terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Manual do Iniciante na Blogosfera



Imagine as seguintes cenas:



Cenário 1: Alguém com alguns milhares de reais, todos na poupança, escuta alguém falar sobre tesouro direto. Daí joga no Google "Como investir no tesouro", lê um monte de sites, todos dando as mesmas orientações. Daí em algum lugar lê que existe a renda variável, ações, fundos de investimento imobiliário, e vai atrás do Google novamente. Numa dessas pesquisas, lê o site de algum dos colegas da blogosfera, acha interessante, e dá de cara com o famoso "blogroll".


Daí começa a navegar entre um blog e outro, uma postagem e outra, e fica cada vez mais interessante ver a realidade de pessoas como ela, mas que têm um conhecimento sobre investimentos, que já fizeram seu dinheiro render bem mais do que a poupança.


Esse internauta poupador descobre que pode interagir com os blogueiros por meio dos comentários, aí ele faz uma das 3 opções a seguir:

1 - Faz uma conta no Google e começa a participar ativamente das discussões da blogosfera de finanças, mas sem um blog;
2- Cria um blog e começa registrar o desenvolvimento do patrimônio;
3 - Ou apenas fica anônimo, comentando, ou apenas olhando o desenrolar dos blogs.


Cenário 2: Alguém que não consegue poupar nem o dinheiro do passeio do fim de semana, vive um cenário de aperto de contas, esteja com dívidas ou não, procura no Google como poupar mais, e dá de cara com algum blog da blogosfera, com excelentes dicas de como parar de ser um gastador e fazer o dinheiro render.


E da mesma forma que o anterior, passar a ser um visitante assíduo dos blogs que temos por aqui.


Se identificou com algum?



Se você é iniciante nessa comunidade (se já passou por isso vai lembrar), já deve ter dado de cara com termos amplamente utilizados por aqui como: Blogroll, independência financeira, aporte, renda variável, planilha do AdP, entre outros. Se  ficou meio 'boiando' e até agora não sabe alguns, ou muitos, desses termos, esse post é pra você.

É preciso saber alguns termos e significados importantes para poder entender tudo que se passa por aqui.


Eu gostaria de ter visto um post desse quando cheguei, na verdade não sei nem se há algum assim. De qualquer forma, deixo minha contribuição para todos aqueles que se familiarizaram com a blogosfera, e são (ou querem ser) frequentadores assíduos, seja com um blog, seja comentando, ou apenas como anônimo expectador.



- Independência Financeira: Termo utilizado para caracterizar um estado financeiro onde o patrimônio aplicado gera rendimentos, mensais ou anuais, capazes de suprir suas despesas, de maneira que trabalhar não seja algo necessário para você pagar suas contas.


- Aportar: É o ato de aplicar uma parte do dinheiro que você ganha em algum investimento. Seja apenas deixando na poupança, ou enviando para corretora e efetuando a compra de algum ativo: Títulos do tesouro, ações de alguma empresa, etc.


- Ativo: É um bem que gera rendimentos, gera renda de forma constante. Exemplos são os títulos e as ações citadas anteriormente. A preferência é o investidor adquirir ativos.


- Passivo: É o bem que consome renda, e de forma constante. A preferência é o investidor se livrar de passivos.


- Renda passiva: São os rendimentos oriundos dos ativos, que aumentam o patrimônio, e com o passar do tempo, geram o fator exponencial dos juros compostos nos investimentos. Não confunda com passivos! Renda passiva advém dos ativos.


- Renda Variável: Apesar de conter "Renda" no nome, geralmente esse termo trata de ativos que possuem uma variação em seu valor, geralmente uma variação constante e considerável. As ações são um bom exemplo, pois seu preço varia diariamente, a cada minuto, na verdade, é negociada com um novo preço. A renda que o investidor conseguirá com esses ativos será também variável. Diferente dos títulos do tesouro, ou mesmo da poupança, onde as variações são ínfimas, tornando esses últimos na chamada "Renda Fixa"


- Controle Patrimonial: É o ato de registrar habitualmente a evolução do patrimônio, de maneira objetiva e detalhada, separando os investimentos


- Alocação de Ativos: É o ato de dividir os investimentos de forma a otimizar a relação de risco X recompensa. Sempre levando em consideração o valor que o investidor tem, seus objetivos e metas, e o prazo escolhido por ele. O termo Diversificação é fortemente relacionado com Alocação de Ativos


- Diversificação: É o ato de aplicar o dinheiro em diferentes ativos, visando minimizar o risco da carteira.


- Planilha do AdP: É uma planilha extremamente útil para controle do avanço patrimonial, largamente utilizada pelos participantes da blogosfera. Ela consegue separar os investimentos pelo tipo, e consolidar todos no final. Além de calcular acertadamente as cotas e a variação dos investimentos de forma independente do aporte. Você a encontra clicando aqui, no site do colega Além da Poupança.


- Blogroll: É uma lista com os blogs parceiros de determinado site. Geralmente fica nas laterais de um blog. Nele você consegue navegar pelos blogs dos colegas que fazem parte da comunidade e regularmente postam novidades e assuntos que rendem boas discussões.


- Siglas nos nomes: É a forma como um participante costuma chamar o seu colega nos comentários, ou então o mencionando em alguma postagem. Isso ocorre pelo fato de o nome do blogueiro (que geralmente é o nome do blog também) ser extenso, e para não ficar escrevendo toda vez, coloca-se apenas as iniciais: Exemplos são: Além da Poupança (AdP), Viver de Construção (VdC), Valores Reais (VR), Viagem Lenda (VL), Investidos Inglês (II), Senhor Bufunfa (SB), Buscando Primeiro Milhão (BPM), A Virada do Jogo (AVJ), Dinheiro Investimento e Lazer (DIL), ou mesmo Diário de um Poupador (DduP, mas pode me chamar de "Diário" mesmo :D)


- Rankings: Alguns colegas elaboram listas em ordem decrescente de valor de Patrimônio, e de Renda Passiva. Neles é possível ver qual dos participantes tem tido um resultado melhor. Importante observar que muitos blogs da blogosfera não fazem parte desses rankings, seja pelo fato de terem vagas limitadas (o blogueiro também tem vida social, impossível olhar 200 blogs e fazer ranking), seja por livre e espontânea vontade do blogueiro não fazer parte, ou mesmo não divulgar sua carteira.





Algumas observações:


- Não sou nenhum expert em finanças, muito menos sou um blog experiente nessa comunidade. Aqui está apenas uma pequena contribuição do que aprendi nesse tempo navegando por aqui.


Portanto, caso eu tenha errado em alguma definição, ou tenha cometido algum equívoco, peço desculpas desde já, e agradeceria se me corrigissem nos comentários para que possa atualizar esse Manual da Blogosfera.


Caso você tenha alguma ideia, de algum termo que possa fazer parte dessa lista, ficaria muito feliz se você deixasse sua contribuição por aqui, para que possa ir incrementando aos poucos.


Esse manual irá ficar num local de destaque no blog, para que os iniciantes possam tirar alguma dúvida. Por isso qualquer contribuição será de grande ajuda para os colegas novatos, e quem sabe até algum veterano.



Deixo um forte abraço e fiquem com Deus.



Diário




40 comentários:

  1. Excelente manual Diario.

    Muito complwro e bem escrito.

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo VdC, espero ter contribuído um pouco com a galera que começa ver os blogs e não entende muita coisa.

      Forte abraço e fica com Deus

      Excluir
  2. Boa iniciativa Diário!

    Irei divulga-lo em meu blog!

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Inglês, obrigado camarada, vou ver seu post com minha indicação com certeza, sempre com um excelente resumo semanal!

      Abração e fica com Deus

      Excluir
  3. Fala D.P.

    Cara, que maravilha essa iniciativa. Confesso que tirou algumas dúvidas que eu tinha com as nomeclaturas. Post muito útil para quem está começando na Finansfera!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí AVJ, que bom que ajudei colega, fico feliz mesmo.

      A gente vai escrevendo às vezes sem saber se alguém vai gostar e se vai realmente ser útil, então seu comentário incentiva muito, valeu! :D

      Um forte abraço amigo, fica com Deus

      Excluir
  4. Ótima postagem. Excelente resumo, quem estiver a começar e ler esse post vai entender tudo das siglas.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo DIL, inclusive eu me embananava sempre quando via alguma sigla nova, fica todo perdido, kkkk

      A do AdP mesmo foi difícil de descobrir, rsss

      Abraços e ótimo dia, fica com Deus

      Excluir
  5. Muito bom,

    Alguns blogs eu costumava ler desde a primeira postagem até a mais recente, por exemplo: Viver de Renda, Frugal Simples e Pensamentos Financeiros (Soul Surfer)

    Parabéns pelo manual, grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aportador, obrigado pela visita e pelo comentário colega, fico feliz.

      Espero realmente ter ajudado algumas pessoas.

      Eu mesmo queria ter encontrado um manual assim quando entrei por aqui, mas tive que ir esmiuçando aos poucos, como todos nós. Creio que assim ficará de certa forma mais fácil entender muita coisa que acontece por aqui.

      Abração e fica com Deus.

      Excluir
  6. exatamente! começei à mais de 3 anos atrás por causa do saudosíssimo viver de renda, mito da finansfera.

    De lá pra cá muitos blogs bons apareceram e alguns outros que não agregam em nada e só ficam de mimimi.

    Mas em geral, os comentários são os mais importantes, é onde se tem mais informação rica e a interação entre os leitores culmina em muito aprendizado.

    Prefiro continuar como anônimo comentando do que fazer um blog e só ficar de mimimi.

    Viver de Mimimi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Anôn, eu mesmo aprendo muita coisa nos comentários, até mesmo o autor do blog só completa o post quando responde-os, sempre com informações novas.

      Às vezes os comentários dão excelentes novos posts hehehe

      Um grande abraço e fica com Deus

      Excluir
  7. gostei do glossário, vai ajudar muita gente nova que chegar aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, grato pela sua visita.

      Espero mesmo que algumas pessoas tenham um norte ao navegar pelas postagens da blogosfera.

      Grande abraço e volte sempre.

      Fica com Deus

      Excluir
  8. Respostas
    1. Olá DF (não o Distrito Federal, rsss).

      Brincadeiras à parte, muito obrigado pelo comentário colega, e pela sua visita também.

      Espero ter contribuído um pouco com a comunidade.

      Forte abraço e fica com Deus

      Excluir
  9. Respostas
    1. Olá grande UÓ, grato pela sua visita ao meu humilde blog, hehehe

      Forte abraço colega, fica com Deus

      Excluir
  10. Ótimo manual, apresentou o que é mais importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei exatamente isso CI, não queria encher linguiça, mas quis apresentar algumas coisas que para muitos podem ser simples, mas pra mim memso quando comecei foi um certo martírio alguns termos.

      "Planilha do AdP? Que raios é isso?" dizia eu...

      "Alocação de Ativos"?? Existe uma locadora de ações agora? kkkkk

      Valeu a visita colega, fica com Deus

      Excluir
  11. Muito ótimo!!!!
    Passo inicial rumo a este acompanhamento de evolução de patrimônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá GI. Se eu entendi bem, você vai começar seu acompanhamento patrimonial, é isso?

      Se for, ótimo, é sempre bom divulgar a carteira pra servir de motivador à poupança, recomendo.

      Grande abraço e fica com Deus

      Excluir
  12. Obrigado por compartilhar o conhecimento; não há preço que pague por isso. Fiquei satisfeito comigo mesmo por já conhecer todas essas nomenclaturas.
    Muitas vezes me subestimo com as finanças, mas sei que estou em um bom caminho. E hoje, com o advento da internet, a vida das pessoas podem melhorar muito se ela estiver afim que isso aconteça.
    Obrigado por compartilhar pois com certeza será de grande valia para muitos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diaz, que bom que gostou.

      Realmente, hoje é a era da informação, só não aprende algo se não quiser, porque informação é o que não falta.

      Sempre que puder estou por aqui compartilhando o que acho importante.

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Fica com Deus e um abração.

      Excluir
  13. Excelente manual, foi exatamente o que aconteceu comigo hahahhaa, criei um blog agora e estou atualizando, como vocês já fazem, aos poucos vou o blogroll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá seco, pois é hehe
      É a realidade da maioria

      Que bom que criou um blog, vai te incentivar permanecer na corrida rumo à independência financeira.

      Abração e fica com Deus

      Diário

      Excluir
  14. Gostei, quebra um galho danado de quem ainda está se acostumando com esse monte de sigla.
    Acho esses posts interessantes porque quem é iniciante nunca consegue encontrar tanta informação útil reunida, e aí tem que ficar garimpando ou perguntando por aí.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou JP. Minha intenção era justamente essa, reunir todas essas informações em um único local, pra ajudar quem está começando nessa comunidade.

      Um grande abraço e fica com Deus.

      Excluir
  15. Pra quem já está por aqui a um bom é tá natural usar os termos , mas pra quem ta chegando agora realmente demora uns dias pra pegar gírias.

    ResponderExcluir
  16. Utilidade pública!
    Facilitou muito a vida dos iniciantes, inclusive a minha!
    Obrigado, DduP.

    ResponderExcluir
  17. Rapaz, eu tomei um susto.
    Na entrada do blog, diz que este post é novo, e o primeiro comentário é do falecido VdC.
    Agora que entendi que foi um repost..

    Essa contribuição é muito importante para a comunidade. A gente usa siglas e "códigos" por aqui, que os novatos não entendem.
    Utilidade pública total. Parabéns DuP.
    Grande abraço e feliz 2020.
    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
  18. Alguém sabe o paradeiro do Seu Madruga ? É verdade que ele faleceu ?
    Gosto das histórias que ele costumava escrever !

    ResponderExcluir
  19. Ótimo Post!

    Também sou novo por aqui.

    Cheguei através da Real, Fórum do Búfalo, etc.

    ResponderExcluir
  20. Show! Lembrei do Pobretão de Vida Ruim, meu ídolo, que fazia trabalho semelhante!
    Por favor, me adicione!
    Abraço!

    ResponderExcluir