sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Fechamento Julho/2019 (+18,22%)

E aí pessoal da blogosfera, tudo na paz?

Hoje trago o fechamento de JULHO de 2019.

Esse mês eu me esforcei BASTANTE, mas ainda assim gastei mais do que ganhei. Lutei contra o ímpeto de comer fora não estando planejado para fazer isso, e até consegui bem melhor que no mês passado, mas ainda assim não foi suficiente. Porém, enquanto em junho eu gastei cerca de 30% a mais do que o previsto, esse mês não chegou a tanto, pois não gastei nem 5% a mais. Ainda assim, preciso continuar me policiando, e fazer desse mês de agosto uma vitória.


RECEITAS x DESPESAS X APORTE

Nesse mês foram essas as minhas receitas e despesas:

PREVISTO

Receitas: 11259,05
Despesas: 8162,53
Aporte: 3380,00

REALIZADO

Receitas: 11260,52 (+0%) (Nubank redendo um pingado)
Despesas: 8540,97 (- 4,63%)
Aporte: 3380,00
Saldo: -660,45

(A diferença negativa foi coberta pela reserva de emergência)

Bom, sem mais delongas, vamos ao fechamento.

INVESTIMENTOS

O consolidado dos investimentos esse mês, com os aportes, foi de R$ 12542,72referentes aos investimentos em ações que mantenho, único da carteira nesse momento.

A valorização conforme planilha do AdP foi de +18,22%. Essa alta rentabilidade se deu devido principalmente à super valorização da ação RPMG3, a qual relatei em detalhes nesse artigo.

Destaque para as ações da carteira que valorizaram bastante:

CRPG5, com 19,80%, e que já soma mais de 11,69% de valorização desde que comprei em janeiro. Essa ação passou um período ruim nesse ano de pois que adquiri, mas agora parece estar se recuperando.

Tendo em vista o que ocorreu com a ação RPMG3, explicada no link citado anteriormente, eu retirei esse saldo da minha carteira ao vender as ações, e somente vou repor em outubro/2019, que é quando pretendo comprar os restante das ações para finalizar a carteira com 12 ativos. Por isso eu deixei marcado em amarelo no balanço patrimonial. Só preciso saber como faço pra retirar esse valor da planilha do AdP e não ficar dando erro. Se alguém souber, agradeço se puder me ajudar.

As únicas ações da carteira com perdas são BRKM5 (-7,17% no mês) e SMLS3 (-2,93% no mês).

BALANÇO PATRIMONIAL

Para o Balanço Patrimonial eu junto tudo que for em relação a capital, deixando de fora bens móveis e imóveis. 

Pois bem, segue o balanço:



Evolução do patrimônio desde janeiro de 2018, que foi quando quitei os consignados e fiquei finalmente positivo:




A distribuição do patrimônio:





E a planilha do ADP, com as informações consolidadas somente em relação aos INVESTIMENTOS



Pode-se perceber que somente constam os valores a partir de janeiro de 2019. Isso porque, como expliquei em outros posts, após desconsiderar alguns valores como investimento, começo a contagem "do zero" a partir desse ano de 2019, somente com os ativos que não tenho planos a curto/médio prazo, quais sejam, ações.

Um forte abraço e fiquem todos com Deus, sempre.

Diário de um Poupador

IMPORTANTE

As informações nesse blog são apenas de caráter pessoal, não constituem orientações de investimentos. Se você quiser orientações desse tipo deve buscar em meios devidamente autorizados para tal. Tudo que está aqui é  o acompanhamento de minhas operações cotidianas em relação a poupar.

7 comentários:

  1. Poupador, minha renda é parecida com a sua e consigo aportar pelo menos 3 mil por mes. Recomendo que faça um pente fino em suas despesas fixas e corte o que nao for realmente essencial. Foi reduzindo minhas despesas fixas assim que comecei a poupar. Nao tenho um controle preciso, mas utilizo o principio do pague-se primeiro e depois faço o acerto. Tenho dois filhos. Se a sua cidade for cara (como BSB e RJ) realmente pode complicar um pouco ter uma vida decente, mas acho que para sua renda, seu nível de aporte é baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anôn. Minha meta de aporte é de 2000 por mês. Mas estou conseguindo aportar mais que isso algumas vezes. Eu já enxuguei bem meu orçamento, porém se você acompanhar meus posts, verá o porquê ainda não estou com um capital maior. Venho de uma fase muito atribulada financeiramente, e só recentemente consegui me equilibrar. Mas estamos na luta. Um forte abraço e fica com Deus.

      Excluir
  2. Poupador, persistência é a palavra. O que pesa mais no seu orçamento? Sua renda é parecida com a minha.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi SI, tudo bem

      Hoje o que mais pesa é moradia. Aluguel e condomínio eu pago cerca de 1300. Contas da casa como água, energia, telefone, internet, gás, tudo gira em torno de 370, nem é tão alto. Outro que pesa bastante é o plano de saúde, pois pago todo mês quase 900 reais. A questão é que hoje não me vejo morando em outro lugar, daí não abro mão desse conforto pra economizar pouca coisa a mais. E o plano de saúde nem se fala.

      Obrigado pela visita e pelo comentário. Abração

      Excluir
  3. Boa, Diário. O importante é manter a consistência; mantenha seu esforço em aportar firme e o restante virá em consequência. Sucesso, meu nobre!

    ResponderExcluir
  4. Excelente rentabilidade Poupador. Concordo com sua resposta ao Sequoia, no que diz respeito a mudar seu conforto atual para buscar enxugar e retorcer suas despesas, provavelmente não valerão a pena, isso pode pesar muito no seu estado emocional também.
    Abraço

    ResponderExcluir