quarta-feira, 8 de novembro de 2017

A Saga Para Quitar um Consignado Antes do Tempo

Olá pessoal.

Relatei aqui no blog que tenho uns consignados para quitar e poder investir com mais tranquilidade e folga. Um deles eu quitei essa semana, e não foi fácil.

Primeiro eu tive que juntar mais de 14.000 pra poder ter folga quando pedisse as contas. Quando veio o boleto, eles cobraram 14095,00.

Era um empréstimo que tinha uma parcela de 640,00 e que tava pesando muito no orçamento.

Meu saldo financeiro diminuiu, mas meu patrimônio líquido alterou pouco, conforme postei no fechamento de outubro.


"E como é que é para quitar um consignado, Diário?"


Bom, eu já passei por essa experiência algumas vezes, com bancos diferentes, e há semelhanças.

A primeira coisa que os bancos têm em comum na hora de quitar um consignado antes do tempo, é que eles dificultam essa tarefa ao máximo. Fazem de tudo pra que você não queira, e desista de quitar. Afinal, é bom, excelente na verdade, pra eles que você continue escravo dessa obrigação por longos anos.

E o pior, eles ainda incitam que você refinancie o empréstimo pra poder pegar mais dinheiro. Aí a pessoa fica ainda mais escrava, por mais tempo, e pagando mais, pra receber uma quantia irrisória. Não vale a pena em nenhum cenário refinanciar empréstimo consignado!

Bom, primeiro você tem que ligar pro banco, e aí já vai uma grana se for de capital, porque não vai ter o 0800.

Depois vem a parte mais chata: eles exigem que você mande uma carta! Isso mesmo, pra pagar os consignados os bancos voltam pra 1995 pra utilizarem correio convencional novamente! Tenha dó! E ainda exigem Sedex! Desembolsei mais de 80 reais pra poder enviar essa correspondência.

Em plena era de Internet, com tudo na palma da mão! Um simples click, uma acessada ao site, ou até aplicativo, dava pra resolver isso! Mas não... O Banco quer que você pegue um pombo, amarre uma cartinha enrolada na patinha dele e solte o bichinho em direção à agência. Quando chegar lá, o banco vai pegar o papel escrito por você, a mão e com firma reconhecida em cartório (!) diga-se de passagem (!) e vai checar nos seus enormes arquivos de gaveta, procurando seu contrato. Vai mandar um contador de 90 anos, na mão, calcular seu saldo devedor, vai verificar todas as duplicatas que você pagou as parcelas, e finalmente, vai datilografar sua conta pra pagar e mandar pra você. E como vai ser isso?

Por correio, exatamente!




Por favor Banco. A gente sabe que você não quer perder uma tetinha pra mamar. Mas também não precisa avacalhar desse jeito! Ajuda aí né!

Depois de dias esperando, eis que surge! A bendita carta com o boleto pra quitar o empréstimo e saldar essa dívida, finalmente.

Fui ao banco, paguei e pronto. Agora é esperar que não descontem mais. Porque já me aconteceu de vir descontado uma parcela depois que tinha quitado um consignado de outra vez. Quando já me preparava pra entrar na justiça, o banco me reembolsou. Menos mal. Caso não o tivesse feito, o código do consumidor (se não me engano) diz que o Banco ficaria obrigado a pagar o dobro por danos.





Fuja, corra, passe longe... dê um jeito!



Agora só falta quitar um empréstimo consignado antes do tempo, e fico livre desse mal.

Próximo fechamento virá com um déficit significativo, mas uma sensação de alívio tremenda!

Um abraço pessoal, e até.





Olha só o que rolou no blog esses dias:


Em destaque:

6 comentários:

  1. Passei por algo parecido com o financiamento do meu curso superior. Na época ganhava muito pouco e o único jeito de pagar era financiando. Financiei em 4 anos e o curso era de 2 e meio. Ao finalizar o curso, já tinha o dinheiro para quitar essa dívida. Ai os caras não queriam que eu pagasse! Para resumir, pedi a um amigo advogado me ajudar. Só assim pude quitar...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um absurdo o que eles fazem. Por essas e outras eu tomei um abuso enorme disso tudo. Quero distância de empréstimo pelo resto da vida.

      Parece que eles fazem de propósito, porque sabem que muita gente repensa se quer pagar mesmo e acaba ficando com a dívida por mais um período pagando juros.

      Tem que colocar na justiça mesmo se for preciso.

      Abraços Inglês

      Excluir
    2. E de propósito mesmo, rs. Propósito de ganhar dinheiro.

      Excluir
    3. Falou e disse uó!

      Único propósito deles, explorar a necessidade alheia pra ganhar dinheiro.

      Um abraço colega

      Excluir
  2. Respostas
    1. Pior que é isso mesmo Enriquecendo.

      Capitalismo é isso aí... A necessidade de uns, vira o lucro de outros.

      Só que os bancos abusam da falta de bom senso.

      Aguardando seus posts sobre ganhar com o blog, hehe

      Abraços

      Excluir