terça-feira, 8 de maio de 2018

Responder com educação demonstra o nível do caráter de alguém



Olá colegas, como estão?

Recentemente aqui no blog aconteceu uma situação de um comentário anônimo criticando o fato de eu praticar a atividade de trading. Você pode ver o desenrolar dessa história clicando aqui.

Daí, após eu responder à crítica, eu já esperava e estava preparado para uma tréplica feita de forma cética, e com críticas ainda mais fortes... nada diferente do normal no mundo altamente estressado e desconfiado em que vivemos.

Porém, ao entrar no blogger, me deparo com uma resposta branda, tranquila, compreensível, que me deixou admirado.

Eis o que o anônimo me disse:


Eu achei uma resposta excelente, não pelo fato de ele ter entendido o meu argumento, mas sim pela forma educada como ele me tratou, o que é algo bem difícil de ver em uma 'discussão'.

Isso me lembra um texto do livro de Provérbios, na Bíblia, que diz o seguinte:

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira..." (Pv. 15:1a)

Só quis trazer isso aqui pois da mesma forma que gerei um post sobre a crítica inicial, uma resposta branda e educada dessas merecia um destaque ainda maior.

Deixo aqui meus agradecimentos ao anônimo do comentário, e deixo também um pedido para todos nós: Sejamos sempre brandos, uns com os outros. Mesmo que não concordemos com uma opinião, um comentário, até muitas vezes injusto com nossa pessoa, pensemos bem antes de responder. E se o fizermos, façamos com educação, sem ofender, da forma mais branda possível. Esse conselho Bíblico, apesar de escrito mais de 2000 mil anos atrás, permanece bastante atual.

Fiquem com Deus e um forte abraço a todos.

Diário

14 comentários:

  1. DP, muito interessante este link que vc faz com este trecho de provérbios, que como vc bem apontou fora escrito há mais de 2000 anos, era verdade naquela sociedade/ cultura, e é verdade agora. Pq? Pq na minha visão é um conceito Universal e atemporal, não duvido nada encontrarmos ensinamentos análogos em outras culturas milenares, como a budista.

    Infelizmente, quando escrevemos sobre tantos temas espinhosos na internet, diria que notadamente a politica, é comum ver pessoas discutindo que sequer ouvem e dão respeito a opiniões com as quais não concordam, o que sem dúvida é ruim para todos que perdem a chance de se enriquecer com um debate de ideias onde há respeito com o outro que pensa diferente.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esses ensinamentos tão antigos ainda valem porque a verdade nunca muda. se algo mudou, é porque ainda não conhecíamos a verdade sobre tal coisa/fato/evento.

      Excluir
    2. Pois é Astronauta, incrivelmente válido até hoje o texto de Provérbios. Se mais pessoas pensassem assim... e até mesmo nós, pois muita vezes eu me pego discutindo por besteira, mas daí lembro dessa passagem e tento parar antes que seja tarde.

      Já vi excelentes debates aqui na blogosfera, especialmente nos comentários, e muitos em alto nível, isso é ótimo. Mas também já vi o pessoal se xingando, brigando, discutindo feio, e isso é complicado, pois só faz a outra pessoa se fechar ainda mais.

      Muito obrigado pela visita, um forte abraço e fica com Deus.

      Excluir
    3. Vida Rica, excelente seu comentário! A verdade é a verdade, independente do que pensam, dizem, ou acreditam. Muito boa sua colocação, se algo "mudou" de fato é porque não conhecíamos, mas já estava lá. Interessante que o escritos de Eclesiastes, outro livro da Bíblia, menciona que "Não há nada de novo nesse mundo" e "O que foi feito antes será feito novamente".

      Muito obrigado pela colocação, um forte abraço e fica com Deus.

      Excluir
  2. cara, esse seu post me fez lembrar de uma entrevista do Jordan B. Peterson. Ele foi atacado o tempo todo pela entrevistadora, mas manteve a classe. o vídeo podia inclusive ilustrar seu post: https://www.youtube.com/watch?v=_oHh_mNP9IM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentando só pra lembrar de assistir depois.

      Excluir
    2. Fui ver esse vídeo, gostei bastante da atitude do J.B Peterson, sempre calmo e sem discutir com a apresentadora, ela que se exaltava inúmeras vezes, justamente como uma radial, rsrsrs

      Muito construtivo quando uma discussão acontece assim, especialmente quando as duas partes colaboram.

      Abração e fica com Deus.

      Excluir
    3. Muito bom IC, dá uma passada lá depois.

      Abração e fica com Deus

      Excluir
  3. Olá! Mesmo anônimo dos outros posts. Rs
    Acho que toda forma de discussão é válida. Acredito o grande objetivo desses blogs de finanças é estimular a discussão de diversos assuntos como forma de conhecimento, para que assim todos saiam ganhando. Ninguém nasce sabendo, e poucas pessoas dos nossos círculos sociais são investidoras. Dessa maneira, os blogs são ótima maneira para troca de experiências.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anôn, exatamente, precisamos usar esse espaço com esse objetivo. Eu mesmo mudei vários conceitos quando entrei aqui na blogosfera, incluindo sobre fundamentos de empresas, hehe

      Mas é isso aí, vamos continuar nos ajudando a construir um aprendizado de maior alcance, e sempre com esse respeito que você usou ao comentar.

      Mais uma vez obrigado pela visita, um abraço e fica na paz.

      Diário.

      Excluir
  4. Isso que é uma discussão de nível!!
    Para mim os comentários e discussões que acontecem após um post sempre são tão importantes quanto o próprio post. Sempre agregam alguma informação.
    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo LSI, os comentários são um post "à parte".

      Obrigado pela visita colega, um forte abraço e fica com Deus.

      Excluir
  5. Meu amigo Poupador, isso é difícil, quantas vezes arrumei treta na internet ... Voce nem imagina ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Ephodion, pois é amigo, temos que nos segurar pra ficarmos seremos sempre.

      Valeu a visita e o comentário.

      Um grande abraço e fica com Deus.

      Excluir