sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Poupando Centavos #1



Iaí colegas da corrida financeira.

Seguindo a dica de montar uma série de posts para que sempre possa estar presente com novos assuntos, inicio essa série em que relatarei diversas histórias onde é possível poupar centavos.

Como sabemos, de grão em grão, a galinha enche o papo. E como é amplamente difundido aqui nesse meio em que convivemos, cada centavo conta.

Bom, chega de chavões  :P

Vou compartilhar a estratégia que uso pra conseguir o máximo de moedas possível como troco, pra poder trocá-las posteriormente e ganhar brindes e até quem sabe uma porcentagem em cima da troca das mesmas.

Eu chamo essa estratégia de "Cálculo Estratégico do Troco" - CET

Funciona da seguinte maneira. Sempre que você for pagar alguma compra com valor quebrado, com centavos, tente pagar em CASH. Saia para essa compra sem moedas no bolso ou na carteira. Quando o caixa perguntar se você tem moedas pra facilitar o troco, diga a verdade, pois você está sem moedas ali no momento. Contra a vontade dele ele pode te dar o troco normalmente de moedas, ou acontecer o que aconteceu hoje comigo.

O que que aconteceu?

Eu fui comprar alguns remédios pra uma tosse alérgica horrível que peguei depois de dormir em baixo de um ar-condicionado no trabalho.

Em uma farmácia a conta deu 25,21. Eu dei 30 reais pra receber o troco de 4,79. Mas o caixa não tinha troco de moedas. Me perguntou se eu tinha 0,20 pra ajudar, mas não tinha (propositalmente deixo todas as moedas em casa num cofrinho). Qual foi a solução? Me deu um desconto de 0,20 centavos no remédio!

Na mesma hora fui em outra farmácia, e o remédio que precisei comprar estava por 20,75. Na hora de pagar, o preço me apareceu por 21,80. Instantaneamente já falei que estava dando diferença do que me foi anunciado. A vendedora veio pra fazer o ajuste e me cobrar o que foi anunciado. Eu, já esperto, coloquei na não uma nota de 20 e outra de 2, já pensando no troco em moedas. A menina do caixa teria que me dar de troco o valor de 1,25.

Aí, quando a vendedora foi lá alterar o preço no sistema, a moça do caixa já pediu pra vendedora dar o desconto dos 75 centavos, porque me viu com 22 reais na mão, e não tinha, ou não queria ficar sem troco.

Saldo dessa compra, apesar de obviamente preferir não adoecer e não ter que gastar com remédios,  foi que ganhei quase 1 real , somente por usar a estratégia do troco de moedas calculado.

Pode parecer pouco. Mas pense isso acontecendo várias vezes durante a semana, o mês, durante anos.

SE acontecer de o caixa querer pagar o troco com balas, ou até mesmo dar o troco a menos, eu, delicadamente, o digo que preciso do troco em dinheiro, e que prefiro sair dali já com o troco correto, sem precisar voltar depois. O estabelecimento é obrigado a me dar o troco correto. Afinal, pra adquirir o produto eu sou obrigado a pagar corretamente.

Eu uso bastante a filosofia de que o cliente sempre tem que ter preferência. Afinal, se não for dada essa preferência, o comércio tá cheio de concorrentes por aí.



Fique esperto e fature uns centavos a mais, que virarão um bom patrimônio!



Fico por aqui, tenham um excelente dia!




6 comentários:

  1. Boa dica DdP,

    Isso já aconteceu comigo também, o problema é que eu compro mais com cartão de crédito.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também compro muuuito no cartão de débito. Fica muito mais fácil controlar depois pra colocar na minha planilha do Excel. Mas boa parte das vezes que a compra vai ser quebrada com centavos, se eu tiver a grana em cash, eu uso essa técnica e faturo alguns centavos pra ir engordando o cofrinho hehe

      Valeu Cowboy, abraços

      Excluir
  2. DdP, pra mim acaba ficando difícil também, pois pago quase tudo em cartão.
    Deixo várias moedas num potinho em casa. Quando vou usar Ônibus, dispenso todas kkkk

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também FPI. Uso muito o débito. Ultimamente tenho tentado faturar esses centavos aí mais vezes. Já ganhei uma boa graninha só com isso, hehe

      Quando o cofrinho tá cheio, eu troco e ganho uma porcentagem em cima do valor, ou seja, dinheiro literalmente grátis.

      Abraços colega

      Excluir
  3. Boa dica DP! Aqui na cidade tem muitos locais que dao brindes e descontos para quem troca 100 reais em moedas. Já vi mercado que dava 5% de desconto nas compras!

    Abracos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí, que ótimo!!!

      Você ganhar 5% em cima de dinheiro guardado num cofrinho.
      Que investimento paga uma rentabilidade dessas, hein?!

      Vou procurar mais esses estabelecimentos que deem desconto aqui na minha cidade.

      Valeu Frugal!

      Excluir