sábado, 30 de dezembro de 2017

Quem se Saiu Melhor no Ano? Carteira Simulada X Ibov - Dezembro 2017 e No Geral


Olá companheiros, hoje chego ao último fechamento da carteira simulada que fiz com base nos critérios do autor Joel Greenblatt (mais detalhes sobre a forma de montar a carteira e os acompanhamentos mensais AQUI ).


Sem maiores delongas, esse mês o IBOV se saiu melhor que a carteira simulada.

Enquanto o Ibov terminou em 7,20%*, a carteira montada com base na fórmula do livro ficou com valorização de apenas 2,38%.

Segue o gráfico comparativo:



E segue a carteira para o mês de dezembro/17 com as respectivas cotações de início e final.




O maior destaque de valorização foi para FESA4, com 26,75% no mês!

E do lado negativo, quem levou a pior foi a BAUH4, com -16,35% de queda!


"E no geral, Diário? Tá compensando??"


Bem, no geral a situação está melhor. A carteira montada está batendo o Ibov, pois já conta com uma valorização de 19,52%, contra 14,39%* do índice. Conforme é possível ver no gráfico e na tabela abaixo:







A carteira iniciou em junho com 8 ações, seguiu-se de mais uma compra de 8 ações em agosto, e a última de 4 ações (pra fechar 20) em novembro. As datas estão especificadas na imagem.


* Lembrando que esse cálculo da valorização do índice leva em conta a data de inclusão das ações na carteira. Como há datas de entrada diferentes, então a valorização do índice varia conforme essa data e a data final do período.


Minha pretensão é iniciar no ano que vem com a aquisição de ações com base nessa metodologia. Adquirindo ações nos meses de abril/18, julho/18 e outubro/18. E depois ficar renovando os lotes a cada 12 meses, de acordo com o livro do Joel Greenblatt. (A aquisição de janeiro teve de ser adiada devido a quitação do último consignado que tenho no contra-cheque)

Já que próximo ano pretendo começar usar a técnica na real então encerro por aqui este estudo.

Na próxima vez que a carteira do Joel Greenblatt aparecer por aqui será com meus investimentos, assim espero.



Fiquem com Deus e um forte abraço.


Aquele recadinho básico:

IMPORTANTE
As informações nesse blog são apenas de caráter pessoal, não constituem orientações de investimentos. Se você quiser orientações desse tipo deve buscar em meios devidamente autorizados para tal. Tudo que está aqui é  o acompanhamento de minhas operações cotidianas em relação a poupar.

                                     



2 comentários:

  1. Muito interessante o estudo, eu achei duas teses de Doutorado da FGV que fizeram uma versão brasileira dessa carteira, uma do Rodolfo Zeidler de 2014 e outra tese do Leonardo Milane de 2016, com back teste bem longo e os dois estudos foram positivos, assim como o seu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renan. Sim, eu vi esses estudos e foram muito motivadores para eu fazer esse acompanhamento, e futuramente iniciar meus investimentos através dessa técnica.

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Um grande abraço e fica com Deus.

      Excluir