terça-feira, 3 de março de 2020

Fechamento FEV/2020 ( -7,83% ) - Meu Pior Mês na Bolsa

E aí pessoal da blogosfera.

Hoje trago o fechamento de FEVEREIRO de 2020. Aqui você pode acompanhar:
- Minhas Receitas X Despesas do mês
- Meus aportes
- Ganhos/perdas com os investimentos
- Renda Passiva

IMPORTANTE

Caso você esteja com o dedo coçando para criticar, saiba que é difícil largar o vício de gastar, e passar a investir de forma firme, mas essa é a luta que tenho travado.

OUTRA COISA, eu mantenho controle detalhado de minhas finanças, anoto TUDO, registro os mínimos detalhes. Tenho planilha de orçamento e fluxo de caixa, sei onde está cada centavo de minhas finanças. Mas a despeito de "ter controle das finanças", minhas finanças não estão plenamente "SOB controle". HÁ DIFERENÇA.

Mesmo com tudo isso, eu tenho conseguido aportar nos últimos meses, e no ano passado inteiro praticamente. Tanto é que saí de uma situação de inúmeros consignados em 2017, para um patrimônio acima de 40 mil, em pouco mais de 2 anos, como você verá nesse fechamento.

Sim, minha receita é alta para ter "SÓ" 40 mil. Mas tudo tem um começo, e estou nos meus primeiros anos de investimento. Então tenho plena convicção de que estou trilhando o caminho certo. Apesar dos erros, sigo buscando acertar.

Observação

Repare aqui que eu não venho gastando mais do que ganho, pois eu sigo a regra de gastar MENOS do que se ganha! O que tem acontecido é que tenho gastado mais do que o planejado. Por exemplo, se em determinado mês eu planejo receber R$ 10.000 do meu salário líquido, e já deixo pré-definido que irei aportar 2000 reais, significa que planejei gastar somente 8000 reais naquele mês. Daí acontece muito de gastar por exemplo 9000, isto é, 1000 reais a mais que o valor que planejei inicialmente, e com isso o aporte fica prejudicado. Em suma, até agora eu venho mantendo a regra básica de gastar menos do que eu ganho mensalmente. E isso é CRUCIAL.




Vamos então ao fechamento de Fevereiro/2020.

Primeiro o quadro das receitas e despesas, previstas e realizadas.



Gastei mais do que o planejado, cerca de -8,96%.
Valor deixado de economizar: R$ 1056,77

O maior ralo mais uma vez foi o Lazer, Gastos Extras (Não previstos). Alimentação também pesou. Manutenção do carro, gastos extras na viagem à praia.

POR QUE OS GASTOS FORAM TÃO ALTOS EM FEVEREIRO?

PSICÓLOGA R$600,00 
CELULAR PRESENTE FILHO R$639,15 
TROCA DE ÓLEO DO CARRO R$110,00 
ROTEADOR E INTERNETR$230,90
PRESENTE ESPOSAR$119,90  
FESTA FILHOR$263,29  
VIAGEM À PRAIAR$648,46  

    

Pela tabela você pode ver que dei um celular de presente pro meu filho, e tive gastos com a festa de aniversário dele, além de itens que surgiram durante o mês. E, claro, uma viagem depois do carnaval, pra fechar hehehe

Mesmo com todas essas despesas, ainda consegui fazer um aporte em CDB do Banco Sofisa. Como você confere a seguir.

QUADRO DA EVOLUÇÃO DAS RECEITAS/DESPESAS/APORTES


No gráfico acima, é possível ver que somente em JUNHO de 2019 eu descumpri a regra principal das finanças, pois ali eu gastei mais do que ganhei. Em outros meses, ainda que a soma das despesas com o aporte tenha passado o valor total das receitas, em 2019 eu fazia ajustes de saldo, levando o saldo negativo ou positivo para o mês seguinte. Porém a partir de agora, de fevereiro de 2020 pra frente, passarei a considerar o saldo final do mês como zero, para que o cálculo fique mais preciso.

APORTES

Em janeiro o aporte de R$ 230,00 foi para um CDB simples, com liquidez diária, do banco Sofisa.

O outro aporte que fiz foi somente um ajuste de saldo. Pois eu passei a considerar como investimento os dólares que havia no meu patrimônio. Portanto, a partir do próximo mês, a variação desses saldo será calculada junto com a das ações da carteira.

PATRIMÔNIO COMPLETO

Somando tudo que tenho no patrimônio, o valor total no final de FEVEREIRO foi de R$ 41.448,77, um valor cerca de -0,75% a menos do que o final do mês anterior. Essa queda se deveu principalmente pela queda da Bolsa brasileira em fevereiro, o que levou minhas ações a fecharem quase -10% no negativo, como você pode conferir no Balanço abaixo.

Segue meu Balanço patrimonial completo, e logo abaixo uma versão resumida desse monte de informações aí.



EXPLICAÇÕES SOBRE O PATRIMÔNIO

Caso você ainda não saiba, eu somente considero como "investimento" os valores em ações, e os dólares que tenho em corretora no exterior. O que está em Títulos Selic eu trato como reserva de emergência. Já em Corretoras, é o que está parado nas duas corretoras brasileiras que utilizo.

E finalmente, esses Valores a Receber significam SAQUES da reserva de emergência, que acabei trazendo para meu orçamento para que eu pudesse ter liquidez imediata. Ou seja, fiz um empréstimo à minha reserva de emergência, e estou me comprometendo a pagá-la.

Minha carteira conta com 12 ações.

INVESTIMENTOS

O consolidado dos investimentos esse mês, foi de R$ 21051,87, um aumento de 14,73% devido ao aporte em forma de ajuste de saldo, como expliquei. Porém em percentual de rentabilidade houve uma queda forte de -7,83%, e se considerar somente as ações, a queda foi de -9,74% em relação ao valor encerrado no mês anterior. Foi meu pior mês na bolsa de valores, mas entendo que por ser renda variável, é normal ter variações, muitas vezes bruscas.

Destaque positivo somente para a MRFG3, pois o restante perdeu.
MRFG310,03%

Os destaques negativos do mês foram:
VLID3: -16,45%
PCAR4: -15,24%
BRKM5: -14,77%
SMLS3: -14,81%

A bolsa fechou FEVEREIRO com QUEDA de -8,43%, e o acumulado em 2020 está em -9,92%. Minha rentabilidade esse ano está em -9,08%, está até agora "ganhando" por pouco do Ibov.

Esses números da minha carteira você pode visualizar na planilha do AdP abaixo, com as informações consolidadas somente em relação aos INVESTIMENTOS.



Pode-se perceber que somente constam os valores a partir de janeiro de 2019. Isso porque, como expliquei em outros posts, após desconsiderar alguns valores como investimento, comecei a contagem "do zero" a partir do ano de 2019, somente com os ativos que não tenho planos a curto/médio prazo, quais sejam, ações, e a partir de Fevereiro de 2020 com os valores que mantenho em dólares em corretora no Exterior.

Evolução do patrimônio desde janeiro de 2019




Evolução dos investimentos desde janeiro de 2019




A distribuição do patrimônio




RENDA PASSIVA

Segue tabela com minha renda passiva total até agora.





Um forte abraço e fiquem todos com Deus, sempre.

Diário de um Poupador







ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não sou profissional de investimentos nem consultor financeiro licenciado. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. O Diário de um Poupador e seu criador não são responsáveis pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Um comentário:

  1. Fala, DuP. Eu acompanhei sua luta para quitar suas dívidas, acho que vc evoluiu muito. 40k não é pouco não, basta manter a regualridade que no longo prazo o acúmulo é exponencial.

    Numa jornada de tantos anos como a de acumulo de patrimônio, é absolutamente normal passar por alguns períodos com aporte menor ou até zerado, faz parte. O importante é manter a consistência e ter paciência.

    Abraço

    Investidor Concursado

    ResponderExcluir