terça-feira, 12 de dezembro de 2017

O Que Aconteceu Quando Entrei em uma Pirâmide Financeira?


Olá pessoal


Pois é, eu entrei numa pirâmide. Foi há alguns anos, era uma grande promessa de ganho fácil. Na época, com pouco mais de 20 anos, ainda muito jovem e inexperiente, tentando ganhar dinheiro de forma fácil, cai no conto e entrei na empresa, pagando cerca de 4200,00.


A empresa chamava-se bbom, creio que ouviram falar, e prometia alugar 20 rastreadores que você adquiria, cada um a 80 reais. E em troca do seu "investimento" ela iria te repassar metade do valor do aluguel. Acontece que a empresa recebeu dos que entraram o equivalente a milhões de rastreadores, mas na prática não tinha alugado nem 100mil deles. Mas 'pagava' como se tivessem alugado.


E como diz o título, o que aconteceu? Menos de 1 mês depois, antes de sacar qualquer quantia, o esquema foi descoberto, e a empresa teve os bens bloqueados pela justiça. O dinheiro investido virou pó. Ou melhor, deve ter virado algum carrão pra um daqueles enganadores do topo da pirâmide.


Ainda bem que não levei outras pessoas a perderem dinheiro, apenas me prejudiquei sozinho. Menos mal.


Fiquei com o prejuízo até hoje, aprendi uma dura lição, sacodi a poeira, e busquei dar a volta por cima.




Como é sábio aprender com os próprios erros, eu decidi nunca mais entrar nesses esquemas, e estudar com mais afinco para investir por conta própria e da maneira correta. Pelo menos isso ficou de aprendizado.



Agora veja o ARGUMENTO DEFINITIVO contra essas pirâmides financeiras:





Recentemente tivemos o fechamento da Kriptacoin, e mais um escândalo de Pirâmide Financeira no mercado, lesando milhares, se não milhões, de pessoas.

Também não muito distante tivemos os casos mais famosos da TelexFree, da BBOM (rastreadores), da Priples, Avestruz Master, entre inúmeras outras. Existem várias empresas com esquemas semelhantes, umas se destacam, outras ainda engatinham tentando angariar pessoas.


Essas empresas prometem lucros fora do normal. Altos ganhos com pouco, ou nenhum, esforço. É o chamado ALMOÇO GRÁTIS... que sabemos não existir!


Entre tantos argumentos para ficarmos fora desses esquemas, como ausência de produto (ou venda abaixo das receitas), pessoas com antecedentes criminais administrando o negócio, forte lavagem cerebral e convencimento, o que quero trazer aqui é o raciocínio que esses golpistas mais usam: Ganhar uma porcentagem AO DIA, desde que se invista uma quantia, quase todas as vezes alta.



Nos casos da TelexFree e da BBOM, era mais de 20% ao mês que prometiam. No caso da Kriptacoin, cheguei a ver 1% ao dia, e 3% ao dia. Isso faz crescer os olhos dos mais gananciosos.


Acontece que as pessoas que entram nesse negócio confiando nessa rentabilidade não percebem o que os juros compostos podem fazer, simples assim.


Caso a rentabilidade prometida por essas pirâmides fosse realmente paga, e como é possível calcular pra saber exatamente quanto teríamos ao final de determinado prazo, verifica-se que seriam valores fora da realidade. E saberíamos disso apenas utilizando conhecimentos de alunos do ensino fundamental.


Eis então o argumento definitivo contra o raciocínio utilizado pelos recrutadores de pirâmides, o do "tantos % ao dia" !



Vamos a algumas contas:


Digamos que você investe 3000 reais, a 20% ao mês (TelexFree ou BBOM), durante 5 anos.


M = C * (1 + i)^n


M = 3000 * (1,2)^60


M = 169.042.543,05


São quase 170 milhões em 5 anos, isso sem aportar mais nada, somente os 3000 iniciais.



Agora vamos para os casos mais graves, de 1% e 3% ao dia:


1%  ao dia:


M = C * (1 + i)^n


M = 3000 * (1,01)^1825       (5 anos = 1825 dias)


M = 231.008.738.251,65


Você não está vendo errado! Em 5 anos, 1% ao dia, e 3000 de capital investido, gerá um montante de 231 BILHÕES.


Deixa eu dizer novamente: BILHÕES!



3% ao dia:


M = C * (1 + i)^n


M = 3000 * (1,03)^730     (2 anos = 730 dias)


M = 7.051.723.732.828,74.


É meu amigo! Em apenas 2 anos, 3% ao dia, e 3000 de capital investido, gerará um montante maior que 7 TRILHÕES!


E eu nem quis colocar os 5 anos anteriores, meu computador não conseguiria calcular esse número!



Todos esse cálculos foram feitos considerando apenas um investimento INICIAL, sem aportar mais nada, somente reinvestir. Caso você queira saber como fica se aportar constantemente, em uma aplicação com um rendimento regular, recomendo fortemente dar uma olhada nessa análise que fiz sobre isso:


Como Calcular o Montante Final de uma Aplicação com Depósitos Regulares




CONCLUSÃO


Quando você se deparar com uma rentabilidade dessas prometida por aí, não somente desconfie, pode rir também (por dentro, pra não ficar feio), porque é algo realmente engraçado de se pensar. É uma coisa tão absurda, tão intangível, que não tem como nem imaginar. Não faça feito o jovem Diário inexperiente e afoito para ganhar dinheiro logo. 


Vejam isso:


Um poderoso rajá indiano, entediado e descontente após conquistar todos os reinos ao seu alcance, ofereceu riquezas inimagináveis a quem fosse capaz de entusiasmá-lo tanto quanto os campos de batalha. Um peregrino, passando pela região, ouviu a estória e pediu uma audiência. O rajá ficou extasiado com o que viu. No tabuleiro à sua frente, reis, rainhas, torres, cavaleiros, sacerdotes e soldados batalhavam com o objetivo final de aniquilar o rei inimigo. Como recompensa, o humilde viajante quis receber apenas grãos de arroz, mas contados de forma bem específica: um grão para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta, e assim por diante, até a 64ª casa. Para espanto de todos, o simples pedido chegara aos 18,5 quintilhões de grãos, cerca de 450 bilhões de toneladas, ou o equivalente a 36 mil anos da produção brasileira de arroz.




E essa outra:


A respeito dos índios norte-americanos, que venderam a ilha de Manhattan por 24 dólares. Que vacilo, qualquer um pensa à primeira vista. Se houvessem mantido a ilha, hoje poderiam ser donos de trilhões de dólares em propriedades. Não vamos entrar no mérito se a ilha seria o sucesso que é hoje caso os índios mantivessem a propriedade, mas vamos, pelo bem da comparação, assumir que sim, os índios entregaram algo que no futuro valeria trilhões de dólares por apenas 24 dólares. O detalhe é que ela foi vendida em 1626, e se aplicarmos uma taxa de 8% de juros ao ano naqueles 24 dólares, hoje eles teriam mais de 200 trilhões de dólares, e nenhum trabalho, exceto o de esperar, algo que eles teriam que fazer de qualquer jeito se ficassem construindo os imóveis que hoje existem na ilha.



Esses são exemplos da força dos juros compostos no tempo.


Da próxima vez que alguém oferecer um negócio de 1% ao dia, pergunte se você terá garantido 1bilhão em apenas 1 ano. Se ele titubear, ele nem sabe o que está falando. E é a prova de que se trata de um esquema que quer tirar dinheiro das pessoas.


"Ah, mas fulano ganhou e tá ganhando bastante, ele me mostrou o extrato da conta!"


Dê mais um tempinho, e depois volte pra ver como ele está. Se você guardar seu dinheiro num pote em casa, vai ter mais do que ele.




Tendo isso em mente, não somente fiquemos de fora de esquemas que enganam quem desconhece os juros compostos, mas também usemos isso a nosso favor, poupando, investindo e esperando. Não precisa esperar 400 anos como os índios, ou achar um rei disposto a dar arroz num tabuleiro. Basta seguirmos princípios básicos de economia, poupança e investimento para atingirmos a Independência Financeira sem cair em golpes de pessoas desprovidas de moralidade.

E você, conhece alguém que passou por algo parecido? Tentou avisá-lo?



See ya, and have a nice day...




26 comentários:

  1. O mais triste é quando vejo familiares, mesmo sabendo que é pirâmide, que é coisa errada, que não dará certo, que não se sustenta no longo prazo, que é CRIME, indicando e fazendo a cabeça de outros familiares. Acredito que a maioria que entram nisso não são ingênuos, é um querendo ser mais esperto que o outro. Ganância pura! E só pra deixar claro, é CRIME.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anôn.

      Eu mesmo já vi casos de pessoas entrando sabendo que é pirâmide e tentando convencer outros a entrarem, e falando que se desse errado seria por conta e risco de cada um.

      Tem que ficar ligado mesmo nessas coisas.

      Valeu a visita e o comentário. Abraços

      Excluir
  2. Olá Poupador,
    Sempre que escuto esses “causos” reforça em mim a certeza: Não tem atalho!
    É devagar e sempre!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que comecei investir que ouço, "Não existe almoço grátis!". Tão simples, tão capaz de evitar problemas. Mas parece que a ganância ofusca esse ditado.

      Um abração janota.

      Excluir
  3. É o que mais tem esses esquemas. O ultimo que vi foi uma tal de ZURC. Prometia 40,5% ao mes de rendimento.. iludiu muitas pessoas. Concordo com vc. O melhor investimento é em nós mesmos. Aprender que nao existe almoço grátis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Gari, 40,5% ao mês?!

      Absurdo uma rentabilidade dessas. Assim o "investidor" teria bilhões fácil fácil.

      Exatamente colega, tem que investir sabiamente, sem querer botar o carro na frente dos bois.

      Valeu a visita, abraços

      Excluir
  4. Essa dica d calcular o montante com juros no longo prazo 5 anos é matadora!!! Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Ok.

      Ninguém que chama pra esses 'negócios' afirma isso. Seja porque não sabem calcular juros compostos, ou por malícia mesmo.

      Da próxima vez que vierem pra mim com essas rentabilidades absurdas, vou perguntar "você me garante ficar bilionário ainda esse ano? Porque é isso que você está prometendo com essa rentabilidade!"

      Fica com Deus e valeu a visita ;)

      Excluir
  5. Mais um trouxa se manifestando (no caso, eu, que também perdi com a BBOm e com a TelexFree).
    Excepcional sua explicação meu caro. Fui Muito inocente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fomos FPI. A vontade de ganhar logo ofuscou qualquer senso de prudência de minha parte. Engraçado que na TelexFree eu não entrei porque falava que era pirâmide por não ter produto. Mas aí vem a bbom com um pseudo produto e me convenceu. Apesar de ter inclusive os mesmos valores e forma de ingresso que a outra. Foi muita ingenuidade mesmo! Putz

      Abraço colega, fica com Deus

      Excluir
  6. Olá Poupador.

    Meus pêsames pela sua perda financeira.

    Que bom que você não levou mais ninguém junto e também aprendeu com o próprio erro.

    Os cálculos que você fez ficaram excelentes!

    Nunca parei para ver quanto ficaria um "investimento" com esse tipo de rentabilidade.

    Nem a hiperinflação que o Brasil já teve ganharia dessa rentabilidade! Kkkk

    Abraço e parabéns pelo blog!

    PS: você já esta no meu blogroll também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu alemão!

      Pois é, depois que me liguei nesses cálculos e comecei investir passei a fazer inúmeras contas hehe.

      Aí quando lembrei dessas pirâmides prometendo isso tudo, e voltei a atenção pros cálculos com a rentabilidade prometida por eles. Fiquei estarrecido com os resultados. Se eu já estava vacinado contra esses esquemas, agora que não chego nem perto!

      A hiper inflação perde feio pra pra essas pirâmides golpistas!

      Abração colega. Obrigado pela inclusão no blogroll

      ;D

      Excluir
  7. Pirâmides são soda... convenci meu pai a comprar uma ave na Avestruz Master na época kkkkk, que inexperiência. Ainda bem que ele foi vivo e tirou o dinheiro logo. Prometiam 11% em 45 dias. Quando estourou foi muita gente perdendo uma grana preta. Olho vivo DUP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar sim FP, valeu.

      Não peguei a época da Avestruz Master, era muito novo na época.
      Mas ouvi muito dela, e dos que tiveram prejuízo. Interessante que mesmo com esses casos famosos, as pessoas ainda se arriscam. Eu hein.

      Valeu a visita e um abraço colega

      Excluir
  8. Parabéns pelo post DdP,

    Eu nunca caí em pirâmides, mas já me ofereceram para entrar, no caso a telexfree.
    Hoje as pessoas querem ganhar muito dinheiro sem esforço e rápido. Coisa que muito difícil de acontecer.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Cowboy, continua fora desses esquemas. Até loteria, que tecnicamente é legal, leva muita gente ao prejuízo no longo prazo. As probabilidades são risíveis. Imagina um esquema fraudulento!

      Um grande abraço Cowboy ;)

      Excluir
  9. DP, acho que o mote é esse mesmo: não existe almoço grátis. A falta dessa "visão" somada com o instinto do ser humano em levar vantagem sobre os outros acabam trazendo sucesso pra essas pirâmides.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eles se aproveitam bastante disso. Deve ser esse o motivo de esses esquemas não acabarem, há sempre pessoas querendo algo fácil, independente da idoneidade.

      Valeu a visita Enriquecendo

      ;D

      Excluir
  10. Rapaz poupador, eu já entrei em algo parecido. Tem ate nome bonitinho pra pegar os trouxas, Marketing Multinível.

    Fiquei 3 meses até perceber que as vendas não iriam me levar a lugar nenhum. E os encontros eram cheios de exemplos de pessoas que fizeram sucesso no esquema, em viagens de cruzeiro, com cheques gigantes de comissão etc.

    Tudo nas costas dos outros. Como tinha investido pouco, só vendi o meu estoque e larguei de mão.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AF, olha só, eu também já participei de empresas assim. Essa é uma polêmica enorme, que nem quis entrar no mérito nesse post, deixando pra depois. É o tal: MMN X Pirâmide.

      Pra uns é tudo a mesma coisas, pra outros não.

      Particularmente eu não sou a favor de nenhum dos dois. Hoje não vejo o MMN com bons olhos, mas não os mesmos que vejo uma pirâmide pura, por assim dizer.

      Quando fiz parte de uma MMN dessas, eu vendia um produto com 100% de lucro. Durante um bom tempo eu fiz um dinheiro considerável. Cheguei a lucrar entre 2mil e 3mil por mês, apenas vendendo. Depois de um tempo eu cansei e deixei pra lá.

      O que me decepcionou foi ver que o que prometiam não era tão real assim, que foi exatamente o que você mencionou: "viagens de cruzeiro, com cheques gigantes de comissão etc."

      Vi inúmeras pessoas se engalfinhando pra alcançar algo que só era alcançado por certas pessoas.

      Pra finalizar sem gerar muita polêmica por enquanto, hoje não vejo MMN igual vejo pirâmide, mas não gosto de nenhuma delas. É como se pirâmide fosse a pura fraude na essência, e no MMN a fraude é na forma como o negócio é passado para as pessoas, pois há muita enganação, embora seja possível ganhar alguma coisa com VENDA.

      Não sei se deu para me entender, rsss

      De qualquer forma, ficar fora de qualquer desses esquemas é o melhor a se fazer, a não ser alguém que queira e goste de apenas vender e tirar um lucro.

      PS: Caso alguém leia esse comentário e seja a favor do MMN, por favor, entenda que não estou criminalizando a prática, apenas não a vejo com bons olhos da forma que é passada para as pessoas.

      Espero fazer um post sobre isso em breve.

      Aportador Frugal, obrigado pelo comentário, fica com Deus e um grande abraço ;)

      Excluir
  11. Contra a matemática não há argumentos. Basta não ser um completo imbecil pra perceber que essas promessas de retorno são impossíveis de se concretizarem.

    Mas o brasileiro médio agora a lei de gerson, quer levar vantagem em tudo, se acha o espertão, o escolhido... resultado? Fumo.

    Não sei bem porque, mas nunca me meti nessas enrascadas, mesmo antes de ter uma mentalidade de investidor. Nunca gostei de rolos.

    Atualmente, quando vejo tais promessas, lembro da orientação do bastter e digo:

    - 20% a.m.? Caralho, sou muito burro pra ganhar isso tudo!!! E saio de fininho. kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou bem CI.

      São rentabilidades absurdas! Tem muita gente ingênua nesses negócios, mas também tem muita gente que sabe dos podres e mesmo assim vai em frente.

      Valeu a visita colega, abraços

      Excluir
  12. Cara, muito bom seu blog! Não conhecia, ganhaste um leitor!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Contador Poupador. Que bom que gostou, fico muito feliz :D

      Dei uma passada no seu blog, te adicionei aqui na blogroll.

      Sucesso com o novo blog.

      Grande abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  13. E essa tal de Hinode kkk piada
    Comecei acompanhando uma conhecida, falei pra ela sobre isso ser uma piramide, mas a bendita ainda acha que vai ficar rica e o engraçado é que ela já ta la no esquema a pelo menos 1 ano e até agora nada, ela acha que vai enriquecer vendendo aqueles produtos fedidos que mais parecem imitação de produto original, já falei pra ela que se ela quer ficar rica ela precisa aliciar mais gente pra entrar no esquema, mas sinceramente quem é mente fechada não dá pra ajudar...
    de qualquer forma eu vou estar lá pra dizer pra ela "eu avisei" kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iaí anôn.

      Realmente esses negócios que fazem uma lavagem cerebral eu repudio.

      Quanto a Hinode, ela se considera MMN. Tudo bem, tem produto, muita gente gosta, outros não. Quem entra pra vender até consegue um bom lucro, dependendo do quanto trabalhe. Já quanto a promessa de ganhos astronômicos, ficar rico com o negócio se indicar sempre mais pessoas, aí eu não vejo com bons olhos. Como falei aí nos comentários, não vejo esse MMN como vejo uma pirâmide financeira, pois esta é a fraude pura, na essência, tudo que ela faz, desde o começo, é enganar pra arrecadar. Já as empresas de marketing multinível, a fraude está na forma como chamam as pessoas, como tentam te convencer que você ficará rico e ganhará inúmeros prêmios se indicar pessoas. Na prática é bastante diferente. Somente uns poucos se destacam da grande esmagadora maioria. E alegam que foi somente pelo esforço, quando na verdade há outros inúmeros fatores. Daí eu não dar valor.
      Mas nas vendas diretas é possível conseguir ganhar um bom lucro. Desde que encontre quem goste do produto e esteja disposto a pagar por ele.

      Obrigado a visita e o comentário, fica com Deus.

      Excluir