Imagine as seguintes cenas:
Cenário 1: Alguém com alguns milhares de reais, todos na poupança, escuta alguém falar sobre tesouro direto. Daí joga no Google "Como investir no tesouro", lê um monte de sites, todos dando as mesmas orientações. Daí em algum lugar lê que existe a renda variável, ações, fundos de investimento imobiliário, e vai atrás do Google novamente. Numa dessas pesquisas, lê o site de algum dos colegas da blogosfera, acha interessante, e dá de cara com o famoso "blogroll".
Daí começa a navegar entre um blog e outro, uma postagem e outra, e fica cada vez mais interessante ver a realidade de pessoas como ela, mas que têm um conhecimento sobre investimentos, que já fizeram seu dinheiro render bem mais do que a poupança.
Esse internauta poupador descobre que pode interagir com os blogueiros por meio dos comentários, aí ele faz uma das 3 opções a seguir:
1 - Faz uma conta no Google e começa a participar ativamente das discussões da blogosfera de finanças, mas sem um blog;
2- Cria um blog e começa registrar o desenvolvimento do patrimônio;
3 - Ou apenas fica anônimo, comentando, ou apenas olhando o desenrolar dos blogs.
Cenário 2: Alguém que não consegue poupar nem o dinheiro do passeio do fim de semana, vive um cenário de aperto de contas, esteja com dívidas ou não, procura no Google como poupar mais, e dá de cara com algum blog da blogosfera, com excelentes dicas de como parar de ser um gastador e fazer o dinheiro render.
E da mesma forma que o anterior, passar a ser um visitante assíduo dos blogs que temos por aqui.
Se identificou com algum?

Se você é iniciante nessa comunidade (se já passou por isso vai lembrar), já deve ter dado de cara com termos amplamente utilizados por aqui como: Blogroll, independência financeira, aporte, renda variável, planilha do AdP, entre outros. Se ficou meio 'boiando' e até agora não sabe alguns, ou muitos, desses termos, esse post é pra você.
É preciso saber alguns termos e significados importantes para poder entender tudo que se passa por aqui.
Eu gostaria de ter visto um post desse quando cheguei, na verdade não sei nem se há algum assim. De qualquer forma, deixo minha contribuição para todos aqueles que se familiarizaram com a blogosfera, e são (ou querem ser) frequentadores assíduos, seja com um blog, seja comentando, ou apenas como anônimo expectador.
- Independência Financeira: Termo utilizado para caracterizar um estado financeiro onde o patrimônio aplicado gera rendimentos, mensais ou anuais, capazes de suprir suas despesas, de maneira que trabalhar não seja algo necessário para você pagar suas contas.
- Aportar: É o ato de aplicar uma parte do dinheiro que você ganha em algum investimento. Seja apenas deixando na poupança, ou enviando para corretora e efetuando a compra de algum ativo: Títulos do tesouro, ações de alguma empresa, etc.
- Ativo: É um bem que gera rendimentos, gera renda de forma constante. Exemplos são os títulos e as ações citadas anteriormente. A preferência é o investidor adquirir ativos.
- Passivo: É o bem que consome renda, e de forma constante. A preferência é o investidor se livrar de passivos.
- Renda passiva: São os rendimentos oriundos dos ativos, que aumentam o patrimônio, e com o passar do tempo, geram o fator exponencial dos juros compostos nos investimentos. Não confunda com passivos! Renda passiva advém dos ativos.
- Renda Variável: Apesar de conter "Renda" no nome, geralmente esse termo trata de ativos que possuem uma variação em seu valor, geralmente uma variação constante e considerável. As ações são um bom exemplo, pois seu preço varia diariamente, a cada minuto, na verdade, é negociada com um novo preço. A renda que o investidor conseguirá com esses ativos será também variável. Diferente dos títulos do tesouro, ou mesmo da poupança, onde as variações são ínfimas, tornando esses últimos na chamada "Renda Fixa"
- Controle Patrimonial: É o ato de registrar habitualmente a evolução do patrimônio, de maneira objetiva e detalhada, separando os investimentos
- Alocação de Ativos: É o ato de dividir os investimentos de forma a otimizar a relação de risco X recompensa. Sempre levando em consideração o valor que o investidor tem, seus objetivos e metas, e o prazo escolhido por ele. O termo Diversificação é fortemente relacionado com Alocação de Ativos
- Diversificação: É o ato de aplicar o dinheiro em diferentes ativos, visando minimizar o risco da carteira.
- Planilha do AdP: É uma planilha extremamente útil para controle do avanço patrimonial, largamente utilizada pelos participantes da blogosfera. Ela consegue separar os investimentos pelo tipo, e consolidar todos no final. Além de calcular acertadamente as cotas e a variação dos investimentos de forma independente do aporte. Você a encontra clicando aqui, no site do colega Além da Poupança.
- Blogroll: É uma lista com os blogs parceiros de determinado site. Geralmente fica nas laterais de um blog. Nele você consegue navegar pelos blogs dos colegas que fazem parte da comunidade e regularmente postam novidades e assuntos que rendem boas discussões.
- Siglas nos nomes: É a forma como um participante costuma chamar o seu colega nos comentários, ou então o mencionando em alguma postagem. Isso ocorre pelo fato de o nome do blogueiro (que geralmente é o nome do blog também) ser extenso, e para não ficar escrevendo toda vez, coloca-se apenas as iniciais: Exemplos são: Além da Poupança (AdP), Viver de Construção (VdC), Valores Reais (VR), Viagem Lenda (VL), Investidos Inglês (II), Senhor Bufunfa (SB), Buscando Primeiro Milhão (BPM), A Virada do Jogo (AVJ), Dinheiro Investimento e Lazer (DIL), ou mesmo Diário de um Poupador (DduP, mas pode me chamar de "Diário" mesmo :D)
- Rankings: Alguns colegas elaboram listas em ordem decrescente de valor de Patrimônio, e de Renda Passiva. Neles é possível ver qual dos participantes tem tido um resultado melhor. Importante observar que muitos blogs da blogosfera não fazem parte desses rankings, seja pelo fato de terem vagas limitadas (o blogueiro também tem vida social, impossível olhar 200 blogs e fazer ranking), seja por livre e espontânea vontade do blogueiro não fazer parte, ou mesmo não divulgar sua carteira.
Algumas observações:
- Não sou nenhum expert em finanças, muito menos sou um blog experiente nessa comunidade. Aqui está apenas uma pequena contribuição do que aprendi nesse tempo navegando por aqui.
Portanto, caso eu tenha errado em alguma definição, ou tenha cometido algum equívoco, peço desculpas desde já, e agradeceria se me corrigissem nos comentários para que possa atualizar esse Manual da Blogosfera.
Caso você tenha alguma ideia, de algum termo que possa fazer parte dessa lista, ficaria muito feliz se você deixasse sua contribuição por aqui, para que possa ir incrementando aos poucos.
Esse manual irá ficar num local de destaque no blog, para que os iniciantes possam tirar alguma dúvida. Por isso qualquer contribuição será de grande ajuda para os colegas novatos, e quem sabe até algum veterano.
Deixo um forte abraço e fiquem com Deus.
Diário
