terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Fechamento Janeiro/2019 e Orçamento do Diário (+3,97%)

E aí pessoal da blogosfera, tudo na paz?

Hoje trago o fechamento de JANEIRO, primeiro desse ano de 2019.

Esse mês fiz um aporte de R$ 989,34 em tesouro Selic, e de R$ 500,00 nas contas digitais do Nubank, ambos para a reserva de emergência.

CONSEGUI SEGUIR A REGRA DO "PAGUE-SE PRIMEIRO!"



RECEITAS x DESPESAS X APORTE

Nesse mês foram essas as minhas receitas e despesas:

PREVISTO

Receitas: 19358,18
Restante dezembro/2018: 14,39
Despesas: 11645,90
Aporte: 6500,00
Saldo: 1226,67


REALIZADO

Receitas: 19389,39 (+ 0,16%)
Restante dezembro/2018: 14,39
Despesas: 13006,29 (-11,68%)


Aporte: 6500,00
Saldo: -116,90

Esse saldo restante, irá para o orçamento de fevereiro/2019, e precisará ser compensado com as receitas do próximo mês.

MEU PONTO FRACO

Meu ponto fraco nos gastos esse mês foram gastos com uma viagem à praia, em que gastei mais do que planejei, e como sempre gastos com o item "LAZER" e "OUTROS".

Bom, sem mais delongas, vamos ao fechamento.

__________________________


__________________________

INVESTIMENTOS

O consolidado dos investimentos em dezembro foi de R$ 5196,66referentes aos investimentos em ações e tesouro direto.

Nesse ano eu tomei a decisão de 'recomeçar'. Retirei alguns valores que não mais fazem parte de meus investimentos, para incluir somente os que de fato eu não tenho planos a médio e curto prazo. Afinal, isso é a essência dos investimentos, não?

BALANÇO PATRIMONIAL

Para o Balanço Patrimonial eu junto tudo que for em relação a capital, deixando de fora bens móveis e imóveis. Até porque não tenho imóvel, e meu único bem móvel é um carrinho simples e popular (mas que dou graças a Deus por ter).

Pois bem, segue o balanço de JANEIRO:




Evolução do patrimônio desde janeiro de 2018, que foi quando quitei os consignados e fiquei finalmente positivo:



A baixa EM AGOSTO foi devido ao desaporte para incrementar a reserva de emergência.


A distribuição do patrimônio:



E a planilha do ADP, com as informações consolidadas somente em relação aos INVESTIMENTOS



Pode-se perceber que somente constam os valores de janeiro de 2019. Isso porque, como expliquei no início, após desconsiderar alguns valores como investimento, começo a contagem "do zero" a partir desse ano de 2019, somente com os ativos que não tenho planos a curto/médio prazo, quais sejam, ações e tesouro direto (IPCA).



No mais é isso. Ao logo do mês pretendo ir atualizando toda movimentação financeira aqui no blog, incluindo o aporte em ações, conforme descrevi mais acima.


Um forte abraço e fiquem todos com Deus, sempre.




Diário de um Poupador



IMPORTANTE

As informações nesse blog são apenas de caráter pessoal, não constituem orientações de investimentos. Se você quiser orientações desse tipo deve buscar em meios devidamente autorizados para tal. Tudo que está aqui é  o acompanhamento de minhas operações cotidianas em relação a poupar.

2 comentários:

  1. É isso ai Diário!

    Que você consigo tornar constante esses lindos aportes! Afinal, não é para qualquer um aportar essa quantia!

    Siga em frente meu caro!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caramba Diario, que receita boa heim...
    Realmente lazer e outros merecem uma atenção especial.
    Geralmente é nessa area que a maioria dos brasileiros se perdem...
    Que tal estabelecer um dinheiro fixo para gastar por fim de semana??

    Um abraço.

    ResponderExcluir