Páginas

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Eu Gasto Mais do que Ganho, Mas Consigo Aportar

Sim, eu gasto mais do que ganho, e é uma constatação dura de fazer. Mas como ainda consigo aportar? Bom, eu tenho a renda de meu trabalho normal, regular, mas aqui em casa ganhamos uma renda extra de serviços online. Minha esposa tem uma empresa digital, e através dos serviços realizados ali nós recebemos uma renda, que a título oficial, é considerada extra. Apesar de ser regular, a quantia recebida varia muito, podendo ser bem pouco, ou muito mais do que minha renda normal. 

Pois bem, se considerar somente minha renda mensal do trabalho, eu gasto mais do que ganho. Porém quando há meses de recebimentos altos dos negócios online, conseguimos aportar bastante. Não é à toa que saímos de um patrimônio negativo em 2017, para buscarmos os 100 mil agora em junho, e se Deus quiser, 200 mil no final do ano. 

Não preciso dizer qual é o problema aqui. Nos meses em que a entrada extra não é boa, eu acabo usando da reserva de emergência. O que acontece é que antes de termos essa renda além do trabalho regular, eu aportava cerca de 10 a 15% do salário, e em alguns meses nem conseguia aportar. Era difícil, mas estava aos trancos e barrancos conseguindo juntar o patrimônio. Daí quando a renda extra começou a aumentar, naturalmente a Lei de Parkinson veio com força: as despesas aumentaram. Gastos a mais com alimentação, lazer, coisas para casa, começaram a ser mais frequentes. 

Eu cheguei a pensar que estava fazendo tudo errado, mas pensa comigo, se ganhamos dinheiro, ainda que extra, ao menos uma parte pode ser gasta com coisas que você precisa, e outras com pequenos mimos pra viver mais confortável. Uma TV a mais, colocada no quarto do casal, uma cama King com lençóis 480 fios, uma base massageadora, entre outras coisas desse tipo. 

Além dessas, outros gastos foram necessários para manter o negócio de minha esposa, como um novo notebook, cadeira de escritório melhor, contas com contador, CNPJ, etc. 

O perigo é quando aumentam despesas básicas como água, energia, alimentação, e por aí vai. Pois assim, querendo viver melhor por estar ganhando mais, nos meses em que a renda extra não for suficiente para cobrir esses gastos, além de não aportar, vai minando a reserva de emergência. 

Tentamos compensar isso trabalhando mais, e controlando pra não gastar além de uma quantia razoável acima do orçamento mensal. É como se fosse planejar gastar mais, mas controlado. Tipo, se ganho 10 mil por mês de salário, minhas despesas não podem passar 12 mil, incluindo o que compro a mais que não é regular (eletrodomésticos, itens de conforto). Se receber 5 mil de renda extra, 3 vão ficar para aportar. 

Trabalhando mais firme, as rendas melhoram. Mais conteúdo gerado, mais divulgação, melhora no material disponibilizado online... são horas e horas de trabalho diariamente, inclusive fins de semana. Isso pra conseguirmos não só tiver melhor agora, mas também aportar pra viver melhor no futuro, e ajudar os que estão a nossa volta.

Um fato relevante é que como nós ajudamos nossos pais, uma boa parte das despesas é para esse auxílio. Tipo, hoje usamos cerca de 2000 reais mensais com essa ajuda familiar. 

No mês passado tivemos nosso melhor mês, em que recebemos mais de 21 mil reais só de rendas online. Mais 10 mil de salário, foi o mês que pela primeira vez, ganhamos mais de 30 mil. Em junho, este mês, a renda extra ja passa de 15 mil reais, outro excelente mês se aproxima de um fechamento muito bom. E as despesas? Já estamos querendo uma bicicleta ergométrica, hehe. Decidimos que só compraríamos quando a renda extra superasse os 10 mil. Meta alcançada, agora vamos de bike. 

Espero trazer sempre mais posts dessa nossa jornada. Abraço a todos e fiquem com Deus.

6 comentários:

  1. Meus parabéns, Poupador! Que noticia boa!!! É só o começo, sucesso a vocÊs!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou meio leigo e não sei se li direito, mas essa renda que vc diz ser extra não seria a renda da sua esposa? Nesse caso, a média anual de seus gastos familiares estão dentro do orçamento, mesmo que em um ou outro mês as contas fiquem no vermelho.
    Outro fator que tem que levar em consideração é que por ser muito variável essa renda, sua reserva tem que ser bem robusta para suportar uma sequência de meses ruins.
    Longe de mim querer agourar vcs, espero que tenham sucesso. Mas passei por algo semelhante há alguns anos gastando mais que o fixo mas dentro do orçamento com o extra e 3 calotes mais tarde, quebrei bonito. É bom estar atento a isso também.
    Sucesso e que venham os 200k...

    ResponderExcluir
  3. Olá Diário!

    Complicado essa vida hein? hehe Eu não gosto de ficar no "vermelho" com minha renda atual. Então por aqui estou ficando quase na linha "gastar tudo que recebeu".

    Quase pois não gosto e quando vejo se aproximar, aperto os cintos. Mas confesso que hoje os cintos estão mais frouxos. Se antes a meta era aportar 20~40% do salário, hoje estou aportando cerca de 10~20%.

    Isso mudou devido a renda extra obtida. Contudo é um perigo ficar contando com ela.

    Mas enfim, buscar mais rendimentos para viver não é problema. Problema é se nessa busca você começa a desequilibrar sua vida (trabalhando mais)

    É algo a se pensar se compensa.

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal ter uma renda extra. Acho que ela dá mais satisfação do que a renda regular do trabalho assalariado. Pelo menos comigo funciona assim.
    Mas eu não contaria com a renda extra. Eu sempre tento viver com menos do que ganho no meu emprego regular, e assim qualquer renda extra vai pra minha RE ou é aportada. Mas, cada um sabe ajustar essas coisas à própria vida. Não existe gabarito.

    ResponderExcluir
  5. Fala aí poupador.

    Sempre estamos diante de escolhas na nossa vida, não tem jeito. Vc tem feito as suas. Queria deixar uma questão que diz respeito a quem vc se tornará no futuro: vc é capaz de dizer que está cuidando de si para a pessoa que vc será no futuro? Se sim, continue, se não, talvez seja hora de repensar o que é bom no curto prazo e o que é bom no longo prazo.

    Se está acertando, parabéns. Seja justo e honesto com vc que isso vai te dar mais força.

    Bom final de semana.

    ResponderExcluir