segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Dicas para não falhar nas metas de 2019

A maioria das pessoas gosta de fazer planejamentos no final de ano, afinal é um período de mudanças. Mas será que estamos fazendo isso corretamente?

Muitos pensam em planejar qualquer coisa e de qualquer maneira, e assim estão fazendo erradamente algo tão importante. Veja aqui alguns conselhos pra que as metas tenham mais chances de serem cumpridas.

ANOTAR TUDO

Se alguém quer tanto algo para 2019 precisa primeiramente colocar suas metas NO PAPEL. Não adianta planejar algo e deixar aquela informação só na mente. Vai ser esquecida, jogada no limbo, e vai ficar apenas como um pensamento.

As pessoas mais bem sucedidas colocam tudo no papel, há pesquisas comprovando esse fato. Quando deixamos tudo na seara do imaginário, nossas ações vão tomando a forma do que estiver mais recente no cérebro. Caso a meta não seja devidamente registrada, ela vai ficando para trás na lista de coisas que pensamos diariamente, e perdendo espaço para outras mais recentes. Estas últimas é que vão direcionar a grande parte de nossas ações.

Por isso precisamos registrar tudo que pretendemos num papel, onde possamos sempre voltar a ele e verificar o que tínhamos planejado. Trazendo aquela informação para o topo da fila nos pensamentos.

O que mais passamos tempo pensando, buscando, é isso que nossas ações tendem a fazer mais. Por exemplo alguém que sempre lê sobre educação alimentar, dieta, treino, perda de peso, vida saudável, vai ter muito mais chances de alcançar um corpo saudável do que alguém que deseja isso, mas passa o dia vendo Master Chefe, ou vai à copa do trabalho a cada 30 minutos, ou ainda almoça em frente ao Mcdonalds todos os dias.

Alguém que passa tempo lendo sobre investimentos, poupança, vida frugal, está mais disposto a alcançar a independência financeira do que alguém que passe muito tempo vendo sites de compra na Internet, assistindo comerciais de televisão, conversando sobre o último lançamento da Apple.


Por essas e outras, se temos metas para 2019, registremos tudo NO PAPEL, e olhemos para ele constantemente.



METAS ALCANÇÁVEIS SÃO MAIS FÁCEIS DE SEREM REALIZADAS

O próprio título é autoexplicativo. Se alguém quiser perder 50 quilos em 2019, não precisa planejar dieta!  Tem que procurar orçamentos de cirurgia bariátrica. Perder 50 quilos em um ano é algo inimaginável apenas com dieta e treino. Colocar 20, talvez 25 quilos em um ano, já é bastante.

Se alguém quiser ser independente financeiramente em 2019, mas ainda tem dívidas a pagar, tem que mudar primeiro essa meta para gastar menos do que ganha, depois quitar as dívidas, depois iniciar poupança, depois investir, e aí sim, pensar na independência financeira.

Isso também vale para metas surreais, como ganhar na loteria. Não tem como prever isso, por isso não se pode por como meta.


DÍVIDIR A META MAIOR EM METAS MENSAIS

Dividir os 25 quilos em 2 quilos por mês. Dividir a meta de poupar 30 mil reais em 2500 por mês. Ir medindo o quanto falta para atingir a meta maior.

Assim fica mais fácil mensurar o desenvolvimento, e o risco de desmotivar cai drasticamente.


CONTAR PARA ALGUÉM A META, E IR ATUALIZANDO-O DO PROGRESSO.

Compartilhar nossas metas com alguém é um fator bastante favorável para que a alcancemos, pois estaremos nos sentindo motivados para cumpri-la. E caso essa pessoa não acredite na nossa capacidade, usemos isso como combustível para conseguir. As metas mais gostosas de saborear são aquelas em que nos disseram que era muito difícil!


REVISAR AS METAS MENSALMENTE

Não é para anotarmos tudo num papel e deixá-lo esquecido na gaveta. Temos que propor um meio de revisar tudo mensalmente. Se alguém tem um blog, pode criar o hábito de publicar um review mensalmente, e ir atualizando sempre, conforme avança em direção à realização da meta. Isso é um fator motivador imenso.

Não tem blog? Faça um! Nem que seja somente para isso. Afinal, se queremos tanto algo, não vale a pena "perder" alguns minutos por mês para divulgar e controlar o desempenho? Aliás, com isso também já cumprimos a dica anterior, de contar para alguém as nossas metas, afinal, com um blog público muita gente vai estar de olho. Quem sabe não aparece algum hater pra dizer que não vamos conseguir, e isso já nos dá mais gás pra perseguir o objetivo.


CONCLUSÃO
Se queremos muito algo para o próximo ano, temos que fazer por onde. Não adianta ficar com o objetivo somente na esfera do mero desejo. Temos que correr atrás! Quando formos planejar as metas para 2020, é a hora de verificar como ficaram as de 2019.

Deseje, planeje, anote, acompanhe, divulgue, revise.

Tenha isso sempre em mente:

>> Meta sem definição, sem subdivisão, sem alcançabilidade, que fica só no pensamento sem ir pro papel, é só desejo, vontade, que todo mundo tem, e a grande maioria não conquista. Quem se destaca mesmo são os que conseguem sistematizar tudo que tem vontade, sem colocar os pés pelas mãos, e fazendo tudo passo a passo, aí dá certo!

MINHAS METAS PARA 2019

Já que esse blog é um "Diário", seguem minhas metas para o próximo ano.


SAÚDE
- Me exercitar na academia um total de 144 dias no ano, 12 dias por mês, 3 por semana.
(Consigo ir 4 a 5 vezes por semana, mas para ficar 'alcançável' coloquei apenas 3)
- Perder 12kg, alcançando ficar abaixo de 75kg.
(Pra isso, será buscado 1kg por mês a partir de Janeiro até Dezembro)

FINANCEIRO
- Aportar no geral R$ 18.000,00 no ano, 5000 em Janeiro, e 1000 por mês a partir de fevereiro; mais 1500 nos últimos 4 meses do ano. Ficando com um patrimônio investido no valor de 20.000,00. O que vier de rentabilidade, é lucro.
- Elevar a reserva de emergência de 6.000 reais para 10.000,00; para isso pretendo poupar nessa reserva 1000 reais em Janeiro, e mais 500 por mês de fevereiro até Julho.

Caso pense em mais alguma, atualizo tudo por aqui. Pretendo acompanhar mensalmente.

Desejo a todos um Feliz Natal. Que lembremos o verdadeiro significado dessa data, e que possamos sempre ter mais amor com o próximo.
Deixo alguns textos bíblicos sobre esse dia tão especial:

Quanto ao nascimento de Jesus

- Isaías 7:14: "Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel." 

- Isaías 9:6: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz."

- João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Grande abraço a todos.

14 comentários:

  1. Legal as suas dicas das metas! Eu uso um esquema semelhante para realizar as minhas metas.

    Feliz Natal!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Como não falhar nas metas? Não faça metas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa hehehehehe

      Mas é melhor falhar fazendo alguma coisa, que não fazer nada hehehehehe

      Tipo, em vez de não aportar nada, bem melhor é colocar como meta, sei lá, 10.000 reais no ano, e falhar na meta, mas porque só aportou 5000,00.

      Um grande abraço e fica com Deus.

      Excluir
  3. Excelentes dicas para o processo de planejamento de metas!
    Sucesso ! Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte nas metas de 2019 e parabéns pela divulgação do verdadeiro sentido do Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado anôn. Sempre divulgarei o nome de Jesus, onde quer que eu for.

      Um grande abraço e fica com Deus.

      Excluir
  5. Boas dicas.
    Basicamente uso o mesmo método, SMART.
    A ideia de distribuir as metas em metas menores é o que faz com que a gente consiga buscá-las no dia a dia.
    Grande abraço e que venha 2019!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Quando se coloca isso na prática, fica bem mais fácil mesmo.

      Valeu a visita acumulador, um forte abraço e fica com Deus.

      Excluir
  6. Amigo, para sair da corrida dos ratos (gasta quase tudo e poupa pouco), tem que planejar poupar 30%, como está não da para trocar o carro a cada 3 anos (R$10K no minimo).
    Sugestões: 1- Vá morar com a sua mãe; peça empréstimo para fazer quartos extras, e paga com o aluguel atual. 2- Sua esposa tem que arrumar atividade remunerada, talvez como baby sitter, professora artesanato. 3- Vá num atacadão e compre água, cerveja, salgadinho e barra de cereal para reduzir as despesa de viagem. 4- Comida de casa não tem lucro, cozinhe de fim de semana e congele, coloque a sua mãe no esquema. 5- faça curva de pareto dos gastos. Maico

    ResponderExcluir