quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Como Conseguir Descontos Mesmo em Locais que Não Dão - Poupando Centavos #3

E aí pessoal.

Mais um post da série Poupando Centavos.

Será que é possível conseguir um desconto "na marra"?

Veja como tenho conseguido sucessivos desses descontos e incrementado o patrimônio um pouco mais.

Quantas vezes você tentou conseguir algum desconto, ainda que pequeno, e ouviu um "não" bem firme? Quantas vezes não tentou pechinchar e teve que ouvir que os preços eram tabelados e não poderiam diminuí-lo?

Hoje quero trazer aqui uma forma de você conseguir descontos independente do local, independente da boa vontade, independente da resistência em concederem esse benefício.

Farmácias, lojas, supermercados, cafeterias, lanchonetes, restaurantes, cinemas, qualquer lugar fica suscetível a dar descontos com a técnica passada aqui no blog.

Como essa série de posts trata de poupar centavos, os descontos aqui tratados não serão expressivos por compra, mas serão valores expressivos devido à regularidade em que é possível usar essa técnica.




Esses últimos dias eu pude economizar significativamente usando a estratégia que uso do CET - Cálculo Estratégico do Troco - que você pode conferir clicando aqui.


Em síntese, segundo essa técnica que utilizo, você calcula quanto pagar em notas, pra poder receber o máximo possível do troco em moedas.


E por que isso?


Porque dá pra ganhar dinheiro com moedas! Simples.


Aqui no blog eu mantenho essa série de #Poupando Centavos dando dicas de como conseguir ganhar mais do que as moedas valem.


"E como conseguir ganhar dinheiro com dinheiro, Diário?"


Tem três formas básicas:

1- Trocando as moedas por notas e conseguindo ganhar uma porcentagem em cima (Ou desconto, que dá no mesmo)

2- Encontrando moedas diferenciadas que valem mais vendendo na Internet
(Confira aqui quais são)

3- Ou conseguindo diminuir o preço das coisas devido à ausência de troco comum dos estabelecimentos.
(Diferencia-se do item 1, pois aqui não é uma troca de moedas por notas ganhando desconto)


O post de hoje trata especificamente do ITEM 3 acima.


Bom, fui ao cinema com a senhora Diário (no dia em que todos pagam meia, óbvio), e o valor deu 15,00 reais.

Rapidamente, usando a Técnica CET, peguei 16 reais trocados na carteira para poder receber o troco de 1 real em moeda.

Quando o rapaz do caixa viu que eram 16 reais, sua primeira reação foi a mais comum, tentou me pedir um valor pra que o troco fosse em notas. Como não conseguiu, tentou outra alternativa. Ele tinha apenas uma moeda de 50 centavos, e queria que eu viesse buscar após o filme. Eu argumentei que o filme iria demorar e que o caixa poderia estar fechado, assim iria ficar sem o troco.




Minha reação (por dentro) à tentativa do caixa de me dar o troco depois

Após ele tentar conseguir com os outros caixas sem sucesso, e vendo que eu estava irredutível pra sair sem o troco, vi então a janela aberta para a possibilidade número 3 citada acima. Pedi para deixar o cinema por 14 reais e não precisar me dar troco. Seria mais simples. 

Dito e feito, o ingresso me saiu por 14 reais!

Quem conhece cinema, sabe que pechinchar ali não é uma tática bem sucedida. Principalmente por ser muitas vezes uma rede franqueada, e quando é assim, desconto é algo praticamente impossível.

MAS... diante da impossibilidade de troco, você consegue um desconto na marra.

Agora, gosto de deixar bem claro: Se você acha 1 real pouca coisa pra """"tanto"""" trabalho, lembre que de pouco em pouco é que se faz grandes patrimônios. E mais, isso acontece inúmeras vezes no dia-a-dia. Agora multiplique 1 real por inúmeras vezes, e a conta será a seguinte:

1 real   X   inúmeras vezes  =   inúmeros reais!

Outro caso onde é possível aplicar a técnica CET, que aconteceu esses dias, foi quando precisei comprar aqueles pacotes de folhas A4 numa loja do shopping. Depois de pesquisar alguns locais, eu sabia mais ou menos o preço do pacote com 100 folhas. Achei por 5,20 em uma loja de eletrônicos e escritório bem famosa.

Em vez de dar 6, ou 10 reais, por exemplo, que seria o mais 'normal', usando a técnica CET o ideal é pagar 7 reais, uma nota de 5 e uma de 2. Nesse caso o troco em moedas seria o máximo possível.

Quando a pessoa do caixa viu as notas na minha mão, totalizando 7 reais, e viu que teria que ter muitas moedas pra dar o troco, me perguntou se eu não teria 20 centavos. Minha reposta foi: "Poxa, moeda tá tão difícil, moça!"

Qual a solução dela que não tinha moedas? Exatamente! Me cobrou apenas 5 reais, me dando 0,20 centavos de desconto na marra.




Reação da pessoa do caixa ao ver que teria que dar o troco com muitas moedas


Me diga se eu teria esse desconto se eu simplesmente pedisse. Poderia ser que sim, mas a probabilidade maior é que não. Era uma loja grande, que dificilmente dá desconto, alegando que os preços são tabelados. Com essa técnica você inverte essa probabilidade, e pode ganhar um abatida no preço.

Podemos usar esse artifício a nosso favor, e ir galgando dia a dia alguns centavos, incrementando o aporte nos investimentos.

Se você ainda está cético quanto a utilidade disso tudo, vamos a uma conta que gosto de fazer aqui no blog, a do montante final de uma aplicação regular, explicada aqui.

Se você conseguir em descontos e troca de moedas cerca de 4 reais por semana, 16 por mês, e usar esse valor num investimento a 1% ao mês, em 30 anos, temos;

16 * ( ( 1,01^360  -  1 ) / 0,01 ) = 55.919,00

É o valor de um excelente carro, apenas usando uma técnica simples, que ganha pouco, porém pouco muitas vezes.

Isso se você não der de cara com moedas diferenciadas, e conseguir até 50x o valor delas, como citei no início do post.

Caso você ainda ache isso tudo muito pouco, besteira, perda de tempo, ou seja lá o que for... Estou postando meu histórico de descontos conseguidos e ganhos com moedas numa aba física do blog, lá em cima, no começo da página, pra que fique visível que a técnica, além de funcionar, é altamente rentável.



E aí, gostou? Deixe seu comentário.

Caso você tenha gostado dessa técnica, mas apenas é um visitante anônimo, deixe seu comentário, mesmo que não se identifique. Liberei os comentários para anônimos.

Isso ajuda a ter sempre boas ideias para pessoas que passam por aqui, e também me ajuda a ter boas ideias pra novos posts da série.

Pra quem estiver usando a técnica, desejo sucesso nos descontos e ganhos.

Conte aqui em baixo onde você tem conseguido faturar descontos legais.


Abraços, and see you next post...





Rolou no blog

Sabia que dá pra tomar o cafezinho de todo dia totalmente gratuito, e ainda economizar uma grana de uma Hilux SW4 com essa atitude? Clique abaixo e confira:


6 Lugares e Formas para Tomar o Cafezinho de Graça

20 comentários:

  1. Diário, tudo bem ? meu receio é só que o desconto que o caixa me deu, saia do bolso do funcionário, em forma de desconto no salário baixo do cara. Alguém que tem experiência em comércio podia comentar sobre isso. abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Beto.

      Meu pensamento inicial é que a responsabilidade pelo troco é do estabelecimento. O funcionário do caixa não teria, em tese, o compromisso de ter troco sempre, porque isso foge da sua alçada. Aliás, eu imagino que uma injustiça dessas, caso aconteça, seja combatida, nem que seja judicialmente.

      MAS... como sei que nem tudo são flores, e que existem sim patrões que exploram seus funcionários a esse ponto, eu vou considerar esse fato nas próximas vezes em que utilizar essa técnica pra conseguir descontos.

      Caso eu fique sabendo que isso acontece em determinado lugar, passarei a não usar esse meio nesse local específico. Pois tenho consciência e bom senso pra não prejudicar alguém que já não é muito auxiliado pelo sistema.

      De qualquer forma, a técnica do Troco Calculado continua válida pelos itens 1 e 2 citados no início do post, sem receio de prejudicar ninguém.

      O item 3, de conseguir desconto pela comum ausência de troco, fica com a ressalva de usar apenas onde isso não afete os funcionários de caixa.

      Valeu pelo comentário, e pelo alerta. Se tem algo que não quero é prejudicar alguém.

      Abraços e fica com Deus

      Excluir
    2. isso não da problema pro caixa eles que tem muitos arredondamentos como preços 4,99 que nunca vem o troco de centavo assim ele vai fazendo caixa para essas pequenas perdas.

      Excluir
    3. Também penso que isso acontece SM. E também tem o famoso troco em bala, esse é de doer kkkkk
      Venda forçada.

      E não é só nos 4,99 que isso acontece. Quando falta 2 centavos também é comum não darem o troco completo.

      O negócio é virar esse jogo a nosso favor.

      Abraços colega

      Valeu a visita

      Excluir
  2. Compartilho do receio do Beto fiscal. Ademais, acho válido seu empenho na economia, mas realmente acho que ele pode ser, de certo modo, limitador. Talvez seja interessante você ler o livro "os segredos da mente milionária". Você pode continuar sendo um poupador para o resto da vida, vai acumular patrimônio, o que já é se destacar da grande multidão de pagadores de juros. Todavia, o conhecimento pode te abrir outras possibilidades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anôn.

      Grato pelo alerta. Faço aqui as mesmas palavras que fiz ao responder o comentário ao Beto Fiscal.

      Quanto ao livro citado, eu o li há uns 4 anos. E já aplico várias dicas de economia. Mas sempre procuro meios novos de poupar. Antes de mudar a minha visão financeira, eu era um gastador profissional rsrsrs
      Hoje, consegui mudar o padrão, passar a gastar menos do que ganho, e poupar com regularidade.

      Muito obrigado pela visita, fica com Deus e um abraço!

      ;D

      Excluir
  3. Este blog tá me saindo um verdadeiro manual de economia dos centavos, rs. Parabéns pelas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó, o diário está querendo o lugar do Mestre dos centavos rsrs

      Brincadeiras a parte, parabéns pelos posts Diário!

      Dias desse vi essa questão das moedas. Em uma lanchonete, estava falando com o dono e ele me contou a saga que elas o trazem. Infelizmente, as vezes ele é obrigado a compra-las.

      Excluir
    2. Grande UÓ

      É isso aí, nas pequenas coisas dá pra conseguir ótimos retornos.

      Espero contribuir sempre com o pessoal aqui da blogosfera e com quem quiser sair da corrida dos ratos.

      Interessante que essa série de Poupar Centavos está tendo um efeito em mim que vale mais do que o que rende a técnica. Tá me fazendo manter a frugalidade, evitar gastar com besteira. Pois toda vez que lembro do esforço que faço pra poupar centavos, me pergunto por que então gastaria muito mais em algo desnecessário, e passo a não gastar mais.

      Valeu a visita uó

      Grande abraço

      Excluir
    3. E aí Inglês, blz.
      Obrigado colega!

      Tomar o lugar de alguém, longe de mim rsrs

      Eu ainda não conheço quem é esse Mestre dos centavos, mas já o vi nos comentários blogosfera à fora. Vou procurar o blog dele.

      Essa questão das moedas é complicado mesmo pra donos de estabelecimentos. Mas desde que inventaram os cofrinhos é assim. Encontrei essa oportunidade e decidi usar a favor do orçamento.

      E como mencionei aí pro uó, o efeito que tá tendo em mim, de frugalidade, tá valendo mais do que o que rende a técnica. Pois estou gastando bem menos com besteiras.

      Rapaz, dá pra conseguir um ótimo rendimento com essa compra de moedas.
      Eu estou trocando a 5%.

      Estou publicando uma tabela na aba "Poupando Centavos" no início do blog, e atualmente, desde que comecei, já estou em quase 20 reais de rendimento com moedas!

      Valeu Inglês, um abração

      Excluir
    4. Também sou um grande economizador de centavos, rs.

      Excluir
    5. É isso aí uó, é preciso.

      Afinal de grão em grão, a galinha chega à independência financeira, rsrs

      Abração

      Excluir
  4. Eu faço o contrário que você, odeio moedas hehe

    Sempre que recebo moedas quero logo me livrar delas. Assim, acabam indo parar na gaveta ou para qualquer outra coisa inútil.

    Recentemente entrei num bolão da Mega-Sena no trabalho, em que se dividem 2 jogos por semana (R$ 7,00) com algumas pessoas, de forma que a contribuição é de centavos por semana. Isso ai virou o destino das minhas moedas agora. Se o colega que administra o bolão ler esse seu post ele pode se dar bem kkk

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Ministro, se odeia moedas, se livra delas hehe

      Se é que esse teu amigo não já se deu bem com tantas moedas que tu já passou pra ele kkkk

      Abração

      Excluir
  5. Isso é a maior besteira que já li. Coisa mais sem noção

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Valeu colega.

      Estou ganhando um bons descontos com ela.

      Abraços e fica com Deus

      Excluir
  7. Péssima tática. Da um trabalhão e no fim do prejudica o funcionário coitado que já é um fudido

    ResponderExcluir
  8. Muito bem bolado!! Infelizmente para mim não se aplica, porque pago tudo no cartão, até mesmo 50 centavos na padaria. Mas de qualquer maneira, parabens pela tática!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Rico, pois é, você junta as milhas pra vender, tá certíssimo. Eu fiz isso por um tempão, mas depois das dívidas eu cancelei meus cartões, pra não cair em tentação novamente. Por isso uso essa tática, pra galgar algum desconto "forçado" hehe

      Valeu a visita e fica com Deus, abraços.

      Excluir