domingo, 26 de março de 2023

RANKING Blogosfera + Fechamento FEV/23 + Minha Vida Fora do Serviço Público

Fala, rapaziada. Fiquei um tempão sem postar aqui, quase 5 meses, e nesse tempo sempre lembrava do ranking e da minha vontade de continuá-lo. Não sei se outra pessoa quis fazer esse serviço e já está fazendo, talvez até de forma mais atualizada. Mesmo assim, trouxe aqui a atualização de como a galera está indo nas finanças através de nossa tabela com os 15 blogs que atualizam seus patrimônios.

Desde que comecei, uns saíram, outros entraram, mas a maroria continua firme, parabéns meus amigos.

Pra que eu não fique de fora e seja excluído do ranking da Blogosfera, decidi atualizar o meu fechamento bem a tempo de o ranking ser divulgado, ufaaa

Bora lá...

Em fevereiro meu patrimônio diminuiu desde o último fechamento, em outubro/2022. E não foi só perdas não, foi eu mesmo que não venho conseguindo romper a barreira mental dos 100k há anos. Sim, desde que alcancei essa marca, parece que empaquei e não tenho aportado mais tanto. Bom, vou tecer alguns comentários, mas antes, vejamos como está a distribuição patrimonial.

Patrimônio Resumido


Patrimônio Detalhado


Eu saí de R$ 119k pra R$ 102k, e mais, esse fechamento eu fiz de fevereiro, já quase no fim de março, e ao entrar na minha corretora, tive um susto, tudo caindo, um prejuízo enorme.

Depois das eleições de 2022 eu desanimei geral com o mercado nacional, sabia que muito provavelmente teríamos 4 anos de queda na bolsa, piora grave da economia, corrupção solta em Brasília, e nossas finanças seriam gravemente afetadas. Pra isso eu decidi me desligar de política e passei a trabalhar com muito afinco, pois entendi cada vez mais que depende de mim fazer a minha parte, e nunca esperar de governo nenhum a melhora da economia.

Entrava mandato e saía mandato, e a corrupção vinha corroendo as entranhas de nosso país. Quando achávamos que teríamos um tempo de alívio dessa praga, aí vem o sistema e nos mostra que nossa intenção de eleger um candidato não vale NADA, já que eles colocam quem eles querem pra manterem seus cargos e altos salários.

Eu saí do serviço público pra melhorar minha saúde psicológica, que estava às mínguas! E também para ter chance de mudar de vida, pois apesar de ter sim um salário alto, eu vi a situação da inflação se avizinhar novamente, então não poderia depender apenas dessa renda. Saí na hora certa, pois como era do executivo federal, não queria ter como superior alguém definitivamente não confiável, não queria ter um superior no ministério que fosse acusado de corrupção, que só não está preso por ajeitadinhos do sistema jurídico falido brasileiro. E mais, não aguentava mais ver os colegas reclamando da situação do salário e da desvalorização, e eu não poder fazer nada a respeito, só esperar e esperar, e SE VIESSE um aumento, certamente não iria cobrir a perda pela inflação. Isso incomodava profundamente.

Quando tive a oportunidade, pedi a licença não remunerada, para interesses particulares, e passei a investir em mim e na minha família. Hoje, com marketing digital e conteúdo online, trabalho 10 vezes mais, porém trabalho com a satisfação de saber que se eu me esforçar mais, os resultados serão melhores. Enquanto no serviço público se eu me esforçasse mais, tudo que eu ganharia era responder mais, uma vez que minha atividade era de fiscalização. Quanto mais queremos fazer o bem, mais respondemos processos. Pra ganhar um extra no trabalho, só fazendo serviços legalmente permitidos, que nunca estavam na quantidade suficiente da demanda gerada pelo aumento de preços, como muito bem falou o mago economista:


Voltando à questão do patrimônio, apesar de empacado, as perspectivas são boas. Bem, ao sair do serviço público e parar de receber o salário, eu agora recebo do que produzo, e mais, quem paga depende da qualidade do material. Com isso, passei a trabalhar mais, mas a recompensa é satisfatória. E conforme os meses vão passado (já há quase 7 meses afastado da mão do estado), os ganhos estão melhorando. Nesse período eu mantive o padrão de vida, e acabei gastando um pouco das reservas, e mesmo em meses em que ganhei bem, acabei gastando mais por conforto mesmo.

Agora, com um novo produto que desenvolvi, uma ferramenta relacionada ao tipo de investimento que faço e ensino online, as coisas parecem estar pegando o jeito. Após bastante tempo inserido nesse contexto, cerca de 5 anos, só agora parece que os ganhos tendem a engrenar, pois estou trabalhando forte no marketing, com assessoria inclusive, pra poder divulgar, fazer campanha, email marketing, vídeos de vendas, marketing patrocinado pra conseguir tráfego pago, essas coisas.

Cada vez que pinga uma venda na plataforma, é muito recompensador. Uma sensação incrível é poder levar sua família pra almoçar fora, comer sushi, passear, TODO FINAL DE SEMANA, e enquanto come, olhar o app e ver uma venda sendo realizada. Ver isso e pensar: "Bora trabalhar e divulgar mais, pra isso aumentar e ficar ainda melhor. Que Deus abençoe sempre!"

Antes eu saía fazendo milhares de cálculos pra não comprometer a renda, pois apesar de deixar de usar cartão de crédito há muitos anos e entrar numa disciplina financeira, eu ainda sofria contando centavos. Minha história está registrada por aqui no blog desde 2017!

No serviço público meu salário girava em torno de 10 a 12k, e com família pra sustentar, mulher, filho, mãe, ajudar outros familiares, tudo isso gerava aquela tensão de todo mês pensar "será que vou conseguir aportar?!" 

Parece que to reclamando de boca cheia, pois muita gente pode achar que o pensamento deveria ter a preocupação do tipo: "Será que vou ter dinheiro pra pagar as contas?!". Mas lembrem-se que nossa situação aqui é de poupadores (olha o nome do blog), já saímos da visão de "gastador". Então a discussão "moral" aqui não é se terei dinheiro pra pagar contas (sim, eu também me preocupo com isso), mas nossa intensão deve ser superar essa fase e passar a outro nível: "Será que terei como aportar?!", e sempre buscar melhorar, pra tipo: "Esse ano vou viajar pra Gramado, Europa, ou EUA?"

Agora, mesmo que os ganhos sejam variáveis, tendo meses em que ganhe 12k, e outros que passe de 20k, já penso: "Posso aportar, e posso continuar trabalhando que tá dando resultado!"

Bem, não tenho aportado muito, eu sei, mas essa prova é pra mostrar pra vocês que trabalhar certo e de forma dedicada dá resultado, e que a dependência exclusiva de um serviço público falido e de um estado e com governo corrupto como o nosso é algo lastimável. Isso se estende pra o INSS, viu?! Nunca pensem que é só ir pagando que tá garantido. NADA garante que o INSS vai pagar no futuro, e mais nada MESMO garante que ele vai pagar o que você vai precisar na velhice. Ou fazemos nossa parte, ou ficamos à míngua.

Hoje vejo a iniciativa privada com outros olhos. O serviço público é bom (ou foi bom), pra quem não tinha experiência e queria começar a vida com um salário mais alto que a média, estudando e se dedicando pra fazer uma prova e um curso de formação que preparasse adequadamente para o trabalho. Eu achava sensacional. Uma vez dentro, você vê que aquele salário alto, se não for visto da forma certa, acaba funcionando como a casa de chocolate da bruxa de João e Maria. Atrai os gulosos, mas uma vez lá dentro você é todo dia engordado pra depois ser comido vivo com prisão financeira, dívidas, dependência de um estado miserável, e se vê preso (e gordo), dentro de uma jaula. MISERICÓRDIA.

Desculpem o desabafo, mas cansei...

Segue o Ranking de Fevereiro/23:



11 comentários:

  1. Obrigado pela menção!
    Como sugestão de post, você poderia contar como começou sua nova profissão, como conciliou as atividades dela com o serviço que tinha que fazer no seu órgão público, como começou a oferecer o serviço, como conseguiu clientes, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho interesse. Acabei de entrar no serviço público..

      Excluir
  2. Essa maravilha toda nos empreendimentos e não consegue juntar um centavo de patrimônio depois de 4 meses? Talvez tenha algo muito errado no seu mindset...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela ousadia de deixar de lado uma carreira no serviço público federal para empreender. O melhor é saber que fez isso pelo enorme caráter que possui.

    Desejo sucesso!

    Ótimo Abril!

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Que bom que tem conseguido bons resultados trabalhando no privado, o serviço público atualmente está realmente complicado, sem me aprofundar muito no assunto, mas é como você colocou. A tendência da falta de meritocracia é que o servidor se acomode e o serviço vai piorando, a própria pessoa começa a regredir e esquecer/perder habilidades.

    Como dizem: o conhecimento que você adquire ninguém te tira! Você mesmo esquece.

    E bora voltar aportar, salário de 10k tem que sobrar pro aporte! Daqui a pouco eu te alcanço nesse ritmo, e meu salário é bem menor :)

    Abraços e boa sorte nos novos negócios!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da analogia do João e Maria. Vou copiar, rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, a analogia foi fantástica, e deveria ser ensinada nas escolas. Deveria ser divulgada também nos órgãos públicos, para o bem dos funcionários.

      Excluir
  6. Me lembro de ter começado meu blog para participar de um ranking desses. Era até divertido. rs
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Um artigo interessante. Continuo aprendendo muito sobre investimentos. Deus abençoe vcs.

    ResponderExcluir
  8. E aí, DdP, como está a vida fora do serviço público? Dê um sinal de vida! Abraços!

    ResponderExcluir