O cafezinho de todo dia é algo habitual para muita gente. Alguns mais, outros menos, mas o número de pessoas que não passa um dia sem tomar essa bebida é bem expressivo.
Seja pra aguentar um dia de trabalho, ou só pra sentir o delicioso sabor, é fato que tomar um café no ponto é algo bem natural, rotineiro e, muitas vezes, viciante.
Sou um cara que gosta muito de café, sempre tomo pelo menos um por dia. É raro passar um dia sem que eu tenha tomado pelo menos um pequeno.
Acontece que o cafezinho, se tomado em certos lugares, pode custar o olho da cara. Especialmente em shoppings e aeroportos. E como quem toma café nunca toma de forma esporádica, tá mais pra algo diário, então o gasto com esse item também será um hábito.
Hoje quero trazer aqui 6 lugares e formas onde é possível economizar com esse item, tomando o mesmo de graça. Isso mesmo, sem pagar nem um centavo.
A consequência disso é um número bem expressivo ao final do mês. E com o tempo, sabemos que é possível fazer um bom patrimônio apenas economizando centavos.
Veja ao final do post uma conta simples para ter um valor de um carro, apenas seguindo as dicas desse post.
Bem, decidi então parar de pagar pelo cafezinho.
Não, não saio de fininho sem pagar. Também não foi preciso ninguém sair correndo atrás de mim pra que eu voltasse e pagasse.
Quando digo que não pago mais pelo café, quero dizer que hoje eu só tomo em lugares onde o mesmo é grátis, por cortesia do local, ou em locais onde eu já conheça o pessoal e saiba que sempre tem um cafezinho à espera.
"Deixa de demora, Diário! Onde você toma tanto esse café grátis?"
Vamos lá, 6 locais onde é possível economizar no cafézinho do dia-a-dia:
1 - POSTOS DE GASOLINA
Nos postos de gasolina em que abasteço, ou até naqueles melhores, onde a gasolina é cara, vou lá calibrar os pneus do carro e não saio sem um cafezinho (Ar é grátis em vários postos).
Veja qual o melhor posto no seu trajeto diário casa-trabalho-casa e passe a dar uma paradinha lá pra tomar um cafezinho. Não tenha receio de que o "café é só para clientes". Isso é fachada, porque TODOS são clientes EM POTENCIAL. Então use desse artifício e tome uma xícara totalmente grátis.
2 - LOJAS
Em lojas no centro da cidade, ou até em shoppings, em vários locais costuma sempre ter uma cafeteira à disposição dos clientes. Você pode entrar, dar uma olhada de leve nas coisas, e quando o vendedor chegar para te atender, peça o café.
Mais uma vez, você é um cliente em potencial, use isso a seu favor. Pense que se fosse pagar um cafezinho naquele shopping, não iria gastar menos do que R$ 5,00.
3 - TRABALHO
Na grande maioria das empresas, dos órgãos públicos (principalmente - servidor público toma mais café do que funcionário de lojas 24 horas), há sempre uma garrafa de café quentinho à sua disposição.
Faça bom uso do dinheiro do seu chefe e tome aquele cafezinho totalmente pago por ele. Pra quê gastar do dinheiro do seu bolso, se seu chefe tá pagando?
4 - FACULDADE / ESCOLA
Impossível não ter sempre um local nas faculdades ou nas escolas onde haja café. Seja na secretaria, ou na cantina, café é uma bebida essencial. Pode faltar água, mas não falta café. Foi buscar seu filho na escola? Vá na secretaria para
"Você disse cantina, Diário, tá maluco? Não é pra tomar sem pagar nada?"
Calma pequeno gafanhoto. Veja se na cantina não há aqueles copinhos menores, e pergunte se não é cortesia. Geralmente eles vendem aquelas xícaras maiores. Os copinhos quase sempre é cortesia. Não custa perguntar não é.
Caso seja pago, apenas vá em outro local onde não é!
Seja esperto, sempre.
5 - SALÃO DE BELEZA
Quando for dar aquele trato na cabeleira, é bem comum ali também ter café. Então já sabe, se tá pagando pelo corte de cabelo, é natural o cafezinho sair 0800. Do contrário, procure outro cabeleireiro: um que tenha café.
6 - SUPERMERCADOS, PADARIAS, LANCHONETES
Outro lugar são nas próprias lanchonetes e padarias, onde o mesmo é vendido. Eles vendem a xícara grande. Experimente pedir só aquele "copinho cortesia", como nas faculdades/escolas. Dificilmente vão negar.
Supermercados, além de constantemente terem demostração de café, as quais você não pode perder, verifique se não tem um localzinho lá no fundo com uma garrafa de café. Também não deixe de ir no restaurante do supermercado, caso tenha, para verificar se não tem café lá também... se você é cliente (ou em potencial, nunca esqueça) o café é para você.
CONCLUSÃO
LUGAR NÃO FALTA
Obviamente, seguindo a dica desses locais, geralmente não será um café cappuccino, vaporizado, com chantili europeu, cheio de coisa dentro como canela, ervas e tal... esses aí você deixa pra tomar esporadicamente, quando quiser saciar a vontade num bom passeio de domingo à tarde.
No dia-a-dia vá de cafezinho grátis. Seu orçamento vai agradecer.
Se bem que há locais como certas redes de supermercado, ou até algumas lojas mais chiques, em que você consegue tomar esse café gourmet grátis. Basta saber chegar, olhar preço, perguntar, mostrar interesse na pessoa que te atende, e... pedir pelo café! :D
Agora veja o porquê de você deixar de pagar pelo café.
Vamos fazer uma conta simples:
Se eu tomar 1 cafezinho por dia, e pagar por ele 4 reais. Em um mês terei gastado 120,00.
Mesmo que tome somente em dias úteis, seriam 88 reais a menos no orçamento.
Caso queira só aquele bem simples, de 1 real, na dona da esquina, ainda assim serão 22 reais por mês, 270 reais ao final de um ano aplicando na poupança. Em 30 anos é quase 20.000 reais, na poupança!
Se você gasta em média 4 reais por dia com café, só nos dias úteis, investindo esse valor a 10% ao ano (o que não é muito difícil de conseguir) em 30 anos terá quase 180.000 reais! Uma Hilux SW4 !
Pagar pelo cafezinho todo dia tá parecendo caro agora, não?!
Mas sabemos que esse é aquele velho dilema de Poupar X Aproveitar a Vida!
Só que os defensores de pagar pelo cafezinho, alegando que se não o fizerem estarão passando a vida sem aproveitar, esquecem-se do que quis passar aqui nesse post: é possível tomar esse cafezinho de graça.
Sem gastar nada, poupando sempre, você pode tomar sempre um bom café, sem deixar de "Aproveitar a Vida", como gostam de argumentar.
Basta saber ir aos lugares certos, falar com as pessoas certas, que sempre vai ter uma xícara esperando pra ser tomada.
Não só o café, mas várias coisas é possível conseguir de graça, basta saber onde e como fazer.
Quem aí curte um cafezinho no capricho?
See ya...
7º arrume uma vizinha Dona Florinda
ResponderExcluirKkkkk
ExcluirBoa SM :D
Uma vizinha que faça um delicioso café é uma excelente ideia hehe
Abraço
Auhauhuhauahua boa Soldado!
ExcluirQualquer dia testarei isso! *Acredito que a sra Inglês não curtiu rsrs
Boa diário! Lembro quando colocaram por um dia uma maquina que além do café, também fazia cappuccino. Resultado, nunca arrumaram tão rápido a máquina de café! ahahhaah
Abraços!
Confie em mim, Dona Florinda era cheia das segundas intenções quando chamava o Professor Girafales para uma xícara de café.
ExcluirInglês, uma vez eu fiquei num hotel de uma cidade que morei em outro estado, com a senhora Diário, e lá tinha dessas máquinas de cappuccino grátis pra os clientes. Mesmo depois de ter saído do hotel, eu sempre ia lá falar com o pessoal e tomar um cafezinho grátis hehe
ExcluirEsses das máquinas só perdem pra os caprichados e cheios de frescuras dos shoppings.
Deu vontade de colocar uma em casa hehehehehe
Abração
Madruga, fico feliz com sua visita ao meu blog.
ExcluirMas tinha que ser justamente para destruir esse lado da minha infância?!
Kkkkkkkkkk
Nunca tinha pensado isso, acredita?
Valeu a visita e forte abraço
;)
Hahahahah muito bom o post! Essa do funça beber café feito um louco é a mais pura verdade. Conheço uns que tomam um café em casa, depois, meia hora antes do expediente estão na padaria tomando um pingado e quando chega na sala já estão desesperados por mais um gole.
ResponderExcluirVou fazer igual na piada da bebida e ferrari. Cadê sua Hilux?
Abraços e sucesso financeiro!
Olá Pobre Sofredor.
ExcluirÉ a pura realidade. Se não tiver café nos órgãos públicos, não funcionam kkkkkkkkkk
Na prova do concurso devia ter uma matéria somente sobre degustação de café! Hehehehehe
Valeu a visita colega. Te adicionei ao Blogroll.
Abraços
Olá Poupador, no local em que trabalho, teve uma equipe que fez até vaquinha para comprar uma máquina de cápsulas rsss. Funcionário público realmente é viciado em cafeína!
ResponderExcluirAbraços!
E como, rsrs :P
ExcluirEu já tomei café dessas de cápsulas. Fazem um café bem forte. Eu sou mais chegado no café suave, mas doce. Embora os degustadores de café achem um crime colocar açúcar ou qualquer adoçante na bebida.
Abraços AF
Boas dicas DdP,
ResponderExcluirOnde eu trabalho sempre tem duas garrafas a disposição.
Abraços.
Olha aí, tá vendo Cowboy!
ExcluirA gente que é servidor público sabe bem dessa "necessidade" do cafezinho hehehehehe
Aqui onde trabalho a 'necessidade' é tão grande que antes de acabar o café, já estão preparando outro! :P
Abraços colega
Sensacional, eu mesmo - que moro sozinho - muitíssimo raramente faço café em casa, economizando assim bastante gás, geralmente bebo no trabalho, peço pra copeira deixar uma garrafa na minha sala.
ResponderExcluirSupermercados são sempre uma boa pedida pra tomar café de graça, geralmente vc mesmo se serve e não corre o risco de dar a cara a tapa e receber um não.
Só frequento padarias para tomar café quando sei que possuem razoável custo beneficio, de modo que experimento uma vez, e se ver que a relação entre o volume de bebida e o valor da mesma não estão, pelo menos, razoavelmente vantajosos para o meu lado, não volto mais.
Olá Astronauta Desempregado.
ExcluirIsso que você falou por último é bem pertinente. Quando, bem esporadicamente, pago por um café mais gourmet, eu olho o custo benefício sempre. Se for tipo uns 9 reais, tem que vir bastante quantidade. Pagar 9 conto por um gole não vale a pena.
Mas mesmo assim, é bem raramente mesmo que pago por um desses. Prefiro, como você também mencionou, ir em algum supermercado mais chique e montar um belo café com leite.
Obrigado pela visita, abraços
Café de cápsulas não tem substãncias alcalinas pesadas em sua composição? Cuidado hein!
ResponderExcluir???
ExcluirPerder tempo parando num posto de gasolina só para economizar um café é brincadeira, hein? kkkkkk
ResponderExcluirNinguém ficou rico com essa mentalidade de pobreza de economiar dinheiro de balinha e de cafezinho, desculpe a franqueza, DuP.
Abraço!
Toda vez que eu saio e sempre que estou voltando pra casa, eu paro no posto de gasolina que tem próximo e tomo café. TODAS AS VEZES.
ExcluirSomando o que eu tomo por dia dá entre 3 e 8 copos de café, TODO DIA. Multiplica isso aí por 3 reais o copo. Se eu não fizesse o que faço, ou eu teria que pagar, gastando entre 9 e 24 reais por dia, 270 e 720 reais por mês. Ou eu teria que não tomar meu café, o que é impensável.
O post é justamente pra quem não fica sem cafezinho, pra quem não fica sem os VÁRIOS cafezinhos diariamente.
Ou seja, matematicamente e empiricamente fica mais que claro que sim, com essa mentalidade dá pra economizar bastante. E não precisa ficar rico 'economizando com cafezinho e balinha', esse dinheiro pode muito bem ser usado para outras coisas, mas que teria sido gasto com café, que poderiam ser tomados gratuitamente.
Mentalidade de pobreza é não pensar em economizar. Cada centavo conta concurseiro.
Fica na paz