quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Férias! Dá pra ser frugal e aproveitar?

Olá colegas.

Atualmente me encontro em Fortaleza, Ceará, passando 7 dias com a família, aproveitando uma parte do 13¤ salário que antecipei pelo órgão que trabalho. Mesmo com dívidas  restantes para quitar, eu decidi vir, pois há muito não tinha férias como essa com a família. Mas mesmo assim separei o dinheiro de quitar o último empréstimo consignado como tenho divulgando aqui no blog. Assim que retornar das férias, quito o boleto que já chegou, no valor de 9.680,00 e fico livre desse mal que se chama empréstimo consignado.

Bom, nessas férias eu tinha separado um valor de 2000 reais para curtir, mas acabei gastando bem mais, cerca de 3000. Precisei usar dinheiro da reserva de emergência. O post com as despesas detalhadas pretendo divulgar assim que retornar.

Como fazia muito tempo que não passava férias assim, eu errei a mão e gastei demais. Uma hora era em restaurantes, outra hora comendo nas barracas das excelentes praias daqui. Não foi algo que vai me falir, ou comprometer minhas metas de quitar as dívidas, apenas errei a mão na hora de planejar o valor a usar, e errei um pouco a mão ao gastar com algumas coisas desnecessárias, mas essa última não foi muito. O erro mesmo foi não ter separado um pouco mais.

Valeu a pena? Valeu, muito. Mas poderia, deveria, ter me planejado melhor. Caso tivesse feito isso, poderia ter umas férias menos preocupantes, gastando sem muitas 'frescuras', e mesmo assim dentro do orçamento.

Mas e aí, dá pra ser frugal e aproveitar as férias?

Minha conclusão é que é possível sim, mas uma coisa é certa, pelo menos uma vez precisamos descontrair um pouco de tanta frugalidade ao longo do ano, e sentir, ainda que de leve, um gostinho próximo da independência financeira. Até para motivar continuar na jornada.

Repare, não é sair de férias e gastar como se não houvesse amanhã. É separar um valor considerável, e, DENTRO DESSE VALOR, gastar pra aproveitar mesmo, sem contar centavos, sem ter trabalho pechinchando descontos, simplesmente curtir as férias. O correto é fazer isso SEM FAZER NOVAS DÍVIDAS, parcelando compras, passagens, hospedagem, tudo no cartão.

Sabemos que viver de maneira frugal pra poder aportar mais não pode ser, e não deve ser, o que alguém quer pra vida toda. Se fosse, ao chegar na independência financeira, a única vantagem seria não precisar mais trabalhar, mas continuaria tendo que viver uma eterna frugalidade.

Sinceramente, não desejo isso pra mim. Quero ser poupador e viver de forma bem simples, pra quando atingir a IF poder desfrutar de uma vida confortável, pra mim e pra minha família. Igual como aproveitei nessas férias de agora: morando bem, condomínio com piscina, poder ir à praia várias vezes, comer fora, viajar, sem se preocupar demais em ser frugal. Apenas ser prudente pra não torrar tudo que tem de maneira rápida e irresponsável.

Nesse momento, escrevo esse post sentado na beira da piscina mais legal que já vi, levando uma brisa muito gostosa no rosto , com um açaí delicioso na minha frente, e mais tarde passear pela cidade, ir ao shopping, jantar fora, aproveitar mesmo.



Graças a Deus que tenho saúde pra curtir esse momento depois de tantos anos. E é isso que quero pra vida da minha família. Vou voltar renovado pra que esse ano esteja motivado a seguir firme na caminhada rumo à independência financeira.

Um forte abraço aos colegas, quem tirou ou está de férias aproveitem na medida do possível, e usem isso como motivador.

Que Deus nos abençoe sempre.




16 comentários:

  1. crocobeach e beach park top d+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anôn

      Realmente, são muito bons.
      O Beach Park eu já tinha conhecido, mas infelizmente não deu para ir lá dessa vez, pois estava muito caro.
      O Croco Beach eu fui lá tirar umas fotos, muito legal. Mas como estava bem cheio, acabei indo para outra barraca mais tranquila hehe

      Valeu a visita, abraços.

      Excluir
  2. Parabéns pelas férias meus amigos e parabéns por ter o dinheiro para quitar o empréstimo consignado.
    A partir de agora vai ser bem diferente
    Um abraço !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Sem Noção, muito obrigado.

      Pois é, foi uma luta, mas consegui quitar esses consignados que consumiam minha renda.

      Agora realmente vou poder aproveitar melhor e aportar mais.

      Valeu a visita colega. Grande abraço e fica com Deus.

      Excluir
  3. Ae diário, vida boa hein!

    Aproveite meu amigo! Desfrute sem ficar pensando muito em grana. Deixe isso para quando voltar!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente o que fiz Inglês, hehehe

      Deu pra aproveitar muito bem sim. Alguns excessos mais excessivos eu tive que evitar, como ir ao Beach Park e pagar quase 900 reais para a família se divertir. Acabei indo mais para as praias e brincando na piscina do condomínio, o que foi muito divertido também.

      Agora que voltei, estou retornando à blogosfera hehe

      Abraços colega! :D

      Excluir
  4. É isso ai meu amigo Diário!

    Você merece esse momento de descontração com a sua família, aproveite bastante !

    Um forte abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo AVJ. Deu pra aproveitar bem até demais rsss

      Forte abraço e sigamos na luta.

      Fica com Deus :D

      Excluir
  5. É isso aí, nas férias não tem espaço para frugalidade... e nem para loucura! É hora de relaxar e curtir! Aproveite essa piscina logo! kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Bufunfa, isso mesmo amigo, relaxar e curtir foi o que procurei fazer nessas férias! Com certeza, depois que terminei o post, e o açaí claro, cai na piscina com vontade hehehe :D

      Abração colega, fica na paz

      Excluir
  6. Respostas
    1. Valeu mesmo colega Enriquecendo.

      Um grande abraço e fica com Deus

      :D

      Excluir
  7. Parabéns!! Ótimas férias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Anôn :D

      Valeu a visita, fica com Deus e um abração.

      Excluir