segunda-feira, 20 de abril de 2020

Orçamento Doméstico - Comentário que Virou Post


Recentemente no excelente blog do André, o Viagem Lenta, um artigo publicado falando sobre orçamento doméstico apertado me despertou atenção. Como é um tema que tenho conhecimento por usar uma pjaplanilha ininterruptamente por 4 anos, eu decidi visitar.

Uma ótima leitura pra quem precisa de um incentivo ao controle financeiro doméstico. Acabei deixando um comentário bem completo, e decidi trazer aqui como post.

Eu gosto muito desse tipo de discussão, e foi inclusive no blog Viagem Lenta que aprendi o conceito de fluxo de caixa, o qual já utilizava, só não sabia o nome rsrs

Eu faço quase tudo que foi mencionado no artigo. Registro todos as despesas, e tento concatenar o que posso, sem perder o detalhamento essencial. Se vou ao supermercado e faço uma grande compra, eu só isolo as despesas que realmente não condigam com "Alimentação". Tipo, mercado hoje vende de tudo, então separo se comprei panela, copo, toalha, itens pro carro, entre outros. O resto vai todo pra "Alimentação". Isso aliviou muito meu trabalho.

Na minha categoria lazer vai TUDO que for referente a passeios e coisas de divertimento fora do comum e rotineiro. É complicado no início, mas com o tempo o hábito se estabelece, e passa a ser uma rotina automática. A questão da memória realmente é complicada. Inclusive desde já MUITO obrigado pela dica do Google Keep, será de muita utilidade.

Quando eu passo 3 dias ou mais sem alimentar a planilha do fluxo de caixa, é comum eu esquecer algo, e na contabilização ficar faltando algum dinheiro. É chato, mas acontece. O máximo que já "perdi" creio que foi 50 reais. "PERDI" no sentido de não lembro onde gastei, ou perdi mesmo, vai saber rsrs🤷🏻‍♂️

Eu uso o Excel para tudo isso, já que tenho familiaridade. O que me ajuda muito é poder acessar minha planilha no smartphone, através do Onedrive. Tipo, eu posso acessar a mesma planilha através do notebook, celular, ou mesmo de um computador alheio, desde que tenha internet. A conectividade e sincronização ajudou MUITO nesse sentido.

Penso em fazer um canal no YouTube sobre finanças, e essa parte certamente tenho bastante propriedade pra falar. Desenvolvi esse hábito de registrar tudo em 2011, e desde então utilizo. Cheguei ficar sem registrar só uns 2 anos, fora isso, sempre procurei manter registro de tudo.

Algo que me chama muita atenção é o seguinte: controlar os gastos depois de adquirir o hábito é fácil. O difícil mesmo é manter os gastos sob controle hehe Eu me esforço pra registrar tudo, mas mesmo assim, mês após mês, eu gasto mais que o planejado. Mas a luta contra a tentação de consumir é constante, e ter uma planilha certamente ajuda.

Se você ainda não tem um orçamento doméstico, recomendo fortemente que o faça, principalmente nessa crise, em que todos estamos querendo controlar os gastos

Se tiver dúvidas, pode deixar nos comentários

Forte abraço e fica com Deus

2 comentários:

  1. Rapaz, eu acho exatamente o contrário.
    Manter os gastos anotados é bem mais difícil! kkkk.
    Vou te falar como me organizo..
    tenho no Trello uma lista com minhas receitas do mês, e outra com as despesas.
    Quando vou pagando as contas, migro pra uma outra coluna de contas pagas.
    Não controlo minhas refeições e pequenos gastos (aqui mora o perigo), justamente por achar dificílimo ter esta rotina.
    Mas parabéns, já que consegue!! Agora é o desafio de manter as despesas sob controle. kkk
    Um abraço, Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Stark,
      Pois é, eu tenho disciplinado a anotar tudo, então pra mim já é habito. Eu sei exatamente onde gasto, a dificuldade agora é manter esses gastos sob controle

      Forte abraço e fica com Deus

      Excluir