sexta-feira, 4 de maio de 2018

Minha resposta a quem critica o fato de eu ser trader


Olá colegas, como estão?

Hoje queria trazer aqui um fato que aconteceu na minha última postagem, a do fechamento de abril.


Pra quem já me acompanha, sabe que faço trade, e não tenho nenhum problema com isso, pelo contrário, considero uma atividade que se feita com disciplina e profissionalismo, é uma excelente ferramenta para incrementar a rentabilidade dos investimentos. Mas muitos não pensam assim.


É fato que inúmeras pessoas perdem dinheiro com essa atividade, inclusive muitos perdem altos valores, isso quando não perdem tudo! Daí gerou-se em muitas pessoas a imagem daquele trader maluco, com os olhos vermelhos de tanto passar horas olhando gráficos, acompanhando cotações freneticamente, ansioso, eufórico, pensando que vai ficar rico em poucos dias, e começando com pouco dinheiro. Ou então, imagina-se alguém iludido, achando que vai viver de trading a partir de agora, e não precisa mais trabalhar... essa é a visão que muitos que estão dentro têm da atividade, e que muitos que estão fora veem nos 'pobres coitados' traders, iludidos por corretoras, pagando altas taxas de corretagem, e dando dinheiro pras mesmas.


Se você não pensa assim, ótimo. Se pensa, precisar olhar com outros olhos.

Aqueles que perdem dinheiro no trading, a grande maioria, são aqueles que não têm a atividade como algo sério, não operam de forma profissional. Esses de fato pensam que vão ficar ricos em pouco tempo, e fazendo bem pouco. Por isso acabam tendo atitudes totalmente contrárias àquelas que deveriam ter caso quisessem de fato se dar bem nesse ramo. Essas atitudes erradas são: operar sem um sistema de negociação, apenas com base em sentimento de mercado; operar por demais alavancado, aumentando o risco de cada operação; operar em excesso, praticando o overtrading; se deixar levar pelas emoções, afetando as negociações, entre tantos outros. Dá pra fazer uma série de posts somente sobre a atividade de trading, e pretendo fazer, pra quem gosta do ramo, claro...


O COMENTÁRIO

Eis então que um anônimo veio ao meu blog, viu meus resultados negativos do mês de abril e, com base apenas nesse mês isoladamente, num único fechamento negativo, chegou à conclusão que o trading "claramente não está dando certo" para mim.


Diante da crítica, a qual fiquei feliz em receber, pois assim poderia vir aqui dar uma resposta mais abrangente, escrevi uma resposta elaborada, trabalhada, a qual gostaria de compartilhar com os amigos da comunidade que me acompanham e sabem minha história. Mas também para aqueles que vêm aqui e pensam mal de mim só por lerem a palavra TRADE! Sei que muitos quando veem que sou trader, já me tiram qualquer credibilidade.


Segue, portanto, o comentário e minha resposta:


___________________________________________________________


Primeiramente obrigado pela visita.

Quanto ao fato de eu 'insistir' em fazer trading, se deve ao fato de eu me identificar com essa atividade.


Quanto ao fato de 'claramente não estar dando certo', se faz necessário entender que é preciso um intervalo de tempo considerável para definir que algo não está dando certo. Por exemplo, alguém que compre ações de companhias seguras, estáveis, e as mantenha na carteira sem previsão de venda, o velho Buy and Hold, caso tenha alguns meses de prejuízo, ou até anos, mesmo com os dividendos, não pode, e não deve, considerar que sua atividade está 'claramente não dando certo'.


Para qualquer sistema de investimento é preciso um período inicial geralmente difícil, de bastante aprendizado, pegando o jeito, afinando as atitudes, aparando as arestas, e com o tempo qualquer sistema de investimento sólido e feito com disciplina gerará resultados. Se assim não fosse, um empreendedor deveria desistir no seu segundo mês, caso tivesse um resultado negativo, pois 'claramente o negócio não estaria dando certo'.


Aliás, não sei se você viu meu fechamento anterior, mas caso não tenha visto, eu obtive um rendimento superior a 12% no mês. Um ótimo início na minha ótica. Esse mês minha estratégia passou por ajustes e tive algumas perdas, algo absolutamente normal para quem quer ter sucesso no longo prazo, saber superar as derrotas, e se manter firme na luta, sempre buscando a vitória.


Sei que o trading não é bem visto aqui na comunidade, isso é fato. E o fato de eu vir aqui expor meus resultados diante de tantos olhos, mesmo que resultados negativos, mostra que não tenho problemas em divulgar essas informações, pois considero as perdas obstáculos necessários para se atingir o sucesso.


De qualquer forma, fico sinceramente agradecido que você tenha me feito esse questionamento, pois é o pensamento de muitos que vêm aqui, e também quando veem algum trader tendo resultados negativos. O primeiro pensamento é: "olha aí tá vendo, não tá dando certo, e muito provavelmente não vai dar certo. Não sei por que ele não desiste disso logo..."

Se não for o seu caso, me desculpe. Se for, essa é minha resposta.


Espero que não tenha me entendido errado, pois apenas quis explicar meu argumento, não só para você, mas para muitos que aqui vêm e pensam mal de quem faz trade e busca nesse meio uma oportunidade para ter um bom rendimento nos investimentos.


Obrigado, um abraço e fica com Deus.

________________________________________________________________

Para ver o post com a crítica e a resposta, clique aqui.


Como podem ver, a pessoa que fez o comentário concluiu que o trading não estava dando certo pra mim unicamente com base no resultado do último fechamento, onde eu tive um momento de perdas.


Eu mesmo só concluirei algo (quanto ao sistema, não ao trading) depois de muito tempo operando da forma que opero, depois de muitos dias, semanas, meses, anos, depois de muitas operações e análises. Não é um mês negativo que vai me fazer desistir de algo que decidi ter como segunda carreira.


Só pra por a cereja no bolo, até o momento, devido a algumas operações que eu tinha aberto mês passado e que ainda não fecharam, que estão com um lucro considerável, e somadas a outras que abri nesse início de Maio, eu já conto com uma valorização de + 6,25%. Já não estou mais negativo, já estou no lucro, e trabalhando como venho fazendo. Se vou terminar o mês no lucro? Não sei. Se vou ter prejuízo? Também não faço ideia. Mas estou aqui pra o que der e vier, fazendo minha parte todo dia, com disciplina e paciência, sempre aprendendo cada vez mais, e o melhor, me divertindo, pois nessa atividade eu não sinto o "peso" do trabalho.


Um forte abraço a todos vocês, fiquem com Deus e até mais...


See ya ;D




12 comentários:

  1. Olá, Dup. Você foi muito elegante e preciso na resposta.

    Eu não tenho vocação para trades, porém não critico quem faz com os pés no chão e ciente dos riscos.

    No mais, desejo-lhe bons resultados nos trades e holds. Rsrsr

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mesmo IC.

      Você falou a verdade, pé no chão e ciência dos riscos, esses são meus pensamentos.

      Muito obrigado, inclusive pelos holds, pois também pretendo fazê-los logo, logo, abração e fica com Deus.

      Excluir
  2. Olá Diário,
    Não sou contra um investidor buscar o caminho do trade, até porque acredito na diversificação, inclusive tenho minha sessão de trades no meu blog. Mas acho muito complicado uma carteira baseada em trade. As perdas podem abalar o psicólogo. Se você está tranquilo com isso, então não há mais nada a dizer, a não ser...
    Sucesso!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Janota, concentrar tudo em trade é deixar de lado um dos pilares dos investimentos, a diversificação, por isso pretendo sim adotar essa prática. Como estou no início, com pouco dinheiro ainda, estou aportando praticamente em dólares para trade, porque quando perco, não fico abalado, já que estou no início, e com pouco capital.

      Quando o capital for progressivamente aumentando, daí sim, pretendo diversificar, inclusive com algumas ações para médio-longo prazo.

      Muito obrigado pelo comentário e valeu a visita amigo.

      Fica com Deus e um abraço

      Excluir
  3. Se você controla o risco e tem estratégia, nada vai parar o seu crescimento. Mantenha o foco na sua estratégia e aprimore-a, ignore certos comentários que desmereçam sua inteligência...

    sucesso e bons resultados!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Seco, muito obrigado pelo incentivo colega, é exatamente o que preciso e estou fazendo, controlando seriamente o risco e mantendo a estratégia, sem pular de galho em galho em busca de um sistema perfeito.

      Valeu a visita, forte abraço e fica com Deus.

      Diário

      Excluir
  4. Olá de novo!
    Sou o anônimo que fez o comentário no post anterior, que gerou esse post.
    Realmente existe muito preconceito com os traders na blogosfera, e pra ser sincero eu também tenho um pouco de preconceito.
    Mas você está correto. Se você se identifica com essa atividade, deve se focar nela, estudar e investir para que dê certo.
    Você tocou em um assunto que eu não tinha me dado conta - sobre o período inicial ser difícil para todos. E isso é 100% verdadeiro, para todas as estratégias de investimentos, inclusive para os fundamentalistas. Afinal, quem nunca comprou ações de uma empresa acreditando ser uma boa e depois descobriu ser uma furada, não é mesmo?
    Desculpe se soei agressivo na minha pergunta, não foi a minha intenção. Sua resposta foi perfeitamente explicativa e fez total sentido.
    Grande abraço e boa sorte nos próximos tradings.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anôn, transcrevo aqui minha resposta no post anteiror:

      Se eu tinha ficado feliz com sua crítica, fiquei ainda mais feliz com sua resposta.

      Não por você ter entendido, mas pela forma educada como você se portou.

      Muitos reagiriam de forma cética, me criticando ainda mais, pois a maioria das pessoas é assim, pode acreditar.

      Isso mesmo, estou sim em um (re)começo difícil, ajustando a estratégia, criando o hábito da disciplina. Pois o trading é altamente tendencioso a que o operador se perca nas emoções e trate o negócio como um jogo, o que não é difícil acontecer. Por isso tenho em mente que não é, e não será, fácil.

      Diante disso sinto-me na obrigação, caso queira me profissionalizar no ramo, de ser sempre disciplinado, paciente, conhecedor dos riscos, especialmente o de abandonar o profissionalismo e enveredar pelas atitudes erradas de considerar o trading um jogo.

      Por isso tenho alguns princípios:
      1- Não faço Day-trading, devido a essa prática aumentar o estresse e a ansiedade (mas nada contra quem pratica);
      2- Opero períodos mais longos, geralmente minhas operações ficam abertas semanas, podendo chegar a mais de um mês numa compra, por exemplo;
      3- Fico pouco tempo por dia analisando o mercado, evitando assim emoções desnecessárias e prejudiciais;
      4- Calculo meu risco SEMPRE e em um montante que estou confortável caso venha a perdê-lo;
      5- Mantenho um registro das operações, em detalhes, para sempre manter o profissionalismo (coisa que mesmo muitos que se consideram fundamentalistas não fazem)

      Mais uma vez obrigado pela crítica, sinto que pude pensar mais a respeito do trading ao redigir esses textos, o que com certeza me leva a ter mais disciplina e pensamentos corretos sobre essa forma de operar no mercado.

      Um forte abraço e fica com Deus.

      Diário

      Excluir
  5. Oi, diz ai um trade bom pra se fazer, por minha conta e risco, quero ver se tu manja dos paranauê de ganhar �� no trade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anôn

      É complicado eu te dizer uma operação para fazer, mesmo que você assuma o risco.

      Há muitas variáveis envolvidas, vários mercados, várias formas de operar, comprado, vendido, há também o risco a ser calculado, pois daí muitas oportunidades não valem a pena...

      Mas no decorrer do tempo eu vou postando minha forma de analisar o mercado e operar, daí quem entender e quiser operar por conta e risco pode fazê-lo, porque o que faço aqui é só análises, nada de recomendação de compra e venda.

      Espero que tenha entendido.

      Fica com Deus e um forte abraço.
      Obrigado pela visita.

      Diário

      Excluir
  6. Excelente post Diário.

    O que a galera também não entende é que o trade é como uma profissão qualquer. Não é apenas abrir conta em corretora e sair boletando para ganhar grana. O trade exige estudo, disciplina e paciência. O fato do maluco apenas passar no vestibular de medicina não faz o mesmo ser um médico de uma hora para outra, ele precisa passar pelo período de aprendizado e experiência.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ligo.

      Exatamente, o trading é sim uma atividade de aumento de rentabilidade nos investimentos, como também o é para geração de renda, se assim for possível pelo capital investido e constância nos rendimentos.

      Mas, para atingir esse nível, é de fato preciso muito estudo, disciplina e paciência, como você disse. E além disso, já que você citou o ramo da medicina, é preciso também uma baita "residência", de meses, anos operando, até que se consiga estar seguro e atuando de uma forma consistente, para aí sim, ter o título de profissional nessa área.

      Não é fácil, mas é altamente gratificante. Pois além de ser algo divertido (pra mim é), é algo que tem excelentes oportunidades de ganhos.

      Obrigado pela visita colega.

      Um grande abraço, e fica com Deus.

      Diário.

      Excluir