os ativos que não tenho planos a curto/médio prazo, quais sejam, ações.

Evolução do patrimônio desde janeiro de 2019




Evolução dos investimentos desde janeiro de 2019




A distribuição do patrimônio




RENDA PASSIVA

Segue tabela com minha renda passiva total até agora.






Um forte abraço e fiquem todos com Deus, sempre.

Diário de um Poupador





ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não sou profissional de investimentos nem consultor financeiro licenciado. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. O Diário de um Poupador e seu criador não são responsáveis pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

10 comentários:

  1. cara, faz um orçamento
    planeje gastos
    use mais dinheiro vivo no lugar do cartão de credito

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Scant. Eu tenho um orçamento, e um fluxo de caixa BASTANTE estruturado e detalhado. Minhas planilhas são realmente bem elaboradas, e além disso, são constantemente atualizadas. Os gastos são devidamente planejados. Uso apenas DÉBITO. É raríssimo usar crédito.

      O problema não é o controle de gastos, mas sim o auto controle

      Mas valeu pelo comentário. Forte abraço e fica com Deus

      Excluir
  2. E ae Poupador, muito bem detalhado todo seu post, parabéns! Percebi que vc possui uma renda extra interessante, parece que vc conseguiu um nicho bom para adsense e afiliados (tou até hoje procurando o meu nicho kkkk).

    Não sinta-se envergonhado em ter gastado mais que o necessário. Vc realizou o aporte do mês e gastou com coisas que lhe fazem feliz e que sao necessárias para seu bem-estar e de sua família.

    Um grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AF. Depois de muitas críticas que recebi, seu post veio pra me dar uma força. Muito obrigado

      De fato eu sei que preciso e devo gastar menos, mas também precisa saber equilibrar, pra não gerar a sensação de privação

      Muito obrigado pelo comentário. Forte abraço e fica com Deus

      Excluir
  3. Gosto dessas dicas pra enganar o cérebro ou estômago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é anôn, algumas dão certo, outras não. Mas temos que ir tentando. Valeu pela visita e pelo comentário. Abração

      Excluir
  4. É aquela velha história DP, não adianta nd o sujeito ganhar mais se aumentar o respectivo custo de vida no mesmo passo. Esse é o grande erro d emuita gente por aí. Mas como o outro comentarista disse, nãos e sinta mal, pelo menos vc adquiriu algo para vc e sua família, além de ganhar o aprendizado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo apoio Astronauta. Comprei algumas coisas sim, e foram importantes. Sigo tentando economizar, mas sem exageros. O fato de não gastar mais do que ganho, e ainda aportar, já é algo excelente. Valeu parceiro. Fica com Deus

      Excluir
  5. Poupador, é isso aí! Cada um tem uma metodologia que dá certo para si mesmo. Não adianta querer copiar dos outros, tem que ir ajustando para ver como funciona melhor para você. Boa sorte no "autocontrole".

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu SI, seguimos na luta. Nessa batalha contra a gastança, tem que matar um leão por dia. Forte abraço meu amigo, fica com Deus

      Excluir