Páginas
▼
sábado, 28 de dezembro de 2019
Análise Gráfica do Ibovespa
Esse ano tivemos uma excelente valorização da bolsa brasileira. Pra quem não sabe, o Ibovespa é um índice que junta as principais ações do Brasil, e se constitui como uma 'média' dos preços desses ativos, a grosso modo. Se as ações que compõem o Ibovespa sobem, o índice sobe. Se caírem, o índice perde valor
Na imagem acima podemos ver como o índice aparece no gráfico, de acordo com sua movimentação. Um gráfico de preço nada mais é do que um sistema cartesiano que mede a variação do valor de um ativo (eixo Y, vertical) ao longo do tempo (eixo X, horizontal).
Nessas variações, o preço vai deixando um rastro, através de linhas, barras, ou velas, dependendo do tipo de gráfico usado. E esse rastro acaba deixando padrões com o passar dos dias, meses e anos. Esses padrões tendem a se repetir ao longo do tempo.
Os operadores de gráfico puro usam esses padrões para se posicionarem em suas negociações. Na imagem acima, vemos o índice Bovespa ao longo de 2019, e algo muito interessante aconteceu ao 100 mil pontos
SUPORTES E RESISTÊNCIAS
Zonas de suporte e resistência, terminologia bastante comum para traders, são regiões em que o preço dos ativos costuma dar uma parada 'pra refletir' antes de seguir em determinada direção. Ou seja, são valores em que o preço não ignora completamente, e em vez de passar direto por eles, tende a dar uma parada.
Por exemplo, quando o preço do Ibovespa chegou a 100k, na seta verde, logo em seguida ele caiu bem, indo atingir o preço de 90k. Isso significa que a região de 100k funcionou como uma zona de resistência, a qual 'empurra' o preço pra baixo.
Após alguns meses, o preço passou além dos 100k, chegando a aproximadamente 105 mil pontos. Dali, caiu, chegou a ir um pouco abaixo dos 100 mil, voltou pra próximo dos 105 novamente, onde esse valor funcionou como resistência, e o preço caiu mais uma vez. E aí, nos 100k novamente, o preço usou esse ponto, mas agora não mais como resistência, mas sim como SUPORTE.
Isso significa que as pessoas começaram a comprar mais e mais a partir desse ponto, de forma que os 100 mil foram a base para a próxima e vigorosa subida. Como sabemos, o Ibovespa chegou aos 117 mil pontos em 2019, e partiu de 100k como suporte. Repare como nos 110 mil o preço deu uma segurada, e logo em seguida rompeu. O fato de o preço ter dado uma parada 'pra refletir' nos 110k, já o torna como um ponto suscetível de funcionar como suporte pra uma nova subida do índice da bolsa de São Paulo
TENDÊNCIA
Essa característica de o preço romper níveis onde passou 'pra refletir' antes de romper, e após o rompimento voltar a testar essa região, e depois seguir subindo, isso significa que o preço está em tendência, usando os pontos de resistência/suporte como base pra poder continuar seguindo o movimento principal.
Veja abaixo o gráfico do ouro. Repare como o preço rompe um nível que já tinha sido resistência, e depois voltou a funcionar como suporte. Quando finalmente o preço alcançou o ponto certo, ele continuou subindo a partir dali, para fazer novas máximas cada vez maiores. Continuando, assim, a tendência de alta que estabeleceu nesse ano de 2019.
ANÁLISE TÉCNICA X ANÁLISE GRÁFICA
A análise técnica é uma forma de estudar o movimento dos preços usando somente isso, o preço. Porém a análise técnica é um conceito mais amplo, que engloba a análise gráfica dita pura. Na análise técnica o uso de indicadores é bastante comum, como osciladores, volume, médias móveis, entre outros
Já a análise gráfica pura é uma vertente da análise técnica, porém aqui não se usa nenhum tipo de indicador, apenas o preço simples, no gráfico limpo.
ANÁLISE TÉCNICA X ANÁLISE FUNDAMENTALISTA
A análise fundamentalista consiste em desconsiderar o movimento d preço no gráfico, e levar em conta as informações econômicas sobre a entidade do ativo em questão. Por exemplo quando um investidor analisa os balanços de uma empresa, e usa somente os dados econômicos dessas demonstrações como parâmetros para tomada de decisão, esse investidor está usando a análise fundamentalista.
POLÊMICA
Há muita discussão sobre que a análise é melhor, com cada grupo defendendo suas posições de forma firme. Mas não existe uma que seja melhor que a outra. O que ocorre é que cada análise pode servir a um propósito específico.
Por exemplo, um investidor pode escolher investir numa empresa boa, analisando seus fundamentos. Mas pode também olhar o gráfico dessa empresa procurando um ponto de suporte interessante pra poder adquirir as ações a um preço que possa servir de base pra uma próxima subida firme. É a chamada "Abordagem Mista", que usa mais de uma análise na tomada de decisão
Aqui no blog eu faço os dois tipos de análises, pois escolho minhas ações com base em seus balanços e nos resultados econômicos. Mas também trago várias análises gráficas de ativos diversos. Por exemplo nesse artigo onde analisei graficamente o bitcoin, que inclusive seguiu o que imaginava, pois estava em tendência de queda bem definida.
INCERTEZA
É preciso saber que nem sempre o preço vai respeitar essas regiões, e vai passar direto por elas. Como disse, o preço TENDE a 'parar pra refletir' nessas regiões, mas nunca será certeza que fará isso. Por isso cuidado sempre. Gerenciar o risco em qualquer investimento é sempre o melhor a se fazer. Nenhum, NENHUM investimento ou abordagem irá funcionar todas as vezes
CONCLUSÃO
Fica claro que podemos visualizar bons pontos no gráfico de um ativo onde podemos perceber viradas do preço, e consequente continuação da tendência vigente.
Não há uma análise correta ou melhor que outra, apenas formas de visualizar o mercado, onde cada um escolhe qual abordagem utilizar, e como tirar o máximo proveito disso.
Finalizando, esse artigo não fala sobre o tão famoso hoje em dia Day Trading. Na verdade, fazer operações rápidas, intradia, alavancando o risco, não é algo que eu recomende. O ideal é sempre estudar bem cada abordagem, e escolher uma que mais se adeque aos seus objetivos, mas sempre pesando os prós e os contras. Lembrando que quanto maior o risco e menor o retorno, pior é essa abordagem. Por isso, cuidado, MUITO CUIDADO com o Day Trading, já que é uma abordagem que mexe extremamente com o psicológico, e leva muitas pessoas a perderem dinheiro dia após dia.
Gostou desse artigo? Quer ver mais desses estudos por aqui? Deixa um comentário aí embaixo
Um forte abraço e fica com Deus.
IMPORTANTE
As informações nesse blog são apenas de caráter pessoal, não constituem orientações de investimentos. Se você quiser orientações desse tipo deve buscar em meios devidamente autorizados para tal. Tudo que está aqui é o acompanhamento de minhas operações cotidianas em relação a poupar.
Olá!
ResponderExcluirInteressante análise, quando eu iniciei na bolsa também era da análise gráfica/técnica, depois comecei a criar estratégias com os indicadores, fiz muito backtest e estudos estatísticos do mercado, e hoje em dia quero tranquilidade, estou estudando fundamentos e acumulando patrimônio apenas.
Abraços e feliz 2020!
Olá bilionário. Entendo, realmente não é fácil. Eu tenho operado somente analisa gráfica no Forex, e consigo render até bem meu capital usando as estratégias que tenho, de forma disciplinada. Sou swing trader, opero bem pouco, arrisco menos ainda.
ExcluirMas também invisto em ações, baseado nos balanços, como divulgo sempre aqui no blog
Obrigado pela visita e pelo comentário
Forte abraço e fica com Deus
Post bem didático, hein amigo. Parabéns!
ResponderExcluirQuem é vivo sempre aparece, né Bufunfa kkkk
ExcluirBem vindo de volta meu amigo. E parabéns pelas conquistas. Vi lá no blog, show de bola
Forte abraço e ótimo 2020