domingo, 9 de janeiro de 2022

A Mensagem mais Importante do Mundo


Bom, pretendo passar a falar mais sobre alguns assuntos e decidi que faria um roteiro antes de gravar vídeos ou fazer outros materiais. Daí decidi que meus textos também poderiam ser compartilhados aqui no blog.

Os temas serão os que eu mais gosto de abordar:
- Vida Espiritual
- Assuntos Motivacionais
- Temas de Liberdade diante do Crescente Globalismo

Se você não se identifica com algum dos temas, não tem problema. Só peço que não se doa ou fique revoltado, e acabe destilando ódio gratuito nos comentários. Há outros posts aqui no blog que talvez você goste. Mas peço que se possível, dê uma chance e abra a mente ao que eu comentar por aqui.

VIDA ESPIRITUAL

"...pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais." (Efésios 6:12)

Com o mundo ficando cada vez mais turbulento, as pessoas vão passando sempre por mais e mais necessidades. Novas tribulações assolam os habitantes desse planeta, seja no âmbito físico ou mental. A depressão tem crescido assustadoramente nas últimas décadas, e isso ocorre também entre aqueles que têm uma base espiritual. Além disso, ainda tem o sofrimento do dia-a-dia, fraquezas morais, queda diante da tentação do pecado, e falta de força pra aguentar tudo isso. Diante desse cenário, abordar essa questão de forma diferente do convencional pode ajudar.

No versículo citado, vemos que a luta, a briga, a disputa, o combate, não é simplesmente contra coisas físicas, do mundo como vemos e conhecemos, mas acontece no campo espiritual. Há forças malignas tentando a todo momento nos prejudicar. Por quê? Satanás, quando deixou o céu, castigado por Deus e banido para sempre de sua face, está destinado à perdição eterna, e sua derrota final já está prevista na Bíblia. Mas enquanto o fim dos tempos não chega, a única forma de o Diabo enfrentar Deus é fazendo sua criação o deixar triste e enganando as pessoas a permanecerem longe do Pai.

"Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra."
Apocalipse 12:7-9

Na passagem acima fica claro o castigo de Satanás, mas preste atenção para onde ele foi mandado. Sim, os inimigos do Pai estão soltos nesse mundo, causando estragos e males dos mais diversos, apenas não os visualizamos no campo físico. Como o fim dos tempos profetizado na Palavra de Deus ainda não chegou para nós, que seguimos o tempo de forma cronológica, o castigo eterno do Diabo e seus anjos, no qual passarão a eternidade no Inferno, ainda não chegou. Até lá, eles estão soltos no mundo, tentando nos afastar de Deus, ou ao menos nos fazer cometer pecados que entristeçam o Espírito Santo.

"Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo."
Apocalipse 20:1-3

"Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos."
Apocalipse 20:7-10

Há diferentes interpretações sobre esses mil anos, se já estão acontecendo, ou não. Mas para a compreensão do tema tratado aqui entendemos que Satanás está solto, tentando a todo momento prejudicar as pessoas. É o que interpreta-se do texto abaixo:

"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;"
1 Pedro 5:8

Precisamos ficar atentos, pois a todo instante, estamos suscetíveis a ataques do inimigo, e por isso precisamos estar atentos à luta que travamos, sem relaxar, vigiando, '...contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais'

Esses ataques nos causam as mais diferentes dores e tribulações, afinal, estamos no mundo, e o 'príncipe desse mundo' usa de suas habilidades para causar dor e sofrimento nas pessoas. Os que ainda não se libertaram das amarras do inimigo são usados como ferramentas dele, tanto para que continuem longe de Deus, como para que tentem prejudicar os filhos do Altíssimo.

Nesse sentido, Deus, em Sua infinita sabedoria, permitiu que Satanás operasse neste mundo dentro dos limites que Deus estabeleceu para ele. Quando a Bíblia diz que Satanás tem poder sobre o mundo, devemos nos lembrar de que Deus deu a ele domínio apenas sobre os incrédulos. Os servos verdadeiros de Cristo não estão mais sob o domínio de Satanás (Colossenses 1:13). Os incrédulos, por outro lado, estão presos "no laço do diabo" (2 Timóteo 2:26), encontram-se no "poder do maligno" (1 João 5:19) e são escravos de Satanás (Efésios 2:2).

Percebendo, então, que nossa luta é muito mais grave do que imaginamos, e dando o devido valor ao que está acontecendo, sem ignorar e pensar que é tudo culpa do governo e do 'sistema', abrimos os olhos e passamos a ter consciência do que está se passando. Nossas tribulações, dificuldades, agonias, preocupações e toda sorte de males, vêm porque ainda estamos nesse mundo, foi o que nos disse Jesus. E enquanto isso durar, estaremos suscetíveis a esses problemas.

"Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."
João 16:33

"Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra."
Salmos 34:19

Podemos contar com a ajuda de Deus nessa batalha espiritual, que tem consequências no mundo físico, como o vemos e sentimos na pele. Deus oferece sua ajuda indiscriminadamente a todos, e para aquele que a aceitar, ele dará a fé suficiente para passar por essas tribulações. Não há garantia de zero problemas aqui na terra, mas há segurança de que o auxílio poderoso do Senhor estará disponível sempre que precisarmos.

"Busquei o Senhor , e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores."
Salmos 34:4

"Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra."
Salmos 34:6,7

Zero tribulações, apenas quando estivermos com Deus na eternidade, isto é, quando esse mundo se acabar, e Cristo vier para levar os seus para junto dele. Ele prometeu e virá, mas até lá, o mundo passará por todos esses problemas, e nós estamos inseridos nele. Jesus Cristo pediu ao Pai:

"Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal."
João 17:15

Mas por quê, então, Cristo não vem logo e acaba com esse sofrimento?? A resposta está em sua palavra:

"Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento."
2 Pedro 3:9

Deus quer que as pessoas o procurem e o recebam, pois assim elas terão acesso à vida eterna ao lado dele, sem mais nenhuma tribulação ou problemas. Se o mundo acabasse agora, muitas almas seriam perdidas, pois há muita gente longe de Deus, que ainda não o recebeu em sua vida. Enquanto não se cumpre a promessa de que a mensagem será pregada até os confins da terra, o mundo caminhará com todos os seus males.

"E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim."
Mateus 24:14

E mais, tende a ficar ainda pior.

"E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores."
Mateus 24:6-8

Entenda o contexto: estamos em um mundo hostil e mau, mas há uma oferta incessante de que podemos ter uma vida futura totalmente livre de sofrimentos. Essa oferta é feita a todos, sem distinção. Os que a aceitarem e receberem a Cristo como Salvador terão a garantia de liberdade plena no Céu, e proteção e segurança de Deus aqui na terra. Os que recusam ao chamado e não abrem a porta para Ele perdem a vida plena após a morte, e são subjugados por um inimigo cruel e destruidor enquanto estiverem aqui na terra.

Não se engane, Satanás é astuto e joga pesado para que as pessoas não percebam que nesse mundo estão sob o jugo do inimigo de Deus e condenados à perdição eterna. A missão dada aos que estão do lado do Pai é justamente avisá-las, anunciar às pessoas que é possível sair desse engano e estar junto a Jesus. Esse é o chamado de Deus para o mundo, pois Jesus, quando começou seu ministério, ia pregando o seguinte:

"... O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho."
Marcos 1:15

'Arrependei-vos'. É o que Cristo anuncia. O ser humano, antes de crer na boa nova do evangelho precisa entender que está sob o jugo do mal, e isso o torna pecador afastado do Pai. Nossas ações e atitudes são direcionadas para o mal, nosso corpo é carregado da semente do pecado, desde o início dos tempos, com a queda do homem no jardim do Éden. Todos pecaram, todos estavam afastados do Pai, e o mundo caminha para o castigo eterno.

"...pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,..."
Romanos 3:23

Mas Deus não gostaria que todos continuassem afastados, e por isso, desde a queda do homem, também providenciou a solução, quando prometeu que mandaria o Salvador. Na plenitude dos tempos, Jesus veio ao mundo na forma de homem, pregou sua palavra, morreu na cruz como propiciação pelos pecados de todos, e ressuscitou para que tivéssemos a viva esperança.

"...sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,..."
Romanos 3:24

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
1 Pedro 1:3"

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?"
João 11:25,26

Se você já respondeu "sim" para a pergunta acima, sua vida eterna com o Pai está assegurada. A morte e ressurreição de Cristo pagou a dívida que tínhamos por nossos pecados. Essa salvação é gratuita para nós, mas teve um preço: o sangue de Jesus. Não há como conquistá-la por esforços próprios, apenas decidir receber Jesus na nossa vida, e Ele traz Salvação, para nós, e trará Salvação na nossa casa para aqueles que também crerem.

"Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa."
Atos 16:30-32

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
Apocalipse 3:20

Essa é a mensagem mais importante do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário